Conheça as novidades do novo super router da Vodafone

142 Comentários

A Vodafone está, desde há uns meses, a instalar em alguns clientes o Smart Router, um equipamento que foi um dos primeiros no mercado com Wi-Fi de última geração (802.11ac). Além de muito elegante, este router traz 3 antenas de alto ganho que funcionam na banda dos 5Ghz e 3 antenas para a banda dos 2.4Ghz, garantindo assim a melhor cobertura e estabilidade do sinal.

A Vodafone enviou-nos este “tudo-em-um”, um router que permite termos em casa um autêntico centro tecnológico. Vamos então olhar de relance para este equipamento que é um router e um ONT com RF Overlay, para que possa ver Tv em todas as divisões.

Imagem do Smart Router Vodafone


O primeiro impacto com este equipamento é ao nível do design. De facto a Vodafone e a Huawei fizeram um trabalho muito bem conseguido, indo além do tradicional achatado, branco e um pouco sem graça. Esta é uma peça que fica bem em cima de uma secretária, de um móvel da sala ou em qualquer lugar.

Este router, segundo as informações da operadora, vem equipado com tecnologia Wi-Fi 11ac (AC1300) que permite obter velocidades 4x superiores, comparativamente a outros routers do mercado.

A suportar este incremento na velocidade estão 2 chipsets dedicados para o Wi-Fi + 1 chipset dedicado a processamento a 1 Gbps. E novo Smart Router oferece aos utilizadores a tecnologia Hipertasking de última geração.

Imagem traseira, das portas, do Smart Router Vodafone

O alcance  foi também substancialmente repensado e, este router, traz 3 antenas de alta performance para Wi-Fi 5Ghz e 3 para Wi-Fi 2.4Ghz. Tanto o alcance como a estabilidade do sinal são otimizados.

 

WPS e já está

Na parte superior do router existe um botão que ativa a funcionalidade WPS. Esta funcionalidade permite, por exemplo, emparelhar outros equipamentos como powerlines, etc.

File Sharing & Print Sharing

Com o File Sharing pode aceder aos seus conteúdos em toda a casa. Ligando uma penUSB ou um disco externo ao router Vodafone, tudo estará disponível dentro da sua rede e com toda a comodidade e segurança.

Mas o facto de ter uma porta USB traz outras vantagens. Com a funcionalidade Print Sharing, o utilizador pode imprimir a partir de qualquer parte da casa. Ligue a sua impressora à porta USB do router Vodafone e imprima.

 

Wi-Fi Exclusivo para amigos

Este router traz ainda outras novidades para assegurar que, na sua casa, poderá ter uma rede privada Wi-Fi e uma outra que pode disponibilizar aos seus amigos e convidados. No painel de controlo do router, poderá criar uma Guest Network exclusiva para os seus convidados, garantindo a segurança e confidencialidade dos dados da sua rede privada.

 

Área de gestão do router Vodafone

Tal como é simples tratar das partes dinâmicas ligadas ao Wi-Fi ou à partilha de ficheiros, também a configuração do router é simples.

Abra o browser e coloque o seguinte IP: http://192.168.1.1

Agora deverá abrir-se a seguinte janela de Login:

O Nome de utilizador e a Palavra-passe são Vodafone.

Estamos agora dentro da área de administração do router, onde há muita magia para fazer acontecer.

Na imagem em cima, o utilizador poderá ter acesso rápido aos principais menus que geram a rede Wi-Fi. Clicando nos vários aspetos gráficos mostrados, como no Wi-Fi, Internet, Dispositivos com fios, ou no USB, poderá rapidamente configurar, modificar e gerir estes parâmetros.

Dentro dos menus, contudo, há muitas opções para aumentar as funcionalidades e a utilidade deste router. O diagnóstico rápido não será necessário, a não ser que saiba o que está a fazer.

Nas informações do sistema temos um vasto leque de opções que iremos explorar e criar guias práticos de utilização em publicações futuras.

Temos vários relatórios que permitem identificar as entradas de dispositivos nas nossas redes, identificar o Mac Address, IP, nome do dispositivo e muito mais.

Nova App Smart Router

Mais fácil ainda é termos no nosso smartphone, Android ou iOS, uma app que assuma o controlo da Internet e Wi-Fi do Smart Router.

Com a app Vodafone Smart Router vai poder, entre outras funcionalidades, em qualquer lugar:

  • ligar e desligar a rede Wi-Fi de casa
  • alterar o nome e password de rede
  • alterar o canal Wi-Fi da rede
  • iniciar o WPS.

Homepage: Vodafone
Preço: Gratuito

Este é, sem dúvida, um router moderno, com a qualidade que qualquer utilizador tem direito a receber. Rápido, robusto e smart… muito smart!

Comentários

142

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de emac
    emac

    É pena não instalarem em zonas de fibra rural…
    Infelizmente continua a existir Portugal de primeira e segunda…

    1. Avatar de conhecedordotema
      conhecedordotema

      emac.

      A questão das fibras rurais é o seguinte:

      A fibras rurais a Vodafone e a NOS não tem autoridade sobre elas, simplesmente alugam fibras en backbone e só depois de passar por toda a rede do promotor da rede é interliga à sua rede. Por tanto a tecnologia utilizada tem de ser adaptada ao operador que fornece a fibra e não ao que a Vodafone ou NOS querem.

      Nunca terão o mesmo serviço os que se encontram nas redes do próprios operadores e os que se encontram em rede sub-alugadas.

      Mais te informo que se não fossem esses operadores a criarem fibras para depois alugarem neste caso à Vodafone e a NOS e não à MEO porque não aceitou, NUNCA terias internet por fibra em tua casa. Não se queixem tanto e deem graças por ter fibra de alguma forma.

