É oficial: Steam Deck, a consola da Valve, chega já no dia 28 de fevereiro

11 Comentários

Em 2021 surge a informação de que a Valve, dona da plataforma de jogos Steam, estaria a preparar também a sua própria consola de videojogos. Trata-se de um equipamento portátil e muito poderoso, que poderá fazer frente às consolas mais populares do mercado, em especial à Nintendo Switch.

E depois de muito se especular sobre a chegada desta consola, é agora oficial que a Steam Deck será lançada a 25 de fevereiro e chegará às mãos dos utilizadores já a partir do dia 28 desse mesmo mês.



Steam Deck chega a 28 de fevereiro

Foi através do site da Steam que a Valve anunciou nesta quarta-feira (26) que a partir do dia 25 de fevereiro vai começar a enviar a primeira remessa de e-mails de encomenda a quem fez reservas da sua nova consola Steam Deck. Segundo as informações, os clientes têm depois dessa data um prazo de 3 dias (72 horas) a contar da receção do e-mail para efetuar a compra do equipamento. Caso não o façam, a Valve indica que a oportunidade será dada à pessoa seguinte na lista de espera.

Assim, as primeiras unidades vão começar a ser enviadas e a chegar às mãos dos jogadores a partir do dia 28 de fevereiro. Para além disso, a empresa conta enviar novos e-mails de encomenda em remessas semanais.

Detalhes importantes:

  • Os e-mails serão enviados pelas 18h00 (hora de Portugal Continental) no dia 25 de fevereiro
  • Serão enviados pela mesma ordem em que as reservas foram feiras
  • Cada cliente só poderá encomendar o modelo da Steam Deck que reservou inicialmente
  • O valor do sinal da reserva será aplicado ao preço final da Steam Deck. Os portes de envio já estão incluídos

No comunicado, a Valve indica também que em breve serão enviadas unidades para a imprensa, de forma a que possam ser feitas as devidas análises à Steam Deck. Estas análises serão autorizadas para divulgação após a data de lançamento, 25 de fevereiro. No entanto, a empresa sugere que estejamos atentos a eventuais novidades antes disso.

Por fim, a marca adianta que ainda se encontra a limar as últimas arestas, mas que está muito ansiosa para que estas consolas cheguem às mãos dos jogadores.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Acho que Steam Deck não compete com a Switch. Embora eu seja, talvez, o gamer atípico da Switch, de 20 e tal jogos nem um quarto é IP Nintendo (odissey, Luigi mansion, MK8, Xenoblade, Bayonetta e Astral Chain…portanto o IP que me interessa à exceção de Metroid nem sequer é o típico jogo Mario e afins) também porque escolho limitar quanto guito gasto no máximo por jogo, Zelda BotW é tentador mas tenciono não dar mais que 50€ pelo jogo com todos os DLC…até ver impossível (nunca mais sai a linha Nintendo Selects para a Switch!!!). Isto para dizer que a maioria dos gamers da Switch decide a sua compra quase em exclusivo pelo IP clássico da Nintendo. Ou seja para mim a Steam Deck vai concorrer com XBox e principalmente portáteis e mini PC de gaming. Além de que o preço de acesso a Steam Deck é um mundo à parte da Switch!

    1. Avatar de Ofabulastico
      Ofabulastico

      A única coisa comparável com a Switch é o formato, tudo o resto é um mundo de diferença.
      A Deck é um PC de potência razoável, gpu RDNA2 numa “carcaça de Switch” (ou vita, ou PSP, etc etc) por isso corre o que é suposto: jogos de PC e a maioria dos mais atuais de modo razoável.

      A Deck não é para quem pensa comprar uma Switch. A Deck é para quem quer jogar num PC Ultra portátil. Ponto. Além disso podem usar como PC único ao chegar a casa e conectar a um hub (monitor, teclado, rato, impressora, etc).

      Eu não jogo muito mas a ideia da Deck cresce dentro de mim porque como nas consolas, se vende bem, vai optimizar para elas e como nas consolas, não é preciso potência bruta para ter qualidade.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Não precisas de potência bruta por causa do tamanho do ecrã. É só isso, e por isso mesmo é que é atrativa: ter os jogos do PC num equipamento portátil.

    2. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Eu tenho uma Switch e encomendei uma SteamDeck simplesmente para emuladores 😉

      1. Avatar de andy
        andy

        Uma SteamDeck só para isso é um desperdício.
        Existem muitas retroconsolas no mercado para os clássicos Nintendo, Atari, Sega, Spectrum, Arcades e até PS1 entre os 50€ e 100€. Para PSP, NDS, Dreamcast e N64 há menos alternativas, mas também se encontra entre os 120€ e 200€.
        A meu ver, uma Steamdeck exclusiva para emuladores só justifica para PS2, Gamecube, Wii. Também julgo ser capaz que funcionar sem grandes problemas com Wii U, PS2, Xbox360 – mas ao custo de estar a máximo de potência de processamento, o que deve diminuir bastante a autonomia em bateria.
        Tenho dúvidas se aguenta PS3 e Switch – já assisti um review algures que, dependendo do jogo, dará no máximo entre 20 e 30 fps.

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Não é nada…Eu ja testei tudo e desde Pi4 passando por Retroid etc… nada funciona em condições… Com o Steamdeck da para usares os melhores e mais precisos emuladores, quase sem inputlag, com os melhores graficos, e igualmente podes jogar Sega Saturn e PS2, até Xbox360…algo que não funciona em nehuma outra consola portatil.

          1. Avatar de andy
            andy

            Compreendo. Queres emular consolas mais recentes. Aí sim a Steam Deck é porreira. Existe também a novíssima Ayaneo Next com CPU AMD RyzenTM 5 4500U e 2TB SSD M.2 que é uma bomba, mas custa 1500€…
            Eu pessoalmente quero a Steamdeck para jogar a minha biblioteca de jogos Steam. Tenho a pré-encomenda da versão mais básica. Depois ponho um SD Card de 512GB que tenho aqui e não dou muito uso.

            Para emulação tenho um smartphone com SoC SD 870 (Poco F3 8GB/256GB) e comprei um controlador Gamesir x2 USB-C – o que permite-me utilizar emulador EggNS para jogos Switch.
            Assim só ando com um único equipamento e encaixo o gamepad quando quero jogar. Pesquisa pelo canal TechUtopia no Youtube para mais detalhes

          2. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Emular uma consola é fácil, emular com precisão isso já é bem diferente… e emulação fcpga é quase impossível num Smartphone, mesmo snes sem inputlag é quase impossível em Android ou IOS… daí steamdeck e Windows com um Frontend ser a única coisa viável e de qualidade sem ter que gastar 1500eur. Eu encomendei a versão 512gb.

  2. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    É um grande empurrão ao linux . A steam sabe que depende demasiado da Microsoft.

  3. Avatar de EmanuelM
    EmanuelM

    Boas! Se eu comprar uma Steam Deck e iniciar sessão com a minha conta steam os jogos que tenho na biblioteca podem todos ser jogados na consola?

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Sim, mas só os compativeis