Citrix projecta rato dedicado ao iPad e iPhone

18 Comentários

O iPad é hoje uma ferramenta de trabalho utilizada por praticamente todo o tipo de profissionais, tendo no seu ecossistema aplicações que permitem aplicar o dispositivo da Apple aos mais variados cenários do dia a dia. Contudo, o facto de não ter um rato a auxiliar algumas aplicações afasta muitos profissionais que não dispensam este meio de input.

Este problemas pode estar prestes a desaparecer. A Citrix Systems está agora a desenvolver um rato, com base no seu software cliente, o Receiver, que poderá simplificar a vida de quem depende desta ferramenta.

imagem_x1_00


Embora seja uma assunto tabu para a Apple, a verdade é que muitas aplicações que correm no iPad funcionam melhor com um teclado externo assim como ganham, de certeza, outro nível de funcionalidade se for acoplado um rato. São essencialmente apps ligadas ao segmento comercial, principalmente aquelas que foram portadas da plataforma Windows, não têm um suporte perfeito no iOS devido a essa lacuna de não haver um rato.

imagem_x1_01

A Citrix tem sido um recurso que muitas empresas usam, essas apps passam a ser executadas num servidor, onde todos os recursos são permitidos, em vez das apps estarem a correr directamente no iOS onde não é suportado um rato.

imagem_x1_03

Mesmo contrariando as indicações e imposições da Apple, que não dá suporte ao rato físico no iPad, a Citrix criou um protótipo, o X1, que funciona no iPad e no iPhone.

A Citrix recorreu a um software próprio, o R1 que torna possível o acesso às aplicações e a desktops remotamente. O O Citrix Receiver é actualmente um software cliente que permite o acesso ao XenDesktop e XenApp.

Embora possa parecer rebuscado, o hardware funciona muito bem. Estes movimentos do rato são captados e enviados ao Receiver. Por sua vez, o Receiver envia-os ao servidor que executa todos os comandos desejados.

imagem_x1_02

O tempo de acção e reacção está a ser testado num grupo controlado pela empresa, visto se tratar ainda de um protótipo. O X1 está, contudo, a desafiar a participação da comunidade, de forma selectiva, até porque as unidades são muito limitadas.

“Há cada vez mais pessoas que só têm um iPad com eles no trabalho e quando se trabalha um pouco mais, um rato é realmente mais necessário. Torna-nos mais eficazes”.

Håkan Andersson, CEO da AceIQ, consultora especializada em Citrix

A CEO da AceIQ que participa no grupo de testers espera que este projecto avance para uma fase mais próxima do lançamento final, de forma a que a Citrix o possa apresentar já no próximo mês de Maio na conferência Citrix Synergy.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raquel
    Raquel

    Interessante, mas este tipo de inovacoes sai sempre para Apple e nunca para produtos com android por ex, o Android e visto como um SO de segunda.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Primeiro, não sabia que fazer um rato normalíssimo era considerado uma inovação. Segundo o Android não precisa de ratos especiais, qualquer rato bluetooth funciona já à bastante tempo.

    2. Avatar de chr_27
      chr_27

      Mas isto só é inovação para o iPhone/iPad.
      Já se faz isto sem qualquer problema no android. Tive um tablet (Acer A501) á uns 2 anos e já o usava com rato e teclado USB porque tinha uma porta USB normal.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Android ja permite ratos, logo nao necessita que se re-invente a roda. Este esta a ser projectado para Apple pois esta nao permite a ligacao de ratos externos no iOS.

    4. Avatar de WPMM
      WPMM

      Mas qual inovação?

  2. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Com aquele aspecto? Não, obrigado.

  3. Avatar de Máquegáiver
    Máquegáiver

    Mais um produto igual aos outros, mais uma lavagem cerebral ao dobro do preço…

  4. Avatar de Catarino
    Catarino

    já uso rato e teclado no ipad/iphone à uns anos 2 ou 3 anos.
    basta ser bluetooth e termos o jailbreak que já existe tweaks para isso.

    1. Avatar de Não Não
      Não Não

      Lá está… A Apple teima em ser teimosa.

      Jailbreak? Não vais vender essa ideia a empresas que usam este tipo de software…

      O coitado do rato até só funciona com aquela app…

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Sr. Catarino, estamos a falar de Profissionais e não de Amadores.
      Trabalho numa empresa em que estávamos a projectar trabalhar com Ipad’s para a Força de vendas, num ambiente virtual via Citrix, no entanto…o belo Ipad não permite qualquer conexão (legal) a um rato.
      A sua sugestão é que uma empresa, profissional, legalizada, tenha equipamentos com jailbreaks?

      Por isso, tivemos que optar por outra solução aos ipad’s.

      Steve Jobs…volta.
      Apple está numa descida a pique…!

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Sr. Alexandre quem lhe disse a si que o jailbreak é ilegal?
        Pode dizer sim que não uma solução viável tendo em conta que não é uma solução apple.
        Acho que solução seria usar um rato ou teclado bluetooth fosse ele qual fosse e não ter de comprar um em especifico.
        O controlador já existe à muito no ios simplesmente não está activo.
        A solução seria apenas tornar o controlador activo sem o jailbreak.

  5. Avatar de WPMM
    WPMM

    Já podes no Surface.
    O ipad pretende ser um Surface.

    1. Avatar de Manel
      Manel

      e mais ao contrario, o surface e que pretende vender como o ipad. O meu macbook pro retina ri se do surface

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Sr. Troll, o teu MacBook Pro pesa 3 vezes mais que um Surface Pro 3. Nem o MacBook Air pesa tão pouco como o Surface Pro 3. Mas entretanto vai mandando mais postas de pescada que é para seguirmos o processo de evolução da tua inteligência. Nós vamos ficar muito contentes quando atingires o QI de um lagarto.

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Ou é o surfave que pretende ser um MacBook air, mas sem a rigidez e sem a bateria, ao mesmo tempo que pretende ser um iPad mas sem as apps, sem o peso, etc?

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Não tenta ser nem uma coisa, nem outra. É um hibrido, logo não compete com o iPad. O mais parecido que a Apple têm é realmente um MacBook Air. A bateria do Surface Pro 3 (42 Wh), fica entre o MacBook Air de 11″ (38 Wh) e o MacBook Air de 13″ (54 Wh), algo que é de esperar visto o Surface ser de 12″. Têm a vantagem de ser bastante mais leve que o Air.

  6. Avatar de Winetree
    Winetree

    Isto é uma solução um pouco rebuscada… Essencialmente estamos a correr uma app num servidor remoto, não local. O rato liga-se localmente, mas as acções do rato só são transmitidas para o servidor que as executa lá e depois transmite o iPad…
    O iPad não tem e não foi pensado para ter cursor, portanto rato=nickles. Só com Jailbreak.
    Mas das coisas que gostava de ter no iPad, o rato não é uma delas (mas isto sou eu). Em ambiente empresarial? Só vendo, mas julgo que só em situações muito especificas, não entendo a necessidade, só vendo mesmo.

    1. Avatar de João
      João

      Não é uma ideia rebuscada. Só quem não conhece o modo de funcionamento da Citrix pode dizer isso.

      Este mouse vem ajudar as pessoas a trabalhar em ambiente Windows, nos iPads, com relativa facilidade.