Donald Trump acusa Taiwan de roubar a indústria de semicondutores dos EUA

84 Comentários

No fim de semana, o antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, acusou Taiwan de roubar a indústria de semicondutores do país.

Donald Trump

Num episódio do podcast “The Joe Rogan Experience” deste sábado, o candidato republicano à Casa Branca alegou que Taiwan roubou a indústria de semicondutores dos EUA.

Além de criticar a CHIPS Act dos EUA, Donald Trump disse que, caso seja eleito, vai implementar taxas sobre os semicondutores de Taiwan. Estas taxas afetariam a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), um dos fornecedores mais importantes de várias empresas americanas.

De facto, nomes como a Nidia, Apple, Amazon, Google e Microsoft dependem largamente da empresa de Taiwan para o fabrico de semicondutores. Segundo estimativas dos analistas da UBS, mais de 90% dos chips avançados do mundo são fabricados pela TSMC.

Entre as empresas que têm tentado rivalizar com a empresa de Taiwan, estão a Intel e a Samsung, mas sem grande sucesso, para já.

Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC)

 

Donald Trump quer preservar indústrias dos EUA

Na mesma conversa, Donald Trump sugeriu que as empresas estrangeiras não deveriam poder entrar nos EUA e usar o dinheiro do Governo: “O acordo sobre os chips é muito mau; investimos milhares de milhões de dólares para que as empresas ricas entrem, peguem no dinheiro emprestado e construam empresas de chips aqui”.

Recentemente, analistas do Mizuho Financial Group escreveram que uma vitória de Donald Trump seria má para a TSMC.

As taxas exigiriam auditorias complexas em milhares de dispositivos, que contêm uma variedade de chips.

Escreveram, também, analistas do Citi.

Com as eleições americanas tão próximas, a par de uma indústria de semicondutores cada vez mais relevante, os mercados têm estado atentos ao risco em torno de Taiwan, dada a dependência de tantas gigantes tecnológicas americanas dos chips da TSMC.

 

Leia também:

Taiwan diz que a TSMC está 10 anos à frente da China no domínio de chips

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A política americana chegou em força ao pplware.

    1. Avatar de Zé

      É uma notícia sobre tecnologia. Está no sítio certo.

  2. Avatar de Zé

    É burro que nem um boi. Se Taiwan perder os laços com os EUA é quase de imediato anexado (efetivamente) pela China. E a seguir temos o que? É que nem chips, nem discos duros, nem quase nada, já que muito, mas mesmo muito é produzido lá. E nos EUA quase nada ou mesmo nada em algumas gamas de mercado importantes.
    Podem sempre voltar à idade da pedra, já que este tipo ainda não saiu de lá.

    1. Avatar de mail
      mail

      Ele na verdade não está ralado com taiwan. Ele não percebe, nem quer perceber que, muita da força dos eua também está nos aliados que tem pelo mundo, nas bases militares nesses países aliados que funcionam como postos avançados. Ele só está interessado numa coisa, dinheiro. Afinal de contas foi este tipo que enterrou os restos mortais de uma das mulheres num dos seus campos de golfe para pagar menos impostos, é ele que varias vezes fez observações de teor sexual em relação a uma das filhas. Um tipo asqueroso, nem os filhos o suportam apesar de não serem diferentes dele.

  3. Avatar de NãoEstouVer
    NãoEstouVer

    Este está reladinho com uma 3º Guerra Mundial

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Tens que fazer melhor que essa não pega aliás foi um dos poucos presidentes a não se envolver em guerras.

      1. Avatar de Zé

        É quem nem para isso serve.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Ainda ao menos que é um facto que não dá para enganar as pessoas, não começou nenhuma guerra nem apoiou nenhuma guerra nova é esse o currículo do Trump enquanto Presidente.

          1. Avatar de Zé

            Eu também nunca comecei nenhuma guerra. E segundo o mesmo, o Putin também não.

          2. Avatar de X
            X

            Se é para fazer favores a ditadores é melhor que se diga: Morte à paz!

