Escassez de componentes também já está a afetar os tinteiros das impressoras

16 Comentários

A escassez de componentes ainda é um grave problema que afeta vários setores tecnológicos, desde as placas gráficas até ao mundo automóvel. E parece que ainda estará bem longe de ficar resolvido e continua a condicionar a vida a muitas empresas, produtos e, consequentemente, aos consumidores.

Mas este problema está também a afetar tecnologias mais específicas. E segundo as novas informações, também os tinteiros das impressoras estão a sentir esta crise de falta de componentes. A própria Canon é uma das marcas que se tem queixado desta situação e deixa algumas soluções aos utilizadores.



Canon sente a escassez de componentes nos tinteiros das impressoras

A escassez de componentes é de tal forma acentuada que até está a fazer-se sentir no setor dos tinteiros de impressoras. A Canon é uma das empresas a dar maior voz a este cenário preocupante, ao ponto de os utilizadores serem mesmo forçados a ignorar os avisos de autenticidade dos seus equipamentos.

Em concreto as queixas vêm da Canon Alemanha que deu a conhecer o problema, sendo que a marca está a fabricar tinteiros que o próprio sistema acaba por reconhecer como tinteiros ou toners falsificados, ou de outras marcas. E isto acontece porque os mesmos carecem do hardware vital para que as impressoras os identifiquem como um tinteiro oficial.

O utilizador Mario W. partilhou na sua conta da rede social Twitter que a Canon está a enfrentar uma grave escassez de toners, obrigando as pessoas a ignorar os avisos da impressora.

Como tal, a Canon partilhou agora algumas instruções para que os utilizadores consigam usar os tinteiros ou toners que são reconhecidos como falsificados. No entanto, estas diretrizes também abrem a porta a que as máquinas funcionem com produtos recarregados, não oficiais ou de outras marcas.

E como se estima que este problema ainda perdure por vários meses, então provavelmente para muitos utilizadores não fará sentido comprar tinteiros e toners oficiais neste momento. Poderá assim conseguir instalar e funcionar com outros tinteiros, que podem ser comprados a preços mais acessíveis. Contudo, logicamente, tal vai afetar significativamente as receitas da Canon. Mas esperemos que seja apenas uma alternativa temporária até que diminua a escassez de componentes.

No site oficial, a Canon refere que atualmente está a enfrentar desafios na obtenção de determinados componentes eletrónicos usados nos seus consumíveis para as impressoras multifunções. Esses componentes têm como função, por exemplo, detetar o nível de tinta. A marca adianta ainda que:

Para garantir um fornecimento contínuo e confiável dos consumíveis, optamos por fornecer consumíveis sem um componente semicondutor até que o fornecimento normal seja retomado.

Apesar de não haver impacto na qualidade de impressão quando os consumíveis são usados ​​sem estes componentes, certas funções adicionais, como a deteção do nível de toner, podem ser afetadas.

Se este problema já aconteceu consigo, o site Wccftech deixa as instruções necessárias para saber como colocar a funcionar o tinteiro Canon, ou outro compatível, que não tenha o chip necessário devido à escassez de componentes.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Silva
    André Silva

    Acho isso é culpa do desgoverno que nos governa. Pode ser? O socialismo fica com os tinteiros todos para eles. E afinal a Merkel é comunista porque é da CDU

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      hahahaha Merkel/Alemanha? CDU? = Comunismo! HAHAHAHAHAHA boa piada.

    2. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Devias ser uma pessoa mais informada em vez de atirares umas postas de pescada sem sentido.

    3. Avatar de KS
      KS

      O melhor é aumentar um pouco mais o preço dos tinteiros de forma a diminuir a procura.

  2. Avatar de RicM
    RicM

    Isto só demonstra como este abutres só querem fazer dinheiro à custa de táticas intimidadoras que fazem com que os utilizadores menos conhecedores de alternativas no mercado fiquem reféns da compra de tinteiros originais a preços exorbitantes.
    Agora que há escassez de chips que os ajudem a manter a burla, a utilização de tinteiros “falsos” já não é prejudicial à impressora; e até ajudam a ultrapassar as mensagens de erro. Sabem muito…

  3. Avatar de Indignado
    Indignado

    Parece que a escassez ate pode trazer benefícios, é ridículo uma marca limitar a utilização dos seus próprios tinteiros numa impressora podendo ser adquiridos tinteiros de “marcas brancas” a preços mais acessíveis.
    Eu aceito que a marca diga que os seus tinteiros são melhores, em teoria a formula das tintas são testadas para funcionar nos equipamentos deles, agora limitar a sua utilização de consumíveis com base na premissa de que não são da marca devia ser proibido.

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      É como se uma marca de ‘motores’ sejam a que forma de combustivel forem nos obrigue a usar um combustivel só dessa marca não?

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu só uso tinteiros compatíveis e reciclados.Não estou para pagar um balúrdio por um simples tinteiro.Dou-vos o meu exemplo.Tenho uma impressora HP PSC1410 e se quisesse comprar um tinteiro preto original tinha que pagar quase 30 euros !! Por isso em certas lojas online onde compro nem aos 10 euros chega e são XXL.Se por acaso fosse o tinteiro de cores,ui nem me falem !! Subia para os 40 e tal euros.Por este nas lojas devo pagar cerca de 14 euros.Vejam bem a diferença. 😐

  5. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    A culpa é dos gananciosos que querem encher as contas ainda mais. Não nos digam que é falta de chips pois existem chips mas são empresas como TSMC e Intel que põem poucos à venda de modo a lucrar ainda mais. Outra crise é a energética que é a mesma coisa ou seja empresas que produzem aumentam os preços que produção de a meter mais dinheiro nas contas mas nada mudou, os números das pessoas é mais ou menos o mesmo. Não há razão lógica para o aumento e escassez das coisas ou seja a única razão é apenas a GANÂNCIA DAS EMPRESAS.

  6. Avatar de avlis
    avlis

    Por isso é que eu uso uma impressora sem tinteiro.

      1. Avatar de avlis
        avlis

        epson ecotank, e cada frasco de tinta de 60ml custa em media 10 euros. São mais caras de adquirir mas compensa facilmente ao fim de algum tempo (costumam vir já com 4 frascos de tinta preta e de cores, que dá em media para 4 mil cópias).

  7. Avatar de joca
    joca

    Uma caneta também serve como impressora 🙂 demora é mais tempo…

  8. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    O melhor é nunca mas mesmo nunca actualizar o software da impressora . Estão sempre à procura de tinteiros não oficiais e a auto-destruirem-se se os detectarem.. Se não é , parece . lol

  9. Avatar de PL
    PL

    ainda bem que uso a ekotank