EUA não cedem… autoridades anulam oito licenças de exportação para a Huawei

21 Comentários

A história da Huawei e dos Estados Unidos já decorre há algum tempo, com a chinesa a ser verdadeiramente prejudicada pelo país. Agora, sabe-se que as autoridades americanas impediram o fornecimento à empresa de Shenzhen, tendo sido revogadas oito licenças de exportação.

Huawei

Conforme um documento visto pela Reuters, o Governo dos Estados Unidos impôs restrições mais rigorosas à Huawei. O documento indica que, em 2024, a administração de Joe Biden revogou oito licenças, que anteriormente tinham permitido a certas empresas fornecer bens à gigante chinesa de telecomunicações.

Esta anulação faz parte dos esforços contínuos dos Estados Unidos para pressionar a Huawei.

 

Estados Unidos reforçam barreira à Huawei

 

Inicialmente, em maio, o Departamento de Comércio mencionou que “certas” licenças tinham sido revogadas. Contudo, não especificou os nomes ou números dos fornecedores afetados, além da Qualcomm e da Intel. Agora, o departamento que supervisiona a política de exportação confirmou a revogação das oito licenças.

O documento, preparado em resposta a um inquérito do congressista republicano Michael McCaul, afirma: “Desde o início de 2024, [o Departamento de Comércio] revogou oito licenças adicionais a envolver a Huawei”.

Recorde-se que, em 2019, a Huawei foi colocada na lista negra dos Estados Unidos, devido a preocupações de que poderia ser usada para espionagem, bem como por alegações de roubo de segredos comerciais. Esta designação exige que os fornecedores da empresa obtenham licenças especiais para poderem enviar mercadorias.

Os fornecedores têm conseguido garantir licenças no valor de milhares de milhões de dólares para continuar a negociar com a Huawei, graças a uma política da administração de Trump. Apesar de Biden ter aligeirado os benefícios, esta permitiu a exportação de uma gama mais ampla de itens do que o normalmente permitido para empresas na lista negra.

Esta revogação surge, na sequência de uma pressão acrescida do núcleo duro republicano no Congresso, que defende medidas rigorosas contra a Huawei.

 

Leia também:

Sem as sanções dos EUA, a Huawei poderia ter dominado o mercado, diz executivo da marca

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Vale o que vale. A Huawei já provou que não consegue contornar os impedimentos de forma eficaz. Aliás, penso só para mim, o que seria da Huawei se não tivesse tido esses bloqueios das EUA… será talvez por isso? Digo eu…

    1. Avatar de cK
      cK

      * consegue contornar os impedimentos

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      E “o que seria da Huawei se não tivesse tido os favorecimentos do Governo Chinês?” porque atenção existem outras que querem/ou não tem acesso, a esses favorecimentos (Xiaomi,Meizu, Cobot…etc?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O que seria do Ifonee se não fosse proibido a Huawei? Eis a questão!…

        1. Avatar de Vítor M.

          Continuava a ser o premium mais vendido do mundo. E com uma história de sucesso, que começou lá atrás em 2007 ao introduzir neste mercado o elemento fundamental, o ecrã multitouch. E desde então trouxe as mais basilares infraestruturas para este segmento, entre elas a arquitetura 64 bits, a encriptação total dos elementos dentro do smartphone, a loja de música Apple Music que derivou do iTunes Store, a utilização dos melhores serviços Apple, Google, Microsoft, Adobe, etc etc etc. Introdução de tecnologias revolucionárias como o Touch ID e mais tarde o Face ID, e a Siri que apareceu em 2011 e deu origem depois e vários outros assistentes virtuais.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            A grande revolução foi com o Ipod, embora aí foi re(buscar) outras tecnologias semi-desenvolvidas nomeadamente no Palm e acrescentar então o serviço de voz… Actualmente é um subproduto do statos social e assim vai continuar a ser apesar de não inovar…

          2. Avatar de Vítor M.

            Hehe… subproduto hehe está bem abelha 😉

          3. Avatar de Fusion
            Fusion

            Deixa de ser tonto Carlos

      2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
        SouHumanoNaoOcidental

        Carlos desculpe lá mas qual o país que não subsidia empresas suas?
        Só para responder aqui fiz uma pesquisa na internet a procura de empresas americanas que receberam subsídios do Governo dos EUA. A Intel recebeu 579 milhões de dólares em 2005 do Estado de Oregon.
        E a Intel tem quase o monopólio de processadores no planeta.
        Comparativamente a Huawei nem chega a esse ponto.
        Como ficamos?
        E depois o que me impressiona nestes ataques a empresas chinesas, a China, a xenofobia a cidadãos chineses é a falta de autoavaliação nossa a este nosso comportamento.
        Será que entendemos que este comportamento não combina com a definição que nós mesmo damos a nossa sociedade ocidental?
        Ou seja, falamos que somos uma democracia, que aceitamos a diversidade de culturas,.que não excluímos ninguém e no entanto esquecemos o nosso comportamento e responsabilidade sobre como o mundo está.
        A China teve durante séculos sufocada pela superioridade bélica europeia que não permitiu esse país evoluir. Queríamos que eles continuassem a ser “escravos”, subservientes a cultura europeia, mais conhecida como cultura branca.
        E vê-se hoje, neste exemplo da Huawei que é isso que no fundo queremos: dominar tudo e todos e não permitir que outras culturas floresçam.
        A Huawei cresceu para se tornar um gigante na tecnologia porque tem pessoas super qualificadas que criaram produtos melhores do que aqueles que eram criados pelos ocidentais.
        E qual o problema disso?
        Se vai para um caminho de domínio total então nessa altura tratamos de resolver o problema e de uma forma democrática, com respeito por aqueles que pensam diferente de nós. Temos de aprender a ouvir os outros, não impor que os outros, para conviver connosco sejam subservientes, perceber finalmente que ainda temos comportamentos de superioridade provenientes de comportamentos culturais do passado e para ultrapassar estes comportamentos vergonhosos de incluir na percecao que temos de factos históricos que nos definem como cultura, sociedade ocidental a percepção dos povos que subjugamos ao longo dos séculos como a China, Índia, africanos, asiáticos, americanos e outros povos.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          A sua resposta será provavelmente para o Victor M. e para o Carlos Fernandes, mas da qual concordo plenamente…

