Apple garante 90% de toda a produção de chips de 3 nm da TSMC

9 Comentários

Para que marcas como a Apple consigam lançar equipamentos cada vez mais modernos a uma velocidade incrível, contam com a ajuda fundamental das fabricantes e dos seus mais avançados processos de fabrico. Como tal, a empresa da maçã já garantiu para si praticamente toda a capacidade de fornecimento dos chips de 3 nm da TSMC.



Apple domina quase toda a produção de 3 nm da TSMC

Não é novidade para ninguém que a Apple é a maior cliente da TSMC e já se previa que a empresa de Tim Cook fosse assegurar um fornecimento em quantidades significativas dos próximos chips produzidos na litografia de 3 nm. Mas as mais recentes informações indicam que realmente foi quase toda a produção que a Apple vai açambarcar.

Em concreto, os dados avançados por um relatório do Digitimes (via AppleInsider) indicam que a dona dos iPhones reservou 90% de todo o fabrico de chips do processo de 3 nm da primeira geração, designados como N3B, da gigante de Taiwan. Este fornecimento será destinado aos próximos modelos de iPhone, Mac e iPad com os chips A17 Bionic e Silicon M3.

O processo avançado de 3 nm da TSMC promete um aumento de 35% na eficiência energética e um incremento de até 15% no desempenho comparativamente ao chips de 4 nm, o qual se encontra no A16 Bionic e presente nos modelos iPhone 14 Pro e Pro Max.

É também esperado que os chips de 3 nanómetros sejam usados no chip M3 para novos Macs e iPads, podendo estes ser o MacBook Air atualizado de 13 polegadas e o novo iMac de 24 polegadas que deverá chegar no final deste ano de 2023.

Estima-se que cada wafer possa render cerca de 620 chips, com um tempo de ciclo de 4 meses. E este arranque de 3 nm é muito importante para a TSMC, especialmente porque este mercado enfrenta algumas dificuldades e ainda para mais a fabricante tem sede em Taiwan, país que está no meio do conflito entre os EUA e a China.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Como tal, a empresa da maçã já garantiu para si praticamente toda a capacidade de fornecimento dos chips de 3 nm da TSMC.” Incrível.A Apple garantiu todos os chips/nós semicondutores de 3 nanómetros da maior fornecedora do mundo,a TSMC.Só mesmo a maior empresa do mundo conseguia um acordo e uma exclusividade destas. 🙂

  2. Avatar de Vitolino
    Vitolino

    Taiwan é um país?

  3. Avatar de Herculano Freitas
    Herculano Freitas

    Ah e tal eu uso iPhone porque não é chinês… Ah e tal adoro Apple porque americana é não espia, adoro Apple porque faz produtos de qualidade nada chinês..
    Acordem pá vida, iPhone é chinês, são em mão de obra, são em microchips, semicondutores, bords, etc, ecrãs são sul-coreanos.. O que é que é americano? Acordem.
    Se é um bom produto, é… Também pelo preço…mal seria. Agora não deixa de ser uma chinesisse como quase tudo hoje em dia. Aliás se n houvesse boicote a huawei, hoje em dia nem samsung estava em primeiro…. Huawei foi dos melhores telemóveis que já tive, mas pronto sem Google lá comprei este iPhone 12, que não é mau…mas tenho muitas vezes saudades do meu huawei…

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Os componentes do iPhone fabricados na China são poucos. Os países fabricantes das principais componentes do iPhone:
      Câmeras. Sony. Japão.
      Scanner. Sony. Japão.
      Bateria. Sunwoda Electronic. China.
      Display. Samsung. Coreia do Sul.
      Glass Casing. Corning. USA.
      Microcontroller. STM. Suiça.
      Wireless Receiver. Broadcom. EUA.
      5G Modem. Qualcomm. EUA.
      WIFI Módulo. USI China
      Processador A 15. Apple EUA
      Display. NXP Semiconductors Países Baixos
      Memória Flash. Kioxia Japão
      A conceção do iPhone é feita pela Apple EUA.
      O iPhone é montado principalmente na China, mas um número, crescente é montado na Índia, nos dois países em fábricas das empresas taiwanesas Foxconn, Wistron e Pegatron.

  4. Avatar de Monhe
    Monhe

    Apple a mandar e o resto do mercado fica com as sobras….

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Nem sempre ser o primeiro significa ser o melhor. Hoje em dia tudo muda muito rápido. Nao se esqueça disso

  5. Avatar de supersilva
    supersilva

    Quem quer escolhe o que quiser. Acho engraçado o povo preocupado com qual é amis forte ou melhor. Atende, pronto. Quem gosta de câmera tem de ir pra xiaomi, produtividade é samsung, jogos é rog, e assim vai tb de acordo com o bolso.

    Concordo tb, senão fosse o boicote a huawei tava no topo. E tb com não compro tal marca pq é chinês. Todos são chineses.

    E outra, temos de democratizar nossos dados.

  6. Avatar de Claudio
    Claudio

    Algum dia a Apple tambem compra a Lua para os user ficarem mais lunáticos do que já são.
    A Apple faz lembrar aqueles cantores que fazem muita fama em alguns anos da vida deles depois morrem e ja nem dão pela falta. Se a Apple produz os seus proprios processadores para quê que precisa da TSCM …..O dinheiro deles deveria dar para isso. Gabam-se do bom mas a tecnologia é dos outros.

  7. Avatar de Alfredo arantes
    Alfredo arantes

    América é a nação mais científica no mundo.
    Grande América?