      1. Avatar de johnny099a
        johnny099a

        Ui e ainda dizes que percebes… percebes algo sobre o tema, mas não tudo.

        É assim com a NOS e com a VDF porque estes operadores assim o quiseram! NO caso da MEO (onde já está implementada… e vai crescer durante este ano) o equipamentos são da MEO, logo o serviço que tens nas zonas rurais será o mesmo que terás nas zonas não ruruais ( salvo alguns locais com contratos especificos).

        1. Avatar de Antonio Guapo Costa
          Antonio Guapo Costa

          Assim o quiserem ponto e virgula… foram bem tramados quando surgiu a fibra. Pelo menos a Vodafone na altura foi tramada pela PT.

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Parece-me a mim que quem foi tramada foi a MEO, com a partilha da infra-estrutura de fibra…

      2. Avatar de José
        José

        Muito engraçado esse comentário, mas seria mais pertinente se todas as operadoras adequassem o valor que cobram aquilo que realmente oferecem a cada zona. E quando se submetem a esse tipo de vínculos ou acordos deveriam ser honestos. As coisas deveriam ser especificadas e trabalhar na base da honestidade e não da omissão. E nem todas as pessoas têm acesso a informação privilegiada… por isso todos têm direito a ver a sua opinião respeitada e esclarecida dentro das normas do respeito e boa educação…

    2. Avatar de slyzer
      slyzer

      podes sempre pagar a instalação 😛

    3. Avatar de diogo
      diogo

      Eu tenho fibra rural e já começam a instalar, em 2019. aahhaha

  2. Avatar de JoaoN
    JoaoN

    E este router vem com o pacote normal deles de tv net e voz?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Sim, eu até era cliente antigo e substituiram sem custos (nova fidelizacao)

      1. Avatar de David
        David

        Olá Ricardo . Tentei fazer o mesmo só que disseram-me que a minha mensalidade ia subir num total de 10€ por mês. Não percebo porquê!

        1. Avatar de RuiRod
          RuiRod

          Boas David, com o router actual as velocidades de internet correspondem ao que está contratado? No meu caso só via ligação por ethernet é que conseguia ter valores próximos dos 100Mbs de download e upload. Para além de tudo, para ter cobertura em todo o apartamento tenho que usar um conjunto powerline da devolo com um terminal em wifi, no entanto tinha muitas quebras na ligação à internet, “via powerline”. Reportei o que se estava a passar e substituíram equipamento pelo smartrouter. Agora até por wifi tenho os 100Mbs no telemóvel, cobertura do router abrange praticamente todo o apartamento, no entanto, mantenho os powerline a funcionar sem qualquer stress.

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Interessante o ponto de te veres livre do ONT, é o ponto mais positivo, pena ainda não estar ao nível do RT-AC88U mas já estiveram mais longe.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Em casas mais antigas sem ited juntar ont e router pode não ser propriamente melhor. Pode até implicar mais cabos e furos nas paredes

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        E com o ited o router fica num buraco fechado e começam a ocorrer dificuldades wifi

        1. Avatar de Marcos Silva
          Marcos Silva

          pegas num switch de 30 euros metes la no buraco…
          o resto metes na sala o router agora neste caso o sinal da casa bnc vai sala ate quadro ited depois amplificador 20 euros e distribui pela casa.
          podes fazer power line podes fazer tanta coisa hoje em dia.

          1. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            @Marcos Silva, o intuito para mim é ver livre de equipamentos e cabos, por isso entendo o que o Tecnico e o Francisco querem dizer.

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Neste caso um switch de 30€ não serve, o smart router da Vodafone é um all-in-one(ont+router).

        2. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          Bem visto @Técnico Meo, não me tinha lembrado desse pormenor, mas não há possibilidade de estender a entrada do cabo fibra?

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Sim. Mas o problema será sempre o rf, e as exigências do cliente em casas velhas. Muitas televisões, a casa se não tiver nadinha que se aproveite vai parecer um coador

    2. Avatar de Diogo Pereira
      Diogo Pereira

      Acho que comparar um router que é “dado” com um router dear 250+ euros não faz qualquer sentido, é óbvio que vai ficar sempre atrás.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pub 🙂 Miguel, fazemos a todos, não é pub é tecnologia. Mas não sei se perceberá isso 😉

      1. Avatar de Juca
        Juca

        ele percebe e nós tambem 😉

      2. Avatar de Charles
        Charles

        Pegando nesse ponto, seria muito interessante ver um comparativo entre os principais operadores, ao nível dos routers e das boxes de TV.
        Obrigado

        1. Avatar de Charles
          Charles

          Faço essa sugestão, porque tenho nos FTTH 100Mbit e tenho um router e uma box tv, que são ambos do século passado. É uma frustração ver TV com aquela box, cujo comando mais parece um vibrad0r!
          Tive Vodafone ADSL e era mil vezes melhor… Literalmente!
          Cumps

          1. Avatar de bmalha
            bmalha

            Só tens uma solução qd acabar a fidelização volta para o ADSL =D

        2. Avatar de Charles
          Charles

          Faço essa sugestão, porque tenho nos FTTH 100Mbit e tenho um router e uma box tv, que são ambos do século passado. É uma frustração ver TV com aquela box, cujo comando mais parece uma nave!
          Tive Vodafone ADSL e era mil vezes melhor… Literalmente!
          Cumps

