Em 2016, o seu smartphone poderá ter um ARM Cortex-A72

27 Comentários

O dobro da potência do Cortex A57 mas menor consumo

A empresa britânica ARM anunciou hoje as novidades que irão estar no mercado já em 2016. Entre elas, destaca-se o Cortex-A72, um novo CPU de 64 bits que, segundo a empresa, tem o dobro da performance do Cortex A57 e cerca de 3,5x do Cortex A15.

Além do desempenho, o novo processador tem uma eficiência energética na ordem dos 75%, comparativamente ao Cortex A15.

ARM-A72 chip-970-80


A ARM, que apenas licencia a sua arquitectura para vários fabricantes, deu hoje a conhecer o poderoso Cortex-A72 que é construído com tecnologia de 16 nanómetros. Apesar de apenas estar disponível em 2016, a empresa britânica deu já a conhecer vários detalhes sobre a performance e eficiência energética do mesmo.

a72-energy-comparison

Este novo chip suporta a arquitectura de 64 bits e a frequência de relógio poderá chegar aos 2,5 Ghz nos smartphones e 3 Ghz em tablets.

Ao nível do processamento gráfico há também novidades! A ARM anunciou a nova Mali-T880 que tem cerca de 1,8x mais de desempenho comparativamente à Mali-T760 e é também mais eficiente ao nível

mali-t880

O poder do Cortex-A72 e da GPU Mali-T880 permitirá, por exemplo, ter uma “autêntica consola de jogos” em mãos, seja no smartphone ou tablet de nova geração.

Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme Lawless
    Guilherme Lawless

    “Além do desempenho, o novo processador tem uma eficiência energética na ordem dos 75%.”

    Creio que a eficiência energética não é medida de forma absoluta. Da mesma forma que um frigorífico não tem 90% de eficiência energética de forma absoluta, apenas face a outro. Os níveis (B, A, A++, …) são também eles relativos.

    Na imagem, esses 75% são uma redução face ao Cortex-A15

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens razão, falta finalizar a frase..

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Logo agora que estava a espera do snapdragon 810 aparece este, so compro tlm em 2016

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh..será que este será um snapdragon 810 killer?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pergunta típica de quem não sabe o que diz…

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Fazes bem. A Samsung diz que não o vai usar no Galaxy S6 (porque aquece e tem bugs, segundo alguns). A Qualcomm diz: “Não senhor – a LG, Xiaomi, Oppo, Motorola e Microsoft dizem o Snapdragon 810 é bom”.

      Talvez em 2016 a situação seja diferente 🙂

      http://www.theregister.co.uk/2015/02/03/qualcomm_nervous_after_samsung_snapdragon_810_snub/

    3. Avatar de Não Não
      Não Não

      Quando chegares a 2016, este já não presta para nada, porque vem já o novo e não sei que mais…

      Apesar de agora a qualcomm ter descido de nível, e de utilizar CPUs desenhados pela ARM, continua a valer a pena, por causa do suporte de software e da baseband.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        N e bem assim, o snapdragon 800 demorou 2anos para aparecer algo melhor e mm assim a diferenca n e mta. Ja este arm e consideralvemente melhor

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          … ao que diz a ARM 🙂

          Mas há quem não precisa da ARM por aí além e desenhe os seus próprios processadores. Não precisa de estar à espera do “Cortex-A72, um novo CPU de 64 bits” para o “seu” smartphone – refiro-me à Apple, obviamente 🙂

          Mas há outros fabricantes de chips que embora usando partes do desenho do processador da ARM também introduzem alterações, como a Qualcomm.

          Quem tem dependido inteiramente dos processadores da ARM são a Samsung, MediaTek e RockChip.

          http://arstechnica.com/gadgets/2015/02/arm-announces-64-bit-cortex-a72-cpu-for-2016-doubles-speed-of-a57/

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Pois, tens de ter uma “licença para matar”, é uma equipa competente de assassinos, eheh

            http://www.anandtech.com/show/7112/the-arm-diaries-part-1-how-arms-business-model-works/3

          2. Avatar de Marco
            Marco

            “Mas há outros fabricantes de chips que embora usando partes do desenho do processador da ARM também introduzem alterações, como a Qualcomm.”

