Chinesa Allwinner apresenta o SoC H8 octa-core

14 Comentários

Com a explosão do segmento móvel, são muitas as oportunidades de negócio que começaram a surgir. Por outro lado, apesar de Marc Weiser ter previsto a computação ubíqua há mais de uma década (ver aqui), a verdade é que só agora agora o “mundo dos objectos inteligentes e mini PCs” começa a estar cada vez mais presente neste mundo real.

Hoje a chinesa Allwinner apresentou o novo SoC low cost H8 octa-core, direccionado para consolas de jogos e set top boxes.

setTopBox


O mundo da tecnológico não pára e os fabricantes de hardware têm de manter um ritmo de vendas, apostando na inovação. O novo SoC 8-core ARM Cortex-A7 a 2.0 Ghz traz uma gráfica PowerVR SGX544 que garante a reprodução de vídeos com resolução 1080p@60fps . Além destas características, este novo chip inclui também o suporte para uma saída HDMI, USB, Gigabit Ethernet e ainda 3 controladoras SD/MMC.

Apesar dos detalhes ainda não serem muitos, o Allwinner H8 é muito semelhante ao Allwinner A83T, apresentado no mês passado, com a excepção de não ser destinado para tablets. Prevê-se que as primeiras boxes com este novo SoC apareçam já neste último trimestre de 2014.

CNXSoft

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Eu estou é de dentes afiados à espera dos SSD’s da Samsung com nand 3bit TLC 😛 se saírem até ao Natal ja sei qual vai ser a minha auto prenda 😀

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Posso saber a razao de tal? é k também kero comprar um ssd mas keria saber mais sobre o assunto

  2. Avatar de Cris
    Cris

    MUH CORES, e depois têm performance por core extremamente baixa. Quem diria que arquiteturas eram importantes… Alguém devia alertar a AMD também.

    1. Avatar de Hugo Monteiro
      Hugo Monteiro

      Alertar a AMD? Mas sabe do que está a falar? Já testou pessoalmente processadores AMD e INTEL (do mesmo valor)?

      Em termos deste chip como tudo é proprietário acaba-se por nao se conseguir resolver em tempo util os bugs que aparecem. Nesse aspecto a INTEL tem muita vantagem pois é tudo OpenSource.
      Em termos de valor compramos um mini computador INTEL (por exemplo o asus EEEBOX EB1036 por um pouco mais que estes minipcs da Allwinner, e ficamos muito mais bem servidos.
      Podemos fazer upgrade à memoria e disco muito facilmente, coisa que nesta caixa nao o poderemos fazer.

      1. Avatar de David
        David

        Realmente…
        +1
        Desconhecia… irei pensar numa coisa destas…Asus EEEBOX EB1036!
        Qual o modelo aconselharia para usar como uma box conectada directamente à TV!

      2. Avatar de joaoa
        joaoa

        Mais baratos? Uma box dessas quad-core custa 60~70 Eur, o pc que refere custa 190~220!!!
        Alem disso estas boxes consomem 5~15w, o pc nem em sonhos consome tao pouco…
        Aqui as boxes custam 100~150 mas com facilidade arranja a mesma vinda de espanha por menos de 100!

      3. Avatar de 1
        1

        >Nesse aspecto a INTEL tem muita vantagem pois é tudo OpenSource.

        Tu estas de brincadeira ou falaste serio? Intel esta a ser uma das empresas mais fechadas, meu caro.

  3. Avatar de LuisS
    LuisS

    Eu uso o eb1037 com win8 64bits e estou maravilhado. Tenho ligado à tv.
    Ele é xbmc ou então o GTA4 a bombar.
    Para o preço…
    Já vendi uns 10 e está tudo maravilhado. O 1036 tenho já mais de 15 maquinas como desktop e ligados 24h … Bem aquecem
    LuisS

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Nem de propósito uma vez mais os artigos do PP vêm sempre a calhar…

      …andava a ver qual seria a melhor solução para TV para multimédia, jogos, apps, etc.

      o meu TV é recente e já faz algumas coisas interessantes mas gostaria da abrangência da plataforma Android bem como algo do tipo XBMC…

      Tenho visto muitos artigos sobre Arduino, Raspberry Pi, etc.

      Queria algo completo mas sem ter de perder muito tempo com programação.

      Talvez a ideia do LuisS seja uma boa opção… e na v/ opiniã ?!?!

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Luís,

      qual a versão do EB1037 que tens? Esta parece-me porreira:
      http://www.asus.com/Commercial_Desktops/EB1037/

      …e onde poderia comprar um?

    3. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Tb ando de olho nesse e na Zotac ZBOX PI320. Que dizem?

  4. Avatar de m4x
    m4x

    Esses gajos fazem um filme tão grande pra dizer que corre 1080p 60hz?
    Já têm boxes dessas no mercado hoje que fazem 4K 60hz.