ATI Radeon HD5870 fotografada

47 Comentários

Saíram a público algumas fotos do “monstro” que aí vem. A mais esperada placa gráfica da série HD5000, a HD5870, faz uso do GPU R800 da família Evergreen, com nome de código Cypress XT (RV870). Toda a série HD5000 terá um processo de fabrico de 40nm.


Esta nova placa gráfica, em particular, vem equipada com ligações DVI, HDMI, DisplayPort e duas ligações internas para Crossfire. O dissipador “de série” aparenta poucas inovações relativamente ao da série 4000, vestindo apenas “roupa nova”, a meu ver mais feia. É uma gráfica extremamente comprida que irá provavelmente dar dores de cabeça a quem a compre e não a consiga colocar na caixa dita mainstream (género vulgar).

Foram também reveladas algumas fotos pelo CzechGamer que nos mostram a gráfica sem dissipador, portanto, a disposição dos componentes.

A gráfica será high-end (de topo) e vai contar com cerca de 2150 milhões de transístores no seu GPU RV870 a uma velocidade de relógio de 850MHz, memória GDDR5 a 1300MHz (5200MHz GDDR5) com uma largura de banda de 166.4 GB/s, 1600 stream processors e será capaz de processar uns meros 2.66 TFLOPS/s. O seu TDP será na ordem dos 188W (contra os 150W da série 4000) em full load e 27W em idle.

Como novidades, esta gráfica traz-nos a tecnologia ATI Eyefinity que nos possibilita a ligação de 6 monitores de elevada resolução em simultâneo permitindo uma resolução de 5760×2400 pixels.

Irá ser comercializada em versões de 1GB e 2GB de memória com preços de lançamento previstos de $399 e $449, respectivamente.

Os modelos low-end HD 5350 e HD 5550, mid-range HD 5650 e HD 5670 e high-end HD 5850 e HD 5870 serão lançados no próximo dia 22 de Setembro. Para mais tarde, 20 de Outubro, ficarão os modelos mid-range¬ HD 5750 e HD 5770 e high-end HD 5780 X2.

O lançamento da série GTX 300 da concorrente NVIDIA está previsto também para o quarto trimestre do presente ano, pelo que as novidades não devem tardar. Esta concorrente directa high-end à HD 5870 será também fabricada num processo de 40nm, será compatível com DirectX 11 e, para não variar, fará uso de memória GDDR5.

Esperamos poder testá-la em 1ª mão. Aguardem 🙂

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Xiii…
    Tenho a Ati 4870 X2 e isto ja e uma bomba…
    Ainda nao foram revelados Preços??
    Vai ser grande Revolução….
    Vamos Aguardar por mais informação…

    Obrigada

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim foram, estão no artigo 😉

    2. Avatar de Joao Costa
      Joao Costa

      Que mundo! Se tiver Dinheiro COMPRO!

      Só falta Motherboard e Processador!

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Credo que monstro! Já me contento com a minha simples Nvidia GeForce GT 120M with CUDA que leva o marketing da memória RAM a 1GB lol
    Mas até nem se porta mal…

  3. Avatar de sampaio
    sampaio

    isto é muita areia para o meu camião.

  4. Avatar de Vítor M.

    Já imagino esta placa nos novos LG Borderless LED TV :P… o futuro é lindo 😀

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Tão lindo que até assusta :O

      Só agora tive conhecimento dessas novas TV’s LG. Seria assombroso ver tal proeza x6. Haja cracanhol 😛

      1. Avatar de Cunha
        Cunha

        Haja cracanhol e olhos que aguentem…

    2. Avatar de Bassuma
      Bassuma

      Eu não consigo nem imaginar, depois de jogar crysis em 1920×1080, imagina 5760×2400, pena que o vídeo está off aqui…

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Problema é que grande parte dos jogos não são feitos com resoluções acima dos 2000 e picos… acima disso só irá fazer um upscale…

        O importante é que com estas grandes placas joga-se os grandes jogos com qualidade máxima a FPS decentes (60fps vsync)

  5. Avatar de A friend
    A friend

    Isto é muito bom!

