EUA enfrentam novo desafio: processador de 5nm da chinesa SMIC está pronto!

20 Comentários

A SMIC, principal empresa chinesa do setor dos semicondutores, entrou pela primeira vez na lista das três principais fabricantes mundiais. Depois de ter divulgado os seus resultados trimestrais, a empresa fez valer a sua força no meio de uma tempestade de sanções dos EUA. Além disso, fontes coreanas afirmam que já tem o seu processador de 5nm pronto.


 

A SMIC tem o seu processador de 5nm pronto, dizem fontes coreanas

A diferença da SMIC em relação à TSMC continua a ser considerável (receitas de mais de 18 mil milhões por trimestre do lado da TSMC contra 1,7 mil milhões da SMIC). No entanto, a empresa está pronta para acelerar o ritmo com um marco no que diz respeito aos seus processos litográficos: teriam chegado ao fabrico de processos de 5 nanómetros sem a mais recente tecnologia ASML.

O pódio atual da indústria dos semicondutores conta com TSMC, Samsung Electronics e SMIC. Pela primeira vez, a SMIC sobe ao terceiro lugar, uma posição particularmente notável tendo em conta o quadro político-económico em que a empresa se encontra. Mas, para além da posição da empresa, a Business Korea refere um facto ainda mais relevante: a SMIC tem o seu processo de cinco nanómetros pronto.

Há meses que tanto a Huawei como a SMIC estão a desenvolver a sua estratégia para fabricar chips com litografia de 5 nanómetros. Em março, a SMIC já estava a preparar linhas de produção para estes circuitos integrados. Dois meses depois, fontes coreanas informam que a SMIC desenvolveu com sucesso um processo de 5nm sem equipamento UVE (ultravioleta extremo).

 

A importância deste facto…

Até há pouco tempo, não se pensava que fosse possível passar sem o equipamento de litografia ultravioleta extremo da ASML. De facto, a China foi acusada de espionagem, sob a suspeita de que um dos antigos funcionários da empresa americana teria transmitido informações confidenciais à Huawei. Esta informação teria beneficiado a Huawei na hora de fabricar processadores como o Kirin 9000S do Mate 60 Pro, criado com uma tecnologia que a China não deveria ter.

Seja como for, a China tem um plano para fabricar litografia de 5nm sem usar o equipamento UVE da ASML. A tecnologia Self-Aligned Quadruple Patterning (SAQP) permitiria à SMIC fabricar circuitos integrados utilizando as máquinas deep ultraviolet (DUV) que já possuem. Por outras palavras: a China não precisa de nova tecnologia para fabricar no processo de 5nm.

Uma outra questão é saber se, com este fabrico a priori mais limitado do que o da ASML com as suas máquinas DUV, o rendimento acabará por ser aceitável.

 

Leia também:

Afinal, quão dependente está a China da tecnologia de IA dos EUA?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nhecos
    nhecos

    Já comentei várias vezes no que toca a este tópico. A questão nunca foi se conseguiriam produzir sem litografia UVE, mas sim se o conseguiriam fazer de forma minimamente rentável. Po exemplo, se hipoteticamente para produzir meia dúzia de chips significa descartar mais de metade da wafer isso normalmente significaria um prejuízo extremo. Com o silêncio da SMIC no que toca às yields e até eles se pronunciarem com dados claros serão sempre suspeitos do custo real estar a ser subsidiado pelo estado.

  2. Avatar de saul
    saul

    Eu avisei… E com mais uns meses estão nos 2nm.
    Aqueles que vão atrás dos EUA e cumprem todas as ordens dadas (Europa) vão afundar ainda mais depressa que os rednecks…

    1. Avatar de RICARDO
      RICARDO

      Saul vai lá para a Rússia ou china com o teu Paleo

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        È isso tudo… é incrível a “doutrinação” desta gente… deviam de ir para lá… enfim..

