Acer ignorou as sanções e vendeu mais de US$ 70 milhões de equipamentos para a Rússia

45 Comentários

Há um novo assunto polémico no mundo tecnológico e que envolve a marca Acer. Depois de ter afirmado que iria suspender os seus negócios na Rússia, tal como dezenas de outras empresas, afinal foi agora descoberto que a marca taiwanesa ignorou essas sanções e vendeu mais de 70 milhões de dólares em equipamentos, incluindo computadores, para o país de Vladimir Putin.



Acer, afinal, continuou a vender equipamentos tecnológicos para a Rússia

De acordo com as informações avançadas pela Reuters, a Acer ignorou as sanções aplicadas à Rússia e vendeu pelo menos 70,4 milhões de dólares em equipamentos tecnológicos ao país invasor da Ucrânia entre 8 de abril de 2022 e 31 de março de 2023. Os dados foram visualizados pela agência de notícias e contraria a confirmação da empresa taiwanesa de que teria suspendido os seus negócios em território russo.

Como tal, a ação da Acer, embora não seja ilegal, foi diferente das adotadas por empresas semelhantes, como a Dell e a HP que bloquearam os envios de equipamentos para a Rússia em fevereiro e abril de 2022. Relembramos que no dia 8 de abril do ano passado, a empresa disse em comunicado que “devido aos desenvolvimentos recentes, a Acer decidiu suspender os seus negócios na Rússia“.

Os detalhes mostram que os produtos, nomeadamente computadores, produzidos pela Acer, foram enviados à Rússia através da subsidiária da empresa taiwanesa registada na Suíça mediante vários serviços de entrega ordenados por essa mesma subsidiária. Assim, como os envios tiveram origem fora de Taiwan, não foi violada nenhuma sanção contra a Rússia nem envolveram, no momento da exportação, equipamentos restritos implementados pelas sanções da Suíça.

Ao ser questionada sobre estas ações agora descobertas, a Acer em Taiwan disse em comunicado que “cumprimos rigorosamente os regulamentos internacionais aplicáveis e as leis comerciais relativas às exportações para a Rússia“. Para além disso, acrescentou ainda que a subsidiária suíça “não enviou nenhum portátil ou desktop para a Rússia desde 8 de abril do ano passado“, mas que forneceu um “número limitado de monitores e acessórios para o mercado russo para uso diário civil, garantindo o cumprimento das sanções internacionais“.

Contudo, uma fonte familiarizada com a situação, e que não quis ser identificada, disse que os produtos da Acer, incluindo monitores de PC e portáteis, continuaram a ser enviados para a Rússia depois de abril de 2022.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto
    Alberto

    Faz ela muito bem, chega de palhaçada.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 Muitos Parabens para aa ACER!

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        mais um idiota vai para a russia que deves muito melhor boa viagem!

        1. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          cabalo e nao me refiro ao inutil acima sim cabalo

    2. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Para idiota só te falta as penas !

  2. Avatar de António
    António

    E se ninguém comprasse mais Acer? Talvez aprendessem! Mas pelos vídeos que chegam de bloggers russos não me parece que tenha sido a única!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É possível obter qualquer marca, pois mesmo aquelas que fazem embargo, são exportadas para países vizinhos (com a Turquia), e que por sua vez depois revendem à Rússia. Na Rússia praticamente não falta nada, os supermercados estão cheios, há todo o tipo de tecnologia e até vestuário. Obviamente os preços estão mais caros devido aos intermediários, mas consegue-se na mesma.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Os Russos querem é Apple, querem la Acer lol

        1. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          hehehe,.. hilariante ver cavalos a dizerem barbaridades pois nao fazem a menor ideia do que realmente se sucede no palco international a nao ser o que a cnn++ lhes diz!… hehehe

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Estava a procura de um laptop, ACER sem duvidas, ja agora tb um monitor!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sim, e?? Os que cresceram as vendas para países como o Quirguistão, entre outros que depois é óbvio que vão ser enviados para a Rússia.
    Claro que todos estão a vender na mesma, seja a cara podre ou não.

  4. Avatar de Vítor
    Vítor

    É a Acer, o mais certo é que deixem de funcionar passadas umas semanas.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Nem por isso. Tenho um monitor dessa marca desde 2005 e nc avariou!

  5. Avatar de Rui Patinho
    Rui Patinho

    Fazem bem, eu também continuo a vender para a russia que a seguir a espanha e inglaterra e o mercado para onde a minha empresa mais exporta e quero la saber. Negócios primeiro, sao o sustento da familia o resto que se esfolem todos que durmo na mesma

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      És um patinho.