    Mas sendo “fiel” à NVIDIA… vou aguardar a resposta! 😀

    Força ATI..concorrencia pura e dura é que se quer.. 😉

  6. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    Permitam apenas a pequena correcção: “meros 2.66 TFLOPS/s”, FLOP significa Floating point Operations Per Second, ou seja, já é por segundo, o /s está lá a mais.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sem dúvida, tens razão. Falta-te também uma letra, em “FLOPS“.

      1. Avatar de Rodrigues
        Rodrigues

        Eu sei, só reparei depois de publicar o comentário.

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          A seguir a “Eu sei” deves pontuar com “.” (ponto final). 😉

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        Hugo:

        as tuas segundas aspas são iguais às primeiras; isto é, são aspas de abertura e não de fecho!

        Penso que seria útil para a comunidade “Pplware” corrigires isso.

        :p

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Como o meu teclado é dos antigos, infelizmente a tecla do fechar aspas gastou-se e nunca sei qual é.

          (vou imediatamente informar a wordpress que deve ser detectada uma abertura de aspas antes de um html code de formatação, de modo a que o fecho seja correcto!!!!! fui)

          😎

  7. Avatar de Filipe Lourenço

    Epá oh Hugo não cabe nas nossas caixas. xD Quer dizer se calhar na tua já cabe, mas no meu chasso não 😛

    Há sectores da tecnologia onde cada vez as coisas são mais pequenas, aqui segue-se o contrário… O que é mau.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Se não couber, corta-se a caixa e deixam-se as pontitas de fora! ^^

      Sem dúvida… qualquer dia aparece-nos uma placa gráfica com 4 GPUs num só PCB. Estranho como ainda não se lembraram de colocar mais que um core num só GPU e em CPU’s já colocam às dúzias.

      1. Avatar de SoldJah
        SoldJah

        Já existem placas com 2 cores. . . por exemplo a ATI HD4870 X2. não sei se a NVIDIA tem alguma dual core mas penso que sim. mas sim, daqui a um futuro proximo iremos começar a ver também GPU’s de 4 cores. mas isso deverá ser quando forem lançados os CPU’s com 12 cores. o futuro vai ser mesmo potente.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          SoldJah, um GPU com multi-core é diferente de vários GPU’s single-core. Foi o que tentei dizer.

          Para ficares já esclarecido, vê esta imagem: click

          Essa é uma foto da HD4870 X2. Como podes ver é denominada X2 porque tem de facto 2 core’s mas um em cada GPU (e não um GPU com dois core’s).

          Não é isso que se verifica nos CPU’s, pois por exemplo um quad-core 775 tem o mesmo aspecto, por fora, a um single-core do mesmo socket.

        2. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Oops, a imagem correcta é esta, gémea da outra ^^

          1. Avatar de SoldJah
            SoldJah

            ahh ok tens razão. bem, um gajo ta sempre a aprender xD

        3. Avatar de sabiçhao que lava o chao
          sabiçhao que lava o chao

          a nvidia tem ja ha tantos anos a famosa 7950 gx2
          a primeira ati com dois core gpu ate nem foi a ati nem a amd que fez foi a asus que colocou 2 gpu’s num so pcb a primeira foi a 3870 x2 depois pegou moda e ca estamos nós

  8. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Também vou aguardar a resposta da nvídia e quanto aos LG Borderless LED TV não sei não… os samsung oled….

  9. Avatar de Paulo Ribeiro

    mas e preciso tanto monitor pequeno ? ja que tem essa saida metiam ai 2 plasmas. isso de jogar com quadrados pretos a dividir os ecras e nojento, percebe-se a ideia mas se alguem jogar assim e pk nao gosta muito dos olhos. tenho um monitor de 24″ full-hd-i e serve perfeitamente. + que isso começo a achar k e apenas para fazer “pose”

    1. Avatar de Rúben
      Rúben

      Concordo, uma pessoa senta-se a frente dos monitores e não tem campo de visão para apanhar os 6 monitores lool exagerado…

    2. Avatar de A friend
      A friend

      Honestamente também acho muito monitor.

