Análise: Samsung Galaxy Tab 2 10.1 (GT-P5100)

37 Comentários

 3 – Software

Android e a interface TouchWiz

A versão do Android que o Samsung Galaxy Tab 2 10.1 trás é a 4.0.3, actualmente desactualizado uma vez que já existem as versões 4.1 e 4.2. Este tablet tem capacidade suficiente para suportar o Android 4.1 sem necessidade de remoção de funcionalidades e recursos do Android.

Pelas pesquisas que fiz, estava previsto sair durante o mês de Dezembro uma actualização para o Android 4.1, no entanto, até ao momento, ainda só existe um leak oficial da versão que iria sair nas Filipinas, versão essa já mencionada por um dos nossos leitores no post do unboxing.

A versão do kernel é a 3.0.8, não é das mais recentes, a última versão que saiu é a 3.3, mas é o suficiente para suportar todas as funcionalidades do Android 4.0, 4.1 e 4.2, que necessitam de no mínimo a versão 3.0, apesar de que não ter tantas falhas corrigidas e recursos como as versões seguintes.

Aplicações exclusivas

Como em qualquer stock rom, esta também vem acompanhada com aplicações exclusivas da marca, tais como:

ChatOn – Trata-se de uma aplicação chat, tal como o nome indica, é necessário o uso de uma conta Samsung, que pode ser criada ao aceder à aplicação.

Game Hub – É um portal de jogos que podemos descarregar para o equipamento.

Memor. – Quer dizer Memorando em português, é uma aplicação que funciona como um bloco de notas onde podemos adicionar linhas de coisas para não nos esquecermos.

Music Hub – É um portal de música do género iTunes, onde aparece os álbuns em destaque e onde podemos comprar o álbum ou músicas em separado.

Readers Hub – É um agregador de noticias, no entanto, tal como os outros “Hub” é necessário uma conta Samsung para podermos usar.

S Planner – E uma agenda exclusiva Samsung onde podemos fazer marcações, etc.

S Suggest – É um portal de sugestões de aplicações e jogos, tanto podem ser sugestões de amigos como de outras pessoas da rede. Necessita de conta Samsung pois trabalha com o Samsung Apps.

Samsung Apps – É semelhante ao Google Play, é uma loja de aplicações e jogos.

Polaris Office – É uma aplicação office do género da que costuma vir nas stock roms, Documents To Go.

4 – Performance e autonomia

Estes benchmarks foram realizados sobre as configurações que vêm de fábrica, portanto posso garantir que os resultados são completamente reais dependendo só da própria avaliação das aplicações usadas para os testes.

     
anterior próxima

Browser

   
anterior próxima

Autonomia

Este tablet tem uma bateria de 7000 mAh Li-Po e era de se esperar uma excelente autonomia.

Fiz um teste extensivo de bateria no GLBenchmark no modo Egypt HD C24Z16 com luminosidade a 100% e a 30 FPS, e o teste durou 1 hora 28 minutos e 27 segundos e ainda ficou a 38% de bateria, o que se fizesse o teste até ao equipamento pedir para carregar, o resultado seria maior.

Em stand by dura acima de 1 semana em consumo normal, 1 semana ou perto. Eu como uso luminosidade automática, influência a duração da bateria, mas luminosidade ao máximo, a bateria deverá aguentar uns 4 5 dias (mais ou menos).

Prós

  • Processamento gráfico e geral
  • Design
  • Autonomia excelente
  • Simplicidade no uso e na forma como podemos segurar no tablet
  • Ecrã de 10.1 polegadas, ideal para todo o tipo de uso
  • Qualidade da câmara em ambientes claros
  • Recepção de Wi-Fi
  • Captação de sinal GPS
  • Slot para cartão MicroSD e SIM
  • Som stereo (uma coluna em cada lado do tablet)

 

Contras

  • Não tem flash
  • Não é resistente às marcas dos dedos
  • Não ter actualização para Android 4.1 ou superior
  • Sensores mal distribuídos no qual estraga um pouco o design
  • A câmara poderia ser melhor
  • Preço, poderia ser mais baixo face à forte concorrência

 

Conclusão

No geral o Samsung Galaxy Tab 2 10.1 é um excelente equipamento, no entanto, perante a concorrência, como os tablets da BQ, o preço poderia ser mais baixo. A Samsung tem apresentado excelentes equipamentos e este é certamente um deles.

Não é possível agradar a todos, mas na minha opinião, gostei da experiência que tive com este equipamento.

