Descubra os cinco equipamentos que consomem mais energia em standby

10 Comentários

Com a energia a preços elevados, importa garantir que os consumos realizados ficam no mínimo possível. A contrariar esse movimento, temos em casa equipamentos que estão constantemente a consumir, mesmo quando estão parados. Descubra os cinco equipamentos que mais consomem energiaem standby.

Equipamentos energia consomem standby casa

Equipamentos que consomem mais energia em standby

A gestão dos consumos de energia numa casa não é uma tarefa simples. Há equipamentos que temos de ter permanentemente ligados e que estão a consumir, ainda que o proveito que trazem não seja o ideal ou sequer é útil para o consumidor.

Os que piores se comportam neste campo são os que estão em standby, à espera de serem necessários. Uma recente análise veio revelar quais são os cinco equipamentos que mais consomem energia em standby numa casa.

  • Impressora: 52,6 kWh/ano
  • Router: 35,0 kWh/ano
  • Sistema de música: 35,0 kWh /ano
  • Caldeira a gás: 27,2 kWh/ano
  • Altifalantes do tipo Alexa ou Google: 26,3 kWh/ano

Como evitar este comportamento na sua casa

Esta lista foi criada pela espanhola OCU (Organização de Consumidores e Utilizadores) que avaliou todos os equipamentos de uma casa padrão. O estudo focou-se nos consumos fantasma, ou seja, o que é realizado sem que o equipamento esteja a produzir nada para o consumidor, limitando-se a estar ligado à corrente.

Equipamentos energia consomem standby casa

Embora alguns desses dispositivos devam estar ligados de forma permanente, para que se possa tirar o máximo proveito deles, nem todos precisam. O caso da impressora ou do sistema de música é um exemplo, podendo ser desligados da tomada elétrica ou regulados através uma régua de energia.

A União Europeia acabou com o modo de espera dos eletrodomésticos graças à implementação de melhorias no design do produto. Esta recai não apenas nos eletrodomésticos, mas vai mais longe e olha para dispositivos com fonte de alimentação externa de baixa tensão, como um roteador Wi-Fi ou altifalantes sem fios.

O objetivo final é que até 2030 sejam poupados cerca de 4 Terawatt-hora, o que se traduz numa poupança económica de 530 milhões de euros. Resta aos fabricantes prepararem os seus equipamentos. Até lá, o ideal mesmo é desligar todos os equipamentos que não necessita e que estão com consumos elevados mesmo em standby.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    O Router preciso dele ligado 24/24 horas.

    Mas a impressora não fazia ideia…

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      O router nunca está em standby, está sempre a processar tráfego!!

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Impressora já nem uso disso, raramente imprimo coisas e quando realmente necessitava já os tinteiros estavam secos.
        Os frigoríficos e arcas congeladoras também consomem bastante

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Se a minha impressora gastar 52kWh por ano são quase dois meses do meu frigorífico a trabalhar em pleno.

          (Sim o meu frigorífico têm WIFI – não me perguntes porquê)

          1. Avatar de sdfgh
            sdfgh

            lol.. para tu conveniencia de certeza

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Por isso é que preciso dele 24/24horas…

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      De facto nao fazia ideia que uma impressora gastasse tanto em standbye…

  2. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Tenho 2 Alexas, estou lixado… O que vale são os painéis.

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Preço alto de eletricidade para quem quiser.. mudem para o mercado indexado enquanto for vantajoso. Quando deixar de ser vantajoso, mudem de novo.. é simples..

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    pergunta: O que considerem impressora em standby? estar com a luz acesa ou desligado pelo botao on/off?!?
    Pq a impressora com algum tempo ligado sem fazer nada ela desliga-se