A Lei de Moore continua na Intel

21 Comentários

O CEO da Intel, Paul Otellini, exibiu ontem na IDF2009 uma placa de silício contendo os primeiros chips do mundo construídos sobre a tecnologia de 22nm. Estes chips protótipo de 22nm incluem memória SRAM e circuitos lógicos, a serem usados futuramente em micro-processadores Intel.

A história faz-se acontecimentos marcantes, de momentos que são vistos como marcos e escalas. Até meados de 1965 não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware quando Gordon E. Moore, fez a sua profecia, na qual o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou por ganhar o nome de Lei de Moore.

Lei de Moore é Intel


“Na Intel, a Lei de Moore está viva e próspera”, disse Otellini. “Começámos a produzir os primeiros micro-processadores a 32nm, que são também os primeiros processadores de alto desempenho para integrar gráficos juntamente com o CPU. Paralelamente, estamos já a avançar com o desenvolvimento da nossa tecnologia de fabrico de 22nm, abrindo caminho à produção de processadores ainda mais poderosos e capazes.”

O prototipo de 22nm exibido por Otellini contém várias pastilhas de silício onde cada uma é constituída por 364 milhões de bits de memória SRAM e mais de 2,9 mil milhões de transístores acondicionados numa área do tamanho de uma unha. Os chips contêm a menor célula SRAM de sempre, com uma área de 0.092 micrómetros quadrados (µm²). Os dispositivos dependem da terceira geração da tecnologia High-k and metal gate transistor technology permitindo alto desempenho e baixo consumo de energia.

Ao continuar a liderar o fabrico desta tecnologia, a Intel será capaz de inovar e integrar novos recursos e funções nos processadores. A micro-arquitectura de 32nm da Intel, Westmere, está agora certificada e em fase inicial de fabrico, pretendendo reforçar as receitas do quarto trimestre da empresa. A par com a passagem para 32nm, irá posteriormente ser lançada a tecnologia Sandy Bridge, a próxima micro-arquitectura da Intel.

A Sandy Bridge irá contar com uma sexta geração de processamento gráfico construída juntamente com o CPU e incluirá um conjunto de novas instruções AVX de vírgula flutuante, multi-media e de software particularmente exigente.

Nota: para os mais curiosos, o próximo passo no processo de fabrico serão os 15nm.

Fonte: Intel

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    daqui a pouco sao invisiveis.. lol

    intel ta a dar-lhe duro

    1. Avatar de R
      R

      havia uns assim há uns tempos, mas não tinham muita saída. Ninguém os via. LOoooOOOL.
      Cumpz

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Eu acho estúpido fazerem coisas tão pequenas deste género. Se 1 é demasiado pequeno, então colem uns 10 ou 100 para se verem melhor! 🙂
        Se não, os telemóveis iam continuar a ficar mais pequenos até serem palhinhas. Em vez disso, aumentaram de tamanho mas têm mais capacidades.

        1. Avatar de Voz da Razão
          Voz da Razão

          Retrógado. Quanto mais pequeno, melhor. Mais tecnologia cabe, e mais facilmente poderão ser integrados em objectos do dia a dia.

        2. Avatar de Ana Narciso

          Lol, não se trata da portabilidade, trata-se de uma questão de temperatura e gastos energéticos, quanto mais pequeno melhor!

  2. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    @offtopic

    A Microsoft deixou vazar o seu mais novo projeto secreto, o seu tablet (que não é tablet, na verdade é um booklet) chamado Courier.
    Aqui o link para o video:

    http://www.youtube.com/watch?v=fZoHMIfdews

    1. Avatar de LeandroF
      LeandroF

      Amigo… esse video já data de 2009… isso foi abandonado no entanto à “séculos”…!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Até o comentário dele foi em 2009 😀

  3. Avatar de Fernando Massa
    Fernando Massa

    Eu sei que é off-topic, mas já experimentaram fazer pesquisas no Youtube?

    “500 Internal Server Error

    Sorry, something went wrong.

    A team of highly trained monkeys has been dispatched to deal with this situation.”

    Para quem percebe pouco de inglês:

    “500 Internal Server Error

    Desculpe, algo deu errado.

    Uma equipe de macacos altamente treinados foi designada para lidar com esta situação.”

