Benchmarks!
Para os testes de desempenho foram usados apenas benckmarks conhecidos, conceituados e com ferramenta para tal, portanto foram obtidos valores que são comparáveis por esta internet fora, tendo obviamente em conta o sistema que que foi testado. Não houve nenhum jogo que fosse jogado por mim e avaliado “à minha maneira”.
De modo a não analisar dados em demasia, todos os testes foram efectuados à resolução de 1680x1050px. Penso que está mais que debatida a diferença actual de desempenho nas diferentes resoluções que, como sabemos, cada vez é menor e já não é tido muito em conta para ter melhorias de desempenho.
São consideradas alguma abreviaturas, tais como “DX9”, “DX10” e “DX11” (correspondendo obviamente à versão do DirectX utilizada), “no AA” (sem Anti-Aliasing), “AA 8x” (Anti-Aliasing de 8x), “AF 16x” (Anisotropic-Filtering ou Texture Filtering de 16x), “OC” (placa gráfica em overclock), “High” e “VeryHigh” que se referem aos detalhes gráficos do testes.
Os valores da frequência usados em overclock foram de, para GPU/MEM, 930/1300 para a HD5870 e de 830/1080 para a HD4870. Em nenhum dos casos são valores exagerados ou levados os extremo, são apenas valores “confortáveis”.
É óbvio que a HD5870 ficará à frente em todos os testes mas mesmo assim é bastante interessante vê-la “lado a lado” com a irmã mais velha.
Os resultados são expressos em FPS (frames por segundo) com excepção para os resultados do 3DMark 2006 e Vantage, que são expressos em pontuação própria. Valores mais altos correspondem a melhor desempenho.
- Crysis
![crysis [30]](https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2009/11/crysis-30.jpg)
E título mais badalado de todos os tempos no que diz respeito a testes de desempenho devido ao poderoso motor gráfico da Crytek. Fui usada a ferramenta “Crysis Benchmarking build-6115” com detalhes High e VeryHigh. Não foram efectuados testes em DX9 com detalhes VeryHigh devido a não ser nativamente suportado pelo jogo. O “Time of Day” foi sempre 9.
Os resultados são bem satisfatórios e torna-se agora possível jogar este prodígio de jogo em condições! A HD5870 é cerca de 50% superior à HD4870 em todos os testes. O ganho a overclock não é nada de especial mas ainda assim compensatório.
- Far Cry 2
![farcry_2 [30]](https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2009/11/farcry_2-30.jpg)
Aqui foi usada a ferramenta fornecida com o jogo. Todos os testes foram feitos com detalhes “UltraHigh” em DX9 e DX10.
A HD4870 é completamente derrotado quando o teste é feito com Anti-Aliasing 8x. De notar que a HD4870 tem metade da memória da HD5870 (512MB para 1GB) e isso poderá ter alguma influência. Por estranho que possa parecer, estas placas gráficas conseguem melhor desempenho no Far Cry 2 em DX10. O overclock também neste caso pouco melhora o desempenho.
- StreetFighter IV
É um título mais recente mas é já também uma referência devido à sua ferramenta de benchmark gratuita.
Assistimos aqui a um jogo bastante mais leve que os anteriores. O desempenho é bastante atenuado com o AA ligado e a HD5870 aproxima-se demais da HD4870 neste caso. De notar que já é comum a crítica aos drivers da ATI que já têm a fama de serem “verdes” e pouco optimizados. Este poderá ser um desses casos.
- Unigine Heaven Benchmark
![unigine [30]](https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2009/11/unigine-30.jpg)
Lançado recentemente, a 22/Out/2009, é o primeira ferramenta de benchmarking a tirar partido do DirectX 11. Há ainda pouca base para comparação de valores em DX11 já que apenas agora apareceram as placas gráficas que o aproveitam.

Este teste foi feito em DX9 e DX10 para a HD4870 podem entrar na comparação, já que não suporta o DX11. A HD5870 ganha de larga vantagem, cerca de 120% superior, e é-lhe indiferente a versão do DirectX.
Já no DX11, agora exclusivo da HD5870, o desempenho é ligeiramente menor que nas outras versões do DX. O overclock aqui nada faz e o AA ataca fortemente o desempenho.
Notou-se aqui alguma imperfeição na renderização dos objectos. Será provavelmente defeito dos drivers.
Brevemente será possível comparar estes valores com outras placas gráficas, nomeadamente da NVIDIA. Aguardemos pelo seu lançamento.
