Atenção, adeptos de Android: smartphones poderão ficar mais caros em 2025

10 Comentários

A volatilidade dos preços não é um fenómeno surpreendente, sendo as subidas e descidas esperadas (com menos ou mais entusiasmo). Além dos produtos alimentares e da habitação, cujos aumentos temos testemunhado, parece que 2025 poderá chegar com smartphones Android mais caros.

Smartphone Android

De acordo com uma publicação no Weibo, citada pela Digital Trends, o preço do Snapdragon 8 Gen 4 poderá aumentar significativamente, na sequência do aumento do custo do wafer SM8750 usado na sua produção.

Este é o processador que se espera que alimente a maioria dos smartphones Android mais importantes esperados para 2025.

Apesar de não haver um valor concreto associado ao aumento, o termo “significativo” indica que não será irrisório. Aliás, a traduzir-se este aumento do preço do processador no preço final dos smartphones – o que nem sempre acontece – mais 10-20% “em cima” do valor final já faria alguma diferença.

Mais do que isso, considerando que os smartphones mais relevantes das marcas, os chamados flagships, já estão associados a preços consideravelmente elevados, acima de 1000 euros, é possível que um aumento de preços não agrade aos utilizadores.

Conforme recordado pela mesma fonte, o Snapdragon 8 Gen 3 era 25% mais caro do que o processador da geração anterior, mas apenas alguns smartphones Android, como o Samsung Galaxy S24 Ultra, sofreram um aumento de preço. Por sua vez, os Galaxy S24, Galaxy S24+ e OnePlus 12 não aumentaram os seus preços para oferecer o processador mais caro.

Algo que pode justificar o aumento do preço é a integração, já confirmada, da nova CPU Oryon e de uma unidade de processamento neural atualizada.

De qualquer forma, nada está confirmado e, por isso, teremos de esperar pelo lançamento do Snapdragon 8 Gen 4, previsto para outubro, e pelo lançamento dos primeiros dispositivos Android equipados com o novo processador, esperados nos meses seguintes.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Sim, porque um Topp de Gama há 5 anos também custava 1500€.

    2025 vai ser o primeiro ano com aumento no preço dos smartphones.

  2. Avatar de A
    A

    Nem tinha reparado que um iPhone quando saiu custava uns 500€ números redondos e agora largamos 1500

  3. Avatar de cK
    cK

    É porque há mercado para isso, senão não os vendiam a estes preços como alguém disse: ‘preços pornográficos’

    1. Avatar de Zé pevinho
      Zé pevinho

      O problema não é falta de mercado, mas sim de cromos que pagam estes preços só porque sim, pois se não os preços desciam, agora claro qualquer dia um smartphone de topo custa tanto como uma casa…

  4. Avatar de Contador
    Contador

    sandokan a vir dizer que é muito caro ou qualquer coisa do género que é irrelevante em 3,2,1

  5. Avatar de Rui Gante
    Rui Gante

    E da maneira que não compram. A classe baixa não precisa de smartphone, agricultores e pedreiros chega bem um so para chamadas, deixem os luxos para a classe alta

    1. Avatar de A
      A

      Nem sei para que precisamos de um smartphone, ou telemóvel! Bastava um telefone com fios como antigamente. Estamos em casa para atender, estamos. Não estamos, não atendemos! Começar a usar cartas novamente

  6. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Alguma vez um novo telefone ficou mais barato no ano seguinte ?

  7. Avatar de João
    João

    Aqui vai uma boa notícia : ninguém é obrigado a comprar !!! Sempre foi assim e sempre será : os tipos de gama são para quem pode, e felizmente existem e sempre existirão telefones baratos para quem não pode.

    1. Avatar de Zé pevinho
      Zé pevinho

      Hahaha, pense assim qualquer dia, trabalha a troco de um prato de sopa…