    1. Avatar de Mário
      Mário

      sim..está com problemas… é um erro de servidor. nada podemos fazer deste lado a não ser esperar 😉

  4. Avatar de kekes

    Isto fez-me lembrar a antiga publicidade da Intel creio em que o individuo perde o chip no meio de uma apresentaçao e tem de andar tudo a sua procura. Aqui qualquer dia fazem o produto e nao sabem ondem ele está armazenado 😀

  5. Avatar de AirCrack

    Não quero ser mau, mas no dia anterior tinha colocado a mesma noticia no fórum http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=3394

    Poucas foram as alterações que fizeste, devias ter mantido no mínimo algum credito, digo eu…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Estás a insinuar que copiei o que escreveste? É que nem tão pouco a fonte é a mesma.
      Como podes ver, a notícia é um press release oficial da Intel.
      Mesmo que tivesse visto a tua thread, porquê dar-te créditos? Além da Intel, tenho esta notícia em pelo menos meia dúzia de RSS.

      1. Avatar de AirCrack

        Insinuar? Até vou mais longe…

        Só acho curioso não admitires isso, porque se repares e se te todos repararem, APENAS mudaste meia dúzia de palavras. Eu chamo-lhe COPY/PASTE!!

        E mais, nem a Intel tem desta forma (tem bem mais completa!). Mas este artigo foi traduzido por MIM do site da http://www.physorg.com/news172852816.html, ok? Se não viste, o problema é teu! Devias ter mais cuidado!

        Fico extremamente desagradado com a tua atitude, que aos olhos de todos o mínimo que podias ter feito era ter dado algum credito ao COPY/PASTE que fiseste….

        Isto só vai originar, com muita pena minha, que deixe de colocar este tipo de noticias no forum.pplware.com…

        1. Avatar de Vítor M.

          Por acaso li essa notícia nos feeds e depois vi no site o titulo que colocaste no fórum. Não acho que seja relevante este levantar de celeuma. A ideia é ajudar a informar e não levar umas medalhas. O post do Hugo parece-me mais completo e tem um tipo de tradução mais cuidada, o teu está também ele útilk e deu a conhecer essa tecnologia aos visitantes do forum. Ambos fizeram um bom serviço, esta troca de galhardetes nem fica bem.

          Aliás, o que me espanta é logo a reacção de deixar de partilhar só porque não foi citado num pretenso artigo comum. É pena de facto que deixes de informar, pois quando o fazemos estamos a partilhar e a trocar experiências.

          Tens a tua utilidade no fórum, conforme fui verificar nas estatísticas e pelas pessoas do forum que contactei e acho que te deves sentir útil por isso, uma pessoa respeitada e que informa. Para quê este stress todo se o mundo está cheio de fontes de informação comuns…

          Eu todos os dias de madrugada recebo centenas de títulos nos feeds, o mesmo deve ter o Hugo e provavelmente o mesmo se deve passar contigo. 😀

          Pensa na tua atitude. 🙂

          1. Avatar de AirCrack

            Desculpa Vitor, mas tudo o que disseste nada mencionou aquilo que eu acho essencial. Mas adiante, não tenho feitio para este tipo de coisas. O que não gostei foi da atitude, só e apenas. De resto, só tenho que agradecer o vosso excelente serviço publico.

          2. Avatar de Vítor M.

            É como o teu, aliás por isso é serviço público, logo o nosso é tão importante como o teu. É escusado este barulho por nada. Continua a fazer o que tens feito, a alimentar o forum que bem precisamos e nós com as nossas ferramentas tentamos alimentar o site. Juntos levamos a coisa mais fácil…

            Nos intervalos, bebemos umas minis Super Bock e está feito. 😀

          3. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            está a ficar frio para o último paragrafo 😛

            temos que nos virar para as bebidas mais quentes 😀

          4. Avatar de Ganondorf
            Ganondorf

            And the day is saved, thanks to Vitor M. … ta ta ta tatatata…

  6. Avatar de FireChief
    FireChief

    Desculpem lá mais um Off-Topic …. mas na verdade …

    “A team of highly trained monkeys has been dispatched to deal with this situation.”

    ou …

    Uma equipe de macacos altamente treinados foi designada para lidar com esta situação.

    Há coisas fantásticas na NET ….. lolololol