          3. Avatar de Contador
            Contador

            Estes gajos são todos iguais, A favor de genocícios, check, extrema direita, check, roubo de propriedade alheia, check. Mais piadas vá, mas não podes fugir do asco que és. O orgulho desta espécie de humanos…

          4. Avatar de SVR
            SVR

            Lol foi dos que fez voltar mais tropas para casa mas isso nao faz dele um santo. Ele em dois anos ja tinha mais ataques aereos do que a administraçao Obama teve em oito…

            https://www.businessinsider.com/trump-afghanistan-airstrikes-increased-civilian-deaths-by-330-since-2016-2020-12

            E mesmo essas retiradas têm que se lhe dia. Caso maior, o Afeganistão. A maior parte da culpa vai para os próprios afegãos que se puseram a dormir á sombra enquanto os americanos patrulhavam o seu pais, mas sair do pais daquela maneira, e deixar que os terroristas dominem o pais e o façam retroceder uns 500 anos também é um pouco dubio

      2. Avatar de X
        X

        A guerra do trump é mesmo contra a democracia e direitos do trabalhador e Humanos e das alterações climáticas que por sua vez conduz a mais guerras no futuro, coisa pouca…

        1. Avatar de P. Lopes
          P. Lopes

          Democracia ? É uma figura de estilo , Alterações climáticas ? Que sempre existiram … Direitos Humanos para quem se comporta pior que um animal …

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não se envolver em guerras? Isso é para rir? Pode ser dos poucos (porque existe outro) que durante o seu mandato nenhum conflito escalou…dai a não esteve envolvido em guerras… Se não me engano, só na Siria enfiou 60 mísseis de uma vez uma altura. Também se pegou com o norte coreano com quem acabou depois por ter um “bromance” que também correu mal visto que o objectivo dele foi falhado e nunca deu em nada.

      4. Avatar de RicM
        RicM

        O assassínio do General Iraniano foi apenas uma piada de mau gosto (https://en.wikipedia.org/wiki/Assassination_of_Qasem_Soleimani)
        A retirada do acordo nuclear com o Irão também foi uma jogada de paz, claro. (https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_withdrawal_from_the_Joint_Comprehensive_Plan_of_Action) Apoiada por Israel e Arábia Saudita, sem pestanejar.

      5. Avatar de Silva
        Silva

        Não precisa. Basta-lhe armar a confusão e depois os outros que se entendam.

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Se não é um encorajamento à China para ocupar Taiwan, não sei o que seja. Burro que nem uma porta e um perigo para o mundo, se for eleito.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Do teu ponto de vista. O mundo nunca esteve pior como está agora tirando a crise dos misseis cubanos. com O biden e a Kamala o mundo está de facto muito mais instável do que a ultima presidência do Trump.

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        É que o engraçado é isso @Técnico Meo, é que aqui o Ventura nunca foi presidente, então pensam que o mundo vai acabar se tal acontecer, enquanto na América já aconteceu e o Pais nunca teve tão bem em tantos anos com o Trump… Como é possível virem ainda com estas histórias do século passado????

      2. Avatar de Aves
        Aves

        Pode sempre piorar. Basta que Trump seja eleito.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Olá @Aves

      3. Avatar de Contador
        Contador

        São todos um bando de psicopatas. Uns contra que os russos continuem a dizimar nações, ainda que eles mesmos sejam responsáveis pelo mesmo, o outro super amigo dos russos e não quer nem saber se nos países amigos está um tarado tipo hitler a dizimar pessoas. Mas há algum desses políticos que se aproveite? É muito lindo dizer que quer acabar com a guerra na ucrânia quando é a favor do roubo de propriedade alheia. Mas quer acabar com a guerra. Claro. Politicos…

