Desempenho da gráfica AMD RX 7900 XTX é 30% superior à GeForce RTX 4080

12 Comentários

Depois que acabou a espera da revelação das placas gráficas da nova geração, chega agora a altura de ficarmos a conhecer qual é verdadeiramente o poder destes novos produtos.

Como tal, surgiram agora novos testes que mostram que a nova GPU topo de gama Radeon RX 7900 XTX da AMD apresenta um desempenho 30% superior ao da GeForce RTX 4080 da Nvidia.

Desempenho da gráfica AMD RX 7900 XTX é 30% superior à GeForce RTX 4080

AMD RX 7900 XTX é 30% mais rápida que a RTX 4080

De acordo com os novos testes relativamente ao desempenho das placas gráficas em ray tracing, a nova Radeon RX 7900 XTX da AMD apresenta resultados praticamente sempre acima da GeForce RTX 4080 da Nvidia. Em termos quantitativos, falamos de um desempenho 30% superior da gráfica da AMD comparativamente à da Nvidia.

O teste foi realizado em seis jogos diferentes, nomeadamente Call of Duty Modern Warfare 2, Watch Dogs: Legion, Assassins Creed Valhalla, God of War, Red Dead Redemption 2 e Cyberpunk 2077.

Pela imagem abaixo verifica-se então que a nova gráfica da AMD bate a RTX 4080 em praticamente todos os jogos, igualando apenas no Red Dead Redemption 2. Já relativamente à topo de gama da Nvidia, a GeForce RTX 4090, a RX 7900 XTX fica atrás, apresentando um desempenho semelhante apenas em Call of Duty: Modern Warfare 2 e Cyberpunk 2077.

O valor dos testes está em FPS, portanto quanto maior a barra, maior a taxa de FPS e, consequentemente, maior desempenho apresenta determinada GPU.

A AMD RX 7900 XTX vai chegar ao mercado a 13 de dezembro com um preço recomendado de 999 dólares. Já a GeForce RTX 4080 da Nvidia chegou às lojas neste mês de novembro e o preço tabelado pela marca é de 1.199 dólares. Ou seja, temos aqui um possível cenário, que deve ser comprovado por outros testes, em que uma GPU mais barata consegue um desempenho 30% superior.

Resta-nos aguardar pela divulgação de mais testes como forma de definirmos melhor a apreciação entre estas novas gráficas de peso.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Quer uma quer outra, têm um gasto de energia muito acima do que deveriam ter!

    1. Avatar de MegaDrive
      MegaDrive

      É fazer uma puxada direta só para o pc tá feito.

  2. Avatar de Mouro
    Mouro

    Porque não lançam então uma placa grafica melhor que a RTX 4090 ?

      1. Avatar de Filipe Rafael
        Filipe Rafael

        “AMD pode ainda estar a preparar a gráfica que vai matar a RTX 4090 TI”
        Bingo! já matou 😀

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Para gastar ainda mais energia! Qualquer dia é preciso ter uma central em casa só para alimentar a placa gráfica! lol

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        Mas como é que queres ter cada vez mais desempenho e não ter maior consumo de energia, não existe milagres, a tendencia será sempre para ser necessário ter fontes de alimentação cada vez mais potentes para alimentar os requisitos das novas gerações de cpus e gpus. Nos desktops até nem me faz confusão, mas nos laptops depois torna-se necessário andar com um tijolo atrás o que se torna chato…

  3. Avatar de mamba
    mamba

    Fico contente de ver a AMD a conseguir acompanhar a nvidia. Qualquer competição é sempre bom para os consumidores.
    Não chegam ao nível da 4090 mas também ninguém no seu prefeito juízo compra uma aberração daquelas…

  4. Avatar de z-life
    z-life

    Quando ligarem o RT esses +30% passam para -30%

  5. Avatar de TS
    TS

    Leram o que escreveram? E depois apresentam um gráfico com RT off!?!?!?
    “De acordo com os novos testes relativamente ao desempenho das placas gráficas em ray tracing, a nova Radeon RX 7900 XTX da AMD apresenta resultados praticamente sempre acima da GeForce RTX 4080 da Nvidia. Em termos quantitativos, falamos de um desempenho 30% superior da gráfica da AMD comparativamente à da Nvidia.”

  6. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Para Portugal fica tudo na mesma.. eles metem o preço a 999 dólar e elas chegam cá de 1220 a 1500 €.. é a treta do costume.. por isso não esperem que seja a AMD a fazer o milagre..!!

  7. Avatar de Luis
    Luis

    A NVidia altera o nome da RTX 3090 Ti para RTX 4070 Ti e a AMD faz o mesmo com a RX 6950 XT, por um preço mais baixo.