As próximas GPUs topo de gama podem consumir mais de 400W de energia

36 Comentários

Quase diariamente somos bombardeados com notícias e rumores referentes a diversas áreas da tecnologia. E o setor da indústria tem sido uma das vertentes mais apetecíveis para revelar as novidades, uma vez que tem crescido e tido cada vez mais a atenção e interesse dos consumidores, sobretudo se falarmos do campo das GPUs.

Neste sentido, de acordo com as últimas revelações, as próximas placas gráficas topo de gama podem chegar a consumir mais de 400W de energia.

gráficas

Próximas GPUs topo de gama podem consumir mais de 400W

Os últimos rumores da indústria tecnológica, com origem em duas fontes confiáveis, que são os leakers @kopite7kimi e @greymon55, indicam que as próximas placas gráficas topo de gama da AMD e da Nvidia vão necessitar de muita energia. De acordo os dados revelados, as novas GPUs vão consumir entre 400W e 500W de energia.

As informações indicam que este consumo se deverá ao facto de a AMD apostar num sistema multi-chips. Já a Nvidia vai adotar um sistema de chip único mais generoso, o que fará com que a quantidade de núcleos se multiplique e, por conseguinte, a sua necessidade energética.

GPU

Há ainda outros leaks que apontam para que o chip topo de gama da AMD conte com um tamanho a rondar os 800mm² e o seu consumo de energia se encontre entre os 420W e 450W. Já no que respeita ao futuro modelo mais poderoso da Nvidia, o chip AD102 terá um design monolítico com um tamanho a rondar os 600mm² com 18.432 núcleos CUDA, mais do que os 15.360 Processadores Stream esperados da GPU de topo da AMD.

Estima-se que ambas as placas estejam à venda no final de 2022. Outros pormenores indicam que a GPU Radeon RX 7900 XT será até 250% mais rápida do que a Radeon RX 6900 XT, enquanto que a GeForce RTX 4090 será até 200% mais rápida do que a GeForce RTX 3080 Ti.

Leia também:

AMD anuncia a sua gráfica Radeon RX 6600 XT por 379 dólares

 

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Qualquer dia consomem mais energia que o computador em si e ainda dá para fazer uns grelhados

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      já o fazem, assumindo que queres dizer mais de 50% do total.

  2. Avatar de iDroid
    iDroid

    Eu até posso comprar uma nova fonte de alimentação; resta saber é se vai existir stock de placas gráficas para serem alimentadas…

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ui,nem quero pensar na conta da luz com uma placa gráfica destas. “De acordo os dados revelados,as novas GPUs vão consumir entre 400W e 500W de energia.” Deus me livre. 😐

  4. Avatar de miguel
    miguel

    Venham elas, se a BTC chegar aos 50.000$ compro logo 20, já despachei as minhas antigas 😉

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      És o maior da tua rua.

    2. Avatar de Cryptopissas
      Cryptopissas

      Ve-se logo que nao sabes o que dizes. Nao se mina bitcoin com GPUs.

      1. Avatar de Realmouro
        Realmouro

        ”Não se mina bitcoin com GPUs”
        Oi? Minas com o quê então ? Com lapis e papel ?

        1. Avatar de GM
          GM

          Não. Pá e picareta.

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          não serias o primeiro a minar com lapis e papel.

        3. Avatar de QQ
          QQ

          Com ASICs, Armando.

        4. Avatar de Alex
          Alex

          Mas em que momento o rapaz diz que ia minar em BTC? simplesmente disse que se chegar aos 50k comprava 20.
          Não se pode minar ETH ou outra qualquer e converter?

      2. Avatar de miguel
        miguel

        Ai não 🙂 foram 3 anos a minerar com GPUs bem lucrativos, o investimento multiplicou-se várias vezes 😉
        PS. também tive algumas Antminer´s mas eram mais difíceis de arranjar e para vender depois no mercado de usado é mais complicado por isso apostava nas GPU´s que para vender como usado é mais simples e rápido.

  5. Avatar de LA
    LA

    Numa altura em que o planeta está a “gritar”. Continua a ser lançado hardware, com consumos incompreensíveis. Sem que ninguém regule este consumo excessivo de energia. Quer queiramos, quer não, vamos todos pagar por isso.

    1. Avatar de GM
      GM

      E mais cedo do que tarde….

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “com consumos incompreensíveis”, é so descobrires como, melhor que todos os outros, se faz IC mais pequenos e eficientes.

      E quanto ao “vamos todos pagar por isso”, sim vamos, mas não é culpa do consumidor, o vasto desperdício no mundo não pode ser combatido em casa, fomos todos enganados que a reciclagem era responsabilidade do consumidor comum, o que nunca nos disseram era que se 100% dos consumidores no planeta recilacem ou poupacem agua e luz, não faziamos mossa no que a industria faz.

      Já disse aqui e volto a dizer, já trabalhei para o fornecimento de água, o desperdício é descomunal, se todos em Portugal deixarmos a torneira aberta 24/7/365, não chegamos perto do desperdício de mais de duas semanas da industria.

