Aprovado! TDT vai mesmo ter mais 4 canais

62 Comentários

A TDT – televisão digital terrestre voltou a ser tema de conversa e debate nos últimos meses isto porque o Governo tencionavam incorporar mais quatro canais na TDT. No entanto, a Autoridade Nacional das Telecomunicações (ANACOM) fez um parecer onde referiu que a TDT em Portugal só dá para acomodar mais três canais.

Hoje o Conselho de Ministros aprovou o alargamento da oferta na rede TDT para… 4 canais!

tdt_001


Mesmo indo contra o parecer da ANACOM que referia que “a capacidade disponível na rede para o transporte e difusão de mais três serviços de programas nas condições actuais dos serviços concessionados (RTP1 e RTP2) e licenciados (SIC e TVI)”, o Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento da oferta gratuita na rede TDT para 4 canais, tendo em conta um estudo realizado pela PT.

Numa nota enviada aos meios de comunicação, o Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, refere que:

Depois de oito anos de inércia, conseguimos encontrar uma solução que vai beneficiar diretamente cerca de dois milhões e meio de cidadãos que têm na TDT o único acesso a conteúdos televisivos. É esta circunstância que importa frisar. Há um milhão de lares que hoje têm apenas acesso a cinco canais de televisão e que em breve vão poder aceder gratuitamente a mais quatro

O ministro revelou ainda que dois dos quatro canais ficarão da responsabilidade da RTP, em concreto a RTP3 e RTP Memória e que os outros dois serão destinados a operadores privados, atribuídos após concurso publico.

tdt_antena (3)

Mas como é possível acomodar os quatro canais?

Segundo a informação «…A solução encontrada para acomodar estes novos canais foi desenvolvida pela PT e baseia-se na utilização de tecnologia de última geração, que permite a descodificação do sinal, de modo a preservar a sua qualidade.  Foram feitos estudos e realizados testes sobre a capacidade da rede por parte do operador de distribuição responsável que o regulador do sector acompanhou».

Segundo refere o Publico, a Anacom diz só ter conhecido ontem, dia 11, os resultados da PT e por isso não ter corrigido o parecer que enviou há dois meses ao Parlamento.

O ministro da Cultura disse ainda que «…esta medida não representa custos adicionais para o Orçamento Geral do Estado e vai impactar positivamente cerca de 2,5 milhões de cidadãos»

Actualmente a TDT tem disponíveis os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e canal Parlamento. O ministro espera que a RTP3 e RTP Memória estejam já disponíveis este Verão.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Cancelo
    José Cancelo

    perguntem aos espanhóis como é que se metem dezenas de canais no tdt!

    1. Avatar de Cintra
      Cintra

      Por acaso eu achei piada qundo li que o TDT tinha limite de canais, fosse o limite qual fosse…
      Mas pronto, nem toda a gente está dentro do assunto. Ainda bem que afinal ja podemos ter 4! LOL

    2. Avatar de Luis Forte
      Luis Forte

      Ou aos ingleses, franceses, etc, todos têm 40 ou 60 canais disponíveis em TDT.
      Da, diria quase única, melhoria importante e tecnológica que consiste na emissão em frequências diferentes nas diferentes áreas é que não ouvi falar nada. Portanto fico com a sensação de que teremos mais canais de chuva a acrescentar aos existentes.

    3. Avatar de FPS
      FPS

      A questão é de base: os multiplexadores comprados para Portugal só admitem 8 canais SD, à taxa de compressão possivel aquando da aquisição. Agora, com novíssimos algoritmos de compressão, cabem 9.

