Concorda com a colocação de câmaras de vigilância em locais públicos?

52 Comentários

A criminalidade é uma das maiores preocupações das autoridades e entidades municipais de diversas regiões do país. Algumas zonas com mais incidência e outras com menos, mas a verdade é que um pouco por todo o país este é um problema que deixa todos muito assustados e com a sensação de pouca segurança, especialmente durante a noite em locais públicos e menos frequentados.

Neste sentido, na nossa questão semanal desta semana queremos que nos diga se concorda com a colocação de câmaras de vigilância em locais públicos. Participe.



Concorda com a colocação de câmaras de vigilância em locais públicos?

Quando acontecem situações que envolvem crimes como roubos, agressões físicas, esfaqueamentos, tiroteios, vandalismos entre outros em locais públicos, muitas pessoas acabam por referir que seria importante uma maior vigilância nas ruas, seja ao nível da quantidade de autoridades a circular, como também na colocação de câmaras de videovigilância em vários pontos estratégicos da via pública.

Essas câmaras poderiam assim ajudar a detetar essas mesmas situações e ainda a identificar por um lado os autores e envolvidos nos problemas, como também apurar melhor o que de facto aconteceu e de que forma se procederam os acontecimentos.

Há também pessoas que, a título individual, colocam câmaras nas suas casas com foco para as zonas públicas como estradas, ruas e passeios. Estas câmaras são fáceis de encontrar à venda nalgumas lojas ou também através da Internet.

Assim, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se concorda com a colocação de câmaras de vigilância em locais públicos. E, caso concorde, diga-nos se apenas em zonas problemáticas ou se em vários locais, independentemente do risco.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Concorda com a colocação de câmaras de vigilância em locais públicos?

  • Sim, em várias zonas, independentemente do risco. (64%)
  • Sim, mas apenas em zonas problemáticas. (27%)
  • Não. (9%)

Total Votos: 2.362

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Eu não acho que as câmaras deveriam ser colocadas em diversas zonas, mas sim as câmaras deveriam ser colocadas em todas as zonas.
    E não me venham com a treta da privacidade.
    Não há privacidade na via pública, por isso é que é pública.
    Só não quer câmaras nas ruas quem tem algo a temer…

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Servem de alguma coisa as câmaras??
      Os transportes publicos tem câmaras, agora vai a polícia dizer que te roubaram a carteira no autocarro 28 ( por exemplo), e vais ver se algum dia vais ver a carteira de volta!

      Queres cameras, etc pela segurança, mas na pratica a utilidade é 0.

      Só concordo com as camera em locais públicos se nos cidadãos também podermos filmar livremente, seja polícia, criminosos, o visinho que foi passear o cão.

      Privacidade ja nao a temos e nao é espectável e existir Privacidade em público.
      Logo devias poder filmar tudo o que os teus olhos podem ver, ponto final

      1. Avatar de Imf
        Imf

        Agora so o estado poder filmar não, nem faz sentido…
        Como agora as câmaras dos polícias, tem algum jeito???
        Tu cidadão que nao esta a trabalhar para o público podes ser filmado, o PSP que esta fardado e ( supostamente identificado) ,nao pode ser filmado!!!
        Algo de errado nao esta certo, o PSP enquarto fardado, e passo a citar todos os funcionários públicos quando ao serviço ao público deviam se poder filmar, fotografar, etc.

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1
        100% de acordo.

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Por acaso já me aconteceu (no 734) e apanharam os 2 carteiristas. Infelizmente o dinheiro desapareceu, o cartão multibanco também e a carteira foi encontrada num caixote de lixo do Colombo. Sempre recuperei os documentos, 3 dias depois, graças a uma jovem que achou estranho uma carteira estar na papeleira. Menos de 1 mês depois, recebi a notificação que os carteiristas foram detidos e se me queria juntar ao processo. Por 22 euros, não me valia a pena. Fiquei no bolo dos roubos comprovados, graças ás câmaras… e perdi 47 euros (o renovar o cartão multibanco foi mais que o dinheiro roubado).

