Eee Keyboard caseiro?

24 Comentários

O mundo ficou de olhos postos no anúncio da Asus em relação ao conceito Eee “PC no teclado” . Este teclado segundo rumores, tinha data de lançamento prevista para Junho deste ano, agora já se fala em Agosto embora não haja confirmações de datas concretas. Um modder da Rússia farto de esperar por esta nova pérola da empresa de Taiwan, decidiu colocar mãos à obra.

E eis que o mundo vê pelas mãos de um simples modder uma versão simplificada daquilo que uma empresa está há algum tempo para lançar. O segredo por detrás deste PC / Teclado é a de ter sido construído usando o “miolo” do netbook Eee PC 900 e o chassis de um teclado Sven Multimedia EL 4002.

O teclado pode não ser tão fino tal como o seu equivalente alvo da engenharia da Asus mas tem tudo o que poderia esperar de um computador desktop para tarefas simples. O teclado está equipado com uma saída VGA , portas USB e conectores MIC / auscultadores.

Quanto ao interior conta com um processamento modesto através do processador Intel Celeron a 900 MHZ, bem como outras características base como um disco SSD 20 GB, 1 GB de memória RAM e conectividade Wi-Fi.

Quando comparado com o Eee Keyboard da Asus, nota-se a ausência de um painel LCD touchpad onde se vê em funcionamento o Moblin, além do design mais elegante por parte da Asus. Veja de seguida a imagem do teclado / PC do gigante tecnológico e compare.

Mas de facto não poderíamos esperar milagres de uma única pessoa, em contraste com uma equipa (ou mais) de engenheiros com tamanho indeterminado que foi preciso para desenvolver a nova jóia da coroa da Asus.

Este modder russo colocou ainda num fórum detalhes de como construiu o teclado, talvez as suas indicações possam abrir portas a outras criações do género a alguns fabricantes que vejam neste particular conceito uma oportunidade de negócio.

O que me causa alguma confusão neste teclado é a ausência (pelo menos nas imagens disponibilizadas) de rasgos para refrigeração do ar dissipado do processador. Mas como está provado que funciona, nada a dizer já que é pouco mais que um proof of concept. liliputing via eee-pc.ru

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gota
    Gota

    LOOOL

    Este artigo prova que o quando se quer muito uma coisa, geralmente a conseguimos. Este senhor Russo é a prova disso. Obviamente, não trocaria o verdadeiro EEE pelo teclado do senhor mas a ele uma salva de palmas pela ideia, atitude e principalmente pela sua sabedoria.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, concordo em género e numero.

  2. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Pelo espaço ocupado e pelas imagens não consegui perceber se a parte do teclado numérico realmente era necessária ou não.

    De qualquer forma quem fez este mod está de parabéns.

  3. Avatar de delaorden9

    é isso mesmo, vamos comprar o teclado…boa sugestão… menas por favor, menas, ou traduzindo, menos, por favor , menos… ops ! não estou a criticar nada não viu, por favor

    1. Avatar de Gota
      Gota

      Estás sob efeito de alguma substância?

      1. Avatar de Filipedgb
        Filipedgb

        É o que parece realmente

  4. Avatar de dc
    dc

    O que me causa alguma confusão neste teclado é a ausência (pelo menos nas imagens disponibilizadas) de rasgos para refrigeração do ar dissipado do processador. Mas como está provado que funciona, nada a dizer já que é pouco mais que um proof of concept.

    Na Rússia faz frio… é para manter as mãos quentinhas! Uiii!
    Teclados e Ratos aquecidos é o futuro!

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Lol, yeh, também é verdade.