      Para multi-tasking ainda vá que não vá.. agora para jogar não faze sentido..

      Com o preço desses monitores todos compram um Plasma de 50 Polegadas de 1080p com 600hz de refresh rate e ficam melhor servidos….

    3. Avatar de Shogun
      Shogun

      Para jogar não me parece interessante, mas se for para programar 😀 já tou mesmo a imaginar:

      – Virtual machine com Base de dados
      – Virtual machine com a aplicacao
      – Visual studio
      – Firefox
      – Messenger
      – Outlook

      E assim ocupo os 6 monitores 😀 xelente eheh, QUERO 6 MONITORES 😀

  10. Avatar de Eduardo Garcia
    Eduardo Garcia

    Tom Clancy’s HAWX e joguim bom 😀

  11. Avatar de Joao Santos
    Joao Santos

    Boas pplwarianos

    E o que estes bichos comem? Falo em termos de energia claro…

    Ate ja se veem no mercado fontes de alimentaçao de 1200wats!!!!

    Vou trocar o meu aqecedor a oleo por umas coisas destas e por umas canalizacoes, pro resto da casa e ja fico com aquecimento central!!

    Eheh!! (Sou do tempo em que o pessoal dizia que 1 MEGA de RAM era 1 exagero!!)

    Abraço e bons naveganços

    1. Avatar de nfu
      nfu

      Está bem discriminado no artigo, os consumos em idle e full-load…

    2. Avatar de A friend
      A friend

      A tendência agora vai ser para baixar cada vez mais os consumos… os chips têm cada vez menos nanometros, o que requer bem menos energia 😉

  12. Avatar de mokoto

    É de louvar que consegue consumir menos energia que as “antigas” 4xxx e 3xxx

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Até não, já que a high-end anterior equivalente (HD 4870) consome um pouco menos. Seria lógico isso acontecer já que o processo de fabrico passou de 55nm para 40nm… mas como o nº de transístores aumentou e a TDP também (relativamente à HD 4870), significa que a proporção transístores:nanómetros não foi mantida. O que não é bom.

  13. Avatar de Jaime
    Jaime

    Feia pa crl, prefiro as HD4xxx esteticamente

    A ATI parece que quer arrancar à frente da Nvidia, espero mesmo que se mantenha a frente algum tempo…era bom para nos =)

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Eu acredito que sim. Embora nas séries anteriores não tenha estado no topo em “força bruta”, claramente que a relação desempenho/preço está bastante acima da NVIDIA, e nos dias de hoje é isso que importa.

  14. Avatar de jose miguel
    jose miguel

    granda bomba!! esta hade correr todos os jogos ao máximo! vou-me contentando com a minha hd4850 enquanto n ha dinheiro para mais… lol

  15. Avatar de João Campos
    João Campos

    Estava a tentar não dizer uma palavra feia, mas é impossível, tenho que dizer: Puta que pariu de monitor e de gráfica…

  16. Avatar de Wagnon Sousa

    Essa placa é top e tá muito show a tecnologia multi ecrã, pena que demorará muito tempo até se conseguir ter uma nas nossas máquinas…

  17. Avatar de Armand

    Que mundo! Se tiver Dinheiro COMPRO!

    Só falta Motherboard e Processador!;

  18. Avatar de Murió Andrade
    Murió Andrade

    A minha Radeon 9200 Series é bem melhor que esta porcaria. Esta 5870 só serve para desmanchar carne.

  19. Avatar de haah
    haah

    se eu fosse rico eu compraria daqui a uns 3 anos eu compro o preço vai cair bem hehe