AMD anuncia Ryzen Threadripper 2000: até 32 núcleos e 12 nm

22 Comentários

A Intel anunciou que iria lançar no quarto trimestre de 2018, um monstro de 28 núcleos para desktop. Este deve surgir como o Core i9.

Ainda há poucos dias, perguntamo-nos se o fabricante de chips não estava a reagir prematuramente a um possível AMD de 32 núcleos que foi exatamente o que a AMD confirmou ontem na Computex: A família Ryzen Threadripper 2000 será liderada por um kernel de 64 Threads com 32 núcleos a partir do terceiro trimestre.

 


O monstro Ryzen Threadripper 2000

A conhecida plataforma TR4 foi a escolhida. Nos processadores Ryzen Threadripper 1000 anteriores, como nos modelos de servidor Epyc, já existem quatro chips de silício expostos, dos quais apenas dois são completamente desativados. Com o passar do tempo surgiram os rumores de que a AMD poderia adicionar um 32-core sem muito esforço ao seu line up de processadores HPD (High Performance Desktop).

Todos os 4 x 8 núcleos estão ativos nos CPU’s de 32 núcleos e apenas um controlador de memória por matriz (DIE) precisa de ser desativado, isto porque as placas-mãe TR4 são projetadas para operações em quatro canais. Nos jogos, isso vai provavelmente custar algum desempenho pelo simples facto que a comunicação aumenta entre as fases, para o qual estes monstros de computação centrais simplesmente não foram desenhados.

 

Enquanto isso, o design multi-die com a plataforma TR4 é a grande vantagem da AMD sobre a Intel. Do outro lado os 28-Core da Intel usam o XCC die (“Extreme Core Count”), que não encaixam no Socket 2066 e que requerem o LGA3647.

A falta de um ecossistema para o cliente comum faz com que este sistema só esteja atualmente, mais precisamente as placas-mãe correspondentes, disponíveis, para o mercado de servidores e workstations. Além disso, a produção de quatro matrizes (DIE’s) de menor volume, é mais barata na produção que um grande. Mais que nunca a AMD pode colocar todos os seus produtos com preços ainda mais agressivos.

As especificações exatas ainda não foram reveladas pela AMD mas o que sabemos é que os Ryzen 2000, também conhecidos como Pinnacle Ridge, são fabricados a 12LP (Leading Performance) de 12 nm da Globalfoundries, uma versão otimizada de 14LPP (Low Power Plus).

Igualmente sabemos que estes CPUs também trazem benefícios com um comportamento mais agressivo e mais inteligente. O TDP para os modelos topo de gama com mais de 16 núcleos certamente vai aumentar – supostamente até 250 watts. Além de um 32- e 16-Core, a AMD também poderia lançar um modelo com 24 núcleos. Processadores com 12 e 8 núcleos seriam concebíveis com duas matrizes (DIE’s) desativadas. O período de lançamento será o terceiro trimestre de 2018.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anonimo
    anonimo

    As imagens sao dos chips gráficos “VEGA” e não Threadripper…

  2. Avatar de arc
    arc

    E o preço vai ser de?

    1. Avatar de André Cosa
      André Cosa

      Vai ter de vir a um preço identico aos modelos anteriores(MSRP), para que seja realmente competitivo…

  3. Avatar de pedro
    pedro

    dá-lhe forte AMD que a intel merece ….

  4. Avatar de d4rkw3b
    d4rkw3b

    Intel é Intel…
    AMD tenta, mas já vem tarde

    1. Avatar de Bruno Pinto
      Bruno Pinto

      Antes de mais, friso que tenho preferência pela Intel em comparação à AMD, mas na minha opinião AMD não vem tarde, obrigou é a Intel a dar um passo antecipado… Porque já se suspeitava que a AMD fosse fazer algo semelhante, daí a Intel ter lançado o que lançou para poder cobrir a AMD, que ainda assim não terá sido suficiente pelo que percebi…

      1. Avatar de John Johnson
        John Johnson

        AQUI ESTA ALGUEM QUE SABE DO QUE FALA , CLAP CLAP CLAP , TENS O MEU APOIO E OPINIAO MEU CARO

    2. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Estás muito mal informado…nesta altura a AMD está por cima em tudo e nos próximos 4 anos a diferença será ainda maior. Vamos mas é ver se sai algo de geito da Intel até 2022, já por isso mesmo foram buscar o ex designer da AMD para conceber uma nova arquitectura… até lá a AMD pode com facilidade rapidamente ultrapassar a Intel em nível de vendas também, desde que consigam produzir os CPU’s em quantidade como a Intel tão bem o sabe fazer

      1. Avatar de Bruno Pinto
        Bruno Pinto

        +1
        Concordo plenamente!