          1. Avatar de Vítor M.

            Hehe se foi para mim, tem ali ares de fumos… coisas impudicas e tempos catódicos. Por isso, não deve ser para mim.

        2. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          “A China teve durante séculos sufocada pela superioridade bélica europeia que não permitiu esse país evoluir. Queríamos que eles continuassem a ser “escravos”, subservientes a cultura europeia, mais conhecida como cultura branca.”
          Acho que nem o Avante vai com trips de drogas pesadas!

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            A China não sofreu com o imperialismo britânico?

          2. Avatar de Mapril
            Mapril

            Está visto que nunca ouviste falar nas guerras do ópio ou no século da humilhação chinesa (causada pelas potências ocidentais e Japão)

  2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Por outras palavras temos de aceitar que a sociedade europeia,dita ocidental, não é superior a nenhuma outra e muito menos que os brancos (europeus ocidentais) são os portadores da Verdade, porque na origem destes problemas, vendo bem, está uma questão racial. Não é por ser a Huawei é por ser uma empresa chinesa. Não é por ser a Gazprom, é por ser uma empresa russa.
    Por analogia devíamos ter tido o mesmo comportamento com uma empresa de nome Chevron que financiou o partido nazi por exemplo. Devíamos ter sancionado os EUA quando o presidente Trump, aquando na morte de um jornalista saudita, pela mão da realeza saudita, ter dito que não ia parar um negócio de venda de armas, ou por exemplo quando em 1948, europeus judeus expulsaram da Palestina 750 mil palestinianos das suas casas, o chamado Nabka, termos continuado com o processo de criação de um Estado xenófobo naquela região. Estamos por exemplo a castigar culturas como a Persa, Iraquiana, Síria libanesa que foram percursoras e fornecedoras de conhecimento das culturas europeias.

  3. Avatar de supersilva
    supersilva

    E agora eles tem um sistema operacional próprio e inclusive chips! Só temos de agradecer.

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    É a segurança nacional.
    A segurança nacional.
    Nós queremos comércio livre mas só quando não há competição eficaz
    Adoro a democracia e os valores ocidentais superiores.
    Temos a capacidade única de mentir com todos os dentes e estarmos convencidos que estamos a dizer a verdade.

  5. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Agora qual será a resposta da China? Provavelmente vai por restrições às empresas dos EUA ou até as banir de vender na China.
    Lá vai a Apple começar a ter prejuízo.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Então e quais são as oito licenças revogadas desde o inicio do ano? Sabe-se apenas que dois dos fornecedores abrangidos são a Intel e a Qualcomm e que abrange designadamente “móveis de escritório e componentes de baixa tecnologia para itens de consumo do mercado de massa, como touchpad e sensores de tela touchscreen para tablets”, que estão amplamente disponíveis na China a partir de fontes chinesas e estrangeiras, disse o Departamento de Comércio.
    O embargo das exportações à Huawei é praticamente total, ao contrario do que se verifica relativamente às empresas chinesas em geral. Tem sido justificado como uma punição pelas estreitas ligações da Huawei ao PCC e ao exército chinês.

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      “Tem sido justificado como uma punição pelas estreitas ligações da Huawei ao PCC e ao exército chinês.” Isto é apenas um pretexto. Tudo começou quando Huawei começou “ameaçar” o lugar do Apple…
      Agora, o governo do outro lado do Oceano Atlântico costuma “inventar” pretexto para atingir o objetivo, dou um exemplo, quando eles pretendiam prender o Assange, a primeira desculpa inventada era crime de “violação” de uma rapariga.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Não, a violação/abuso sexual nada teve a ver com os EUA. Foi uma acusação feita por, pelo menos, duas mulheres suecas. Assange esteve refugiado na Embaixada do Equador de 2012 a 2019. Quando foi detido pelas autoridades inglesas, as autoridades suecas pediram a sua extradição para ser julgado na Suécia. Ao mesmo tempo os EUA pediam a sua extradição para os EUA pela publicação de documentos confidenciais. Acabou por ser julgado recentemente nos EUA (numa ilha americana remota do Pacífico, com base num acordo judicial entre os EUA e a Austrália – deu-se como culpado de um crime e saiu em liberdade.
        Assange nunca devia ter sido julgado pela publicação dos documentos, mas devia ter sido julgado pelo abuso sexual.