Chegou finalmente a GeForce RTX 3060 da Nvidia, mas com limites para a mineração

23 Comentários

Tal como prometido, a Nvidia lançou nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, a sua nova placa gráfica GeForce RTX 3060. Esta é um dos chips gráficos mais aguardados pelos gamers, mas também pelos adeptos de mineração de criptomoedas.

Um dos pontos mais fortes da nova Nvidia GeForce RTX 3060 é que se trata de uma gráfica com boa performance, mas a um preço mais acessível. Vamos conhecê-la melhor!



GeForce RTX 3060 da Nvidia foi finalmente lançada

Hoje foi mais um grande dia para a Nvidia, pois a fabricante norte-americana lançou finalmente a sua tão aguardada placa gráfica GeForce RTX 3060.

Esta GPU é o modelo mais básico de toda a linha RTX 3000, no entanto tem como foco o custo-benefício. Oferece um ótimo grau de desempenho, sendo posicionada entre as placa RTX 2070 e a RTX 2080.

A RTX 3060 é baseada na arquitetura Ampere e traz o novo chip GA106. Conta com 3.584 núcleos CUDA, 28 núcleos RT e 112 núcleos Tensor. É capaz de um clock base de 1,32GHz e boost de 1,78GHz. Traz consigo 12 GB de memória VRAM GDDR6, numa interface de 192-bit a 15 Gbps e largura de banda de 360GB/s.

O poder computacional desta gráfica totaliza 12,74 TFLOPs, um pouco mais do apresentado pela consola Xbox Series X.

Esta GeForce RTX 3060 chega então hoje a várias lojas, com um preço recomendado de 329 dólares. No entanto espera-se que este valor aumente devido à elevada procura deste chip.

Uma placa gráfica para gamers, com limites à mineração

Os gamers são o público que mais anseia por esta placa gráfica Nvidia, no entanto haverá certamente uma corrida às prateleiras também por quem minera criptomoedas.

Mas a fabricante quer que esta GPU vá parar às mãos dos jogadores. E para tornar isso bem claro, a Nvidia reduziu a performance da GeForce RTX 3060 para a mineração das moedas digitais, através da limitação de taxa de hash.

A fabricante já frisou que esta limitação não pode ser desativada, e tem como objetivo tentar dissuadir quem minera de a comprar, deixando assim o stock para os gamers.

Como alternativa, a Nvidia lançou o chip CMP exclusivo para a mineração de criptomoedas.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    329 dólares nos Estados Unidos,e cerca de 370 em Portugal,mas na maior.Com taxas e impostos é pela certa.Para não dizer mais. 😐

  2. Avatar de scp
    scp

    Hahahah 700€ na pcdiga (sem stock de nada) e 900€ a 3060ti.
    Desceram tão baixo é incrível.

    “$329” hehehe diz a nvidia.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E ainda por cima capada, quem a compra depois mais tarde perde muito dinheiro por ser capada.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      espera até começarem a aparecer no OLX a 3x esse preço.
      Deixa-me ficar com a minha 2070 que ’tou bem

    3. Avatar de Elektro
      Elektro

      Com esses preços, gaming vai passar a ser coisa de rico infelizmente.

      Esta brincadeira mas cedo ou mais tarde vai fazer os preços das consolas subirem…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    “A fabricante já frisou que esta limitação não pode ser desativada”
    Vamos ver como é que esta frase se aguenta daqui a 6 meses – 1 ano, se tanto

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Não faz sentido. É como ir comprar um Ferrari e vir limitado a 150 kmh….
      Se vem capada então vendam isso mais barato….

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Se não vai afectar o objectivo primeiro para que foi criada, então não tem nada que baixar o preço. E ela foi construída assim, compra quem quer.

      2. Avatar de Thomas
        Thomas

        Correcao!
        Seria como comprar um ferrari e so dar 320kmh em algumas autoestradas.

    2. Avatar de Pedro Miguel Dias Costa
      Pedro Miguel Dias Costa

      O Limite é para Ethereum, para o resto esta a funcionar sem limitações.
      Por isso ainda não resolveram o problema.
      Ja agora a 3060 é pior que a 2060Super.

  4. Avatar de Megadriver
    Megadriver

    Aplicar limites na mineração não vai impedir que os scalpers desatem a comprar em bulk.
    Acho que não perceberam bem o problema…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Tens razão. Um problema são os que compram para mineração; outro são os scalpers que compram as GPU para as venderem mais caras.

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        O problema sao quem compra ao scalpers. Se o pessoal tivesse gosto ao dinheiro e nao comprasse eles iriam ter de ficar com o prejuizo. Comprem so em lojas officias ao preco de venda.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Tens noção de que há várias lojas que estão a vender ainda mais caro dos que os “scalpers” que falam, não tens? LOL

    2. Avatar de jlxpmme
      jlxpmme

      E também só colocaram limite para certos algoritmos, principalmente de ethereum. Muitas outras moedas podem ser mineradas ainda sem qualquer problema

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E nao esquecer que o principal problema é escassez de chip. Agora em vez de fazerem 100 GPU gráficas, fazem 50 GPU para graficas e 50 GPU para mining (embora eles afirmem que não).

      A diferenca é que agora já nao podem dizer que a culpa é do mining.

  5. Avatar de Evandro Dos Santos Ferreira
    Evandro Dos Santos Ferreira

    Limites à mineração!!!

  6. Avatar de Infinity
    Infinity

    And it’s gone….

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    RTX 3060 chegou?
    Como chegou, se não está à venda em lado nenhum…

  8. Avatar de Zé sem pc
    Zé sem pc

    Foi comprada por bots,miners,scalpers ou diretamente de armazéns, por quem pudesse dar quase 700 euros ou mais por ela! o resto do povo que espere 1 ano ou mais que apareça algo em mercado! o problema também é que o stock provavelmente não foi muito devido a limitada produção de chips

  9. Avatar de Redin
    Redin

    Fica agora a questão se as lojas vão poder avisar o cliente deste “estrangulamento” ou se estariam a espera que os mesmos recebam essa informação pelo Pplware ou outra midia.
    Como muitas já foram vendidas todas artilhadas e estas vêm limitadas, a Nvidia não poderá correr o risco de ser processada?

  10. Avatar de Rui Alexandre Brandão
    Rui Alexandre Brandão

    Conclusão: não comprem nada e esperem que isto passe. Comprei a minha 3080 a 772€. Tive muita sorte, mas se não a tivesse adquirido na altura, hoje não iria pagar 1199€ por ela na mesma loja em que a comprei por 772€. Solução? Não comprem. Esperem, sejam pacientes, e tenham amor ao dinheiro. O que as lojas estão a fazer é consequência dos fornecedores pelo facto de as venderem a esse preço ás lojas. As lojas não têm inteiramente culpa. Culpa têm os fabricantes que planearam tudo desde inicio. Não é conicidência a nVidia sem placas gráficas em stock ter faturado 5 biliões de dolares. Abram mas é a pestana e por favor, leiam rumores, pois estes abriram-me os olhos em relação ao que realmente se passa nos bastidores. Scalpers, mineradores… Mas sem fabricantes a fazerem o que fazem não haveria scapers nem mineradores.

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Entre uma placa dedicada somente a mineração que tem como curto prazo a passagem a “pisa papéis” depois de já não ser útil, enquanto uma tradicional de vídeo daria para voltar ao mercado, basta pensar que mais vale a compra em exchange dos activos desejados sem ficar preso a hardware potencialmente obsoleto.