      3. Avatar de nomadewolf
        nomadewolf

        Fora o aspecto, que é de facto muito bom, não vejo nada neste router que tanto o router que a MEO que disponibilizou como os que eu comprei, não façam…
        E na qualidade de Eng.º Informático, a nível de tecnologia, também não vejo absolutamente nada digno de um artigo.
        Se este router vale a pena um artigo, então você tem muitos artigos para escrever…

      4. Avatar de João
        João

        tenho bastante packet loss… vou dar reset ao modem a ver no que dá, já que com este post descobri onde é

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Miguel,
      que façam publicidade ao que é bom! Saturado estou eu, de ver a mesma à concorrência “meo” que, por experiência, própria e partilhada, está a 10 anos de distância a nível de qualidade. Falo principalmente com o trato aos clientes, independentemente do dia e da hora, somos “assaltados” pela necessidade de obter lucro. Desde falta de transparência nas facturas, cobranças indevidas, imposição da própria filosofia.
      Quem está, ou esteve, na meo sabe do que partilho. Na presente data, a Vodafone merece esta minha divulgação, fruto da satisfação como 6 anos de cliente.
      Obrigado à pplware, que independentemente do próprio patrocínio, continuem a dar atenção às restantes operadoras, principalmente Vodafone. A exploração das funcionalidades dos routers, segurança, etc.

      1. Avatar de TP
        TP

        MEO?????? NUNCA MAIS!!!!!!
        JAMAIS COMO SE DIZ EM FRANCÊS, BANDO DE LADRÕES
        RECLAMEM COMO EU FIZ, MAS DIRETAMENTE À ANACOM, QUE VALE A PENA, DEVOLVEM O QUE COBRARAM A MAIS E NEM PIAM

        1. Avatar de Jasl
          Jasl

          Anacom?
          Comigo mandaram-me para o Tribunal porque não podiam obrigar a Meo a devolver os mais de 100 € que me cobraram a mais.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só é pena é que os antigos clientes fiquem a”chuchar no dedo”, ficando mes após mês com equipamentos que começam a ficar obseletos sem opção de troca por estes novos. “Pedimos desculpa, mas estes equipamentos são só distribuidos para os novos clientes”

    1. Avatar de André Scala
      André Scala

      Diz que vais mudar de serviço e agenda o cancelamento que vais ver que tens os equipamentos todos 😉

    2. Avatar de André Neiva
      André Neiva

      Eu sou cliente e vieram-me instalar o novo equipamento. Claro que só substituem com renovação e nova fidelização de 24 meses..

    3. Avatar de Bruno Aguiar
      Bruno Aguiar

      eles trocam por um novo sem custos. nem que te enganes no transformador sem querer e ligues p la a dizer wue deixou de funcionar do nada….

    4. Avatar de AS
      AS

      A minha fidelização acabou neste Janeiro. Sugeriram nova fidelização de 24 meses e com isso mais uns descontos em box’s e este novo router. Mudar até mudam, mas tem sempre contrapartidas – não há almoços grátis.

  5. Avatar de Shadow
    Shadow

    Na verdade, a app só permite desligar o wifi. Se eu desligo como é que o telemovel vai comunicar com o router novamente para o ligar? DDNS?

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      O acesso ao router pela App pode ser feito por rede movel também.

      1. Avatar de Shadow
        Shadow

        Pronto, então é como no meu AC88U…

  6. Avatar de Glitchmaker
    Glitchmaker

    Ainda se usa WPS? Se o protocolo ainda é o mesmo, a primeira coisa a fazer é desativar…

    1. Avatar de jafoste
      jafoste

      Não estaria querer falar da cifra da wifi e dizer WPA? -_-

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        WPA2-PSK é considerado das mais seguras para isso estaria a falar de WEP.
        Mas não, ele está mesmo a falar de WPS (google-it) , é uma funcionalidade dos routers que mais parece um buraco a dizer ‘Entre’ na questão de segurança informatica. Basta 5m no google para perceber do assunto. E não é preciso nenhum curso para hackear uma rede destas.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      “WPS e já está” Pois, já está hackeado, então os routers da NOS são um mimo… 99% crackados, NET à borla em qualquer lado….

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Vodafone sempre na frente, só temos um operador de internet, é a Vodafone, os outros vendem canais e competem entre si.
    Pela infraestrutura, nacional e internacional, o sinal passa limpo, basta pingarem websites ou servidores estrangeiros e vejam o roteamento.

    1. Avatar de desafiador
      desafiador

      Infra-estrutura Nacional??? É no mínimo de rir….nunca quiseram chegar ás pequenas localidades em condições, vendiam serviços sobre plataformas e redes cobre da PT prometendo fundos e mundos aos clientes, principalmente a aqueles que são mal servidos por estarem longe das centrais prometendo 24mb quando só davam 1mb depois diziam aos clientes que o problema era da PT, o cobre não faz milagres, mas ajudou muita gente a ter serviço de internet e tv em casa, por isso a PT nunca deixou de investir nele!
      Começaram a construir a sua própria rede de Fibra quando conseguiram que um “Boy” arranja-se uma lei que proibisse a PT de construir mais rede fibra, pois só assim conseguiam arranjar mais clientes, depois vieram uns franceses que meteram o governo português no tribunal europeu e a PT começou novamente com a construção da sua rede!!!
      Quando têm um problema na rede demoram quase uma semana para descobrir a falha…não tem um sistema de cadastro que seja coerente, e foi principalmente por isto que deixei de trabalhar para eles, eram instalações atrás de instalações canceladas devido á falta de sinal otico ou quando existia era demasiado atenuado, mas instalava-se na mesma 🙁
      Se souberes o que é isso, os uplinks das OLT da Vodafone são na maioria de 1GB enquanto os da PT são de no minimo 10GB!!!
      Trabalhei para as 3 operadoras, mas neste momento deixei a Vodafone de vez. A PT está a portar-se mal com pagamentos, mas as instalações raramente são canceladas. A NOS so trabalho na rede coaxil porque a nivel de fibra ainda está verdinha tambem!!!