      4. Avatar de RicM
        RicM

        O mundo está como está também devido ao Trump. O Biden é sem dúvida um sionista mas foi o Trump que estimulou (leia-se, financiou) a Ucrânia a mexer-se em direção à OTAN. Logicamente que o Putin não poderia permitir tal jogada de poder perto dele. Ora veja-se o que os Estados Unidos fizeram a Cuba e a tantos países da América do Sul quando estes se desviavam da sua esfera de poder.
        Depois dos americanos saírem do Afeganistão – visto que já tinham “chupado” aquilo tudo – o complexo militar precisava de arranjar outra maneira de vender as suas armas e munições. Parece que o 7 de outubro caiu do céu.
        Como disse, o Biden é um sionista, a Kamala, casada com um judeu, pelo que qualquer esforço para interromper o genocídio em curso é fumaça. Israel continua a fazer o que lhe apetece até porque sabe que ajuda o Trump nas eleições, e este já disse que ainda quer ajudar mais Israel. O Bibi está à espera que Trump seja reeleito para marchar pela Cisjordânia e fazer o que desejam muitos judeus: “matá-los todos”.

      5. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Não foi o Biden nem a Kamala que invadiram o Capitólio por não aceitarem que perderam as eleições. Foi o admirador do Putin chamado Donald Trump. Agora está a usar o outro admirador do Putin chamado Elon Musk.

      6. Avatar de MLopes
        MLopes

        como é que consegues ter a lata de fazer uma afirmação como essa “o mundo nunca este pior como está agora” que é precisamente o oposto do que a realidade e os números mostram?!
        ou tens um descaramento maior que o mundo ou um nível de desconhecimento do mesmo calibre.
        nunca leste rutger bregman, entre muito outros, pois não?

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          A arrogância pode ser uma faca de dois gumes. Presumir a cultura geral e profissional de terceiros sem saber, faz que comentários como o seu caiam no ridículo. Esse autor não o sigo, nem estudo por questões de repudio intelectual. Nem François Fanon nem outros lixos marxistas. Por outro lado, toda a obra do nosso Saramago está lida e ali na estante, assim como Marx ; Nietzsche, Kant , Schopenhauer, Marquez, Damásio, Gerald Edelman, entre outros mais contemporâneos ou específicos de economia e Historia. Tente ler algo fora da sua bolha, os seus pathways neuronais vão agradecer as novas ligações.

      7. Avatar de Silva
        Silva

        Será. Olhe que não. A arrogância e não só NUNCA foi boa para ninguém. E este tipo tem muito disso e não só.

    2. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Ele já foi eleito presidente, e com melhores resultados que o obama e biden por isso não sei que perigo para o mundo é esse. Aliás ele não começou qualquer guerra enquanto o Obama começou e ganhou um nobel da paz por isso…. Então faço-te a pergunta, quem é o perigo mesmo???

      Menos inflação, 0 guerras, menos desemprego, casas mais baratas… Que perigo certo? Para os parasitas no Governo talvez.

      A América não é Portugal, onde fazem das pessoas bichos papões nos média e todos acreditam.

      1. Avatar de Silva
        Silva

        O perigo é a INSTABILIDADE MENTAL.

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      E twain está armadissima até aos dentes, só peca por ser muito pequena e esse facto está a impedir a expansão do seu exercito. A china se invade militarmente Twain vai ter baixas pesadissimas. Os acordos internacionais mantem-se para proteger a ilha. Burro, é quem ainda não pensou em desmobilizar a indústria dos semi condutores dali para fora; se cai nas mãos da china o problema ganha magnitudes muito maiores. Mas eu percebo que não tenhas este instinto para perceberes estas projeções.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Pensei que sabias – sem a assistência do pessoal e das peças da ASML e de abastecimentos que vêm de fora, o equipamento da TSMC para fabrico de chips avançados para ao fim de pouco tempo. A China sabe.
        Construir fábricas de chips avançados nos EUA é o programa em que os EUA têm gasto rios de dinheiro e a que Trump diz que se opõe. E acrescenta a bocarra de Taiwan ter roubado a indústria dos chips aos EUA. Sabe que não é a política externa que elege um presidente dos EUA – mas apresentar-se como um grande defensor do emprego e da tecnologia nos EUA rende votos.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Estás a subestimar a capacidade da china em resolver isso muito rapidamente. Só precisam mesmo de encontrar alguns pontos de produção ainda intactos. Lei de Murphy. Se pode correr mal, vai correr mal. Deslocalizar a produção para um sitio mais seguro é completamente racional. Isso não invalida a aliança militar e o acordo de defender a ilha. Simplesmente é uma forma de proteger o segredo e a economia. Cada vez que a Nvidia, Intel entre outras tremem, os mercados baseados em sp500, que são quase todos vão abaixo, e não é pouco. Quanto á assistência do pessoal, dizia um comunista no séc passado que o poder provem de um cano de uma espingarda apontada á cabeça de alguém. Continuas ingénio.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Ainda não leste nada foi sobre os “Xi-coração” de Trump a Xi Jinping.
            Pesquisa por “Trump love Xi Jinping” ou parecido. Os autoritários/ditadores gostam muito uns dos outros.
            Depois pesquisa por “China Taiwan $2bn US” (2 billion dollars), valor do acordo militar dos EUA com Taiwan assinado há poucos dias entre a administração de Biden e Taiwan.

