SuperCharge – Como funciona o carregamento rápido da Huawei?

28 Comentários

Um dos grandes problemas dos smartphones hoje em dia é a sua autonomia. Não havendo por agora evolução na tecnologia das baterias, as marcas têm apostado em acelerar o seu carregamento.

Para que os seus smartphones carregassem mais depressa, a Huawei desenvolveu a tecnologia de carregamento rápido SuperCharge. Saiba como funciona.

Huawei - SuperCharge 2

Se antigamente os telemóveis eram capazes de aguentar mais de uma semana sem que fosse preciso carregar, hoje em dia é muito difícil aguentar um smartphone com bateria por mais de um ou dois dias. Para os utilizadores mais intensivos, por vezes nem um dia conseguem atingir, sendo preciso fazer várias cargas durante o dia.

Enquanto a tecnologia das baterias não evolui de forma a melhorar a autonomia dos smartphones, as marcas têm apostado em caminhos alternativos para oferecer ao utilizador uma utilização mais prolongada do seu dispositivo. Para isso, tem otimizado o software para poupar o máximo de bateria possível e desenvolvido as tecnologias de carregamento rápido para que com um pequeno tempo de carga, se consiga carregar grande parte da bateria. Hoje é deste último pormenor que vamos falar.

O que é o carregamento rápido?

Quando carregamos o nosso smartphone, existe um fluxo de corrente elétrica entre o carregador (alta tensão) e a bateria (baixa tensão). Este processo pode ser comparado ao fluxo de água que corre desde uma torre de água até uma torneira. Caso queiramos aumentar a quantidade de água no fluxo, basta aumentar a pressão da água ou adicionar um tubo maior.

Huawei - SuperCharge

Com o carregamento rápido, o procedimento é idêntico. O objetivo é que o dispositivo carregue mais depressa, ou seja, que haja uma maior corrente elétrica a circular. Assim, podemos aumentar a tensão da carga ou usar uma tensão baixa e uma corrente elétrica alta.

SuperCharge – A tecnologia de carregamento rápido da Huawei

Além das tecnologias standard de carregamento rápido, existem várias marcas que desenvolvem a sua própria tecnologia deste tipo de carregamento para se assegurarem da eficácia e segurança de todo o processo.

A Huawei é uma dessas marcas, tendo apresentado no ano passado, juntamente com o Huawei Mate 9, a sua tecnologia, o SuperCharge.

Huawei - SuperCharge 3

Esta tecnologia utiliza um sistema de baixa tensão e alta corrente de 4.5V/5A de modo a fornecer até 22.5 W de energia. No processo, tanto o carregador como a bateria utilizam um protocolo de carga inteligente (SCP) proprietário da Huawei de forma a comunicar em todo o processo e ajustar dinamicamente a corrente. Embora este sistema forneça uma quantidade inferior de energia (abaixo dos 24 W stardard), consegue um carregamento rápido por mais tempo e a um ritmo maior.

Huawei SuperCharge 4

Smartphone sempre frio, mesmo com carregamento rápido

Depois dos problemas registados com o Samsung Note7, foram vários os cuidados das marcas com as suas baterias e o aquecimento da mesma.

Geralmente, quando utilizamos o carregamento rápido, existe a tendência do smartphone sofrer um aquecimento repentino que preocupa alguns utilizadores. No caso do Supercharge da Huawei, ao contrário dos sistemas tradicionais de carregamento rápido, o dispositivo mantém-se sempre frio.

Huawei SuperCharge 7

Num sistema de carregamento rápido convencional, existe uma conversão no carregador de 220 V para os 5/9/12 V do carregador, sendo posteriormente convertida essa tensão para 4.5V ou menos no conector ligado ao smartphone para carregar a bateria. No caso da tecnologia da Huawei, toda a conversão é feita no carregador, não sendo necessária qualquer conversão do lado do smartphone.

Com este processo, a Huawei consegue manter os seus smartphones sempre frios, resultando numa ligação mais segura e saudável para o dispositivo.