        1. Avatar de Imf
          Imf

          Obrigado Sr Manuel rocha, assim mais 2 carteiristas sairam impunes então…
          Se nao te chateias por 22€, nem sei o porquê de apresentar queixa…
          O problema é mesmo este ninguém quer saber…

      4. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        concordo mas o exemplo foi mal dado se te roubarem a carteira e fizeres queixa pode ver as imagens sim, mas por exemplo num centro comercial se te baterem no carro e fugirem não podes ver as camaras porque isso não é crime o que é uma estupidez

        1. Avatar de Fernando Araújo
          Fernando Araújo

          Gonçalo,
          Se tiver oportunidade, consulte o Código Penal Decreto-Lei n.º 48/95 Artigo 212.
          Penso que o enquadramento legal que refere seja esse.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Ignorancia da nisto,…
      Desde quando e que a vigilancia em zonas publicas ou nas ruas sao utilizadas para protecao da pop?! Sao sim utilizadas para controlo da pop.

      Em Londres aquilo tem cameras em cada canto e facas “autonomas” a esfaquearem e a matarem povo nao faltam quantas facas “autonomas” vao presas?!

      Na china o sistema de vigilancia que eles tem e mesmo para protegerem a pop de criminosos ou para protegerem o regime fantastico da ccp?!

      E devido a tipos como tu que lunaticos corruptos assumem o poder em paises democraticos,… triste. Informe-se e cultive-se.

    3. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      As câmaras de vigilância não evitam coisa nenhuma, só servem para ter uns quantos indivíduos a vigiar/controlar. Seria interessante ver uma câmara de vigilância a correr atrás dum pilha galinhas que acabou de roubar uma carteira e aos berros pela calçada abaixo, “agarra que é ladrão”. Eu sou apologista de que para se ter segurança (e sentir segurança) é preciso ter a presença da segurança no local. Afinal, vigiar as pessoas de bem ou fingir que se vigia os malandros ? Está bom de ver que as câmaras de vigilância é a desculpa perfeita para vigiar não o malandro, mas vigiar e controlar as pessoas. Não acredito que valha de muito, gritar, ò da guarda em caso de necessidade, pois a guarda, nicles, zero … não se encontram, estão ausentes …

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Concordo e também concordo com deteção e identificação de rosto.

    1. Avatar de Mysta
      Mysta

      Parabéns. Foste eleito o gado do ano.
      Uma marca a ferros quentes, não? Que tal um sistema de localização implantado no nosso corpo logo à nascença? Também deves concordar com isso

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        o teu problema é com a tecnologia ou quem monitoriza a tecnologia?

        É que tenho a certeza que se te raptassem os teus filhos irias querer tal tecnologia.

        1. Avatar de Zed
          Zed

          Se calhar, ele é o raptor… ou o assaltante… ou o mau condutor… ou o bully… ou o terrorista. Há muita gente a quem esta tecnologia não interessa.

  3. Avatar de Antonio Duarte
    Antonio Duarte

    Jesus quem concorda com isto esta aproximar se do modelo chines e nem se apercebe
    começou com os confinamento
    depois veio as mascaras
    já temos o sistema de pontos social “passporte de vacinas”
    aseguir vem o controle das pessoas…..

    Será que todos os que votaram sim não pensarem nisto ????

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Eu acho que isto começou com a eletricidade… sem eletricidade não havia nada disto! Maldito Benjamim Franklin!

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E será que todos apoiam os políticos que mentem e omitem 32000 milhões de euros de dinheiro, para se fazerem passar como “defensores dos pobres”? És um desses.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      lol..andas a ver mts filmes meu menino.

    4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      1984 … O Estado está a usar a TV para pressionar e amedrontar a população. Pagou com o dinheiro dos nossos impostos, a empresas de noticias, Rádio, para exercerem melhor o poder. O passaporte de vacinas, mais não é a estrela de David que na Alemanha Nazi, obrigavam na altura os judeus a trazer na lapela. Por falar disso, estamos numa ditadura, em que não se pode dizer o que nos vai na alma. Se o fizermos, somos logo tratados como, homofóbicos, terroristas, racistas, criminosos.

  4. Avatar de Zed
    Zed

    Todas as zonas podem ser “problemáticas”. Além disso poderia ser util, p.ex., em acidentes de viação.

  5. Avatar de R
    R

    Até poderia concordar se depois a justiça funcionasse convenientemente. É mais um faz de conta porque não há recursos humanos suficientes nem leis adequadas.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Então mais vale acabar também com as forças policiais… não?

