Empresa gasta 30 milhões de dólares em placas Nvidia CMP para mineração

16 Comentários

Para tentar que as suas placas gráficas da linha GeForce RTX 30 fossem compradas sobretudo por gamers, a Nvidia anunciou a gama CMP destinada em exclusivo à mineração de criptomoedas.

Estes chips ainda não foram oficialmente lançados. Mas a Hut 8 Mining Corp., uma das maiores empresas de mineração de criptomoedas, já gastou 30 milhões de dólares em unidades das Nvidia CMP.




O mercado está a atravessar uma crise no stock de placas gráficas e os modelos mais afetados são da nova linha GeForce RTX 30. É quase impossível encontrá-las disponíveis, muito menos pelo preço do seu lançamento.

Um dos principais motivos para esta escassez de stock é a compra massiva destes chips para a mineração de criptomoedas. Nesse sentido, para tentar ultrapassar este flagelo, a Nvidia anunciou então a linha CMP (Cryptocurrency Mining Processor) destinada à mineração profissional de criptomoedas.

Estes chips devem chegar ao mercado em breve, mas há já quem se antecipe a reservar a sua encomenda.

Empresa Hut 8 Mining Corp. compra 30 milhões de dólares em placas Nvidia CMP

A Hut 8 Mining intitula-se como sendo a mais antiga e inovadora empresa de mineração de Bitcoin do hemisfério ocidental. A empresa anunciou agora que já investiu 30 milhões de dólares (~25 milhões de euros) na compra de placas CMP da Nvidia, destinadas em exclusivo à extração de criptomoedas.

Palit CMP 30HX é o primeiro chip para mineração a chegar ao mercado por 603 euros

Não foram divulgados os modelos comprados, mas a encomenda apenas deve chegar em meados de maio. No entanto, a empresa revela que esta aquisição poderá resultar num aumento de 1.600 GH/s no desempenho de mineração de moedas como Ethereum, entre outras.

De acordo com Jaime Leverton, CEO da Hut 8 Mining:

A adoção e o desenvolvimento de aplicações que interagem com várias redes de blockchain nunca foram tão fortes, e abrem muitas possibilidades numa ampla variedade de setores. Estamos extremamente entusiasmados por ter estas Nvidia CMPs de alto desempenho na nossa empresa.

Acreditamos que a mineração com a CMP abrirá novas oportunidades para a Hut 8 e vai permitir que continuemos a realizar os nossos planos a longo e curto prazo para aumentar e diversificar as variações de receita.

Por sua vez, a Nvidia estima que as placas Nvidia CMP lhe tragam uma receita de aproximadamente 50 milhões de dólares (~43 milhões de euros). O obejtivo é vender estes produtos a mineradores industriais e profissionais. E só com esta compra, a fabricante já consegue quase 60% das suas expetativas de lucro.

Leia também:

Nvidia poderá lançar uma GPU para mineração capaz de alcançar 210 MH/s

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de W.
    W.

    Aqui se vê a ‘descentralização’ das criptomoedas…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Estás a dizer que quem é rico fica mais rico, e quem é pobre fica mais pobre? Infelizmente esse será sempre o caso…

      1. Avatar de W.
        W.

        Na verdade, estou a dizer uma coisa bem pior.

        É que um dos argumentos a favor da criptomoeda é que retira o poder de imprimir moeda dos governos para o dar às pessoas, mas como se vê aqui, rapidamente esse poder vai cair em empresas privadas com mais recursos.

        Ou seja, tiramos o poder de imprimir moeda dos governos onde somos eleitores para o acabar a dar a empresas privadas onde não temos influência nenhuma (a menos que sejamos acionistas, se a empresa for cotada em bolsa).

        Imagina que em vez de teres um banco central europeu com a responsabilidade de imprimir os euros do teu salário, passávamos a ter um Facebook, uma Microsoft, ou um cartel de empresas privadas com esse poder e responsabilidade.

        1. Avatar de cross
          cross

          Estás a comparar coisas diferentes. Não há “imprimir” bitcoins aqui. O número de btc disponíveis é limitado. Sim há mais pools de mineração na Ásia mas são os nodes e não asics que mantéem a blockchain íntegra. O que isto faz é a descoberta de novos blocos ser mais provavel em pools maiores. Sempre foi o caso.
          Não há cá empresas privadas a criar btc. Btc só são criados quando um bloco é enchido com transações.

          1. Avatar de int21h
            int21h

            eu percebi a ideia dele. Não é descentralizado a partir do momento em que 3 ou 4 empresas controlam a rede. Se eles desligarem as mining farms, não é o teu pczito que vai manter a rede a bombar.

        2. Avatar de RPG
          RPG

          Claramente não tens noção que o hashrate desta compra por exemplo, corresponde a menos de 1% do total da network do ethereum LOL…

  2. Avatar de Bill
    Bill

    Lucro é uma coisa, facturação é outra.

  3. Avatar de Wilson
    Wilson

    Quanto falta para terminar a mineração cada uma das criptomoedas? Se fosse colocado no grid de mineração os super computadores já construido quanto tempo faltaria? Quanto hardware e energia tem que ser usados para minerar o que falta?

    1. Avatar de cross
      cross

      As previsões em relação ao bitcoin é lá para 2140.

  4. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Está na altura dos gamers e dos pseudo-gamers começarem a fazer a fazer alguma coisa útil na vida, em vez de perderem tempo a jogar. Que tempo de vida mais mal empregue e contribuição para a sociedade.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ehehe então o pessoal agora já não pode jogar? Certamente a esmagadora maioria não faz disso vida. Mas sim joga por lazer e entretenimento.

      O problema agora é dos jogadores?

    2. Avatar de Hugo Domingues
      Hugo Domingues

      E que tal o Sr. (permita que lhe chame Sr,) fazer igualmente algo da sua vida em vez de perder tempo em comentários?!?!? que tempo mais mal empregue e contribuição para a sociedade….

    3. Avatar de Dan Q
      Dan Q

      Bonzinho é perder uma hora e meia a ver 22 gajos sem formação ou inteligência a correr atrás de uma bola, para ver a bola entrar uma ou duas vezes e depois ficar amuado porque a equipa perdeu e ainda mandar uns bolachões no focinho da mulher e dos filhos. Isso sim é que é vida. Não existem ‘pseudo-gamers’, toda a gente que joga é gamer. A única coisa ‘pseudo’ aqui é a sua inteligência.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        The truth has been spoken!

  5. Avatar de Luis Spencer
    Luis Spencer

    Ho Nuno Silvo, aposto que gastas horas em várias coisas que também não são nada úteis para a tua vida nem para a sociedade, por exemplo, ver futebol, se a equipa XYZ ganha ou perde, isso em quê que melhora a tua vida? Mas, é lazer e cada um é livre de entreter-se com o que quiser como ninguém deve criticar-te por perderes tempo a ver futebol. Atenção que futebol é um mero exemplo, aplica-se a qualquer coisam ou vais dizer que só trabalhas? Se isso fosse verdade, não perdias tempo aqui.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sugiro que a informação apresentada no artigo seja revisada. Tenho quase certeza que esses USD30M foram investidos em GPUs da linha RTX 30