Ecrãs da LG dão informações das viagens nas janelas dos comboios

9 Comentários

Há anos que se fala nos ecrãs transparentes, flexíveis e que irão estar disponíveis em todos os suportes com acesso ao utilizador. A tecnologia que um dia se projetou como futurista está disponível e a LG já a tinha mostrado como a sua visão para ecrãs dos aviões do futuro. Para provar que funciona, a empresa sul-coreana instalou agora estes ecrãs OLED nas janelas de um comboio com informações das viagens.

A aposta é num ecrã que, sendo transparente, poderá adaptar-se a praticamente todas as estruturas que usamos. Do espelho de casa, à janela do carro, tudo poderá ser um ecrã com informação e não só!

Imagem ecrã OLED LG transparente


LG apresenta painel OLED transparente para várias superfícies

Pese o facto de termos já visto as Tvs com ecrã transparente, a ideia para esta tecnologia é ser mais que “um mostrador” lá de casa. No início deste ano, a LG Display apresentou a sua visão para a cabine do avião do futuro, que incluía divisórias OLED transparentes. Estas divisórias mostravam informação aos passageiros.

Imagem ecrãs flexíveis LG

De acordo com a consultora Prescient & Strategic Intelligence, espera-se que o mercado de ecrãs transparentes cresça fortemente, a uma taxa de 46% todos os anos. Assim, este novo negócio poderá atingir um valor estimado em 4,93 mil milhões de dólares em 2024. A LG Display diz ter recebido manifestações de interesse na sua tecnologia de fabricantes de automóveis, de aviões, construtores de edifícios inteligentes e empresas de metro.

A aplicação de ecrãs transparentes tornar-se-á mais diversificada. A LG Display tem como objetivo fornecer produtos a uma vasta gama de indústrias, de acordo com a sua visão como fornecedor líder de soluções de ecrãs.

Referiu o analista Chang-ho Oh.

Imagem utilizadores a usar o ecrã no comboio

 

Ecrã OLED de 55 polegadas… que é uma janela também

Para o projeto da janela do metro, que se diz ser uma novidade mundial, os expositores OLED transparentes de 55 polegadas foram instalados em comboios na Linha 6, em Pequim, e na Linha 10, em Shenzhen. Assim, estes ecrãs fornecerão aos passageiros dos pendulares, informações em tempo real sobre horários do metro, atualizações de viagens e informações sobre o estilo de vida, tais como tempo e notícias.

Portanto, para quem tem a oportunidade de viajar atualmente pela China, esta tecnologia poderá já desafiar a imaginação. Contudo, dada a projeção da penetração no mercado desta tecnologia, em breve, esta será comum nos nossos meios de transporte e não só.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maria
    Maria

    É à prova de grafitagens que tudo sujam?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sendo este ecrã colocado pela parte de entro, poderá a “grafitagem” não ser problemática. Se a “grafitagem” passar para o interior, esse tipo de vandalismo não pode parar a aplicação de tecnologia. De facto nalguns transportes público é uma vergonha.

      1. Avatar de Maria
        Maria

        A aplicação da tecnologia tem sempre implícito o custo associados ao longo do PVU. É muito mau quando este é prejudicado por factores externos o que terá de se ter em conta na aquisição para aplicação.

      2. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
        António Alberto Sampaio Barandas

        Vergonha é a permissividade dos governantes que nada fazem na legislação ficando-se pela coima de 25 euros caso sejam apanhado em flagrante, isso sim é vergonhoso…

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois… é o que temos realmente.

  2. Avatar de Luisão
    Luisão

    Gostava de ver um ecrã destes na Linha de Sintra ou de Cascais… 1 hora ou nem tanto, ficava lá um buraco. Agora a sério, os países desenvolvidos vêem-se pela qualidade dos serviços de transportes públicos e Portugal, está a um nível da Roménia ou Bulgária… Das poucas medidas boas que se fizerem por cá foram os descontos dos passes sociais.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Sim. O desconto é bom e agora é o pessoal com pés em cima, cortar bancos ou escrever neles, escrever com canetas nos plásticos e com canivete nos vidros. etc. É pena, os transportes são bons demais para muitos dos utilizadores p.o.r.c.o.s. que neles andam.
      Até tirei uma foto de uma casca de banana e um iogurte em cima dos bancos. É pena os utilizadores serem o espelho da sociedade.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Sim infelizmente este país está cheio de xungas. Diz muito bem quando afirma que os transportes até são bons de mais. Certa gente é mesmo escória e só em contentores de ferro e mesmo assim ainda os grafitariam…

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Deixou-se de ensinar o civismo e o povo tem aquilo que merece mas se uma pessoa tem uma atitude menos “agradável” é logo rotulado de ist oe aquilo. É a sociedade em que vivemos. Aguentem-se…