      1. Avatar de Imf
        Imf

        Eu se manda se alguma coisa acabava com 50% deles sem dúvida.

        Teres policia para encher os bares da esquadra, para andar a passear de carrinho não!!

        Bairros problemáticos etc, era policia constante la, noite a dormir bo posto???
        Naaa vai trabalhar vai dar a ronda.

        Recebem mal, concordo. Mas nao fazem nada, é tipo taxista da velha guarda.

        Era limpar das nossas forcas polícias os mandrioes todos e por a trabalhar os restantes, mas com ordenados em condições.

        1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Assino por baixo !!!

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O problema das câmaras em zonas públicas é que é apenas uma ferramenta de investigação à posteriori. Que é que me interessa se me furtarem/ roubarem/ deixarem-me gravemente ferido/ matarem, eventualmente apanharem depois a pessoa um dia, quem sabe?

    Só concordo com câmaras em zonas públicas em zonas problemáticas e só quando estiverem seres humanos suficientes a monitorizar todas elas em tempo real, para serem úteis, e ainda agentes da polícia extras suficientes em permanência para darem resposta imediata a situações detectadas pelas mesmas. Do contrário não é para aumentar a segurança coisa nenhuma, é só uma invasão da privacidade, um bisbilhotar digno de gente indigna de existir.

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Oh João Ptt, deixe lá ver se percebi bem.
      O que é que interessa se mais tarde apanharem os criminosos?
      Portanto, devo depreender pelas suas palavras que ou se apanha o criminoso em flagrante ou se passar uns minutos já não interessa ser apanhado?
      É isso?
      No outro dia em que mataram um tipo no metro, a polícia apanhou os criminosos pelas câmaras e foram detidos uns dias depois.
      Mas pelas suas palavras deduzo que tal não deveria acontecer porque não foram detidos na hora do crime.
      Bom, nem digo mais nada que nem vale a pena…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        É exactamente isso que entendeu.

        Se não é para detectarem em tempo real e actuarem de imediato não é para minha segurança, é só para lhes facilitar a investigação posterior.

        É inútil a investigação posterior? Não, só que para a minha segurança, que já fui prejudicado não irá fazer nada.
        Mesmo que a pessoa acabe presa, o dano já está feito, e as pessoas sabem disso logo vão continuar a cometer crimes e logo nem dissuade assim tanto como isso, baixa um pouco a criminalidades em alguns casos… talvez, caso contrário os bancos, lojas, casas, etc. não eram assaltadas quando têm câmaras… e o que não faltam são exemplos às toneladas de assaltos filmados, muitos dos quais nunca foram e nem serão solucionados… e o prejuízo ficou do lado de quem foi alvo de tais ataques… e muitas vezes os mesmos locais e áreas são alvos de furto, roubo, etc. com frequência apesar das câmaras… porque simplesmente as câmaras não fazem nada por elas mesmas, algum humano especializado no assunto tem de intervir… normalmente a polícia, vigilantes, bombeiros, exército, etc. (depende do que for).

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          “É inútil a investigação posterior? Não, só que para a minha segurança, que já fui prejudicado não irá fazer nada.”

          Então e se te rapetarem a tua filha, o mal já esta feito?

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Câmaras de vigilância? sim! Em quem está a recolher os dados.

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Joaquim, Quem é que vc queria que recolha os dados?
      O Mamadu?
      É a polícia, óbvio.
      Se pode haver abusos? Pode, mas isso é como em tudo.
      Vc anda com um telefone que pode ser seguido em tempo real e pelos vistos não se deve importar muito com isso…

  8. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Já deviam estar instaladas!

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Parece-me que este artigo está infestado de comentários favoráveis a um destino macabro dirigido para os aderentes ao Chega.

    1. Avatar de Pro Guy
      Pro Guy

      É a esquerdalha é que é boa

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        ‘e obvio que sim!! Pior ‘e impossível ser..nem sequer ligo a política e sei isso.