          2. Avatar de Silva
            Silva

            Por vezes julgamos que estamos bem informados. Mas a realidade é outra.

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu não teria dito melhor!

  5. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    O Sporting também “acusa” de lhe roubarem o treinador 🙂

    1. Avatar de GM
      GM

      É um roubo bem pago.

  6. Avatar de mail
    mail

    Este é aquele gajo que diz a boca cheia america first, diz estar muito preocupado com os empregos na américa mas depois as bíblias que ele vende com a marca trump são made in china, os tênis trump made in china, o relógio também made in china, até o merchandise da campanha onde diz america first é todo ele feito na china. America first my *ss. Mas basta olhar para a sua base de apoio para perceber algumas coisas.

    1. Avatar de X
      X

      Temos que saber traduzir America first por bolsos dos ricos cheios depois algumas migalhas fazem trickle down.

  7. Avatar de MataPorcosDoPunjab
    MataPorcosDoPunjab

    Grande homem (ele mede quanto ? 6 pés ?) o bicho é grande… e mau.

  8. Avatar de Profeta
    Profeta

    Qual e o problema do trump afinal ? E a outra candidata sera melhor ?

    1. Avatar de X
      X

      Querias um trump desta vida como patrão?

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Tenho de perguntar de novo ou vais responder de novo com outra pergunta ?

        1. Avatar de X
          X

          Faz o exercicio de imaginares que trabalhas para o trump, pensa pela tua cabeça de modo objectivo e terás a resposta ou queres a papinha toda feita?

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            X nao comas tudo o que a comunicacao social te vende. Faz la um exercicio tu es capaz. eu nao estou a favor nem de um nem de outro, porque qualquer presidente so esta atras de poder e manter as relacoes comerciais. Agora nao me venhas e defender um em prol do outro porque ninguem sabe o que esta para vir. Isto e conhecido por todos. Estas guerras e guerrinhas ja estamos nos fartos de saber que sao estrategicas. Ou queres que continue a permanecer a guerra Ucrania vs Russia ? Adivinha a primeira coisa que Trump ira fazer se ganhar as eleicoes consegues adivinhar ? Faz la um esforco, sei que consegues.

          2. Avatar de X
            X

            Relativizas as coisas de tal maneira que parece que o trump e a kamala estão no mesmo plano, é falso e nem é preciso ser génio para perceber isso.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      ora deixa ver: lunático, provavelmente com uma doença mental, dominado por duas religiões a que o faz acreditar de forma doentia em coisas imaginárias e agir e viver em função disso e a do dinheiro, belicista disfarçado, homofóbico, xenófobo, direitos humanos nem sabe o que é, misógino e a lista com dezenas de adjetivos, todos negativos, e exemplos vários que demonstrariam à saciedade a veracidade de cada um deles.
      isto não quer dizer que algum presidente dos eua tenha sido ou venha a ser inocente em muitas destas matérias, sabemos que a loucura dos eua é mais ou menos generalizada, mas este tipinho acumula um rol impressionante e perigoso, que é o pior

  9. Avatar de mail
    mail

    Até onde vai o desespero destes palhaços, por um lado diz isto https://x.com/RonFilipkowski/status/1851285290515619979 por outro temos isto https://x.com/marceelias/status/1851300500580573386 acusam os outros de interferência quando na verdade são eles a interferir com o processo eleitoral.