      E também, o processador é meio fraquinho. Se calhar desenrasca-se com um dissipador metálico? Que pode, por exemplo, nao tar a ser mostrado na imagem eheh.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Um grande mod sim senhor!
    Nota: “(…) uma versão simplificada daquilo que uma empresa está à algum tempo para lançar. (…)”. Quando se referem espaços temporais utiliza-se o “há” e não o à 😉
    Digo isto porque também não utilizava correctamente e, afinal, isto não é só computadores e tecnologia 😛

    (http://www.google.pt/search?q=há+à)

    Cumprimentos

    1. Avatar de Rui Oliveira
      Rui Oliveira

      Caro, sim eu sei da colocação do “há” ao nível temporal, só que ao escreveres como se lê e se diz da mesma maneira, pode passar em branco … Além de que é um erro que passa facilmente despercebido no corrector ortográfico devido a não ser um erro ortográfico 😉

      De qualquer forma corrigido 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Uma dica para ajudar a lembrar:
        Os nossos amigos brasileiros escrevem “faz 3 dias que…”

        Podemos usar o verbo “haver” no lugar do “fazer”, mas ali tem que se escrever sempre um verbo e não outra coisa qualquer.

  6. Avatar de mmick
    mmick

    Um Celeron 900MHz + pasta térmica + chapa debaixo do teclado todo (ou seja em contacto com o Celeron e pasta) e uma alteraçao da voltagem para algo menos chega perfeitamente para dissipar o calor do Celeron.
    Ainda assim parece-me muito mais engraçado colar o “EEE” atrás do monitor e usar teclado + rato sem fios.

  7. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    ter tudo dentro do teclado fez-me lembrar o meu Spectrum 48K 😀

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Ui bons velhos tempo caro :D, em que ficavas para aí entre 1 hora a 2 ou 3 horas para lançares um jogo (dependendo do jogo).

      Tempos nostálgicos estes em que vivemos que até se calhar inspiram os modders e os fabricantes! 🙂

      1. Avatar de Aspegike
        Aspegike

        “…ficavas para aí entre 1 hora a 2 ou 3 horas para lançares um jogo…”

        Também não é preciso exagerar, dizeres 1/2 ou 1 hora no máximo para carregar o jogo (sendo que 1 hora seria para carregar os lados A e B), ainda vá que não vá… só se a cassete estivesse estragada ou o gravador/leitor de cassetes andasse com a cabeça de leitura desafinada.

        LOL! Belos tempos em que se jogava Renegade, Moon Cresta, Paradise Café (Arnaldinho!), enfim…

        1. Avatar de Rui Oliveira

          Esqueceste-te que alguns desses jogos tinham mais que uma cassete 😀 o processo de mudares de lado de cassete e depois meteres uma segunda cassete, ainda ia para as 2 horas à vontade.

          Sim, 3 talvez tenha sido exagerado da minha parte 😀

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            continua a ser exagerado!

            Se fores ao site: http://www.worldofspectrum.org/games/f.html
            podes fazer o download de ficheiros .TAP e corrê-los em tempo real no emulador
            http://freestuff.grok.co.uk/vbspec/contributors.html

            claramente nenhum dos jogos demora 1 hora a carregar, mesmo que depois dos 40K iniciais seja preciso carregar níveis…

            10 minutos já é a ser pessimista!

  8. Avatar de JFMA
    JFMA

    Nuno, tem absoluta razão, porque os “antigos” como eu, esqueceram-se que as cassetes para o Spectrum tinham 10 ou 15 minutos.

    Cumprimentos a todos

  9. Avatar de Fulano Detal
    Fulano Detal

    agora mais do que nunca devemos parar pra pensar nos momentos de raiva, antes de acertar a porrada no teclado, que o prejuizo vai ser maior… XD

  10. Avatar de Rafael Dinis
    Rafael Dinis

    isto é basicamente um protatil sem monitor agarrado! lool

    abraço 😉

  11. Avatar de Aj
    Aj

    Sempre podemos voltar atrás no tempo.
    Para além do zx spectrum utilizei, na altura, um timex 2068 que tinha um slot de cartdriges(?) com programas instalados: umas rom’s simpáticas.

    Mas a memória leva-me para os amiga 500 plus. Grandes máquinas.
    O conceito é o mesmo de hoje: “Ó tempo volta para trás….”
    vejam aqui (http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?c=634&st=1)

  12. Avatar de Hawk
    Hawk

    Ficou muito bacana mesmo. Parabéns ao rapaz russo.

    1. Avatar de Rafael