  8. Avatar de Nelson R
    Nelson R

    Ao fim de 3 meses de uso posso adiantar mais umas quantas coisas:
    – o alcance não melhorou, por isso se com o router anterior não tinha sinal na casa toda, com este é exactamente igual.
    – a rede AC de facto é muito rápida, no entanto se os equipamentos não tiverem AC, de nada vale.
    – a gestão do encaminhamento de portas poderia ser bem mais simples e mais eficaz, parece um pouco confuso, principalmente para quem não esteja habituado a estas operações.
    – as portas a gigabit são muito interessantes para quem distribui sinal por powerline, desde que tenha equipamentos de qualidade e a gigabit.
    Não é a melhor review mas é a que tenho para já.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Ou o router está num lugar central ou torna-se complicado. A norma ac ainda atravessa menos paredes (enfraquece o sinal) do que a norma n.

      Aqui há uns anos, um génio da antiga Clix (depois Zon, depois NOs) usando os cabos da linha telefónica fixa que já ninguém usa puxou um cabo de dados do router do operador (atualmente só faz de modem) para um router no meio da casa. [E ainda conseguiu pôr um telefone no meio da casa].

      Com dois routers tenho-me safado bem. Do powerline também me têm falado bem. Não me surpreende o que dizes do novo router da Vodafone.

    2. Avatar de Humm
      Humm

      “– a rede AC de facto é muito rápida, no entanto se os equipamentos não tiverem AC, de nada vale.”
      Sim, teres um carro também de nada vale se não tiveres membros.

      1. Avatar de Nelson R
        Nelson R

        Humm percebi-te!!!

    3. Avatar de Bruno Moreira
      Bruno Moreira

      Em relação ao alcance da rede, aqui em casa melhorou e muito.
      Com oouter da NOS, precisava de um repetidor cá em casa.
      Desde que mudei para a Vodafone com este router, o repetidor ficou a ganhar pó. Tenho net na casa toda

      1. Avatar de Nope
        Nope

        Net na casa toda é uma coisa. Net com velocidade alta por Wi-Fi na casa toda é outra. Se disseres que num ponto da casa onde precisas de grande tráfego de dados ela nunca cai abaixo dos 10 Mbps (melhor 30 Mbps) com todos os utilizadores possíveis a usar a rede, já podes dizer que tens uma boa rede Wi-Fi.

    4. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Nelson R tenho esse da Vodafone necessito abrir uma porta para o No-Ip será possivel e se souberes dar uma ajuda com fazer se é no ip dinâmico ou qual.
      Desde já o meu obrigado
      Camané

  9. Avatar de Vilna
    Vilna

    Tenho Vodafone e vou mudar de casa. Na nova morada n há fibra mas na porta da frente existe. Miseros 6 metros. Nao ha adsl não há nada. Liguei e não querem fazer nada. A solução é cancelar contrato e pagar a taxa devido à fidelização.
    Muito desapontado

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois é, isso é injusto e deveria haver forma de protecção do consumidor também, nestes casos.

    2. Avatar de Luka
      Luka

      É reportar à DECO ! A pressão sobre as operadoras tem que funcionar ! Se ninguém se mexer depois não peçam milagres !

      1. Avatar de Vilna
        Vilna

        Não digas isso. Os mails da deco falam que é o cliente que está a rescindir de forma unilateral porque vou mudar de casa

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          E é mentira?

          1. Avatar de Vilna
            Vilna

            Não e por isso vou pagar. Mas se considerarmos que a casa da frente e à volta têm fibra, não percebo o porque de não passar um cabo com cerca de 10 metros – apenas atravessar a rua – na medida em que não há barreiras físicas.

            Assim, mantinham o cliente e ainda poderiam ganhar mais 5 meus vizinhos.

            Assim, vou ter de ir para a MEO que já lá tem fibra.

            Isso é que não percebo.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Deverá se informar sobre pagar essa fidelização, pois acho que esse valor nao deverá ser pago, uma vez que vai alterar de morada(habitação) e quer manter o mesmo serviço e a operadora é que não o consegue garantir, logo o problema do cancelamento é feito por parte da operadora. Acho que poderia tentar obter mais informações acerca disso. A melhor sorte com o assunto

    4. Avatar de Bruno Aguiar
      Bruno Aguiar

      nao canceles contrato. diz k aguardas pela fibra. se entretanto nao houver sao eles que cancelam. aconteceu comigo

    5. Avatar de david
      david

      vilna, manda-me msg para davidandrerosas@gmail.com, posso conseguir resolver o teu caso.

    6. Avatar de Francisco
      Francisco

      Trabalhei muitos anos em contencioso da ZON Tvcabo. Eles vão te pressionar a pagar, no entanto tu não és obrigado pois tu podes mudar de habitação. Se eles não conseguem te garantir o serviço de forma alguma com a mesma qualidade que tinha então tens um motivo para cancelar contrato.

      Não tenhas medo. Mesmo que te ameaçam de contencioso não cedas. É assim que muitas vezes eles fazem cobranças indevidas e ilegais …

    7. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Tens a certeza que não há? Eu faço contratos das três operadoras na minha loja de informática e já tive situações em que as moradas que se dão à Vodafone dizem que não têm cobertura pois a morada que a Vodafone têm no sistema por vezes é diferente da verdadeira morada e é preciso é saber a morada de instalação. Isso aconteceu-me em casa pois durante meses esperei ter fibra e via a caixa da fibra no poste mas diziam sempre que não tinha cobertura pela morada que indicava mas após ter acesso ao mada de Viabilidades RNG consegui ver a morada que eles têm no sistema e graças a esse mapa consigo saber a 100% se tem ou não cobertura na casa do cliente.