O Pplware agradece à Samsung pela cedência do equipamento para esta análise.

Samsung

« página anterior     pág. 2/2     página seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Não fazia ideia que este tablet era tão caro… O meu Asus TF-101 que já tem uns anos tem muito melhores scores em benchmarks que este, só peca pelo ecrã, de resto julgo que este equipamento não seja nada comparado com o que está presente no mercado nos dias de hoje.

  2. Avatar de Ruben Barros
    Ruben Barros

    Mas afinal há algum tablet com a mesma qualidade de ecra como o iPad/iPhone? Tenho um Galaxy SII e estou satisfeito, mas tenho que ser honesto em que o ecra da Apple é bem melhor.

    O ecran do google nexus 7″ é bom?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Também tenho um galaxy s2, óptimo ecrã, mas quando mexo num apple noto sempre uma resposta ao toque diferente e nunca falha.

    2. Avatar de golias17
      golias17

      O nexus 10 têm um excelente ecrã, maior resolução e dpi, quando a responder ao toque não sei mas dá uma olhada na net que talvez tenhas bom feedback.

    3. Avatar de Shikai
      Shikai

      Sou utilizador Android mas do meu ponto de vista a nível de tablets a Apple continua a ser lider.
      Eu não compraria porque não vejo grande utilidade num tablet para o meu dia a dia e sinceramente continuo a preferir Android a iOS.

      Em relação ao Nexus 7 tem características muito boas, mas a dimensão e as cores deixam a desejar e fazem do iPad muito mais apetecível.

      Se procuras um tablet pela dimensao e qualidade do ecra (não que seja as unicas qualidade do iPad mas acho que é onde mais se evidencia)… iPad
      Se procuras por capacidade de processamento e pela liberdade do sistema operativo…. Nexus e outros

      1. Avatar de Felipe
        Felipe

        Mano fale do seu celular em vez de criticar o tablet dos outros

  3. Avatar de The Man
    The Man

    Um tablet tremendamente horrível, temos 2 tablet’s na empresa um Tab2 e um Prime. É agua para o vinho. o Tab2 é a pior coisinha que mandaram ao mundo.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Será uma boa comparação? Se calhar devias comparar o Prime ao Galaxy NOTE 10.1…

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Tenho andado com um NOTE 10.1 e comparei no real com o Tab2, aí sim é água para o vinho. Também são 240 € a mais…

      2. Avatar de Vítor M.

        Já o temos em mãos, o Hélder vai receber esse tablet e depois desta análise já tem mais matéria de facto para avaliar o Galaxy Note 10.1.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Optimo Vítor, fico a aguardar.
          Eu disse em cima que andava com um NOTE 10.1 mas na realidade comprei-o. No princípio pareceu-me que estava a gastar de mais mas agora, benditos 240 € a mais.
          Merece bem a diferença, é uma excelente máquina.
          (E tem um bom suporte no XDA).

        2. Avatar de Carlos Ribeiro
          Carlos Ribeiro

          Cá espero a vossa análise pois estou bastante inclinado mas ainda não totalmente a comprar o Galaxy Tab II Note pela particularidade de se poder desenhar com a mão sobre o écran, já agora alguém sabe se existe no mercado outros tablets que o permitam?

          1. Avatar de Carlos Estevan
            Carlos Estevan

            Com o iPad pode desenhar e escrever na tela sem usar o teclado. Basta baixar app gratis que faça isto.

  4. Avatar de Valente
    Valente

    O facto de ter 3G e phone encarece sempre um pouco, são 100 € mais (459.90). O Wifi só são 359.90€. o meu Asus TF101 (wifi só), custou 399.00€.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Mas esqueceu-me do mais importante:

      Excelente Análise.

  5. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    bom dia ,

    Excelente análise , parabéns

    Carlos Carvalho

  6. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Por acaso comprei um em Novembro e só posso dizer maravilhas dele !!! Unico senao é mesmo a camera de resto é 5 Estrelas !!!
    Nota: Quando comprei aprovetei o desconto da Samsung (15%) mais o desconto Fnac (aderente) no total 25€. Ficou pelo 250€ Muito Bom !!

  7. Avatar de FM
    FM

    Este tablet com a stock ROM é mediano / fracote em termos de performance e experiência geral.

    Com uma rom baseada em AOKP é da água para o vinho e suporta bem um overclock tornando-o num tablet interessante.

    De qualquer das maneiras é caro para aquilo que se obtém out-of-box.

