CEO Intel: Utilizadores só trocam de PC a cada 5 ou 6 anos

46 Comentários

Com um mercado bastante bem disputado, as gigantes tecnológicas, na área dos Desktops, lançam regularmente novos modelos (normalmente duas vezes por ano). Já do lado dos fabricantes de CPUs, e no caso da Intel, o lançamento de novos chips acontece, em média, uma vez por ano.

E do lado do consumidor final, sabia que a  troca de PC só acontece a cada 5 ou 6 anos?

PC_2


Brian Kzranich, CEO da gigante Intel, revelou num evento que se realizou em Nova Iorque, que o ciclo de troca de PCs por parte do utilizador final passou dos 4 anos para os 5 ou 6 anos.

[The] replacement cycle for the PC has extended… Four years was the average, now it has moved to about five to six years.

Brian Krzanich, CEO da Intel

Mas porque os utilizadores demoram a trocar de PC?

Na verdade, actualmente um computador com 5 ou 6 anos é suficientemente bom para realizar a maioria das tarefas. Os utilizadores usam os PCs para aceder à Internet, ouvir música, aceder ao Youtube… tarefas essas que não carecem de muito poder computacional  e por isso uma máquina com meia década continua a servir.

Em vez de fazer a troca, na totalidade do PC, os utilizadores procedem por norma a upgrades parciais da máquina (por exemplo a troca de um disco rígido por uma memória SSD, para que o sistema fique mais rápido). Obviamente que esta é uma má noticia para os fabricantes, estagnando o mercado dos PCs.

ssd_intro

Mas o ciclo de troca é também lento no segmento dos smartphones e especialmente nos tablets. Kzranich refere que os phablets também contribuíram para a diminuição de vendas de PCs.

The slowdown in the upgrade cycle and emergence of so-called phablets have contributed to a decline in PC shipments

Kzranich referiu ainda que actualmente é mais fácil trocar de um smartphone para outro smartphone do que de um PC para outro PC.

A Intel deixou recentemente de fabricar processadores para dispositivos móveis e quer voltar aos negócios lucrativos e por isso tem de reestruturar-se e tornar-se competitiva. A empresa vai terminar com parte da linha Atom, em particular as plataformas Broxton e a SoFIA, já ela retardada, ambas enquadradas na família Atom X3 e desenhadas especificamente para smartphones e tablets.

Quando foi a última vez que trocou de PC?

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Nuno Belchior Monteiro Fonseca Fonseca
    José Nuno Belchior Monteiro Fonseca Fonseca

    Falando não de um desktop mas de um portátil, tenho o meu desde Setembro de 2010 e ainda esta muito bom, as unicas coisas que mudei foram o disco rigido para um ssd e aumentar a memória ram de 4gbs para 8, fora as limpezas ao pó e a mudança da massa térmica. Sendo assim, ainda consigo fazer as tarefas normais com um excelente desempenho e com uma fluidez espectacular, jogando tb bastantes jogos, alguns ate relativamente recentes sem contar com os que puxam demasiado pela gráfica, que é só uma ati radeon hd 5500

  2. Avatar de André Dias
    André Dias

    Eu ainda só tive o meu primeiro pc há cerca de três anos, porém já tive de proceder à troca de disco HDD por SSD, não pelo facto da performance mas sim porque o HDD deu o “berro”.

  3. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Eu demorei quase 9 anos a trocar de PC Desktop.A vida não está fácil.E nunca tive um portátil nem um tablet.Apenas tenho um smartphone da Huawei e mal lhe toco.Agora quanto ao PC Desktop comprei-o no ano passado antes do final de Julho de 2015,a tempo de instalar o novo(na altura) Windows 10.Mas valeu a pena.Gastei cerca de 500 e tal euros,mas tem um óptimo processador i4590,e uma boa configuração.A cereja no topo foi ter comprado no final de Dezembro um disco SSD da linha 850 EVO Pro da Samsung de 250 GB(por menos de 80 euros na altura,vejam bem !!) e o “menino” agora até voa !! 🙂

    1. Avatar de PML
      PML

      Agora é aproveitar o investimento 🙂

  4. Avatar de Limbus
    Limbus

    Estaria então na hora de trocar, mas depois dos últimos upgrades ainda vai durar mais uns anitos!