    2. Avatar de caba
      caba

      sim, sim, como se fosse muito fácil

  3. Avatar de Anung
    Anung

    E alguns como o Aves a dizerem que estavam com décadas de atraso, Lol

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Lol e pessoal a dizer que a China só daqui a 2 décadas conseguia 5nm.
    Esse pessoal pensa que a China é a mesma de a 50 anos atrás, a China não precisa da América para nada.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Claro que precisa. Os EUA é o maior mercado de exportação da China.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Muitas vezes é preciso começar por “dar nomes aos bois”. Temos então, para o fabrico dos respetivos chips avançados:
    – A China usa DUV (litografia ultravioleta profunda), com que chegou recentemente, com surpresa geral, ao chip de 7nm. Sabia-se que tinha em preparação um desenvolvimento, SAQP (padrão quádruplo autoalinhado) com pretendia chegar aos 5nm. Provavelmente o chip de que se fala agora usa litografia DUV SAQP.
    – A TSMC (desde 2019), a Samsung e a Intel passaram usar a litografia UVE (litografia ultravioleta extrema), com máquinas produzidas exclusivamente pela holandesa ASML, que está proibida de as exportar para a China. A TSMC está a fabricar chips de 3nm (o M4 da Apple tem fabrico de 3nm de segunda geração).
    Quais são os problemas do DUV na China, e pode baixar dos 5nm? Diz a ASML que: “Durante anos, temos empurrado os limites da litografia DUV, restando pouco espaço para ajustes”. Conclui-se que a China empurrou esses limites, mas que não os eliminou, pois são limites da física de fabrico. Outro aspeto inevitável é que forçar o limite obriga a aumentar o tempo de produção e cria riscos adicionais de serem produzidos chips defeituosos, com o correspondente aumento do custo de fabrico.
    Então e como vai o desenvolvimento das máquinas da ASML e a sua utiliização pelos fabricantes?
    A ASML vendeu a primeira máquina “High NA EUV”, com o peso de dois Airbuses e que custa 350 milhões de dólares, à Intel , em Abril. A TSMC reconhece a sua importância para o fabrico de chips sub-3nm, mas diz que é muito cara. Não disse quando ia ria comprar, o que disse foi que o chip de 1,6nm que tem previsto para 2026 seria fabricado com as máquinas UVE de que já dispõe.

  6. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    quanto mais apertam os chineses mais eles demostram não precisar de nós. e já agora era hora de nós os europeus começarmos a pensar por e não seguirmos as regras impostas pelos americanos.

  7. Avatar de Martinho Adao
    Martinho Adao

    A empresa ADML é holandeda

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      ASML. Nem copiar sabes. A china chegou onde a maioria economia do mundo ja chegou ha anos, porque devia estar preocupada? Quando o muro de berlim foi derrubado não vi ninguem do ocidente a ir para leste mas sim o contrario…ai o ocidente e mau mas ate o presidente da Coreia do Norte estudava ca e tinha o melhor amigo um portugues na suica

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Nada de novo.
    Era previsível…

    Continuam a pensar que a China de hoje é a mesma de há 100 anos em que qualquer soldado ocidental com uma espingarda derrotava o exército chinês, que só tinha paus e pedras e pouco mais.

    Reality is a bitch….

    E já agora, a ASML é Holandesa e não dos EUA.
    Se bem que na prática vai dar ao mesmo…

    1. Avatar de Moina
  9. Avatar de TdSR
    TdSR

    A Intel resolve.

  10. Avatar de supersilva
    supersilva

    A China não devia ter, como assim? É muito engraçado isso…

  11. Avatar de PJA
    PJA

    É uma autêntica surpresa. A China mostra o seu poder, realmente uma grande nação, com os seus defeitos, mas grande como sempre o foi.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Lol, é uma grande nação. A começar pela liberdade e direitos dos seus cidadãos. Enfim, que ricos modelos tem esta gente!

      1. Avatar de Gr
        Gr

        O único lugar onde os chineses não tem direitos é na imprensa ocidental.
        Já os estudantes de USA estão sendo presos por defender o direito palestino de ter seu próprio estado.
        Ahhh sim, é porque muçulmanos uigures merecem mais direitos que os palestinos, entendo.

        China cresce porque se dedica a estudar, trabalhar e vender ao mundo todo. E faz isso com planejamento de décadas.

        O mundo não dá voltas, capota!

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Consegues escrever isto sem te rires?