Chia: a criptomoeda que vai pôr os discos HDD e SSD a minerar

32 Comentários

No segmento das criptomoedas, existem algumas que são mais populares do que outras. Por exemplo, a grande parte da população já está habituada a nomes como Bitcoin e Ethereum, mas existem muitas outras.

Por exemplo, Chia é uma criptomoeda criada pelo fundador do BitTorrent e que se tem tornado popular sobretudo na China. Para além disso, esta moeda digital vai pôr os discos HDD e SSD a minerar.



O que é a Chia?

Chia é o nome da criptomoeda desenvolvida por Bram Cohen, o criador do BitTorrent, e que está em constante crescimento na China. Não é de todo a moeda digital mais popular ou da qual se ouve falar frequentemente, mas quem sabe esse cenário não mudará?

Esta moeda digital poderá então mudar a forma como atualmente vemos este mercado. Como sabemos, para minerar as criptomoedas, os utilizadores recorrem sobretudo a placas gráficas para Ethereum e ASICs, no caso do Bitcoin. Mas os sistemas com estes equipamentos acabam por ser muito dispendiosos e apresentam um gasto energético significativo.

Desta forma, a Chia tem como objetivo tornar-se numa criptomoeda mais ecológica do que as atuais moedas digitais. Isto porque em vez do processamento das GPUs, esta moeda tem como foco o armazenamento, uma solução mais sustentável.

Nesse sentido, esta criptomoeda seria minerada através de discos HDD e SSD. Trata-se de equipamentos mais baratos, e que garantem a mesma privacidade e segurança existente noutros criptoativos.

De acordo com o site oficial da Chia:

Acreditamos que a criptomoeda deve ser mais fácil de usar do que o dinheiro, mais difícil de perder e quase impossível de roubar.

Qualquer pessoa que queira validar transações deve ser capaz de trabalhar sem hardware descartável ou sem uma grande conta de eletricidade.

Mineradores já começam a comprar HDDs e SSDs em massa

Assim, em vez de um método de “proof work”, a Chia usa o modelo “prova de tempo e espaço”, através da utilização do armazenamento de disco para os negócios.

Para já, a moeda ainda não está disponível para compra no mercado, mas os mineradores já aguardam ansiosos pela sua chegada. Segundo informações do HKEPC, algumas pessoas na China já começaram a comprar HDDs e SDDs em grandes quantidades.

Em Hong Kong, por exemplo, quem se interessa por esta criptomoeda já garantiu discos de armazenamento com capacidades entre 4 TB a 18 TB. Além disso, a gigante fabricante chinesa Jiahe Jinwei já disse que está sem stock dos seus principais SSDs NVMe de 1 TB e 2 TB.

Portanto, com todo este panorama, é também de esperar que os preços dos discos sofram alguma alteração em breve.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Já agora porque não usam uma bicicleta para gerar eletricidade para minerar ( ver Black Mirror )?

    1. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      não tinha pensado nessa……….eehhh e o pessoal escusa de gastar os euros no ginásio.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      É verdade, basicamente era isso que eles estavam a fazer!

    3. Avatar de Anon
      Anon

      Black Mirror é ao top!!

    4. Avatar de Bruno R.
      Bruno R.

      Já há quem tenha feito. Não para minerar mas para jogar.

      https://www.youtube.com/watch?v=23CARN0ORAo

  2. Avatar de Fifi
    Fifi

    E lá vão os discos ficar sem stock , sorte é as clouds estarem acessíveis agora .

    1. Avatar de scp
      scp

      As clouds são feitas de quê?

      1. Avatar de carlos pires
        carlos pires

        vapor de agua …:D

        1. Avatar de GM
          GM

          Boa, para começar o dia a rir. Bem apanhado.

        2. Avatar de RM
          RM

          Não são essas, são as outras 🙂

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Mais um criptomer#@ para lixar quem precisa das coisas!! Espero que a UE arranje maneira de proibir isto!!

  4. Avatar de LA
    LA

    Mas isto anda tudo maluco e à procura de dinheiro fácil, ou é impressão minha? Primeiro foi a gráficas, agora é os discos. Alguém vai ter de pôr um travam nisto e rápido.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      dinheiro facil? !! hahahahah

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Vais dizer que gastar anos em educação para arranjar um emprego e trabalhar oito horas por dia é mais fácil que comprar placas gráficas e pô-las a minerar?

        1. Avatar de GM
          GM

          8H/dia, ou mais. Muito mais. Falo por experiência.

        2. Avatar de paulo
          paulo

          argumento de bosta!

    2. Avatar de Polo
      Polo

      Alguém? Só se for o zukerberg

    3. Avatar de Auone
      Auone

      Se é dinheiro fácil, vai lá fazer então, minerar tem um consumo grande de energia, e demanda um investimento pesado em gpus para ter um lucro variável que vai levar quase um ano pra se pagar, sem contar os risco já que quando o mercado está em baixa deixa de ser rentável minerar já que não paga a energia.

  5. Avatar de Elektro
    Elektro

    Lá vamos nós outra vez, “Os miners não são a maior parte do problema das escassez de GPUs e tal” estou para ver se também não vão ser o problema da escassez dos discos quando por “coincidência” os discos esgotarem quando este método estiver em altas

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E assim que conseguem valorizar uma coisa que foi criada em 2009 e que cada vez mais chama mais utilizadores na busca de dinheiro facil. Ah e tal usa a tecnologia blockchain, como se isso fosse alguma coisa de especial. Com este tipo de noticias vao alimentando mais curiosos, e alguns ficam pelo caminho.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      meu deus tanta ignorancia! grandes impresas interesadas em usar blockchain e tu sem saber s o que é dizes isso!

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Dinheiro fácil? se é assim tão fácil façam o mesmo…

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não é assim tão fácil!! Quem se lança na mineração tem que ter dinheiro para pagar a fatura da eletricidade, que pode chegar aos 150 euros!! Tem de arranjar uma carteira, algumas são grátis como a Mycelium mas por cada transação pagas no máximo €5,81!!

      1. Avatar de RV
        RV

        150€ é muito pouco para quem minera…

        75€ pago eu e não tenho nenhum pc gaming… por exemplo. imagina quem tem 3/4 graficas para minerar…

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          75 euros!? Eu só pago 28 euros de luz!!

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Está sempre tudo desligado só pode…

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bom Artigo

  9. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Esse conceito não é novo e já na altura só compensava a quem tem discos de Teras (>10Tb) parados em casa. Se é para investir mais vale em gráficas.

  10. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Mas a Siacoin não é já a base de espaço em disco?

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Essa moeda faz me lembrar o BURST Coin.

  12. Avatar de aaaaaa
    aaaaaa

    Da para ter a minar em todos os discos do pc? Tenho 3 de 500 cada (2 SSD)
    Isso geraria tipo que $10/mes?

    1. Avatar de Leonardo Rodrigues
      Leonardo Rodrigues

      pelo que li e se o preço de transação da chia for os 20 dolares teras um rendimento de cerca de 6 dolares por mes a cada 1tb
      podes verificar aqui neste site https://chiacalculator.com/