  2. Avatar de Captain Obvious
    Captain Obvious

    Acho louvável o arranque que este governo fez a um processo lá muito atrasado. O anterior nada fez como bom aluno de economia europeu e muito provavelmente continuaria a fazer nada apenas analisando o discurso da loira de serviço.. Ditos isto, espero que isto não morra aqui embora tenha a noção que vá ficar estacionado já um bom tempo. Devem começar a tirar proveito das outras valências do TDT que não só mais canais. Exemplos, multi áudio, multi legendas, rádio, 720p ou até mesmo 1080(i pelo menos). Não demos nenhum salto no futuro, apenas estámos menos atrasados 🙂

    1. Avatar de André
      André

      Atenção que muitos dos países, estão a recuar nas emissões em HD. São demasiado caras para o proveito obtido. Daí que só a TNT francesa apostou forte em 10 mux para HD. Mesmo em Espanha, alguns canais já recuaram na emissão em HD.
      A mais avançada é a Sky britânica… só que pagar 150 euros pelo pacote base, não é opção para a maioria dos europeus.

    2. Avatar de TDT Portugal
      TDT Portugal

      Vai sonhando…quando regressares à terra falamos. Não se pode ter tudo. Um único MUX não dá para isso…

    3. Avatar de Crist N.
      Crist N.

      É preferível o bom aluno de economia (sim, essa coisa central ao funcionamento de um país e dos seus cidadãos) do que o mau aluno que aprovou um aumento de canais na TDT (e que o anterior também era a favor).

      Mas pronto, há quem tenha as prioridades ao contrário.

      1. Avatar de kgjkhgjht
        kgjkhgjht

        um bom ladrão, isso sim!

  3. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Até que enfim, agora vamos ver se até ao fim deste verão sempre temos a RTP3 e RTP Memória, são dois canais que valem mais que o lixo (RTP1, RTP2 ,SIC e TVI) que temos agora.

  4. Avatar de MACHADO
    MACHADO

    PARABÉNS, finalmente corrigiram o que estava mal, mas não pode ficar por aqui, temos de ir mais longe.

  5. Avatar de Diogo Marcos
    Diogo Marcos

    Mais canais serão sempre bemvindos mas fazer com que a TDT chegasse a mais casas e sem falhas é que seria a verdadeira revolução. Neste momento há sítios onde é mais difícil ou impossível ver televisão do que há 20 ou 30 anos

  6. Avatar de jedi
    jedi

    Por amor de Deus, os espanhois tem MPEG 2 como compressão ( qualidade DVD) e Nós MPEG 4 , taxa de compressão é maior . Bando de ladrões , que alguns sitios foi necessários pessoas colocar Meo ou outra operadora , via satélite, imaginem. Os canais privados deviam ter vergonha. Como á pouco concorrência em sinal aberto, só podia dar porcaria. E depois dão programas da treta e novelas até dizer chega. Está na hora haver maior diversidade tanto de canais como programação dos mesmos. Só acredito no que diz nesta notícia quando estiver na prática, ou seja, a transmitir. 🙂

  7. Avatar de freeport
    freeport

    Silva
    Finalmente fez justiça, mas os espanhois tem alguns 22 canais e gastaram o mesmo, aqui em Portugal como sempre, há sempre as luvas, os gorjas, o apito dourado, o marques, o lava jato, o freeport, e não sei k mais, e só assim de luvas é que isto funciona, nem imagino quantos enriqueceram à conta da TDT, chefes e chefinhos, Pt, ANACOM, etc. é uma vergonha, as coisas funcionarem sempre a troco de luvas

    1. Avatar de Atuamae
      Atuamae

      Lava Jato é no Brasil, penso eu…

      1. Avatar de kgjkhgjht
        kgjkhgjht

        também teve intervenientes por cá…

  8. Avatar de espectador
    espectador

    Até que enfim que se começam a dar passos contra o monopólio da TV paga sem qualidade. Se a sic e a tvi também colocarem os canais de notícias penso que poderá dizer-se que a grelha de TV paga passará a valer menos 90%. Engraçado que a ANNACOM que deveria ser um regulador que defende o utilizador foi quem colocou mais entraves. Enfim, só dava para mais 3 canais mas agora já dá para 4. Cómico no mínimo.