    8. Avatar de André
      André

      Olá Vilna, se vai mudar de casa a operadora tem que garantir o mesmo serviço na nova morada. Caso contrário o contracto fica nulo. Já mudei de casa várias vezes e sempre fiz isso, no entanto só tive problemas com a NOS (mas foi no tempo da ZON), em que enviaram uma carta a exigir o pagamento. Como a minha esposa é advogada, bastou enviar uma carta com a resposta de que o serviço foi cancelado porque não garantiam a mesma qualidade na nova moradia.

      Eu tive MEO TV-NET-TELFONE (ADSL) e ZON TV-NET-TELFONE (CABO).
      A morada que dava sempre era a casa dos meus pais que só tem disponível serviço TV por Satélite.

      Independentemente da morada, a operadora tem que garantir o serviço da mesma qualidade.

      PS. Liga primeiro para a operadora a dizer que vai mudar de moradia e que quer fazer transferência.

    9. Avatar de Anti-Obnóxios
      Anti-Obnóxios

      ve isto http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2016-10-13-A-lei-que-permite-rescisao-de-contratos-sem-penalizacao com atençao e segue os passos ; nao é garantido, mas usando esse art do codigo cicil, tens fortes possibilidades.
      Tentar nao custa nada.
      Boa sorte.

    10. Avatar de Anti-Obnóxios
      Anti-Obnóxios

      Tens outra soluçao ainda ( ja tinha referido outra em epigrafe), da menos trabalho e é absolutamente legal.
      Nao pagas a ultima fatura ( em que realmente disfrutaste do serviço, na antiga casa ); por obrigaçao legal, vao dar-te mais 30 dias para pagar…;se mesmo assim nao pagares, ao fim de mais 10 dias, sao obrigados ( obrig legal), a suspender o serviço por mais 30 dias ( este ultimo periodo NUNCA podera ser cobrado ao clinete, dada nao dispor do serviço); se ao fim deste ultimo prazo, tambem nao houver pagamento, o contrato é automaticamente resolvido! Depois pagas o que esta em divida, para nao ficares na lista negra das operadoras.
      Aquilo que tens que pagar, sera a ultima fatura ( terias sempre que o fazer), mais aquele periodo adicional de 30 dias para pag e os 10 dias ate suspenderem o serviço!
      Na pratica pagas mais 40 dias , o periodo de suspensao efetiva do serviço, outros 30 dias (antes da resoluçao), nao podera ser cobrado.
      Entre as varias possibilidadaes, incluindo tambem o facto, de serem eles, a nao conseguirem assegurar a continuaçao do contrato, na nova morada, é escolhar a que for mais “rentavel”!

    11. Avatar de Rui
      Rui

      Geralmente numa mudança de casa, se o operador não conseguir manter o mesmo serviço ou equivalente deve cessar imediatamente o contrato. Pede para te verificarem isso.

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Este router XPTO envia sinal para o 3310 ou nem para isso serve?

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho este router e é beeeem melhor que o anterior. A review vem um pouco atrasada já que tenho este router há mais de 6 meses

  12. Avatar de PedroF
    PedroF

    dá para fazer Bridge Mode para uma FW em condições?

    1. Avatar de zeberil
      zeberil

      Apesar de já ter passado mais de 5 anos sobre este tópico, alguém sabe se suporta o Bridge Mode?

      1. Avatar de Tiago Ramalho
        Tiago Ramalho

        nao, apens os fibergateway da meo o suporta

  13. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Já adquiri à Vodafone em Janeiro e estou super satisfeito! Não tive quebra de serviço nem falha de velocidades, apenas estou desiludido com uma coisa que na Meo não tinha esse problema: o ip fixo!

    1. Avatar de Nelson R
      Nelson R

      Tenho o mesmo IP desde que recebi o router. Já tive de fazer reset para testar algumas opções erradas que configurei, e o IP é o mesmo.

  14. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Há quem de banho ao router antigo e o novo vem sem custos.

  15. Avatar de JL
    JL

    renovei o contrato com a Vodafone e foi-me instalado hoje o novo router, eu aconselho a quem for para renovar que não o faça, dêem baixa do contrato e façam um contrato novo, assim tem direito a novo router a novo telefone e nova Box e mais alguns extras que não se tem quando renovamos o contrato.
    Tive mais de 30min ao telefone com os serviços técnicos da Vodafone para me trocarem o telefone pois já tem alguns anos e foi me dito que seria trocado sem qualquer custo para meu espanto o técnico de nada sabia quanto a telefone, se tivesse dado baixa do contrato e feito um novo ja tinha tudo novo em casa.

  16. Avatar de user xpto
    user xpto

    Desculpem lá, mas enfiem o router onde o sol não brilha, é horrível, bem pior que o da technicolor a nível de alcance. Mariquices tem muitas é verdade, mas não preciso delas, bonito também é, mas não é nenhum adorno. O QUE QUERIA ERA ALCANCE, e nesse aspecto é pior que mau.

    1. Avatar de user xpto
      user xpto

      o comentário é dirigido aos senhores da vodafone, não estou aqui a ofender ninguem no blog 🙂

      1. Avatar de Humm
        Humm

        Usas Meo nao é?

        1. Avatar de jeton
          jeton

          Eu até janeiro tive um technicolor da VDF e devido à alteração de contrato meteram lá em casa este router..