    Abraço!

  8. Avatar de roter
    roter

    Obrigado pela excelente análise. tenho um adquirido por 230€ e estou muito satisfeito com a compra.

    1. Avatar de Alexander_vn
      Alexander_vn

      Onde conseguiste arranjar por 230€?

  9. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Depois desta excelente review, fico agora a espera da review ao Note 1.0, já li ai nos comentarios que estaria para breve.

    Quero ter mais que um ponto de comparação, pelo que tenho lido, penso optar pelo Note.

    boa continuação.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Estou a compilar um comparativo. Vou colocá-lo aqui mais logo…

  10. Avatar de Valente
    Valente

    Acabei de ler a notícia no SamMobile da saída do novo N5100 e fiquei baralhado, pois o 5100 é este. Mas este é P. O N5100 será o novo Galaxy Note de 8″ a sair este ano. É pena não ser de 7″ para caber no bolso.

  11. Avatar de Ze
    Ze

    Não vai sair actualização para o android 4.1? Eu li que ia sair este mês em Portugal, afinal vai haver actualização ou não?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Para Portugal Vodafone já uma actualização desde …

      Segundo o SamMobile:

      GT-P5100 – Portugal (Vodafone)

      PDA: P5100BUCLL1

      CSC: P5100VFGCLL1

      Version: 4.1.1

      Date: 2012-12-14

      1. Avatar de Ze
        Ze

        mas no meu tablet ainda nao foi notificado da actualização

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Reclama com a Vodafone…

  12. Avatar de arkan
    arkan

    queria saber se esse tablet possui o bug chato que a samsung deixou, o copyand paste. tenho o sg3 e o note 10.1 wifi e 3g, e nao consigo mais copiar nada para area de tramsferemcia. entrado em contato com o suporte da samsung, ela me mandou fazer um swipe e começar do zero novamente, e eunao quero fazer isso, pq toda hora q der ter que zerar. eu li que roteando e apagando a pasta clip nao tenho mais esse problema mas se fizer perco a garantia e ai o tablet ai tb tem esse defeito irritante?

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Qual a alternativa ao flash player? O que tenho de instalar para reproduzir videos e outros conteudos em flash?

  14. Avatar de Alan
    Alan

    Galera, estava pensando em comprar ele para substituir meu caderno na faculdade. Sera que me atenderia? Recomendam outro tab?

  15. Avatar de galaxy tab2 10.1 p51100
    galaxy tab2 10.1 p51100

    Muito fraco aki em sp todo mundo fala deste tablet comprei me arrependi muito caro e pouca utilidade a nao ser para ver facebook e olha la nao tem sala de bate papo vc tem que baixar e o pior nao tem adobe flash player um lixo.

  16. Avatar de Mr.PeaceXDA
    Mr.PeaceXDA

    dei 400 euros por ele (comprei com 3g) e msm com a versao 4.2 do android laga todo. é inademissivel. se alguem souber dr uma boa rom e um bom kernel compativem por favor partilhem…

  17. Avatar de Édher Lúcio dos Santos
    Édher Lúcio dos Santos

    A bateria do meu Tab 2 não está durando muito. O que posso fazer ? Ele é novo tem apenas 3 meses de uso.

  18. Avatar de Carla Perpétuo
    Carla Perpétuo

    Boa noite. eu comprei recentemente um tab 2 de 10,1, e não veio com o adaptador com porta usb, é normal? sei de conhecidos cujo mesmo tablet trouxe o referido adaptador. pode esclarecer-me? obrigado

  19. Avatar de danile S.
    danile S.

    oi. tenho um galaxy tab GT-P3110, porém estou tendo dificuldade de remover com segurança o cabo usb do mesmo, do pc, que é o 7. Já baixei o KIES, mas não deu certo, não suporta. quero um o programa que tenha a opção remover o cabo com seguranca, ADEQUADO PARA O MODELO.
    valeuu.

  20. Avatar de paulo
    paulo

    Ue tenho um tab2 que mete qualquer prime a um canto

  21. Avatar de Luis nascimento
    Luis nascimento

    Bom dia,
    tenho este tablet e funciona muito bem, mas estou com dificuldades no uso para o meu trbalho, que passa pela utilização de acesso a um site de sistemas de escape para automoveis em que na pesquisa em scroll nas marcas e em modelo pura e simplesmente não faz scroll, pelo que não tiro partido dele no trabalho. Podera ser a versao do android ou outra causa?
    Obrigado