Dúvidas com tecnologia Powerline? O Pplware esclarece…

47 Comentários

Quando o tema é a tecnologia Powerline (que permite a transmissão de dados pela rede elétrica doméstica) são muitas as dúvidas dos leitores. Recolhemos algumas questões/dúvidas e hoje publicamos as respetivas respostas.


Sabe se os adaptadores Powerline funcionam em redes trifásicas? Qual é o alcance máximo dos dispositivos Powerline? Vamos a isso…

#1 – Os adaptadores Powerline funcionam em redes trifásicas?

  • A tecnologia Powerline é compatível para quem possui habitações ou escritórios com instalação trifásica. No entanto, em algumas situações, poderá haver perda de desempenho na passagem entre fases (o que depende da forma como foi feita a instalação);
  • Este produto maximiza o potencial da ligação Powerline graças ao acoplamento de fases integrado e proporciona a distribuição do sinal diretamente no quadro elétrico para todas as fases da instalação.

#2 – É necessário proteger uma rede Powerline como no caso de uma rede WiFi?

  • Não é estritamente necessário (porque os contadores elétricos tendem a impedir a passagem de sinal entre vizinhos no mesmo prédio, por exemplo), mas a verdade é que o processo de emparelhamento dos adaptadores inclui normalmente a criação de chaves de segurança – ou seja, a proteção é feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do utilizador.

#3 – É possível usar os adaptadores Powerline em blocos de tomadas?

  1. Sim… e não. Quando temos um bloco de tomadas e um adaptador Powerline com tomada “pass-through”, o ideal é ligar primeiro o adaptador e depois ligar o bloco usando a tomada integrada. No entanto, caso isso não seja possível, o adaptador pode de facto ser ligado a um bloco de tomadas, muito embora vá perder uma parte do seu desempenho caso esse bloco seja usado para a ligação de equipamentos que gerem ruído elétrico (como transformadores e carregadores de telemóveis). Mas isso só é válido para blocos simples; a utilização de blocos com proteção integrada (proteção de sobretensão, filtros contra interferências, etc.), pode mesmo impedir o funcionamento do adaptador Powerline.

#4 – Qual é o alcance máximo dos dispositivos Powerline?

Num dos modelos mais recentes, a distância máxima teórica de transmissão através de uma rede elétrica de baixa tensão (230v) pode chegar aos 500 metros – o que significa que pode ser usado virtualmente em qualquer cenário de utilização doméstico, mesmo em moradias com vários pisos e grandes espaços de escritório.

#5 – Quantos adaptadores posso ligar numa rede Powerline?

  • Depende da marca e gama de produtos, mas o mais usual são oito – muitos mais do que o número de divisões nas nossas casas!

#6 – O desempenho do Powerline também se degrada com a distância, como o WiFi?

  • Sim, muito embora essa degradação seja muito menor e muito menos rápida do que em redes sem fios. Além disso, a tecnologia Powerline não sofre de um problema adicional das redes sem fios, que é congestão e interferência do sinal devido a um elevado número de utilizadores a partilharem os mesmos canais.

#7 – Ouvi dizer que o funcionamento de micro-ondas e outros eletrodomésticos pode interferir no desempenho de uma rede Powerline. É verdade?

  • Este foi um problema sobretudo para adaptadores de gerações anteriores, e praticamente não afeta os adaptadores mais recentes. No entanto, como tudo na vida, depende: depende da qualidade da rede elétrica e da própria qualidade do equipamento eletrodoméstico.

 

#8 – Uma vez que os adaptadores Powerline estão sempre ligados, o consumo elétrico não é significativo?

  • O consumo elétrico não é significativo, isto porque a maioria das marcas inclui modos de baixo consumo quando é detetado que não há dados a circular pela rede.

Esperamos que as questões e respostas apresentadas tenham ajudado a esclarecer as eventuais dúvidas. Se tiverem outras questões deixem em comentário que tentaremos ajudar.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDroid
    iDroid

    Eu tenho powerline da D-Link com capacidade teórica de 1100Mbps, e a verdade é que não consigo mais de 100 Mbps no meu escritório, sorriso nem a 10 metros do router.

    Se o colocar numa tomada próximo do primeiro hub, aí realmente atinjo velocidades próximas das teóricas, mas deixa de fazer sentido.

