A1250 – O mais pequeno PC do mundo com Quad-Core

30 Comentários

…com suporte para Windows 7

Em 2010, no artigo Fim dos Desktops (PCs) em 3 anos.., expusemos a opinião do Director europeu de vendas online da empresa Google que afirmou numa conferência em Dublin, que os Desktops têm os dias contados. Para John Herlihy, o período de vida dos Desktops seria de mais 3 anos.

Quase em 2013, temos acompanhado a rápida evolução do segmento móvel (smartphones e tablets) mas também a mudança do Desktop tal como o conhecíamos há uns anos atrás.  Hoje apresentamos o PC ARTiGO A1250 (Pico-ITX) da Via, que não entrando no segmentos dos mini-PC’s, é considerado como o mais compacto Desktop já alguma vez comercializado.

A1250_000

 

Dimensão, eficiência energética, potência são hoje factores muito importantes na produção de  PC’s. Recentemente, a empresa Via anunciou aquele que consideram o Desktop mais pequeno do mundo, com as dimensões 17,7 cm x 12,5 cm x 3 cm (Largura x Profundidade x Altura), que inclui um CPU Quad-Core 64-bits E-Series, a 1 GHZ, que foi criado pela própria empresa .

A1250_00

Além da potencia de CPU, o Artigo A1250 tem suporte para até 8 GB de RAM DDR3 1333 SDRAM SODIMM que,  aproveitando as características da GPU (DX11 3D/2D com suporte para MPEG-2, WMV9 & H.264), consegue reproduzir vídeos 1080p em 3D. No que se refere à eficiência energética, este pequeno equipamento tem um consumo máximo na ordem dos 27 W.

Em termos de memória de armazenamento, o equipamento suporta discos de 2,5” SATA ou então discos SSD.

A1250_01

Parte Traseira

  • Para ligação a uma TV ou a um monitor externo, o equipamento traz uma interface HDMI e uma VGA na parte traseira , podendo estas funcionar de forma  em simultâneo  (Dual Display)
  • 1 porta Gigabit Ethernet
  • 2 portas USB 3.0
  • 1 x 3.5 Ø DC Jack power input
  • 1x interface para Antena Wireless

A1250_02

Parte Frontal

  • Audio In/Out
  • Mic in
  • 2 portas USB 2.0
  • LED Power/HDD
  • Power On/Off

A1250_04

Segundo a própria empresa, este equipamento pode ser usado nos mais diversos cenários como por exemplo para uso doméstico, a funcionar até como servidor de backups ou streaming ou então no segmento empresarial onde pode ser integrado em hotéis, hospitais, lojas, etc. Este sistema suporte Windows XP/7 , XP Embedded Standard 2009, Windows Embedded Standard 7 e Linux.

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leonel Augusto
    Leonel Augusto

    Bom artigo e produto, falta mesmo só o preço.

    Cpts.

  2. Avatar de Tavares
    Tavares

    €€€ ???

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    “Parte traseira
    Audio In/Out
    Mic in
    2 portas USB 3.0
    LED Power/HDD
    Power On/Off”

    está duas vezes parte traseira.

  4. Avatar de Manu
    Manu

    Parte traseira 2X nas características, assim como 2 X 2 portas usb 3.0

  5. Avatar de HElder
    HElder

    Quanto e’ q insto custa? oO

  6. Avatar de hammer
    hammer

    VIA hasn’t announced a price for the new ARTiGO A1250 yet, but the A1200 model sells for $320.

    1. Avatar de HElder
      HElder

      ui faz-que quase o mesmo com o raspberry pi ou cubieboard!

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        A principal diferença está no suporte dos sistemas operativos Windows.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, exacto….Todos os outros sistemas que já apresentamos (do segmento dos mini PC’s), não suportam Windows,

        2. Avatar de @lmx
          @lmx

          concordo que será a grande diferença…mas atenção nem toda a gente se interessa pelo windows!!

          cmps

          1. Avatar de HElder
            HElder

            Eu sou user do windows desde que mexo em computadores, mas tenho a perfeita noção que hoje em dia comprar licenças de Windows e’ um luxo! Enquanto ha micro computadores a 50 euros, com suporte Ubuntu, 1gb ddr3, e 1ghz de cpu.. Obviamente que nao e’ para jogar e isso, mas e para escritório n serve? Nos, utilizadores de windows, estamos habituados a tudo muito bonito e tal e nunca olhamos para a concorrência com olhos de ver 😉

          2. Avatar de L. Mata
            L. Mata

            Comprar licenças é um luxo?