    2. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      isso é zero empatia e responsabilidade. quando fores tu a ser esfolado também vais querer ajuda

      1. Avatar de merc dei
        merc dei

        sabes qual é a mer da toda ??? é que se algum dia formos nós “estes comem o que nos servirem” … ou seja caso aconteça a portugal o mais provavel é que nos ajudem tambem porque 1 pato nao representa a pataria … mas no final estes chicos espertos saem sempre a ganhar …

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Certo, quando te descobrirem e levares uma multa que tenhas que abrir falência, depois logo vens aqui falar de negócios primeiro e sustento da família.

    4. Avatar de Kush
      Kush

      Comentário de um patinho, diz tudo.

    5. Avatar de josecastro
      josecastro

      Eu também continuo a vender para a Rússia, demora mais tempo a chegar o material, mas vendo bem. Chorem os otários que vivem do salário baixo e viram tudo a aumentar… ah, breve vou para a Polinésia Francesa passar férias 🙂

      1. Avatar de Kush
        Kush

        Não e o primeiro que fala assim, e depois vai se a ver que vive debaixo de folhas de zinco!

      2. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        Sonhador, Sonhador
        Canção de Tony Carreira

    6. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Espero que a falência chegue breve!

    7. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 e Muitos parabens!

  6. Avatar de Silva
    Silva

    Nunca comprei nem recomendei essa marca, aliás a minha recomendação para os meus amigos e clientes sempre foi para evitarem a marca.

    Trabalhei em várias empresas de venda de equipamentos tecnológicos e a taxa (%) de avarias relativamente a outras marcas era demasiado grande, só vendíamos quando os clientes faziam mesmo questão… cheguei a ver portáteis irem para reparação e voltarem com outros problemas várias vezes seguidas, isto sem o cliente sequer ter recebido da primeira reparação (nós quando recebíamos os equipamentos das marcas fazíamos um conjunto de testes e só após estar ok é que o cliente recolhia).

    1. Avatar de AJ
      AJ

      É o que eles merecem, mas não vão ter muita venda, russos querem marcas que da vista, e neste caso também querem qualidade.

    2. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Tenho dois portáteis Acer para enviar para o Lixo nem me vou dar ao trabalho de mandar arranjar!

  7. Avatar de Tekman
    Tekman

    Então a ACER vende à Rússia através da Suíça… ou seja, a Suíça também precisava de umas sanções para aprender de uma vez por todas como se devem comportar quando a Europa está em guerra.
    Na minha opinião não devem ter direito ao relacionamento especial que têm com a UE.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      É a Suíça a ser Suíça…

      Um pé dentro e um pé fora!

      Qual o espanto?!

      1. Avatar de Tekman
        Tekman

        Nenhum espanto, é o “modelo de negócio” deles.
        O que me chateia é a UE dar-lhes estatuto especial.

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Acer nem pensar e não ten nada a ver com problema boicote.

  9. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Abaixo a Acer!

  10. Avatar de Jorge Martins
    Jorge Martins

    Interessante jogada americana! Deixar vender ACER aos russos, assim os PC vão avariar rapidamente e crashar nos momentos críticos!

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    É necessária uma grande moderação para uma linha comentário. É o último devido à moderação

  12. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas porque e que os governos tem de ter mao nas empresas e decidir o que devem ou nao vender e a quem vender ? Por acaso alguem consegue tambem colocar membros do governo em tribunal quando eles transferem dinheiro para contas off-shore ? Que mundo mais podre este.

  13. Avatar de PN
    PN

    Nota importante, a nnotícia na Ars technica e na PC Mag indica que foram vendidos $70m em equipamentos, e não 70 milhões de equipamentos, como indica o título, devia ser corrigido.

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      +1
      De facto70 milhões era muita massa para tão pouco tempo.

  14. Avatar de João
    João

    E os Europeus compraram diesel Russo através da Índia.

  15. Avatar de Twisted Brother and Sister
    Twisted Brother and Sister

    E as outras marcas que usam países terceiros como a Índia ou Suíça para vender e comprar produtos russos

  16. Avatar de João Luís
    João Luís

    A França e USA não vendem armas a regimes autoritários ?
    As pessoas aqui deveriam pensar antes de a boca.

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      País que está hoje a invadir militarmente a Europa e a lançar misseis.
      País ditatorial comunista, sem liberdade de imprensa, sem liberdade de expressão.
      Pais onde os opositores ao regime são mortos por envenenamento.
      Conheces?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Temos pena, mas a extrema direita adora o Putin, de certeza por não ser comuna há muito tempo.

        1. Avatar de MSFT NO_CHINA
          MSFT NO_CHINA

          mas em Portugal quem defende o Puitn não é o Chega, mas o PCP e as suas franquias

    2. Avatar de Tekman
      Tekman

      Há que entender 2 coisas:
      – Nem todos os regimes autoritários são nossos inimigos.
      – Decisões erradas não fazem uma certa.