  9. Avatar de alb
    alb

    Os dois outros canais deviam ser SIC Radical e um só de filmes e séries

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Lol mesmo crente

    2. Avatar de Cristina
      Cristina

      Sonha, queres paga.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        A TDT Espanhola tem um ou dois só de filmes, mas quando baboseiras como “se queres paga” vêm da boca de certa gente otária não admira o país atrasado que temos e que continuem a nos enfiar o barrete.

    3. Avatar de FSF
      FSF

      Já agora era os canais todos de uma tv paga!
      😉

  10. Avatar de José C. M. Velho
    José C. M. Velho

    No meu descodificador TDT, para além dos canais portugueses, tenho sintonizados cerca de mais 40 canais de televisão espanhóis, muitos em HD, cerca de 20 estações de rádio e ainda diversas possibilidades de mudar o áudio e ouvir noutra língua ou inserir legendas, etc.

    Por isso estou de boca aberta quando o regulador diz que só dá para mais três e a PT diz que tem uma cena que até dá para quatro, cena esta que o regulador desconhecia.

    Isto, a ser verdade, teremos que perguntar que merda de TDT é que implantamos no país que só dá para isto, enquanto todos os portugueses que vivem na área de fronteira dispõem de tanta oferta do lado espanhol, com canais nacionais, regionais e locais. Quanto custou esta TDT, foi mais barata? O exemplo de Espanha não é caso raro, pois pela Europa fora as TDT dão para muito mais do que isto que se anuncia em Portugal.

    O Governo deveria pedir uma auditoria a estrangeiros para que verificassem por que razão esta nossa TDT não dá para quase nada e só agora, a muito custo dá para mais qualquer coisita, porque durante todos estes anos nem para isto dava.

    Isto é vergonhoso, para não dizer palavras mais feias.

    1. Avatar de tootall
      tootall

      vou explicar a razao de tanta falta de espaço para mais canais, é muito simples, os xulas dos operadores moveis tem a maioria das frequencis para o lucrativo 4 G, tudo muito bem planiado e com a ajuda dos canais privados porque concorencia custa lucros.

      1. Avatar de nuno_p
        nuno_p

        Caso não saibas a Espanha até usa mais uma frequência que portugal ( 3500Mhz) e a nossa tdt usa uma codificação de imagem mais eficiente e com maior compressão (menor espaço ocupado).

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Deve ser por iso que a qualidade de imagem dos canais de TDT Portuugueses é aberrante.

          1. Avatar de nuno_p
            nuno_p

            A qualidade não é boa por culpa dos canais televisivos que usam tecnologia do século passado.

          2. Avatar de kgjkhgjht
            kgjkhgjht

            isso deve-se à falta de cobertura! sem antenas não há milagres!

  11. Avatar de jose
    jose

    Do melhor, só podia ser no país das bananas

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uma tdt com 5 canais onde todos juntos não valem 1, e com um canal HD que permite ver 24 horas por dia preto em alta definição, só mesmo em Portugal.

    1. Avatar de André
      André

      “um canal HD que permite ver 24 horas por dia preto em alta definição” – Melhor comentário de sempre!

      1. Avatar de kgjkhgjht
        kgjkhgjht

        jet black hd!

  13. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Se bem recordo, a box escolhida para ser usada em Portugal é mais capaz do que muitas usadas noutros países.

    Curioso ver agora esta dificuldade toda.

    1. Avatar de nuno_p
      nuno_p

      MAs qual box? Estamos a falar de TDT.