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    A sétima geração dos processadores intel, vai dar muito lucro.
    (Processadores com baixo consumo /alto desempneho e com gráfica integrada capaz de visualizar 4k.)

    Ainda bem que não deixaram aquilo que mais sabem fazer melhor!

    Aqui fica um obrigado de quem usa intel desde os anos 90 com o meu primeiro intel 486 😉

    1. Avatar de Insider
      Insider

      …a partir do 286 aqui…

      1. Avatar de Emigrolas
        Emigrolas

        Intel 8088 a 9.54 MHz

    2. Avatar de dsad
      dsad

      a minha gráfica intel já da para 4k, i76650u

      1. Avatar de dsad
        dsad

        e consome 15w

  6. Avatar de Anjo
    Anjo

    Acabei agora de fazer um upgrade ao PC, cpu fx 8320e, motherboard msi fxa 990 gaming, 8 gigas ram fury, ssd Samsung 250g. A próxima é a placa gráfica, estou a espera que saia a r9 480, que pelo que a AMD disse, custará 200euros. E espero que aguente os jogos por uns 2 anos.

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ja nao troco de pc a 8 anos xD nem faço upgrades. Mas ja esta a pedi-las

  8. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Por muito que se queira o investimento por parte do comprador torna-se algo incomportável nos dias de hoje tendo em conta que num agregado familiar de 2 pessoas apenas uma tenha emprego e recebe um ordenado(cerca de 800€ mensais). Tudo isto para dizer que também eu gostaria de fazer um upgradezito ao desktop mas teria de trocar board, processador, memórias,gostaria de comprar um SSD também mas no mínimo teria de gastar na ordem dos 400€. Ora bem, melhoro a máquina e depois passo fome? Ainda pensei em comprar a prestações mas neste momento é impossível…

    1. Avatar de Quim
      Quim

      Sendo a história relatada, verdade, nem consigo compreender onde está a dúvida….
      Obviamente que se só está um a trabalhar, acabou! não mexe em coisas “futeis” que não traga “rendimento real”, levantar o cu e continuar a insistir (ou deixá-lo sentado e procurar na net emprego também)…
      Eu apesar de ter “tudo pago”, viver em casa dos pais, e a procurar emprego, o pc que comprei não levou upgrade em 7 anos, e quando levou fui eu que paguei com o meu ordenado sempre!
      A pronto! e não ás prestações

      1. Avatar de Ruivix
        Ruivix

        Desde quando um desabafo é uma dúvida??? Não te cures não…

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Com um SSD melhora-se imenso o desempenho geral com pouco dinheiro.
      Se se poupar o dinheiro que seria para pagar as prestações junta-se o necessário e poupam-se os juros.

      1. Avatar de Ruivix
        Ruivix

        É uma das minhas possíveis soluções e das mais baratas. Tenho visto alguns preços de SSDs de 20GB a preços muito convidativos…

        1. Avatar de Ruivix
          Ruivix

          240GB perdão…

          1. Avatar de Gervásio
            Gervásio

            Nenhum outro componente vai elevar a capacidade da tua máquina…
            Eu tenho uma maquina com 2 anos, quase tudo de topo…
            No trabalho tenho uma maquina com cerca de uma década.
            Levou ssd e na maior parte das tarefas mais banais não noto grande diferença para a minha máquina pessoal (que daria para comprar várias máquinas daquelas se estivessem a venda)…

            Não te vais arrepender de meter o ssd, a performance vai aumentar drasticamente…

  9. Avatar de Sérgio Pimenta
    Sérgio Pimenta

    O meu pc tem 6 anos, a acabei de fazer um upgrade que faz com que ele ainda dure mais uns anos… o meu SSD original de 64gb da Kingston foi à vida e agora substitui por um Samsung 850 evo 500gb e pronto, agora ainda está mais rápido e com MUITO mais capacidade que o outro SSD.

    Tem 14gb de RAM que já tenho ha uns 4 anos e atualmente ainda chega e sobra!

    No ano passado comprei uma GeForce 750Ti e pronto, ainda esta semana estive a jogar Forza 6 na boa… Ou cities skylines… Ou Minecraft ou Civilization 5….

    Também comprei um teclado mecânico, então é que nunca mais vou comprar um teclado novo nos próximos 20 anos 🙂

    As pessoas já não compram um sistema totalmente novo porque os ganhos são poucos, a diferença entre processadores é pequena.