  10. Avatar de Ddt
    Ddt

    Este gajo parece que é a favor da China atacar Taiwan…..pelo menos com ele já vi que os USA se vão afastar de Taiwan…deixando a porta aberta à China ….mas se a China atacar ,as fabricas a que eles tanto querem deitar a mão param de produzir …acho que li em qualquer lugar que aquilo está preparado para ser desligado por comando à distância…

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Falou-se nisso – que as máquinas mais avançadas da TSMC, fabricadas pela ASML, tinham “kill switches” e que o governo holandês sabia. Um senador dos EUA disse que os EUA destruiriam as fábricas da TSMC em caso de invasão. O presidente da TSMC, quando abertamente se andava a falar em invasão, veio dizer uma coisa muito simples – sem a assistência técnica e manutenção da ASML e fornecimentos do exterior, as máquinas avançadas da TSMC/ASML param ao fim de pouco tempo. Ou seja, se é para obter as máquinas mais avançadas que a ASML está impedida de lhe vender, não é através da invasão de Taiwan que a China as consegue.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        É MUITO mais simples deslocalizar, como te tinha dito. Assim, a china vai invadir só porque sim, porque assim toda gente vai ver que é pior que Putin. Se estás fixado que o Trump vai deixar a china invadir, desengana-te. Ele vai escalar o exercito Norte-americano como nunca. Se pensas que ele é amigo da china, desengana-te. Este não é o papalvo do Biden. Este sabe jogar na alta esfera, ao contrario do desastre de Biden. O Putin testou a paciência dele na Siria, com as Wagner a atacar ás abertas uma base Norte-americana. Passadas 6 horas só sobraram meia dúzia de russos. A historia não é muito conhecida.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Que ingénuo que tu és. Jamais Biden, Kamala ou Trump entrariam em guerra com a China se invadisse Taiwan. Isso está bem explícito na diplomacia e na doutrina militar dos EUA.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Veremos Mestre Aves. Nada que um ou dois shows offs ao lado da ilha não demova a china. E no ar uns belos 20 F-22 e mais um punhado de F-35 devem fazer a festa.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Até a Rússia, que vai por soldados norte-coreanos a combater na Ucrânia, tem o cuidado de dizer que está de acordo com direito internacional – que há um tratado de assistência mútua entre Rússia e a Coreia do Norte que permite a um dos países enviar tropas para outro.
            Não há qualquer tratado militar ou outro entre os EUA e Taiwan que levasse os EUA a defender Taiwan em caso de invasão da China. Coisa diferente é vender-lhe armamento, que é o que tem feito (o último contrato foi de 2 mil milhões de dólares, que deixou a China furiosa).
            Acho que confundes Trump com o Rambo 🙂

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            TRA de 1979. Larga o chat GPT . Promete muito mais que armamento. O que a ti parece ambíguo, eu vejo como um tratado sólido de defesa com décadas de existência e provas dadas. O Trump tem os seus defeitos, fez erros e os fará nesta nova presidência, mas mesmo com isso tudo será muito melhor chefe de estado do que a Kamala. A mulher simplesmente não tem perfil. Aceita que dói menos mestre Aves

          4. Avatar de Aves
            Aves

            Não é tratado nenhum. É uma lei dos EUA. Compromete os EUA a fornecer meios de defesa a Taiwan mas não a intervir em caso de ataque da China.

          5. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Isso é uma interpretação pessoal tua. Eu interpreto de outra forma. Assim, cada um fica com a sua, 45% para ti, 45% para mim, 9% para o IRS, 1 % para a PPware.

          6. Avatar de Aves
            Aves

            Em todo o caso, lê as recentes declarações de Trump sobre Taiwan, ao mesmo tempo que acusa de ter roubado a indústria de chips.
            “Taiwan deve pagar pela sua defesa”, ou seja, compre-nos e pague as armas para se defender – que, de resto, é o que tem acontecido. Nem a mais pequena palavra de apreço por Taiwan, quanto mais uma promessa de defender – esses ladrões da indústria de chips americana.