  14. Avatar de Alvega
    Alvega

    Que sorte a nossa !!! podia ser pior, podiam ainda colocar a Rtp Madeira e Açores, para poderem justificar o ROUBO que é feito a todos os Portugueses em taxas, e assim poder manter o status-quo e os TACHOS de uma cambada de seres de sexualidade confusa (na sua Maioria) e políticos de pacotilha corruptos que a falta de melhor para as suas qualificações (falta delas) sao colocados na dita cuja RTP.
    Que -me interessa a mim e aos demais pagantes colocarem 10…20 canais se todos juntos nao valem peta?
    Basta ver os últimos dias em que a mesma hora todos os canais davam uma INJECÇÃO de Futebol nas suas mais ridículas variantes, na minha perspectiva nao passa de encher chouriços e manipulação do Zé.

  15. Avatar de Darth
    Darth

    Um estudo da PT Meo diz que tdt tem limite de capacidade….!? Em Espanha margem dezenas, por isso não convém à meo que mais entrem

  16. Avatar de nelson dias
    nelson dias

    só não conseguem por mais canais porque tem valores que falam mais alto… meo, nos e companhia Lda.
    senão conseguiam…. mas em primeiro esta tirar € aos portugueses!!!

  17. Avatar de João Santos
    João Santos

    Enquanto a TDT estiver “alocada” à PT vai ser sempre este atraso em relação a outros países. Isto é uma alternativa grátis a um serviço pago da própria PT (MEO) e como tal a empresa não tem o mínimo interesse em o fazer crescer.

  18. Avatar de Danny
    Danny

    Meus amigos, ficar a espera que a nossa TDT melhore é algo impossível. Muito interesse por tras desta gratuitidade de TDT.
    – Em primeiro lugar, ainda as emissoes nao melhoraram de qualidade de imagem.
    – Segundo, a RTP 1 ja transmite em HD, mas é so para quem adere as operadoras. Porque nao fazer essa mesma transmissao e eliminar o SD? Basta ver em França que todos os canais transmitem em HD, pelo menos via fransat.
    – Terceiro, falou-se que a nossa tecnologia era muito melhor que a dos países vizinhos. Se é boa, entao porque nao se aproveita da melhor forma possível?

    Como ja disse antes, muito interesse por tras diso tudo, pois estas empresas sabem que se entrar mais canais, muitos clientes desistem das assinaturas. Ou seja, la se vao as suas galinhas de ouro. Mas o que nao entendem é que muitos clientes iriam continuar a usar os seus serviços, nomeadamente internet, mas principalmente devidos aos pack que estas oferecem. pois por vezes sai mais em conta aderir ao pack de tv+net+ telefone.

    Mas esperar por TDT portuguesa? nao vale a pena. melhor comprar parabólica e receptor e aderir as centenas de canais que chegam via satélite gratuitamente. Basta escolher os canais que acharem melhor e eliminar o que nao vos interessa.

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Espanha tem tão poucos canais que só tem estes …. será que Portugal vai ter 1/4 dos canais?!! …. vergonhoso o TDT em Portugal!
    http://www.tdt1.com/

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ó “Joao”,nem me ponha doente.Que vergonha para o nosso país sabendo isso. 🙁

  20. Avatar de Arturim
    Arturim

    RTP3, RTP Memória, SIC Notícias e TVI24… Retirem o “canal” HD e está o problema resolvido! 😉

    1. Avatar de Alexandre Silva
      Alexandre Silva

      A TDT já tem vários canais iguais, nomeadamente os generalistas… Para que 3 canais de noticias? queremos é canais temáticos, para os outros 2 canais privados… Aliás isso foi falado de que provavelmente seriam temáticos para valorizar a oferta!

  21. Avatar de Olly
    Olly

    Pergunta estúpida:
    Quer dizer, então, que quem tem serviço pago de TV por cabo vai ver a sua mensalidade reduzida, certo? 😛

    1. Avatar de RDastr
      RDastr

      estás em portugal, onde o preço dos combustíveis sobe porque está muito baixo.

      1. Avatar de Olly
        Olly

        Pois, logo vi… Esqueci-me desse pormenor.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu acho que os novos canais deviam ser o HOT, a PLayBoy e o Venus… Afinal de contas… só nos fornicam!!!