    E também não podem se esquecer que os pc’s de secretária são modulares.

    Por exemplo a motherboard do meu pc não tem USB 3.0, mas à 3 anos comprei uma placa pci express com 4 portas usb 3.0 e pronto ja posso usar o meu disco externo em todo o seu potencial mais as Pen’s USB e o leitor de cartões…

  10. Avatar de Danny
    Danny

    4 ou 5 anos mudo se não avariar mais cedo 😀

  11. Avatar de Paivajr
    Paivajr

    Um desktop não é um dispositivo da moda. Por este motivo muita gente não troca porque este ou aquele modelo ser mais bonito, ou porque existe em dourado, etc…
    São mais máquinas de utilidade.

  12. Avatar de Halnaweb
    Halnaweb

    Ainda tenho o 128k zx spectrum na empresa a gerir stocks vejam bem. Mais de 30 anos e o desgraçado ainda dá conta do recado.

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      E aposto que ainda metes lá Crysis 3 Full HD a jogar!! 😉

  13. Avatar de Nelson
    Nelson

    Tenho um macbook pro de 2011. O único update que lhe fiz foi a ram, logo na altura, que meti 8gb, e à dois anos um disco SSD de 256. É um core I5. Sinceramente, funciona perfeitamente, e não sinto necessidade de trocar. Talvez coloque 16gb de ram. Mas para o que faço, é suficiente. Não jogo, porque não posso. Sou programador. Consigo correr tudo perfeitamente. Honestamente, acho que existe uma longevidade muito grande nos computadores. Além disso, agora com os novos mac é tudo soldado, o que é uma grande cagada… Pelo menos, neste posso trocar algumas coisas.

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      podes trocar o SSD nos novos Mac, única excepção é o MacBook Retina. Pro e Air continuam a possibilitar a troca.

  14. Avatar de flavio
    flavio

    O meu portátil tem 4 anos e está bastante longe de ser trocado. À dois anos aumentei de 4 gb para 8 de ram, e o ano passado retirei a drive de cd’s para meter um SSD. De resto tem um i7 e uma gráfica q.b. que dá por exemplo para jogar gta V ou trabalhar no revit, por isso, a não ser que algo aconteça, dura até mais que esses 5/6 anos.

  15. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    O problema da venda de CPU é que hoje em dia a “lentidão” depende do hdd/ssd e do gpu. Daí que ao trocar estes componentes o cpu pode ficar 5 anos como mínimo. Já para não falar que na”die” din cpu Intel o gpu já ocupa a maior parte do espaço … a AMD por exemplo tem mais rendimento pelos gpu (antiga ati) que pelos (fracos) cpu.

    Se a AMD e Intel não se põe a toques, em 5 anos a ARM pode atingir cpu deveres e gpu superiores.

  16. Avatar de censo
    censo

    No meu caso é mais ou menos essa média. Pelo meio tive um portátil que durou menos tempo. Voltei aos desktops. Afinal o trabalho não precisa de portabilidade.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    noticia muito importante…. esta-se a tornar um mal no mundo…… o choro dos fabricantes…. têm razao.. os consumidores nao devem trocar em função das suas proprias necessidades mas sim em função da ganancia pelo lucro dos fabricantes. Ja dizia o outro.. “que la chupen”

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Temos tanta pena dos fabricantes… só faltou uma lágrima no fim da notícia sinceramente.

  19. Avatar de fr
    fr

    Tenho o portátil do Sócrates, da e-escolas. 7/8 anos Grande sócrates.

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    A mina torre já vai fazer 10 anos, e ainda dá para fazer tudo o que preciso num desktop. Só os portáteis é que tenho comprado em espaços de 4/5 anos.

  21. Avatar de SIlva
    SIlva

    Tenho o meu i5-2500k e não vejo algum motivo para fazer upgrade ainda. Incrementos de 3 a 6% todos os anos e o facto de os jogos serem mais intensivos no GPU não justifica estar sempre a atualizar o hardware.