          7. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Confundes floreados politicos com a dura realidade: -Ele segue o principio de pagador, utilizador. Espero que ele faça o mesmo com a Nato. As melhores lições da vida são os baldes de agua fria. A Europa tem de acordar; os monstros não desapareceram com o virar do milénio. E não se combatem com palavras neutras e bonitas. Eu escrevo-te algumas respostas, nunca com o intuito do bota abaixo, percebe. Concordo inclusive até com muitas das tuas referencias; quando a informação está correcta, tem de ser promovida, não importa de onde provenha- sempre foi o meu lema de vida e de trabalho.

          8. Avatar de Aves
            Aves

            Isto não são floreados – 2/3 dos inquiridos nos “swing states” dizem que Trump não vai aceitar os resultados eleitorais se perder.
            É bem possível que o 06/01/2021 seja uma brincadeira comparado com o que se vai passar.
            Quando, aqui há uns anos, a diferença entre democratas e republicanos era semelhante às diferenças entre o PS e o PSD, muita coisa mudou, nos USA e no mundo.

          9. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Muito drama por uma vitória já anunciada . Relaxem, nem o mundo vai acabar nem o homem é um monstro. Provavelmente a inflação irá baixar um pouco. de Resto, 90% das pessoas do mundo não vai notar diferenças na vida pessoal a não ser quem vive de drama stories.

  11. Avatar de João
    João

    Enfim este marmejo é um verdadeiro estupido!

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A culpa não é da TSMC, mas sim dos EUA que se deixaram dormir à sombra. Deslocalizaram a produção de semicondutores avançados para o oriente, a TSMC inovou e conseguiu ser o player #1 no mercado. Aliás, os EUA precisam muito da TSMC para produzir chips utilizados em equipamento militar, não me parece que possam prescindir deles. No entanto a TSMC está a construir uma grande fábrica por lá, mas ainda vai demorar uns bons anos até estar operacional.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      E nos EUA empresas como a INtel eram capazes de fazer o mesmo que a TSMC?
      A grande conquista da TSMC, dita pela própria, é: ter engenheiros com uma dedicação à empresa que não há em mais lado nenhum e ter criado uma cadeia de suprimentos, essencialmente na própria Taiwan que não é possível encontrar construindo uma fábrica fora, por exemplo nos EUA.
      Mas sem as máquinas litográficas EUV da ASML a TSMC não fabrica chips avançados.

  13. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Business Insider.
    “BlackRock’s Larry Fink says the US election ‘really doesn’t matter’ for markets”
    “He said that BlackRock works with both administrations and is “having conversations” with both Vice President Kamala Harris and Republican nominee Donald Trump.”

  14. Avatar de Ras'al'Gul
    Ras’al’Gul

    “The global semiconductor industry is dominated by companies from the United States, Taiwan, South Korea, Japan and the Netherlands, with Israel and Germany having significant presence in the field.” – Good luck, dumbass!

  15. Avatar de mesmo
    mesmo

    Durante o covid, disse ser muito eficaz a utilização de lixivia para combater o virus, duas dezenas de pessoas experimentaram. Mais tarde diz ele que, aparentemente devia ter dito ser utilizado só como agente de limpeza, não para ingestão. Até aqui…podiamos dizer que foi infeliz e caricato, mas quando ele se vira para trás e pergunta a um dos médicos “é assim certo?”, pronto diz muito do eleitorado dele e dele…As alternativas não são das melhores que já se viram, mas isto? Isto é só estupido.

    1. Avatar de mesmo
      mesmo

      Ainda descrevi a coisa de forma “light” mas na verdade além do anterior lembrei-me da outra pérola de injectar o anterior descrito misturado “de alguma forma com desinfectante/como desinfectante”.
      https://www.publico.pt/2020/04/24/mundo/noticia/trump-sugere-injectar-lixivia-tratar-covid19-matar-virus-tambem-doentes-1913694
      Cá está, estupidez básica (uma das várias).