          No technicolor tinha um HD ligado em USB (tinha 2 porta USB passei a ter1), que acedia via ftp dentro e fora de casa….. acontece que este router vem com as portas FTP 21 e 22 fechadas é preciso pedir e abrir um ticket passar pelo departamento A e depois B.
          Lá se consegui ativar a mesma mas caso queira por em off tenho que ligar novamente…

          1. Avatar de Pedro S.
            Pedro S.

            O HD conectado ao tecnicolor está em FAT32 ou NTFS? 🙂

          2. Avatar de Nelson R
            Nelson R

            Portas fechadas???
            Mas tu podes abrir sem precisares do apoio ao cliente!!!
            Eu não ligo para a Vodafone quando preciso de abrir portas ou reencaminhar serviços dentro de casa.

        2. Avatar de user xpto
          user xpto

          não, infelizmente fiquei preso à vodafone por 24 meses a confiar no que todos diziam que a rede era bem melhor. a nível de consistencia na velocidade, quer por cabo quer por wireless fica a milhas da NOS de facto, mas o alcance deste suposto router fantástico, é igual ao da NOS. Da Meo nada sei que nunca tive esse operador, excepto no tlm e 4G (e aí nada tenho a apontar)

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Uh… Não sei aonde moras mas overall está comprovado que a vodafone fibra é a melhor a nivel de internet.
            Claro que pode haver excepções…

          2. Avatar de user xpto
            user xpto

            nem eu disse o contrário se leres o que escrevi, apenas refiro que nao é de longe tão bom como se diz e anunciam

  17. Avatar de Carlos Vieira
    Carlos Vieira

    Bonito, sem dúvida. Mas como ainda há pouco tempo se analisou o novo router da Meo, gostava de saber qual dos dois é o melhor.

  18. Avatar de Antonio
    Antonio

    Comprem um routers da Xiaomi.
    Ou repetidor da Xiaomi.
    Alcance do Wi-Fi resolvido.
    E, não estou a fazer publicidade…..

  19. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    o router é da huawei e não da vdf!

  20. Avatar de Vasco Teixeira
    Vasco Teixeira

    Já li algures num fórum internacional que esse novo router estando na horizontal (ou vertical?) já não me recordo…que o alcance do wifi é ligeiramente superior. Será mesmo verdade?

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Temo óptimas funcionalidades para quem nada ou pouco percebe de redes e sistemas, mas… tem 2 senão.

    1- Pagas mais na fatura por teres isto.

    2- Privacidade e segurança lol podes alterar tudo por wifi lol nao precisas de cabo boa… mais fácil é de invadires e roubares quer dados quer “sabotar”

    1. Avatar de bmalha
      bmalha

      – Se tiveres uma “boa” password e algumas restrições ao nivel do IP e/ou MAC continuará a ser fácil?
      – é tudo uma questão de conhecimento e configuração…
      nota; tás ligado à rede está sujeito seja fisico ou wireless

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O que consideras uma “boa” password?

        1. Avatar de Nelson R
          Nelson R

          %%#@344sfvstgsr6g6gge%(=$#”KHKUYG7y98u09i

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            isso descobre-se em menos de 1 minuto senão tiver incriptada.

            Se o teu vizinho tiver o wireshark, facilmente sabe e tem acesso.

            Tanto user como password. Por isso é que digo para uma pessoa “normal” isto é um bocado mau.

    2. Avatar de Kabuki
      Kabuki

      Não percebo este comentário, dizer coisas sem nexo, ou conhecimento, acrescentando “lol”? Então rapaz, afinal o que é pretendido dizer?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Como assim?

  22. Avatar de Faria
    Faria

    Infelizmente, a única coisa de boa neste router é o design, por que o resto, continua igual. Moro num apartamento e tive de comprar um repetidor de sinal para conseguir ter bom sinal em toda a casa. O mais estranho é que tenho um vizinho com serviço de outra operadora, em que o sinal da rede dele chega a ser melhor (bem melhor) do que o meu. Já pensem em pedir a password 🙂

  23. Avatar de André Silva
    André Silva

    Já tenho este router mas reparei desde o início que ele não permite alterações ao DNS! alguém sabe alguma coisa a respeito disso?

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Claro!!!! Achas que a Vodafone vai te deixar ver sites ilegais? Nem pensar… Que belo router que nem me deixa mudar de DNS… Quando o da Vodafone está mesmo aqui ao nosso lado e os DNS da Google são mais rápidos (com mais hops). Como é que é possível alguém dizer bem desta porcaria….

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Este router permite alterar os DNS’s públicos para os da Google ou continua a não permitir tal como o anterior (o que tenho actualmente) ?

  25. Avatar de José Alves
    José Alves

    Bom dia, sou clt NOS, tenho um router da era ” ZON ” velocidades de wifi bastante alem do que pretendo..
    Agora a minha questão é, posso comprar um equipamento/router de uma outra marca e instalar em casa ou não é possivel ? Ou seja remover o da ZON e colocar um outro mais avançado e mais em conta.