- 3DMark 2006
![]()
É sem dúvida a aplicação mais usada para este tipo de avaliações, pela Futuremark. Ainda actualmente se testa o 3DMark 2001SE com intuito de bater records mundiais. Aqui decidi apenas testar as duas versões mais recentes. A versão 2006 usa DX9 (tal como a versão 2005) mas introduziu as tecnologias HDR e Shadow mapping.
Falamos agora de números mais “familiares” e vemos que aqui o overclock em ambas as placas gráficas já compensa, dando cerca de 1000 marks a mais na HD4870 e 1500 marks na HD5870.
- 3DMark Vantage
![3dmark_vantage [30]](https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2009/11/3dmark_vantage-30.jpg)
A mais recente versão da Futuremark com suporte para DX10.

Por último, neste 3D Mark considerei duas pontuações: a “pontuação P”, que é o modo de detalhes do teste e que engloba também o desempenho do CPU, e a “pontuação GPU” que é apenas relativa ao desempenho da placa gráfica.Considerando aqui a pontuação GPU consegue-se verificar a diferença, a meu ver, mais real possível entre a HD4870 e a HD5870, sendo a HD5870 cerca de 70% superior.
Consumo e temperatura
Com a ajuda de um wattímetro, verifiquei regularmente o consumo instantâneo de todo o PC, com as características mencionadas na 1ª página.
Verifiquei que o consumo:
- máximo foi atingido com a HD5870 no benchmark do StreetFighter IV, atingindo 259.2W
- máximo com a HD4870 foi de 252W, no mesmo jogo
- em idle com a HD5870 é de 113W
- em idle com a HD4870 é de 176W
![wattimetro_bench [800x600] [425px]](https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2009/11/wattimetro_bench-800x600-425px.jpg)
Quanto a temperaturas, todas as definições de temperatura e frequência de ambas as placas gráficas estavam em default.
A HD5870 revela-se mais quente em full load (82ºC contra 73ºC da HD4870) e bastante mais fresca em idle (39ºC contra 57ºC da HD4870). A HD5870 é bastante mais fresca em idle porque, como já foi dito, a sua frequência de GPU e memória baixam bastante, poupando assim batante energia.
Estes valores estão obviamente dependentes da temperatura ambiente, da qualidade do airflow da caixa e de outras condicionantes. De qualquer modo fica a ideia.
Apreciação final
Após todos estes testes é possível tirar imensas conclusões. Foquei os pontos mais relevantes mas muitas outras conclusões se podem tirar dos valores de todos os testes.
Pontos positivos:
- baixo ruído em modo automático, dado que a velocidade de rotação raramente passa dos 30%
- baixíssimo consumo graças à abrupta baixa de frequência quando está em idle
- dissipador bastante bom, aguentando na perfeição altos valores de overclock, evitanto assim adquirir um dissipador XPTO
- inclusão do software que permite o voltage tweak
- inclusão do cupão para o jogo Dirt 2 que, embora a gráfica da ASUS seja mais cara que a generalidade, a diferença compensa para quem pensar em adquirir este jogo
Pontos negativos:
- o tamanho é grande demais
- extremamente ruidosa com velocidade da ventoinha superior a 40%
- os drivers poderão eventualmente estar a influenciar o desempenho
- preço alto = de 330 a 390€ – (sim, queremos sempre quanto mais barato melhor! Embora que um fã da NVIDIA não consiga este desempenho pelo mesmo valor)
Conclusão
Estamos perante a melhor placa gráfica single GPU do mercado com suporte, agora, para DX11. Tem uma aparência diferente do que nos temos vindo a habituar, estando mais agradável. O desempenho é estonteante. Espera-se entretanto que várias marcas lancem versões próprias e melhoradas com velocidades de relógio mais elevadas. Na generalidade, com o profile automático, é bastante silenciosa, facto inédito de há umas gerações para cá.
Há realmente alguns problemas com os drivers mas espera-se que melhores novidades nos cheguem por parte da ATI.
Da minha parte, recomendo-a vivamente. No entanto, para quem como eu tem uma HD4870, a meu ver a velhinha ainda dá bem conta do recado e é satisfatória mesmo nos jogos mais exigentes, como no recente NFS Shift. No entanto será uma óptima compra.
NOTA: Foi meu objectivo tornar esta review clara e sucinta, não tendo abordado alguns pormenores que, mesmo assim, poderão ser do interesse de alguns visitantes. Dado isto, agradeço que coloque todas as dúvidas nos comentários ou use o nosso fórum.
