            Estão a vender uma versão Windows 8 pro por uns $40 e o upgrade por $15 para quem tenha comprado computador recentemente!!!

          3. Avatar de FMonica
            FMonica

            Comprei online versão Pro por 29,90€ e ainda consegui o media center pack à borla!
            (até 1 janeiro creio ser free, basta efectuar o registo)

    2. Avatar de lsui
      lsui

      Por esse preco arranja-se uma board com um amd onboard com mais ou menos TPD, que deve ser muito mais potente que isso…

    3. Avatar de jose azevedo
      jose azevedo

      Hi. A1200 it is Amiga 1200 from Commodore. This was a computer made in 1990.

  7. Avatar de asdasd
    asdasd

    falta algo essencial: uma ligação de dados de alta velocidade (eSata, FireWire ou thunderbolt). o usb é bom apenas para “pens”(discos flash), teclados, ratos e webcams. para tudo o resto, é demasiado lento e precisa do processador a trabalhar a 100% para ter um desempenho decente…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para que precisas dessas tecnologias num PC que poderá apenas servir de POS? 🙂

      1. Avatar de Borges
        Borges

        Com menos dinheiro tens um POS mais potente e de fácil manutenção que este…
        Se fosse colocado á venda por uns 150$ tinha argumento… agora a 320$ não me parece.

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          a grande diferença estara mesmo no 3d…
          talvez media center seja o mais indicado!!

          cmps

  8. Avatar de idontcare
    idontcare

    Bom produto, relativamente ao tema abordado no inicio do post, não concordo nada, ate acho que os portáteis vão desaparecer primeiro que os desktop´s… desktop vai ter sempre mercado para trabalho e para gaming pelo menos… ja os portáteis tem os dias contados, quando puder mos fazer tudo com o tablet deixam de ser necessários…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os portáteis desaparecerem? Parece-me outro prognostico parecido com o desaparecimento dos desktop. Estou a tentar imaginar alguém que trabalhe em consultoria inforfatica a fazê-lo a partir dum tablet 😀

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Nunca se conseguirá ter a mesma produtividade num tablet como se tem num portátil! A falta de um teclado físico e de um ecrã com mais de 10 polegadas são factores mais que suficientes para justificar a existência dos portáteis!

    3. Avatar de Valter
      Valter

      Não me estou a ver a trabalhar em AutoCAD num tablet. Os tablets não passam de simples leitores de conteúdo. E os profissionais trabalham com portáteis e linux, com o teclado cheio de café, migalhas e pontas de cigarros 😀 E portátil que não aguente isto não presta 🙂

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Xissa! Deve ser muito agradável trabalhar com um equipamento nesse estado!

    4. Avatar de idontcare
      idontcare

      Não disse que os portáteis vão desaparecer já amanha, mas acho que vão “morrer” primeiro que os desktop… vai haver sempre quem precise do portátil, mas penso que os tablets nos próximos anos vão mudar a nossa forma de pensar, o surface da microsoft, e a possibilidade de adicionar mos um teclado são o primeiro passo…quando tiver mos um tablet a projectar o teclado e o rato em qualquer superfície plana, projectar objectos em 3d,com uma grande capacidade de processamento, se calhar não vai fazer muito sentido andar com um “transportável” de 3 kg atrás de nós, e ao ritmo que isto anda, será ainda nesta década…já o desktop vai sempre fazer nos falta em casa ter uma maquina com elevado desempenho no nosso sitio de trabalho/lazer…

      mas como o Pedro Pinto disse é a minha visão das coisas, não tem que ser a vossa…

  9. Avatar de kongas
    kongas

    Ya… Qualquer coisa que corre-se o windows 8 fluido, deste tamanho, sem ventoinhas, baratinho, com suporte para 3D para as tvs de hoje em dia., com portas para media e usb para outras vidas, com um SSD… Começavam a vender que nem ginjas…

  10. Avatar de plantas

    Uma verdadeira revolução

  11. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Bom artigo, só falta mesmo a parte em que nós concorremos no pplware para ganhar um 😀