Enorme sistema de mineração de criptomoedas descoberto por baixo de tribunal da Polónia

19 Comentários

As notícias sobre criptomoedas já não são tão comuns como o eram há alguns anos, muito menos aquelas relacionadas com a sua mineração. Mas esta é uma realidade que ainda existe. E as últimas notícias informam que foi descoberto um enorme sistema de mineração de criptomoedas por baixo do tribunal da Polónia.

Mineração de criptomoedas

Mineravam criptomoedas no tribunal da Polónia

Segundo as recentes notícias avançadas pelo canal polaco TVN24, foi descoberto um enorme sistema de mineração de criptomoedas que funcionava por baixo do Supremo Tribunal Administrativo em Varsóvia, na Polónia. As autoridades do país foram chamadas ao local onde encontraram então vários equipamentos de computação de alto desempenho que mineravam as moedas digitais e que se encontravam escondidos no espaço de ventilação e no piso técnico.

A descoberta aconteceu no mês de setembro e agora a investigação está a ser levada a cabo pelo Ministério Público, sendo que a Agência de Segurança Interna também foi notificada sobre o caso. Através de uma carta enviada à redação da TVN24, o juiz Sylwester Marciniak, presidente do Departamento de Informações do Tribunal Supremo Administrativo, confirmou esta descoberta. Segundo o juiz:

O Supremo Tribunal Administrativo notificou as autoridades sobre a instalação dos dispositivos entre a infraestrutura técnica do tribunal, e eles tomaram as medidas cabíveis no caso, incluindo o desmantelamento e a segurança dos equipamentos eletrónicos divulgados.

Supremo Tribunal Administrativo em Varsóvia

De acordo com os detalhes revelados pelo canal de notícias polaco, duas semanas após a descoberta do sistema, o tribunal rescindiu o contrato com uma empresa responsável pela manutenção de TI no edifício. E antes de o contrato terminar, essa mesma empresa havia demitido dois funcionários que seriam responsáveis pela manutenção das partes do prédio onde o sistema estava escondido.

As informações não oficiais indicam que os equipamentos poderiam consumir eletricidade no valor de várias centenas a vários milhares de zlotys por mês (1000 zlotys = ~228 euros). Sabe-se ainda que as máquinas estavam ligadas a modems próprios e, como tal, não estariam ligadas à rede do tribunal. Segundo o juiz Marciniak, “o evento não resultou numa ameaça à segurança dos dados armazenados no Supremo Tribunal Administrativo“.

O procurador da justiça Szymon Banna referiu que atualmente estão em curso as diligências processuais para apurar as circunstâncias do incidente. O Ministério Público nomeou peritos na área de informática, eletricidade e consumo de energia para determinar a quantidade de eletricidade consumida e o seu valor.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    1 aquecedor gasta mais do que isso por isso “enorme sistema” deve estar errado.

    Na volta tinha lá 2 ou 3 AntMiner.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    seria o novo sistema de aquecimento do tribunal? a caldeira podia estar estragada

  3. Avatar de Sylvester
    Sylvester

    Não é só na Polónia
    Em Portugal Também existe sistema em Empresas
    Publicas e não só…

      1. Avatar de Sylvester
        Sylvester

        Ha Ha Ha
        Achas que ía dizer aqui…

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Pois, este é o tipo de mensagens do tipo, “eu sei muito e vou mandar umas larachas na net. mas não vou revelar nada porque no fundo não sei nada. Mas assim sinto-me importante. As pessoas vão admirar-me.”

        2. Avatar de XicoFanico
          XicoFanico

          O Octávio Machado também dizia que sabia muito e que um dia ia abrir o livro…. Até hoje… nada!

        3. Avatar de XicoFanico
          XicoFanico

          O Octávio Machado também dizia que sabia muito e que um dia ia abrir o livro…. Até hoje… nada!

      2. Avatar de Pintor
        Pintor

        No Ministerio das finanças no Terreiro do Paço existe um na sub cave.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      existe, eu conheço, levam o seu gaming laptop e deixam lá a minerar.. uau, grande taça, nem 100€ por mês lhes dá, chegam ao fim do ano e já derreteram o GPU e precisam de um portátil novo, entretanto já gastaram os 1200€ em tabaco e saídas à noite e têm que pedir o e-escolas (isso ainda existe?) à irmã mais nova

      1. Avatar de Terabita
        Terabita

        Não não existe… Para minerar seja lá o que for no mínimo tem que minorar com “Mineradores profissionais ” da Inoscilicon ” para a Eterve a Goldsheel para algoritmo BTC… Acha que um portátil vai minerar algo de jeito? A China tem a maior barragem deles a fazer isso entre outras dezenas de quintas cheias de mineradores já desde 2021 o que tornou a mineração para o cidadão comum impossível…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não sabes o que dizes sobre nada.
          Mineração na China morreu há 3 anos.
          Um portátil gamining consegue uns 70 Th, cerca de 1€ por dia

          1. Avatar de Terabita
            Terabita

            Para si já morreu á nascença

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Então ?? Não me publicaram o comentário que aqui fiz porquê ?? 😐

    1. Avatar de Terabita
      Terabita

      Também já me aconteceu… Será que está baqui algum trabalhador da Aventure ou Teleperformance?

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Tudo o que disse, ou as palavras mais duras que disse fi-lo com asteriscos, se não me engano, para não chatear ninguém. E mesmo assim não foi publicado o meu comentário ?? 😐

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Se calhar falhou-te o wi-fi….e não gravou a mensagem !

        1. Avatar de SANDOKAN 1513
          SANDOKAN 1513

          Vai dormir que o teu mal é sono. Andor.