            E como a Apple. 😉

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Não se conhece ao certo que licenças existem entre a ARM e a Apple. Há várias camadas, entre a licença de “arquitetura” e a licença do “processador pronto”.

            O que se diz é que a Apple, desde o processador para o iPhone 5, compra uma “licença de arquitetura” (seja lá isso o que for) e desenvolve o seu próprio processador (e SoC). Que desenvolveu o seu próprio processador e SoC é inegável. Em que medida continua a depender dos avanços da ARM, por exemplo como é que a Apple vai aproveitar os avanços deste novo Cortex-A72 (e pagar por isso) não é linear. Que não vai usar o Cortex-A72 é mais que certo – vai ultrapassá-lo 🙂

          4. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            a licença da Apple permite ir mais além do que alterar cores standard. Permite à Apple desenhar os seus próprios cores. Por exemplo o A4,A5 eram cores standard alterados! Mas o A6,A7,A8 já são cores 100% desenvolvidos pela Apple! A única coisa que a Apple não pode alterar é a arquitectura! A qualcomm tem uma licença idêntica à Apple já a Samsung salvo erro já não. Só tem licença para usar cores standard.
            Nesse aspecto a qualcomm e a Apple estão equiparadas. Mas pelo que tenho lido salvo erro os 810 ainda usam cores standard. Os cores desenvolvidos pela qualcomm estam atrasados.

          5. Avatar de Marco
            Marco

            @Benchmark do iPhone 6, @Francisco Pinto. A Apple desenvolve os proprio CPU e sockets, certo, mas desenvolve segundo as normas de um certo CPU ARM, no caso do A7 tem por base o ARMv8-A.

          6. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            E o A8 também. ARMv8-A é a arquitetura de 64 bits- tendo a Apple sido a primeira a utilizá-la em smartphones e tablets.

            Que a Apple usa essa “arquitetura” ARM é conhecido. Mas no processador do A7 o que fez a ARM e o que fez a Apple? Na passagem do processador do A7 para o A8 a Apple precisou da ARM ou fez tudo sozinha? A Apple precisa da ARM para continuar a desenvolver o seu processador?
            (Em rigor devia estar-se a falar do SOC, mas é mais complicado).

  3. Avatar de Mario
    Mario

    Mal posso esperar pelo macbook air retina de 12 polegadas, qual surface qual que…ipad+macbook air e o melhor de sempre.

    1. Avatar de EXP001
      EXP001

      Compra compra se te faz feliz

    2. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Era para rir?

    3. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Mas que raio tem isso a ver com o tópico….
      Deves de ser completamente iluminado ou simplesmente retardado com esse comentário!!!

  4. Avatar de Mota
    Mota

    Vê-se aqui com cada comentário que até assusta, especialmente de iboys.

    Mas ignorância à parte, espero que este seja sim um processador com uma efiência energética eficaz. Pq isto parece “demasiado” perfeito.

    Só uma questão @PedroPinto, não entendi
    “Este novo chip suporta a arquitectura de 64 bits e a frequência de relógio poderá chegar aos 2,5 Ghz nos smartphones e 3 Ghz em tablets.”

    Podes explicar esta linha? Pq existem mais Ghz em tablets? Cumpz

    1. Avatar de Marco
      Marco

      especulação minha, deve ter a haver como arrefecimento do mesmo.

    2. Avatar de Runo
      Runo

      e talvez mais espaço para o processador xD

    3. Avatar de Tiago "o guru"
      Tiago “o guru”

      Melhor dissipação do calor (por varias razoes: espaço, melhores e maiores ventoinhas, wtv), logo possibilidade de clocks superiores sem fazer com que o dispositivo derreta.

    4. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Mota:

      Isto depende do “envelope térmico”, que basicamente tem haver com área para dissipação de calor e fonte de energia. Nos Tablet podes consumir mais energia e produzir mais calor, daí as diferenças.

      Outra coisa que nunca se fala é de quanto tempo pode trabalhar nas velocidade máxima. Até podes ter um SoC que pode atingir 2.5 GHz mas muitas vezes só pode ficar nessa velocidade uns segundos e depois aquece tanto que é obrigado a reduzir. Num Tablet o mesmo SoC à mesma velocidade pode por exemplo estar sempre à velocidade máxima, daí muitas vezes a performance ser superior.

  5. Avatar de ed
    ed

    os iphones até se vão passar com este novo soc