    Triste País… pobre gente, nas mãos de miseráveis oportunistas, há 40 anos, neste cantinho à beira-mar.
    Ai Portugal, Portugal !!!

  23. Avatar de Ppalma
    Ppalma

    A DTD espanhola, tem MTV, FOX, e outros canais… mais, o sinal da TDT espanhola vai ter sinal wi-fi para internet á borla…

  24. Avatar de RDastr
    RDastr

    Então a TDT nao dava para ter multiplos canais? Porquê essa complicação toda? Vamos precisar de uma caixa magica da PT para ver esses 4?

  25. Avatar de Tiago
    Tiago

    A PT no seu melhor, sempre a tentar enfiar o barrete a toda a gente! não admira que a empresa esteja em ruina.

  26. Avatar de procrastinador
    procrastinador

    Haviam de colocar canais de carácter cultural, tipo documentários.

  27. Avatar de Abel
    Abel

    A TDT NÃO É GRATIS, NÓS ESTAMOS A PAGA-LA NA FACTURA DA LUZ.

  28. Avatar de Nuno Serra de Almeida
    Nuno Serra de Almeida

    Miséria …

  29. Avatar de Bruno Albano
    Bruno Albano

    Eu sempre defendi um modelo próximo ao Alemão ou ao Inglês, ou seja, a TV Cabo só para canais Premium e Internet.
    Neste caso o que se pagaria pela TV Cabo já incluiria a Sport TV, Tv Cines, entre outros…
    Diminuiria os canais na Cabo, sim, sem dúvida, mas aumentaria o portfolio da TDT, não há razão para se ter uma Localvisão ou um CM Tv na Cabo, quando podem estar disponíveis na TDT. Este atraso, para mim propositado, só indica uma coisa: que há muita gente gulosa a ganhar com isto, senão que resposta dariam a quem paga os premium?

  30. Avatar de Adrião Filipe Rodrigues Pereira
    Adrião Filipe Rodrigues Pereira

    Para ter a RTP Memoria mais valia estarem quietos!!
    Para mim, e já k têm tantos problemas em ter mais canais, ponham só RTP3, a TVI24 e a SICNoticias.
    Já chegava!!

  31. Avatar de Natália Maria Felizardo Pinto
    Natália Maria Felizardo Pinto

    Ainda bem que foi aprovado pelo Parlamento mais canais em sinal aberto na TDT em modo SD. Assim as pessoas que usufruem da TDT passam a ter mais escolha com a RTP3 e RTP Memória e ainda mais dois canais privados.
    Na minha opinião é transmitida a ARTV que não tem programação nenhuma, apenas se limita a transmitir o que se passa no plenário da Assembleia da República, está a ocupar espectro que dava para um canal generalista ou temático.

  32. Avatar de Antonio
    Antonio

    Nunca vi uma desculpa tão esfarrapada. Só dá para mais 4 canais? Como é que fazem os restantes países da UE, em que se encontram 20, 30, 40 canais na TDT??? e fora da UE por Exemplo na Suiça, uma media de 30 canais…

  33. Avatar de ruimgplay
    ruimgplay

    Mais 4 canais?!? É agora que vou deitar abaixo a TV cabo. Se não fosse tão sério dava uma comédia.

  34. Avatar de SER17
    SER17

    E ja falta pouco para a abertura da rtp 3 e rtp memoria, ainda bem porque ate agora o que é que se via, queridas manhas, voce na tv, casa das putas, festas do 760, e gostava que os canais sic e tvi que trasmitem as merdas acima descritas fechassem por falte de audiencias.
    ps: agora eram abrir mais e de preferencia dedicados ao desporto.

  35. Avatar de Renato
    Renato

    Resposta simples a todos, a limitação de canais vem das operadoras que perderiam seu altos licros com assinaturas fidelizadas de 24 messes e acordos altíssimos que ganham no tribunal de pessoas que não conseguem manter os contratos…