    Uma tecnologia que parece muito promissora é a MoCA (multimedia over coaxial cable), visto que usa a rede coaxial já instalada da TV. Poderiam fazer um artigo sobre esta tecnologia.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      powerline ou compras devolo ou não vale a pena.
      coax está morto, mandei tirar coax lá em casa já há uns anos, assim como rj11 e rj45, agora é tudo powerline + MESH (pessoalmente não sou fã de MESH, mas é isso ou ter controladores wifi que é um overkill para residencial

      1. Avatar de O casebre feudal
        O casebre feudal

        Tu mandaste tirar RJ45 para meter powerline e mesh? Hahaha

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Já não há vantagem no rj45, só latencia, como não sou gamer não me faz diferença, faz-me mais diferença uma casa clean sem coisas desnecessárias à mostra

          1. Avatar de André
            André

            latências aonde num cabo??? tens latencias e nos equipamentos ou mal configurados ainda por cima é gamer…. que coisa mais absurda que li, rj45 não e nada antigo existe cat6 que sobra ainda ha existe cat 8 para velocidades ainda mais acima, o cat6 antige 10gbps e tipo 1gb/s ate 180 metros. eu tenho cat6 em casa e nao me queixo e ainda nao temos velocidades de net 2gbp/s ainda para chegar a 10 so aqui 50 anos 😛

        2. Avatar de LR
          LR

          “só latencia”, mas n é gamer, enfim este gajo é mesmo chico esperto

    2. Avatar de Anon
      Anon

      Usei powerline durante 5 anos e a qualidade era tão má que acabei por fazer exactamente isso: instalar 3 aparelhos goCoax e a qualidade (velocidade constante e continua) está comprovada. Arrisco-me a dizer com perdas insignificantes, inferiores a 1%

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        @ Anon

        Consegues dizer quais os modelos específicos que compraste e onde?
        Existem modelos que transmitem Wi-Fi?

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não conhecia vou investigar. Que velocidade consegue?

  2. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Comprem sempre powerlines com suporte para fichas com terra, e usem sempre ligado a fichas com terra, e vão ver a diferença.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ainda há fichas sem terra?

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Achas que toda a gente vive numa casa recente/remodelada?
        Quem compra powerline é provavelmente quem vive nas casa mais antigas, em que fichas com terra só há na cozinha.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tenho duas casas arrendadas com mais de 40 anos que nunca tiveram remodelação eléctrica e têm tomadas com terra em todas as divisões, não sei do que falas.
          Uma tomada com terra são 2€

          1. Avatar de Paulo Ramos
            Paulo Ramos

            Vivo num prédio que terá pouco mais de 30 anos e realmente tomadas com terra só existem na cozinha.
            Embora as tomadas com terra sejam baratas, convém serem instaladas por eletricistas profissionais.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Lol.. qualquer Zé sabe instalar uma tomada, até eu já instalei

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            Uma pergunta, uma tomada com terra mas onde a terra não está ligada a nada é o quê? Porque se a casa não tiver rede de terra, piquetes etc realmente não tem terra.

  3. Avatar de tmr022
    tmr022

    Esse tipo de tecnologia podem provocar problemas em electrodomésticos ligados na mesma fase. Não é um situação que seja muito falada. Mas existe também essa questão.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Normalmente é o inverso. Eu tenho powerlines há muitos anos, ainda uns Devolo da primeira geração que só dão 85Mbps, e nunca tive nada que avariasse em casa. Vale o que vale.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      questão falsa, uso devolo há vários anos e nunca tive nenhuma interferencia ou avaria, provavelmente é uma casa com problemas electricos

  4. Avatar de Henrique
    Henrique

    Não há melhor poluidor do espectro rádio elétrico que estes mamarrachos. Deveria ser proibida a sua comercialização, embora sustentem o distico “CE” não cumprem as regras, ponto.
    Para quem trabalhe em electrónica e rádio frequência sabe doque falo, todos os outros não sabem nem têm de saber, comemo que lhe põem no prato.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      também as antenas nos topos dos predios e elas andem aí.. é a vida manel

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Oh amigo, essas emitem em faixas especificas do espectro e nem mexem, agora powerlines… pega num analisador de expectro e vais perceber do que falo. Ou até mais fácil, experimenta um RTL-SDR, são baratos 20€ e o software é de borla, se não souberes instalar e operar, aviso eu ensino-te.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Ainda sou do tempo de ter electrónica no curso de eng informática, de qualquer forma não é algo que me faça perder o sono

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não preciso. A única divisão onde tenho abaixo de 100 é a menos usada. Portanto tass.
    PS e mantenho o contrato nos 200/100.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      100 mbps é para crianças, hoje em dia o ideal é 1 gbps

  6. Avatar de CENAS
    CENAS

    Só se consegue ter uma boa noção de que isto terá melhor desempenho do que Wifi experimentando, certo? A ideia seria melhorar a latência (em jogos) e evitar soluços (bastante raros atualmente com Wifi) em streaming de video 4k.