  6. Avatar de paulo
    paulo

    o descurso nao era os consumos de energia ! quando é o bitcoin o discurso server para estas empresas produzirem produtos deste ja nao serve! hahahah

  7. Avatar de Luís Canela
    Luís Canela

    Referia apenas o processo de fabrico das ultimas gerações:
    GTX 980 28nm 600mm²
    GTX 1080 16nm 300mm²
    RTX 2080 12nm 750mm²
    RTX 3080 8nm 620mm²
    RTX 4080 5nm 600mm²
    No caso da RTX 3080 para a GTX 1080 o processo de fabrico é reduzido em metade, que significa que a Nvidia na RTX 3080 conseguia colocar o dobro dos transístores, pela mesma área (300mm²) e com consumo de energia muito mais reduzido(relativo ao processo 16nm), o que é muito bom.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    O que é muito bom é daqui a uns anos em vez de uma resistência para aquecer água para o banho podemos usar a nossa GPU. Maravilha.

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      No Inverno, o quarto onde o desktop está instalado, é a divisão mais quente da casa, e sem ter uma destas GPU’s. No Inverno não preciso de aquecedor nessa divisão, basta ligar o pc e jogar qualquer coisa. No Verão é que não compesa nada, mesmo nada hehe

  9. Avatar de .
    .

    Contradições umas atrás das outras nas mais diversas áreas.
    Bem as podem oferecer que não vou pegar em nenhuma, nem que seja dada.
    Os consumidores têm tanta culpa como as empresas, produtos que não vendem desaparecem logo e as firmas não querem isso ou o consumidor exige mais ou isto vai mesmo de mal a pior.
    A electricidade está e ficará cada vez mais cara … Isto é de tolos.
    Comprem, comprem que vocês precisam !

  10. Avatar de André R.
    André R.

    400W a 500W?? Já dá para secar o cabelo depois do banho…

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Não deixa de ser cómico eu debater-me pela pressa de impingir carros a pilhas, acabando com motores a combustão só nos ligeiros, em nome do ambiente e depois comprarem gráficas que são tudo menos amigas do ambiente! Acusem-se inimigos do ambiente 🙂

    O meu posto de trabalho gasta menos de 30wh (intel nuc i7 8250, 512Gb SSD e 16Gb de ram, não é para jogos! O monitor gasta 30 e picos wh. Agora 500wh só para a gráfica!!!!!

    Quem compra uma Quadro eu percebo perfeitamente, agora um forno nuclear que passou de moda passados 6 meses!!!!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      As RTX são cada vez mais utilizadas em ambientes profissionais. A hegemonia das Quadro é coisa do passado.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu tenho paineis solares que geram eletricidade para todo o ano por isso que gaste ate 1000 que eu pago zero

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não, não pagas zero. Pagas a gráfica que é bem cara.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Nao pago o consumo seu nabo

        1. Avatar de GM
          GM

          Depende da capacidade instalada. Se tiveres acumulação de energia, ainda posso dar de barato. Á noite, no Inverno, não venhas com cantigas. A menos que possuas também gerador eólico com capacidade.

          1. Avatar de Em_Nome_do_Rei
            Em_Nome_do_Rei

            Mas qual e a utilidade de energia solar sem acumulacao de energia? Claro que quem usa paineis tem acumulador de energia para a noite, isso nem se coloca!

          2. Avatar de GM
            GM

            Em_Nome_do_Rei, não é obrigatório ter acumulação. Uma UPAC pode perfeitamente funcionar sem acumulação, aliás, até é o mais corrente. É claro que a energia só é aproveitada durante o dia, e mesmo essa pode ter momentos de desperdício, isto é, injecção na RESP. Quem bate palmas e agradece é a E-Redes. Por essa razão publicitam e incentivam a instalação de fotovoltaicos, sem bateria. O que não for consumido entra na rede e é vendido a outros clientes. Capisce?

  13. Avatar de Luís
    Luís

    Qualquer dia os nossos governantes vão proibir de nós jogarmos. Pelo que aconteceu nos Estados Unidos com a DELL

    1. Avatar de JP
      JP

      Restringir a venda de PC´s que consomem em demasia, não significa proibição do jogo.
      Simplesmente consideraram que determinados computadores que estavam a ser vendidos, tinham um consumo elevado. Vejo isso como uma forma de prevenir as massas de consumo optarem pelo melhor, sem a necessidade para tal. A compra de componentes “avulso”, é para um nicho de entusiastas.

  14. Avatar de Vida De Gandin
    Vida De Gandin

    Vi uma noticia, acho que foi no canada ou em algum estado dos estados unidos em que já estão a proibir os pcs gaming, não sei onde foi isto mas vi isso em algum lugar, esta proibição tem a ver com os gastos de energia.

  15. Avatar de Rei dos Panados
    Rei dos Panados

    Isto não é novidade nenhuma em 2014 comprei uma AMD r9 que “chupava” 500w da parede, claro que estamos a falar à 7 anos atrás nos últimos anos temos visto uma descida enorme nos consumos devido a eficiência não faz sentido voltar para esses valores de novo.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      A r9 ou o PC?
      A r9 mais gulosa deve gastar menos de 400w em stress.

      1. Avatar de Rei dos Panados
        Rei dos Panados

        já não tenho a configuração que tinha na altura por isso não posso dar dados 100% fidedignos.
        Tinha uma fonte de 600w com um i7 4790k e a referida r9 295X2 com mais uns discos, se joga-se witcher 3 com tudo no máximo o pc crashava simplesmente ou algum benchmark exagerado este crashava á mesma quando a gráfica estava a chegar a sua performance de topo. Conclusão tirada na altura, olhei para o Hwinfo e vi que esta esta a utilizar 480~ w na gráfica juntando o processador e o resto, conclui que fonte de alimentação era insuficiente quando fiz um upgrade para uma de 750w nunca mais crashou.

        Não é bem 500w como disse mas é bem perto o pc na altura em total em full load usava por volta 690w o que é um exagero nos dias hoje