Carregamento rápido apenas com as condições asseguradas

De forma a assegurar que o carregamento rápido é apenas feito nas melhores condições, a Huawei implementa nos seus smartphones controladores de sobretensão, sobrecorrente e sobreaquecimento. Além disso, assegura sempre que o cabo satisfaz os requisitos para este tipo de carregamento, fazendo um carregamento normal caso estes não sejam atingidos.

https://www.youtube.com/watch?v=3yqYKiylFq8&feature=youtu.be

Enquanto as baterias não evoluírem para outro nível, o carregamento rápido é a solução para que a experiência de utilização do utilizador não seja muito afetada por falta de bateria. Cada marca esforça-se por desenvolver a tecnologia de forma a ser o mais segura e eficiente possível. De entre as várias marcas, a Huawei é uma das que possui um dos melhores sistemas de carregamento rápido, permitindo carregar rapidamente o smartphone, sem colocar em risco a saúde da bateria.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Artur Santos Silva
    Artur Santos Silva

    Gostaria de deixar um reparo. O termo correto é “Tensão” e não “voltagem”.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Tem toda a razão, corrigido. Obrigado 🙂

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O Dash Charge da OnePlus também funciona de um modo semelhante

    1. Avatar de K
      K

      Nem diria semelhante, o método parece mesmo igual (tensão constante baixa, corrente elevada e variável), sem conversão de nada do lado do telefone para o manter frio. A diferença está nos valores usados que a tensão é ligeiramente mais baixa e a amperagem ainda mais alta mas mantém as vantagens do Dash. Já tinha sido provado muitas vezes anteriormente que este é um método melhor que o quick charge, só é mais chato porque exige requisitos mais rígidos que o método da tensão mais elevada variável (cabo mais grosso, etc).

  3. Avatar de Old School
    Old School

    O meu Oppo usa o VOOC e carrega 80% em 30 minutos….desde 2014.

  4. Avatar de João Santos
    João Santos

    Carregamento mais rápido tudo bem mas não esperem que as baterias tenham a mesma longevidade. É preferível fazer carregamentos lentos e frequentes das células durante o dia do que carregar a células de uma forma rápida a não ser que estejam dispostos a mudar as baterias ao fim de um ano.
    Todos os meus dispositivos com baterias de lítio faço uma carga lenta nunca deixo esgotar a carga. Todas as minhas baterias tem durando mais de 5 anos sem problemas.

    1. Avatar de Jona
      Jona

      o normal do povo que faz carregamentos lentos deixa-os durante a noite….ou seja vao ate aos 100% e ficam a 100% metade da noite…com carregamentos rapidos….consegues ter cargas entre 20 a 80 % em meia hora….que nao faz um ciclo completo…ou seja…..a bateria dura muito mais…os processadores novos tambem consomem muito menos. a minha bateria dura-me 2 a 3 dias (se desligar os dados moveis, mas com wifi e bluetooth 24h) e em meia hora tenho carga para mais 2 dias…..por isso uma coisa compensa a outra…..

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        Eu nunca deixo a carregar durante a noite e muito raramente deixo chegar aos 100%.
        Normalmente carrego até aos 90 a 95%, prefiro fazer cargas curtas ao longo do dia e nunca deixo abaixo dos 20%. Julgo que assim será o procedimento mais correto.

    2. Avatar de Artur Santos Silva
      Artur Santos Silva

      Penso que aqui a questão dos “carregamentos rápidos” é exatemente essa. Não é nada de novo em termos elétricos, que se carregarmos um telemóvel com um carregador com maior intensidade, o carregamento é mais rápido…quem nunca carregou o telemóvel com o carregador de um tablet com 2 A ou mais?
      A questão será mesmo de como a bateria irá reagir no longo prazo com carregamentos de maior intensidade…e aí penso que as marcas estão evoluir no bom sentido. Conseguem evitar o sobreaquecimento (uma das razões para uma rápida deterioração da bateria), bem como a gestão da corrente que “entra” no carregamento (quando a bateria está fraca, a corrente induzida é bem maior, quando chega aos 80/90% a corrente baixa para os níveis “normais”).
      Apesar de ser relativamente recente, penso que os carregamentos rápidos funcionam bem, sem danificar as baterias a médio prazo. Costumo acompanhar as noticias acerca de tecnologia e não noto queixas acerca das baterias nos utilizadores que têm telemóveis com carregamento rápido.
      No meu caso pessoal, tenho o telemóvel há mais de um ano e não notei quebra nenhuma na bateria…

    3. Avatar de K
      K

      Há essa linha de pensamento, realmente. Mas nunca vi em lado nenhum que isso era realmente assim. Aliás, os engenheiros da oneplus vieram uma altura contrariar essa noção (acho que foi num IMA no Reddit, é uma espécie de entrevista). Segundo eles, carregar rápido não é exactamente um problema sendo excesso de temperatura muito mais prejudicial a uma bateria. Até aqui um estava relacionado com o outro directamente, quanto mais rápido, mais aquecia. Mas com o Dash/vooc eles moveram os componentes que aquecem do telemovel para o carregador, eliminando o problema. Eles também adicionaram que o facto de carregar rápido diminui o tempo que o telemóvel está ligado e a receber energia, o que eles disseram ser positivo.