      Agora indo para o tema, têm é de investir em ter o desenvolvimento dos chips de topo pelo Ocidente, tanto na Estados Unidos como na Europa, esta “dependência” de taiwan pelo que se vê é uma bomba relógio.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      mesmo, quer ouvir outra boa?
      O Covid não se podia apanhar dentro de um avião porque as pessoas estavam todas viradas para a frente.
      Isto diz muito do eleitorado Tuga, do qual vc faz parte, não é assim?
      Quem disse a frase memorável acima foi a Graça Freitas, do Partido Sinistro, com sede da quadrilha no Largo Das Ratazanas.

      Nós, que somos uns atrasados, uns pobres, na cauda da Europa cada vez mais isolados, a dar lições de moral aos eleitores de outros países.
      Isto só visto…

  16. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    É muito simples… Trump presidente = Russia e China à vontadinha para fazerem o que quiserem no mundo. Kamala presidente = Europa ainda pode respirar mais uns anos… De qualquer das formas, seria interessante a Europa deixar de debater tudo e mais uma coisa e começar a entrar mais em ação, criando finalmente um exercito comum.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Não dá, pois é gerida por burocratas e snowflakes, nem daqui a 30 anos estaria pronto o exercito. Depois outro problema é a língua, houve um total de desinvestimento nas línguas no ensino, imensos jovens a chegar ao ensino superior a articular muito mal o inglês ou nunca ter tido, por terrem andado no ensino profissional. Malta nascida em 70, 80, 90 em PT sabem falar e ler muito melhor inglês do que estes jovens de agora. Há países europeus que nem existe o inglês no ensino.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Técnico, só falta dizer que, regra geral, é muito difícil recrutar pessoal para se juntar às forças armadas.
        Veja o que se passa por cá… Tem dois soldados e para cada um deles tem dois Generais que não generalizam nada.

        Em França então é um caso problemático dado que boa parte da juventude é de origens, digamos, complicadas, que de França apenas quer o guito.

        PorcoDoPunjab, mesmo nesta idade de 50 e muitos, podia ir para Sniper porque disfarço-me muito bem no meio do mato.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Passei por lá em RV 2 anos, uma boa escola; fazia falta a muitos destes miúdos de agora. Já agora, não é sniper, o termo corrector é ” atirador “. Boas batidas, atenção não estiquem as portas senão passa a zunir por cima de alguém heheheh

      2. Avatar de Silva
        Silva

        TÉCNICO MEO.
        Bem se for técnico não deve de ter muito que fazer. Ahahahah.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Vou cortar-te a fibra vou vou heheheeh. Abraço

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Azeiteiro, viu a China e Rússia fazerem o que querem durante o mandato dele?
      A sua bola de Cristal está a funcionar mal.
      Hora da revisão anual…

      Criar um exército comum? Com que gente e com que dinheiro?
      Nós podemos mandar Generais, Almirantes, Brigadeiros e sei lá mais o quê porque disso temos às pazadas.
      Agora pessoal para o trabalho duro.. esqueça lá isso, não há.

  17. Avatar de LA
    LA

    Não passa de um jumento, que só olha para o próprio umbigo.

  18. Avatar de JC
    JC

    Não sou pro-democrata… mas diria que este republicano tem algum atraso mental….será?

  19. Avatar de PJA
    PJA

    Afirmação completamente idiota, mas está ao nível da pessoa que é.

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Será? Olhe que não.

  20. Avatar de Luís
    Luís

    3% dos apoiantes do Trampa são os multimilionários que pensam que vão ganhar muito com a presidência dele; o resto são os burros que gostam de colar cartazes e bater palmas.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Luís, sim, porque os multimilionários vão ficar pobres se a Kamela ganhar.
      Mas que tristeza…. Vc ainda não percebeu quem manda, pois não?
      Quem é que anda a dar milhões para a campanha dela? São os pobres, deve ser…

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Há que respeitar as opiniões de todos.