Circuit Simulator: Simule circuitos electrónicos no seu browser

11 Comentários

Actualmente com as tecnologias que estão disponíveis, facilmente encontramos na Internet ferramentas que antes apenas estavam disponíveis para instalação no PC.

Na área da electrónica e simulação de circuitos electrónicos existem várias, mas hoje damos a conhecer o Circuit Simulator que funciona num simples browser, sem a necessidade de ser instalado qualquer software adicional.

electronic_circuit


O Circuit Simulator é uma ferramenta para simulação de circuitos electrónicos que foi inicialmente desenvolvida em Java por Paul Falstad, mas que recentemente foi portada para HTML5. Com uma interface simples e altamente interactiva, esta ferramenta pode agora ser usada num simples browser através deste site.

circuito_00

Através do menu é possível encontrar vários componentes, Chips digitais e analógicos, etc. Para tal basta simplesmente aceder a Draw e escolher qual o componente que pretende inserir no cenário.

circuito_02

Outro aspecto interessante deste simulador online é o facto de disponibilizar vários samples que pode testar gratuitamente.

circuito_01

Veja como tudo funciona

Ver no youtube

No site do projecto pode encontrar mais informações sobre a utilização desta ferramenta. De salientar ainda que é possível importar projectos assim como exportar projetos ou simplesmente partilhar o link do projecto criado. para iniciar um circuito em branco, basta ir a Circuits > Blanck Circuit.

Circuit Simulator

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro ramos
    pedro ramos

    Melhor ainda e muito bom para quem tem problemas de nervos é o Xilinx.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      As aplicações da Xilinx não simulam circuitos, simulam só sistemas digitais.

    2. Avatar de MiniMe
      MiniMe

      Eeeerrrrrmmmm….. Xilinx Marca? Xilinx ISE? FPGA’s sao muito interessantes sem dúvida mas, que têm a ver com o artigo?
      Para simulação deste tipo gosto de um software relativamente simples e já velhinho, o Micro-Cap
      A proposito de Xilinx um projecto muito interessante+ZPUino em: http://www.papilio.cc (uma dica para o people do pplware?).
      Abrs.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        também tenho andado a fazer umas incursões em vhdl, com o ghdl + gtkwave para verificar os sinais dos test benchs, mas como ainda estou numa faze inicial não compensa avançar para o hardware, por isso fico-me por este excelente simulador.

        MAs esse projecto parece bem porreiro, quando chegar a altura 😉

        Um outro que estava a ver era este:
        http://raspi.tv/2013/guzunty-pi-open-source-cpld-board-for-the-raspberry-pi

        1. Avatar de MiniMe
          MiniMe

          Tambem parece ser interessante ainda que com hardware um pouco mais antigo mas tb mais barato.
          Tenho tb uma board pequena da numato.com e ando com vontade de comprar-lhes outra desde que li este artigo: How to Run Linux on Saturn Spartan 6 FPGA Module. – Correr Linux num FPGA, muita vontade em experimentar… mas o preço… 🙁

  2. Avatar de Skin
    Skin

    Parece interessante, já tinha visto noutro artigo, penso que foi no lifehacker.

  3. Avatar de Tico
    Tico

    Alguém me sabe dizer lojas de material de electrónica em Lisboa (infelizmente a Dimofel fechou)?

    1. Avatar de Daniel Silva
      Daniel Silva

      Mauser

    2. Avatar de Mário Sobral
      Mário Sobral

      As que fecharam na baixa algumas estão na periferia, e outras fecharam de vez, pesquisa no google por componentes electrónicos. há algumas em Lisboa, não vou agora fazer publicidade.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        O objectivo dos comentários é as pessoas partilharem conhecimento, ninguém leva a mal… Agradeço que diga as que conhece… já fui ao mauser e ao servelec, mas os preços das coisas estão muito inflacionados… O que se pretende é algo como a castroelectronica, mas em Lisboa.

    3. Avatar de mm
      mm

      Por acaso também gostava de saber…