      A verdade é que o meu ex oneplus 3 com 3 anos ainda dura praticamente o mesmo que durava novo e realmente pouco ou nada aquece quando carrega (já o carregador…). Não sei se aguenta os 5 anos que tu mencionas mas até aqui está bom e parece confirmar o que eles afirmaram.

  5. Avatar de Rodrigo---
    Rodrigo—

    E ha uma característica no P10 relacionada, o telemovel fica sem bateria aos 2% e desliga, nao chegando aos 0%

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Pode ser uma margem de segurança de forma a que a bateria não vá a zero

      1. Avatar de Rodrigo---
        Rodrigo—

        Exatamente, tambem penso que sim. O que significa que a Huawei prefere/acha melhor que a bateria nao descarregue totalmente.

        1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
          Pedro Alexandre Costa Arantes

          Practicamente todos os Huawei com menos de 2 anos tem essa função! Eu tenho o mate S e desliga aos 3%

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Exato, também acontece com o Honor 8

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      No meu lumia 950 acontece aos 5%, é algo praticado por algumas marcas

    4. Avatar de 617 ///
      617 ///

      o shutdown antes dos 0% é propositado, é para dar tempo ao sistema para gravar o estado do sistema e prevenir perda de dados por shutdown repentino.

  6. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    FYI os powerbank da Xiaomi 10000mAh PRO (PN PLM03ZM) conseguem fazer carregamento rapido da Huawei

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho um Honor 9 que segundo as especificações de carregamento são: 9V/2A. Será que os carregadores Quick Charge 2 que têm as mesmas especificações são compativeis com o meu telemóvel? Não consegui encontrar a resposta depois de alguma pesquisa, pois queria comprar um segundo carregador e um outro para automóvel. Obrigado desde já a quem poder disponibilizar o seu conhecimento e tempo.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      não, são protocolos diferentes, ve o post acima.

    2. Avatar de Pedro Barreira
      Pedro Barreira

      O carregador supercharger não faz carregamento rápido no honor 9, pois eu comprei um e só faz carregamento normal, tive que comprar o carregador quick-change da Huawei para ter outro carregador compatível com carregamento rápido. Espero ter ajudado na tua questão.

      1. Avatar de Daniel Jesus

        O honor 9 não tem supercharger só quickcharger

  8. Avatar de ze
    ze

    É importante referir e não o vi aqui, que mais importante que ter correntes mais elevadas, é necessário existir um conversor de corrente contínua associado a um regulador de cargas que efetuem a gestão e a modulação das tensões e correntes envolvidas para o carregamento rápido. Escusado será dizer que a questão dos aquecimentos tem haver com estes circuitos, pois deverão estar dimensionados a funcionar em regimes que não sejam de saturação.

  9. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Os problemas de duração em ciclos da bateria só se apresentam para quem compra usado. Quem compra novo livra -se do terminal muito antes da bateria dar problemas. Por exemplo quem tem um iPhone 6 ou 6s vai se calhar comprar o iPhone 8 ou X, e quem comprar esse iPhone 6 usado, esse sim vai começar a ter em breve problemas.

    Daí que não entendo a sobrevalorização de modelos Premium com bateria fixa como usados, já que é nessa altura que os problemas vão aparecer

  10. Avatar de Veigas
    Veigas

    Tenho um Mate 9, e com o Supercharger o telemóvel não fica frio, longe disso. Fica sim algo para o morno, mas nota-se bem que há aquecimentos da bateria usando tal tipo de carregamento.

  11. Avatar de Rpinto
    Rpinto

    Podemos utilizar um poweebank ou um outro carregador convencional? Ou o tem que possuir sempre esta tecnologia?

  12. Avatar de Rodrigo Barros
    Rodrigo Barros

    Será que alguém poderia indicar uma Power Bank de no minimo 20.000mAh que dê quick charge no honor 9? Desde já agradeço

  13. Avatar de Polo
    Polo

    Um pormenor, os Huawei com SCP, se ligar um qc3.0 passa 9v e 1.3a.. Pelo que o telefone faz a conversão para carregar a bateria, logo deve ter também algum ic para esse controlo