  22. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Ago. 2006 – Abr. 2016

    Fujitsu Siements Scaleo P – 800€

    CPU: Intel Pentium D 820 > Intel Pentium D 940
    Board: Asus P5LD2-FM
    RAM: 1 Gb DDR2 533 mhz > 3 Gb DDR2 667 mhz
    GPU: Nvidia 6200 > Nvidia GeForce 8600Gt > ATI Radeon HD3870
    Disco: HDD WD 250 gb > SSD Crucial MX100 256gb

    Abr. 2016 > agora

    HP usado com board OEM 300€

    CPU: Intel Core i7-4770
    RAM: 8 gb DDR3 1600 > 16 gb dual channel DDR3 1600 Kingston HyperX Blue
    GPU: ATI Radeon R7 240
    Disco: HDD Seagate 3.5″ 1Tb > SSD Toshiba Q300 960gb (apanhei uma boa promoção)

    Creio que esta maquina me vá durar indefinidamente, 15/20 anos ou talvez mais

    Um upgrade futuro à grafica mas agora está bastante longe dos meus planos

    Aqui fica o meu CPUbenchmark o meu anterior pentium tinha ~700 pontos este i7 passa os 10000

    http://www.passmark.com/baselines/V8/display.php?id=61766840054

  23. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
    Estou a usar o w10 porque fui obrigado

    Depende, quem for dono de um HP ou Apple não duram 5anos

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Apple não dura 5 anos? LOL vai dizer isso ao meu iMac de 2008 que está a correr o El Capitan oficialmente e super fluido.

    2. Avatar de joselito
      joselito

      Eu uso um HP de 2004, dx6100 com windows 10, noto que talvez tenha que meter um SSD.
      É fazer as contas

    3. Avatar de jobstuga
      jobstuga

      amigo tou a usar um mac pro de 2006 8cores 10gb ram a correr o el capitan… que maquinas

      1. Avatar de KNIGHT
        KNIGHT

        HP nao dura 5 anos lolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

        quase 10 anos com um hp …tse tse.

    4. Avatar de MLopes
      MLopes

      com essa afirmação percebe-se melhor porque estás a utilizar o W10 “obrigado”, e não é por teres sido obrigado é porque quando distribuíram a inteligência estavas de férias

  24. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Em média os computadores duram-me 10 anos.

    A Intel que vá pregar a outro lado a cantiga da “obsolescência programada”:
    -Cansei-me de ver o dinheiro a arder em prol do hardware desde o meu primeiro PC em 1992.
    -Desde miúdo que aprendi a usar as coisas até caírem de maduras.
    -A desculpa do “trocar mais depressa de smartphone que de computador” não cola comigo. Só há uns meses atrás é que tive o meu primeiro smartphone, porque me ofereceram…

    A Intel pensa que está nos anos 90, mas esquece-se que as pessoas estão mais conscientes do que têm em mãos, e que se ainda funciona para as tarefas que efectuam, só trocam se der o berro….

    PS: O meu computador actual é um netbook de 2010 emprestado pela minha irmã, que o tinha encostado a um canto a apanhar pó.

  25. Avatar de simple guy
    simple guy

    magalhaes 2 com disco de 500 e 2G de ram, windows 7 e kubuntu =) ainda ha de me servir por mais uns 5 anos, ps* nao comprei, encontrei em um destes pontos de descarte de eletronicos, tinha o display partido, comprei um novo e tem me servido fiavelmente pelos ultimos 4 anos

  26. Avatar de Crypto
    Crypto

    Compro um portatil novo a cada dois anos. Tenho o seti@home a bombar 24/7 e, ao final de dois anos, apesar de os bichos ainda processarem, comecam a dar cada vez mais chatices, entao venha um novo, que nao tenho tempo a perder. O velho oferece-se a um familiar, ou fica num canto apenas a bombar o seti@home. Curioso que o meu primeiro portatil, um ACER ja com 12 anos, ainda esta vivo, apesar de nao o usar para mais nada que nao seja seti@home. Entretanto ja tive uns ASUS pelo meio que berraram, um HP que ainda se vai arrastando, apesar dos seus 8 anos, e um LENOVO que nunca me excitou.

  27. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Com certeza esse CEO não fez a pesquisa comigo, chutômetro puro.

    8 anos com o mesmo pc….

    Somente humanos que não pensam trocam pc a cada 2 anos, É POR ISSO QUE O GOVERNO + as EMPRESAS amam vocês…vocês aceitam tudo sem pensar.

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    Algumas pessoas aqui têm dificuldades em ver outras realidades que não as suas. Acham que para jogar a 144hz e ultra, um pc dura 3 anos sequer? Pois… Se só vão ao facebook ou jogam em low, normal que as vossas máquinas sejam boas