AMD supera a Intel pela primeira vez na história em valor de mercado

17 Comentários

A Intel esteve um pouco adormecida nos últimos meses, embora agora tenha acordado com toda a energia, o que se comprova pelas últimas notícias sobre a empresa. Mas o tempo não para e, como tal, a AMD aproveitou todos os minutos em que a Intel perdeu o seu foco.

E de acordo com as últimas informações, pela primeira vez na história, a AMD ultrapassou a marca rival no que respeita ao valor de mercado.



AMD supera a Intel em valor de mercado

AMD e Intel são os grandes nomes quando o assunto são os processadores. E se há alguns anos a empresa dos CPUs Ryzen tinha pouca expressão, comparativamente à Intel, agora o panorama está completamente diferente.

A Intel desligou ligeiramente da ficha durante algum tempo, e a estratégia da AMD acabou por levar a empresa a destacar-se em vários setores onde as duas são rivais. Por sua vez, a Intel parece já ter despertado do seu sono, mas a marca de Lisa Su não parou de talhar o seu caminho ascendente.

Nesse sentido, recentemente a AMD anunciou a aquisição da norte-americana Xilinx, que é a principal fornecedora a nível mundial de dispositivos lógicos programáveis, tendo sido a responsável pelos chips FPGA (Field-programmable Gate Array). E de acordo com as informações, após a aquisição, que envolveu 54 mil milhões de dólares, a AMD conseguiu ultrapassar a Intel pela primeira vez na sua história em valor de mercado.

Segundo os dados revelados, com a valorização das ações ao final do dia desta terça-feira (15), a empresa de Lisa Su conseguiu acumular um valor de 199,580 mil milhões de dólares, um montante ligeiramente superior aos 197,240 mil milhões de dólares apresentados pela Intel.

A aquisição resultou na conversão de 248,38 milhões de ações da Xilinx em 427 milhões de novas ações da AMD. Desta forma, somadas aos 1,216 milhões que a empresa já detinha, resulta num total de 1,643 milhões de ações, o que dá então à AMD uma valorização de mercado de 199,580 mil milhões de dólares.

Por sua vez, a Nvidia mostra-se noutro patamar, com um valor de 660,25 mil milhões de dólares, muito mais do que a soma do valor da Intel com o da AMD.

E o TOP 10 fica então assim:

  1. Nvidia – US$ 660,25 mil milhões
  2. TSMC – US$ 645,76 mil milhões
  3. Samsung – US$ 417,68 mil milhões
  4. Broadcom – US$ 248,86 mil milhões
  5. AMD – US$ 199,58 mil milhões
  6. Intel – US$ 197,24 mil milhões
  7. Qualcomm – US$ 194,97 mil milhões
  8. Texas Instruments – US$ 153,46 mil milhões
  9. Micron – US$ 107,49 mil milhões
  10. Analog Devices – US$ 85,19 mil milhões

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    “relativamente à norte-americana” não são ambas norte-americanas?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim são. Mas uma percebe-se que é a AMD (Ryzen) e outra a Intel. Mas vou adicionar ‘à TAMBÉM norte-americana’… para quem não perceber assim como está 🙂

      1. Avatar de Food Eat
        Food Eat

        Já agora metam estadunidense, norte-americana pode englobar outros países. Obrigado pela correção.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não faz sentido o que dizes.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Como assim não faz? Norte da América não é só os EUA ou o Canada agora é no Ártico?

          2. Avatar de Vítor M.

            Não, porque os EUA são norte-americanos.

          3. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Que eu saiba a AMD é um empresa estadunidense que pertence ao continente norte americano e não o contrário

          4. Avatar de Vítor M.

            É uma empresa norte-americana sim, diz no texto.

        2. Avatar de naodigo
          naodigo

          nao esta tambem certo chamar de estadunidenses

        3. Avatar de José da Apatia
          José da Apatia

          norte-americanos e americanos é uma forma perfeitamente válida de nos referirmos aos naturais dos Estados Unidos, desde logo porque 1) o país chama-se Estados Unidos da _América_; 2) foi esse o gentílico que eles escolheram para si próprios e pelo qual todo o mundo anglo-saxónico (e até as restantes partes do globo) se refere a eles; 3) foram a primeira nação presentemente em existência independente no continente.

          O gentílico estado-unidense pode também ser utilizado em português europeu, mas não é, de todo, o mais comum, e as formas já tentadas em inglês moderno para arranjar um gentílico diferente são estranhas, no mínimo.

          Mas enfim, é a era em que vivemos, em que determinados grupos vivem perma-ofendidos e querem regular a linguagem dos outros para que nunca ninguém se sinta ofendido com coisa nenhuma.

          1. Avatar de Food Eat
            Food Eat

            Ora aqui está uma explicação válida para associarmos um país a um continente AHAH

          2. Avatar de Ofabulastico
            Ofabulastico

            José, não deixas de ter razão mas a verdade é que os EUA têm um síndrome de auto globalização:
            – uma pessoa dos EUA é tão americana como uma brasileira
            – a América do Norte engloba muitos países, chamar a um cidadão dos EUA de norte-americano está tão correcto como chamar o mesmo a um canadiano

            Lá porque os EUA falam para o mundo como se eles é que fossem “os” norte-americanos, não é por aí que passa a ser verdadeiro. Se agora a França se intitulasse de “os” europeus, são tão “os” europeus como um português.

            Conclusão: ainda que comummente se refiram aos cidadãos dos EUA como os “americanos” ou “norte-americanos”, isso não é correcto e um pouco demérito para o resto dos outros países.

  2. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    A Tesla também é a empresa automóvel que vale mais. No entanto nem 10% da capacidade da Toyota tem. Mercado…
    Já agora, para quando um post sobre a incrível falta de serviço da Tesla e sobre o facto de cobrar FSD quando os carros estão mais de 6 meses para serem reparados?

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      coisas completamente diferentes

  3. Avatar de Joao Santos
    Joao Santos

    A intel faz mais lucros por trimestre que a amd no ano inteiro.

    1. Avatar de HS
      HS

      Eu que o diga, porque trabalho pare eles e nao percebo tanta raiva contra Intel (quem nao queria ganhar dinheiro como monopólio se podesse). É uma empresa fantástica com os seus colaboradores claro que tem mais capacidade que a AMD e melhores produtos e bem mais mantidos em termos de software, algo que AMD está a anos de luz. Nao é porque um carro atinge 300KM/h é melhor do que dá 290 KM/h!

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Não vejo onde e como isto é possível .se qualquer loja online os processadores AMD está esgotado por causa da crise dos chips e só se vê CPUs da Intel na prateleira a venderem ao desbarato.