      2. Avatar de John Johnson
        John Johnson

        AQUI ESTA OUTRA PESSOA QUE TAMBEM SABE DO QUE FALA , CLAP CLAP CLAP , TENS O MEU APOIO E OPINIAO MEU CARO

    3. Avatar de F
      F

      Mais um “especial” que fala do que não sabe. Na verdade em HEDT e Servidor a Intel tem perdido muitas grande empresas (por exemplo a Cisco), e porquê? porque não conseguem acompanhar. Tem CPUs mais caros, a consumir mais e no fim (tirando algumas aplicações especificas) são mais lentos.

      Daí o pessoal dos lados dos servidores estar a mudar. A intel bateu contra a parede, e tal como a AMD, necessitam agora de uma arquitetura nova pois a deles é antiga, e, mesmo a nível de PCs mainstream será ultrapassada e pouco tempo.

      Não quero que nem a Intel nem a AMD desapareçam, quero é que continuem a evoluir 😀

    4. Avatar de Wave
      Wave

      Vem tarde? Desenvolveram processadores melhores, mais eficientes e mais baratos isto so serve como um abre olhos para a líder intel… pensavam que iriam ser sempre os maiores independente do preço. Guess what? Vao deixar de o ser, hoje em dia o consumidor quer uma relação qualidade preço boa, intel nao o faz.
      Eu era muito contra a amd, pois os processadores fabricados nao chegavam aos pés da intel, agora com qualidades semelhantes e preços mais baixos, é facil escolher…

    5. Avatar de ZOrd
      ZOrd

      Sempre tive amd até ao athlon 64. Depois core2 duo. E ainda mantenho vários core2, i5 e I7 portáteis. Gráficas sempre AMD. Pelo preço fazem mais…. A não ser que tenhas olhos e orçamento para olhar por ti para o frame rate…. Eu acho admirável, uma empresa muito pequena ao lado da Intel, fazerem isto. Eles não pensaram agora… Eles pensaram antes de comprarem a ATI e contratarem quem podiam fazer melhor… Não há melhor exemplo do da intel estar a juntar as Vega com os novos embebbed cpus… E apple…. Portanto, lê… Não te faças de nabo…

    6. Avatar de D4rkInculto
      D4rkInculto

      https://www.tomshardware.com/news/intel-28-core-cpu-5ghz,37244.html é por isso que intel vem com uma piada destas para computex

  5. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    O preço deste novo processador vai ser descomunal e,além disso,quem tiver acesso a ele vai ter que necessitar de um monitor 4K para exibir todos os núcleos(cores).Foge !! 🙂

    1. Avatar de blabla
      blabla

      Não foge não, deixa vir! 😀

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Uns 5000 euritos para um novo PC devem de chegar.

        1. Avatar de Hefesto,o Grande
          Hefesto,o Grande

          Nem tenho eu esses “5000 euritos” nem se calhar o maior rico dá por um PC Desktop com um processador destes.Acho que isto vai ser muito selectivo e quem comprará isto serão muitas poucas pessoas em Portugal,tipo aquele e-gamers,os tipos que têm canais no YouTube,ou até pequenas e médias empresas.É que só o preço deste processador é,por si só,brutal !! Deus me livre,que serão centenas e centenas de euros só na sua aquisição !! Fora o resto que implica e que vem por arrasto,uma nova motherboard,memória RAM,tudo,tudo,tudo.O “okapi” falou muito bem. 🙂

          1. Avatar de F
            F

            Este processador vai custar milhares sim, mas em comparação tens os da Intel, MUITO mais caros, com menos cores e a consumir mais 😀

            Isto são CPUs para usos especificos mesmo, por isso é normal que sejam para um nicho muito pequeno

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa tarde , embora se note que finalmente ao fim de quase 5 anos sem que a Intel fizesse um upgrade que ao menos se pudesse apelidar de tal , a AMD veio agitar as águas já o ano passado com os Ryzen , agora a Intel está a todo o custo tentar voltar a tona de água, mas penso que não será desta forma que lá vai .

    A arquitectura X 86 e X64 estão a acusar o peso dos anos, e é preciso urgentemente uma nova arquitectura , mais moderna e sem as vulnerabilidades que se conhecem ( Spectre , etc ) , se repararmos a arquitectura ARM aos poucos e de fininho vai evoluindo , já estamos com uma litografia de 7 nm e o Snapgragon 850 foi construído mesmo para integrar PCs leves ou ultra leves, não me admirava nada que a Qualqomm se viesse também a impor aos poucos em PCs com mais potência de processamento, até porque já se fala em litografias de 1 nm .

    Se todos beneficiarmos fantástico

  7. Avatar de Chicao 55
    Chicao 55

    o(s) problema(s) são outros meus senhores – desde muito os nerds e que tais tentam desmerecer os produtos Intel – apesar de tudo a mesma continua lucrando semestre após semestre e, ao que eu saiba, a AMD (provavelmente uma das causas é sua politica de preços) continua com problemas financeiros sérios!