    Obrigado

  26. Avatar de José Carneiro
    José Carneiro

    GOSTEI DO V ARTIGO MAS ESTA V AFIRMAÇÃO NÃO SE APLICA
    “Este é, sem dúvida, um router moderno, com a qualidade que qualquer utilizador tem direito a receber. Rápido, robusto e smart… muito smart!”
    A 3 de Janeiro a funcionária D. Susana Oliveira da Empresa ligou-me para refidelizar o 3 Red. Falei na troca para Smart router . Afirmou ” concerteza Após a refidelizacao iriam trocar para o Smart Router SEM QUAISQUER CUSTOS.
    Ao fim de 3 dias recebia um agendamento. Como não surgiu voltei a falar com a D.Susana Oliveira dia 9/1 que voltou a garantir a troca ( oferta ) a custo zero.
    Recebo mais chamadas umas a dizer que tinha de alterar o tarifário outros a dizer que a promessa de oferta estava validada por ordem do superior hierárquico ( Sr. Ricardo Correia dia 25/1 ).
    Até que recebo um SMS a agendar a montagem. Na véspera do agendamento recebo um telefonema que se avançassem com a montagem o tarifário seria alterado . Ou eu aceitava ou não. Como estou com um tarifário mais barato disse que não. Depois desta chamada nem se dignaram a enviar outro SMS a anular o anterior que falava no agendamento.
    Nunca mais consegui falar com a Sra Susana Oliveira desde a última vez dia 9/1 que me garantiu a troca sem custos , entenda-se sem alterações de NADA . Simplesmente oferta , palavras da Sra Susana Oliveira. Por isso caro amigo que escreveu o artigo e transcrevi o parágrafo que escreveu não foi bem assim.
    Foi uma trapalhada em que me vi envolvido Não telefonei à operadora foi ela que me ligou dia 3 Janeiro prometeu uma oferta e surgiu esta novela. À sou cliente Vodafone/Telecel desde 1996/97 . Como podem imaginar passei a ficar muito triste . Saudações

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem razão para reclamar, use o seu direito. Nestas coisas não podemos deixar que decidam por nós, quem paga há tantos anos, merece toda a atenção e mais alguma.

      1. Avatar de José Carneiro
        José Carneiro

        Obrigado Vítor mas fiquei quase que traumatizado com o que me dizem normalmente no início. Ofertas sem custos até à véspera da montagem a mandarem me para o site da operadora para ver as condições. Era a resposta a qualquer pergunta que eu fazia a essa funcionária. Contava-lhe o sucedido a resposta era sempre a mesma “para ver as novas condições no site.

  27. Avatar de Paulo Cação
    Paulo Cação

    Eu tenho fibra Meo em Foros de Salvaterra e não podia estar mais contente. Serviço RF com tv em todas as divisões e mantive o meu router Asus RT-AC68U (este sim um router que permite termos em casa um autêntico centro tecnológico), desde VPN, FTP, até Wi-Fi de última geração (802.11ac)duas portas USB, uma delas USB3.0 para ligar um disco externo e torná-lo num NAS. Tem aplicação para smartphone, que permite fazer tudo mais um par de botas… Deixem-se de tretas de fibra rural…

  28. Avatar de Dinis
    Dinis

    Para apresentação (publicidade) do produto está muito bom mas… E os testes? Aquilo que realmente interessa são as velocidades de roteamento… E nisso a tompson e a Huawei sempre foram as piores… Além disso o meu router tem mais de 10 anos e faz tudo o que este faz excepto a aplicação no telemóvel…. E o mais importante não faz: bridge em uma das portas para os utilizadores usarem o seu router. Porcaria das VLANs….

  29. Avatar de victor exvodafone empresas
    victor exvodafone empresas

    Uma pequena grande maravilha, mais velocidade, multifuncoes e uma verdadeira rede interna, enfim Vodafone.

  30. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    É impressão minha? entrada de cabo coaxial e não de fibra???
    Alguma alma pode dizer as velocidades de upload com este router? Sff?

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas. Vê se esta imagem ajuda: http://bit.ly/2n2obPd

      As velocidades são as que o cliente contrata, o router suporta.

    2. Avatar de Anti-Obnóxios
      Anti-Obnóxios

      Tem as duas entradas e fica com os dois cabos ligados; depois tem um cabo lan (uma das 4 portas), que vai ligar a box (esta nao tem entrada cabo coaxial, que fica ligado diretamente na tv). A questao, de facto, é que este router so tem uma porta usb, assim como a box, nao tem nenhuma porta lan disponivel, a unica existente, faz a ligaçao ao router.
      Num equip com ac ( com norma anterior, n se nota diferença em nenhum aspeto ), no speedtest, deu praticamente a mm velocidade, em wlan e wifi, ali nos 210 download, 105 upl e ping entre 2 /10.
      So o tenho ha uma semana, vim da NOS.
      Vamos ver o que da.

  31. Avatar de Agostinho Mendes
    Agostinho Mendes

    O router tem um firmware alterado especificamente para a Vodafone e, entre outras coisas, não permite fazer bridge. Tinha o ONT + Router Technicolor (que instalavam há 2 ou 3 anos), passei para Smart Router e voltei a passar para ONT + Router (difícil por não o queriam fazer), mas desta vez com um Asus (comprado obviamente por mim).

  32. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Alguém teve sucesso em encaminhar L2TP/IPSEC com este router?

    Obrigado

  33. Avatar de Diogo
    Diogo

    Esse router dá para alterar os DNS?

  34. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Ora compram um Draytek 2860Vac e têm tudo em um . Tenho um 2820Vac , com tudo , pena as limitaçoes do processador em relaçao à especificações não corrspondem Por ex as portas 1 de 1/100/100 e oas outras de 10/100 funcionam todas a 80 . Mesmo assim prefiro este , enquanto não houver trocos para um 2860, que apesar de tudo tenho todos os serviços operacionais e ninguéem cá mete o bico.

  35. Avatar de Nitroflow
    Nitroflow

    Um artigo que valeria a pena escrever seria um artigo a explicar passo a passo como substituir o gatweay das operadoras por algo mais substancial como um switch epresarial tipo ubiquiti unifi switch 8 ou netgear prosafe GS108T-200GES, um equipamento voip como o Linksys PAP2T e um AP ubiquity unifi ap ac pro, tudo arrumado num bastidor de rede excepto o AP e o equipamento voip que seriam colocados onde fazem realmente falta, tirando partido de uma rede estruturada e mantendo toda a funcionalidade tal como a distribuição da vlan adequada para a box de tv.