    2. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Eu, Google por Vorkuta Gulag.
      Pode ir para lá, com os meus cumprimentos… Diga que vai da minha parte.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Por alguma coisa o Ventura já tem milhares de entrevistas gravadas com tudo o que é “influencer” e “youtuber”, com mais de 10000 seguidores, para serem apresentadas a partir de 2 de Janeiro de 2022. Chegou a patrocinar influencers em mais de meio milhão de euros…

  10. Avatar de Fernando Martins
    Fernando Martins

    Concordo plenamente em qualquer sítio, simplesmente porque é uma mais-valia para a segurança dos cidadãos, em caso de crime há sempre uma prova a que podemos recorrer

  11. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Pronto lá vão acabar as rapidinhas na via pública e os encontros com a amante 🙁

  12. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Vigilância!
    “Se pode haver abusos? Pode, mas isso é como em tudo.’”

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Joaquim, tudo o que é feito por humanos, com humanos e para humanos, é sujeito a falhas.
      Por essa ordem de ideias aconselho o a não ir ao médico nunca, porque pode ter o azar de o médico lhe recitar Viagra para uma dor no dedo grande do pé.
      Erros há e haverá sempre.
      O que tem que ser feito é punir as falhas intencionais, devidamente.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Se o Estado(poder) quer saber tudo sobre os cidadãos. Os cidadãos teem o direito de saber tudo sobre o Estado.

  13. Avatar de AJMS
    AJMS

    Pelo menos aqui a casa está rodeada desses brinquedos e posso dizer que funciona bem e o investimento é baixo.

  14. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    O que os portugueses realmente precisam (os condutores) não há!! Legislação que permita o uso de DashCams nos automóveis 🙁

    1. Avatar de lopes
      lopes

      isso é que era, resolvia-se logo muitos problemas na estrada, e ficava-se logo a saber os pormenores todos de como ocorreu os acidentes.

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Também acho que é uma lacuna. Para falar verdade, é uma necessidade imperiosa que haja legislação sobre o uso de dash cams. Em caso de acidente, seria uma ferramenta valida para as seguradoras e a policia poderem avaliar o que aconteceu.

  15. Avatar de Anonuser
    Anonuser

    Onde vivo (em Nice) tem câmaras a cada 50 ou 100 em 100mts. E para entrar na vila já tem câmaras de detecção facial.
    Agora também tem uns novos postes com Câmaras e com um chamador SOS.

    E parece que no Mónaco não se consegue andar mais de 20mts sem estar a ser filmado.

  16. Avatar de Zombi
    Zombi

    AQUELES CAPAZES DE ABDICAR DA LIBERDADE PARA OBTER UM POUCO DE SEGURANÇA TEMPORÁRIA NÃO MERECEM NEM A SEGURANÇA, NEM A LIBERDADE

    1. Avatar de José
      José

      Pois,essa é que é essa. A vigilância per si pode ser positiva em certas zonas, mas ter acesso a identidades e referências físicas imediatas é um perigo, não ppdemos confiar no Estado, quando paulatinamente vamos perdendo liberdade. Curiosamenente, estamos a ver argumentos dos mais estúpidos colocados pelos políticos que paradoxalmente ou não copiam o regime disfuncional e desumano chinês. O mundo evolui na tecnologia, mas nas mentalidades, assistimos a um retrocesso muito perigoso. Não preciso de mais Estado na vida, mas sim um Estado ao serviço do seu povo, afinal, o seu verdadeiro dono e patrão. Proteger e servir deve ser o mote, e nao, “vigiar” porque sim em nome sabe-se lá em nome do quê ou de quem.

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Mais um a achar que usa inteligentemente esta citação do Franklin!

      Como diz o atual herói da PJ, sobre um outro personagem: “Patético”.

  17. Avatar de james
    james

    Cameras de vigilancia em todos os locais publicos e entrada de estabelecimentos (obrigatorio).
    A segurança fisica de cada individuo é um direito da constituição.
    Paises mais desenvolvidos ja adotaram esta medida como prevenção e testemunho em processo criminal e judicial. Espero que Portugal siga o exemplo. Não basta ser o N1 em vacinas COVID.
    … Quem nao deve não teme.

  18. Avatar de JoãoL
    JoãoL

    Há que definir claramente o conceito do que é público, o que se faz em público não é privado. A partir daqui, a segurançaXliberdade passa a ter outro peso para a nossa segurança.