    Acham que valeria a pena experimentar, ou os ganhos seriam mínimos?
    Obg

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      se estás preocupado com latencia nem sequer devias usar wifi, muito menos fazê-lo em ligações tipicas residenciais com contenções, nos tempos de miudo que jogava online tinha linha dedicada para jogar com contenção 1:10

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Há muitos anos recordo-me de um amigo ligar um powerline e aquilo sincronizou com um vizinho, na época não vinham com sistema de emparelhamento. Estava ligado à rede do vizinho no mesmo edifício, e mesmo com contador passou.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      boa instalação electrica a desse predio

      1. Avatar de Pedro J
        Pedro J

        Isso não tem a ver com a instalação do prédio, mas sim com o contador da E-redes / EDP.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Lol..

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    2 anitos a usar e pra já está optimo, tenho uns anexos separados da casa principal e mesmo sem as condições ideias para o potenciamento maximo, consigo ter boa ligação.

  9. Avatar de a radiação boa
    a radiação boa

    Eu tenho Powerline da TPLINK e da Devolo e já as tive em vários apartamentos novos, diretamente na tomada e com terra, o resultado é o mesmo: a velocidade real é sempre máximo 1/3 – 1/4 da declarada, no meu caso 150 a 350 Mbps real. No meu caso nunca tive ou notei qualquer influencia em eletrodomésticos, instabilidades ou problemas. Isso sim que são muito sensíveis a extensões.

    Ainda assim é uma excelente alternativa para casas onde não se pode colocar ethernet e também não se quer “inundar” de radiação.

    Eu se tivesse que comprar ou reformar uma casa, meteria RJ45 na maioria das divisões. Redes Mesh são muito bonitas mas é radiação (ainda que não ionizante) em todo o lado, então em prédios é uma festa entre os nossos e os dos vizinhos…

  10. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eu não tenho sinal em algumas divisões com um powerline da TP-Link.

  11. Avatar de Santos
    Santos

    Não sei se ainda vale a pena investir visto que consigo boas velocidades de wi-fi em qualquer divisão da casa.

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Powerline da TP-Link nunca mais. O barato sai caro.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      +1 neste caso, o caro sai caro

  13. Avatar de HAS
    HAS

    Um ponto importante que os fabricantes gostam de esconder é a perda real da velocidade.
    A velocidade real é mais ou menos um terço da velocidade existente, por exemplo, numa rede de 500 Mb, só conseguem ter mais ou menos 160 Mb.
    Por muito bom que seja o powerline, mais de metade da velocidade é perdida.
    Já fiz varias experiencias e a velocidade varia entre 160 Mb e 180 Mb, o engraçado é que o upload continua sempre no máximo, neste caso 100 Mb

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Testaste por Wi-Fi? Para o teste se fidedigno tens de testar por rj45, depois podes ter variações conforme a qualidade da instalação eléctrica ou equipamentos que possam causar flutuações da rede elétrica, em cima disso tens sempre a encriptação que te tira throughput, tal como no Wi-Fi

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Existem vários fatores a ter em conta e que podem adicionar perdas. Todas as tomadas que estão ligadas no mesmo circuito (disjuntor) causam degradação do sinal. Todas as extensões que estejam ligadas em qualquer tomada desse circuito tb causam perdas de sinal.
      No meu caso em particular, tenho o powerline que liga ao router num circuito com umas 9 tomadas, o outro powerline está num circuito com outras 7 tomadas. Com todas as ligações que tenho normalmente tenho uns 50Mbps numa ligação de 200Mbps. Retirando as extensões (umas 3) consigo atingir o limite da minha ligação.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    E quando existem vários quadro elétricos espalhados pela rede elétrica (tipo num hotel), a rede powerline também funciona?

    1. Avatar de O casebre feudal
      O casebre feudal

      Tem que estar tudo na mesma linha, se sim, funciona.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Cada quarto têm o seu quadro elétrico, que por sua vez está “agarrado” a um outro quadro elétrico e finalmente ao geral. Assim sendo irá funcionar?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Casa de meninas?

        2. Avatar de Jorge Xavier
          Jorge Xavier

          Paulo sim, funciona. Desde que seja na mesma rede, funciona sempre .
          No caso das redes trifásicas, também funciona; no entanto, pode dar problemas (menor desempenho). Nesse caso, há “acopladores de fase” que resolvem isso. A devolo tem um produto powerline, chamado DINrail, precisamente para esses cenários. https://pplware.sitedev.pt/internet/problemas-de-internet-devolo-tem-dispositivo-powerline-para-colocar-no-quadro-eletrico/

    2. Avatar de André
      André

      funciona sim eu ja usei num quadro para outro quadro e funciona e com boas velocidades por exemplo dos da tp-link acima de 1gbps, os de menor de 300 600 é lixo

  15. Avatar de Dodi
    Dodi

    Tenho um Tp-link comprado à uns 5 anos por 15€ no Lidl e até hoje a funcionar perfeitamente… Muito bom e sempre sem problemas para PC de trabalho.