    1. Avatar de Safehound
      Safehound

      Subscrevo.

  36. Avatar de pardaluxo
    pardaluxo

    Este Draytek 2860Vac, faz isso tudo e mais um par de botas . Vais até aos 300 Mb de largura de banda, se tiveres mais ele nao tira partido disso. Tal o meu 2820Vac tendo 100, só chega aos 80 . Mas tudo depende do que se quer. Com o 2860 acho que o único problema é conseguire-se a chave do Voip, não sei se j´alguei conseguiu, pois já algum tempo que não tenho seguido estes temas.. De resto tudo. até fácil de configurar , não é preciso andar-se a procurar grandes tutorias, Net e IPTV com meis dúzia de cliks .

    1. Avatar de Nitroflow
      Nitroflow

      O problema de um aparelho tudo em um é que basta aparecer algo novo e tem de se comprar um novo e o antigo ir para o lixo.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Boa noite, Nitro isso é que era mas não seria para um público geral mas sim especifico….

  37. Avatar de João K1
    João K1

    Boas eu tenho este router na sala, e alguém sabe se é normal o sinal da rede 5Ghz ficar fraco no quarto que apenas tem uma casa de banho pelo meio? Mais fraco até que a rede 2.4Ghz. E até mesmo na cozinha, a seguir ao quarto e tudo isto num raio de 10m, às vezes nem apanho sinal

  38. Avatar de RPI3 ideia
    RPI3 ideia

    Eu recebi o meu hoje e assim que o meu RPI3 chegar vou tentar ligar nas portas USB3 a ver se funciona apra meter uma vpn e um kodi 🙂

  39. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Alguém que me consiga ajudar na seguinte questão com este router.
    Tenho um webservice com NAT para ser acedido da WAN a apontar para um pc da LAN, tudo isto associado a um ddns, uso uma app android em que está especificado este ddns e se estiver no exterior acedo sem problemas, se estiver ligado via wifi neste router ou por cabo na LAN não consigo aceder ao webservice, já tive outros routers (Technicolor TG784n v3)em que funcionava (funciona ainda) sem problemas e não me recordo de ter feito nenhuma configuração especial.

    1. Avatar de Tiago Ramalho
      Tiago Ramalho

      Utilize o IP local do mesmo e funcionará.

  40. Avatar de Tiago
    Tiago

    Devo ter sido dos primeiros a ter este router , uma vez que o recebi em Setembro de 2016 , sinceramente não quero outra coisa e já não vivo sem ele.

  41. Avatar de Filipe Oliveira
    Filipe Oliveira

    Alguém me pode ajudar na seguinte dúvida: estou a pensar instalar uma solução fibra cá em casa, mas neste momento tenho o derivador de sinal coaxial, antes do local onde irá ser instalado o router fibra. (a box atual é alimentada por coaxial). Na nova instalação é possivel terminar a fibra no derivador coaxial e alimentar o novo router por coaxial mantendo as altas velocidades.

  42. Avatar de Pedro Sá Borges
    Pedro Sá Borges

    Se o serviço de fibra for vodafone ou meo o router da operadora é alimentado por cabo de rede ou pela própria fibra no caso do smart router uma vez que tem ONT incluído. Apenas na nos é que a “fibra” aparece sob a forma de cabo coaxial.

  43. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Boa tarde. Agradeço o favor a quem me puder ajudar, foi instalado ontem o novo router da Vodafone e como tenho umas camaras de vigilância a passar pelo No-Ip no router anterior o Technicolor TG784n v3 tinha uma porta direta ao No-Ip configurada estou a tentar abrir neste novo e não estou a conseguir, Será possivel uma ajuda ?
    Abraço a todos
    Camané

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      tens o
      HS8247W ? já experimentaste em conf.avançadas/Mapeamento de portas IPv4/ novo/…/protocolo FTP
      portas:…

      ?

  44. Avatar de Pedro Tavares
    Pedro Tavares

    Antes demais, se alguém me poder ajudar, fico muito grato!

    Tenho um destes router´s Vodafone Hauwei EchoLife HG8247Q, serviço Fibra, com uma linha empresarial com o objetivo colocar em funcionamento um Telefone Digital Cisco 7945.

    Reparei não me permite, fazer configuração da linha VOIP para este telefone, ou seja, o serviço Vodafone permite operar com VOIP, o equipamento Vodafone é que não permite configuração, esta vedado. Preciso de uma solução, que me permita fazer essa configuração o que é que me aconselham?

  45. Avatar de Pedro marques
    Pedro marques

    Não tem suporte de VPN?

  46. Avatar de Joel Martins
    Joel Martins

    Tenho este router a cerca de 1 ano, posso dizer que é uma porcaria.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      A minha experiência é exactamente contrária à sua.

  47. Avatar de J.P.
    J.P.

    Tinha um Technicolor TG784n v3, agora com esta relíquia o sinal 2.4gh perde-se em menos de 5m ou de uma divisão para outra. A 5gh só mesmo ate 3m. Vergonhoso como podem promover um produto desta categoria

  48. Avatar de LordQuicky
    LordQuicky

    Ola. Tendo em conta que o SmartRouter 1.0 e 2.0 usam SMB v1, gostava de saber ate que ponto alguem com este router pode ser vitima de um ataque informatico. Quais sao as vulnerabilidades e os riscos ao activar SMB nestes modelos? Obrigado