A HP está a bloquear tinteiros de terceiros nas suas impressoras… novamente

45 Comentários

A HP tem travado uma luta com os utilizadores para acabar com a utilização de tinteiros de terceiros nas suas impressoras. Com atualizações de software bloqueia esta possibilidade, mesmo com multas e castigos já aplicados. Este cenário parecia ser algo do passado, mas agora parece estar de volta.

HP tinteiros impressoras bloquear software

HP volta a bloquear tinteiros de terceiros

Têm sido conhecidos os casos ao longo dos anos que mostram que a HP e outros fabricantes tentam acabar com a utilização de tinteiros de terceiros. Recorrem a software e a chips nos tinteiros para impedir este cenário, que a maioria dos utilizadores quer assumir.

Depois de ter tido problemas nos anos recentes, a HP parece estar novamente a voltar a bloquear a utilização de tinteiros de terceiros nas suas impressoras. Os relatos acumulam-se nas redes sociais e em outros canais, com os utilizadores a mostrarem o seu desagrado.

HP have updated their printers to outright ban ‘non-HP’ ink! They no longer shows the “can’t guarantee quality” message, but instead cancels your print completely until you inset a HP ink cartridge. After contacting HP, they advised “this is due to the recent ‘update’ of all printers”
byu/grhhull inassholedesign

Simples atualização de software mudou tudo

O regresso a este cenário parece ter chegado com uma atualização recente e que voltou a criar bloqueios. Esta novo cenário terá sido até já confirmado pelos serviços de apoio da HP, que em comunicação com um utilizador garantiu que tudo se devia à atualização de software.

Depois de ter sido multada em 2020, a HP parece ter mudado a sua decisão e teria eliminado parte desta sua imposição. Agora, e do que pode ser visto, este cenário voltou, com mensagens claras de que a ausência de chips da marca nos tinteiros, novos ou usados, as impressoras não vão funcionar.

Uma guerra antiga focada nas impressoras

Terá sido em 2016 que a HP criou um mecanismo de segurança para obrigar os utilizadores a usarem tinteiros originais nas suas impressoras. Uma simples verificação de software consegue “proteger a qualidade da experiência do cliente, manter a integridade dos seus sistemas de impressão e proteger a sua propriedade intelectual”.

Com preço dos tinteiros a atingir valores elevados, é normal que marca como a HP procurem encaminhar os utilizadores para os seus produtos. Ainda assim, e como se viu no passado, este cenário pode sair caro à marca.

HP vai pagar 1,35 milhões de euros por bloquear os tinteiros de outras marcas

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Diga-se que os tinteiros de marca branca não valem nada, ou imprimem com riscos, ou digam pouco, coisa de 1 semana de pouca utilização, ou agora da última vez começa a imprimir com cores estranhas com poucos meses e a perder o preto e poupa utilização, querendo os tinteiros originais duraram 3 anos com utilização diária.

    Pode ser do bloqueio da HP, mas nunca, repito, NUNCA tive sorte com marcas brancas, ou refills que duram pouco.

    O mesmo aconteceu com uma unidade de imagem de uma impressora laser brother de marca branca, nem durou 1 mês.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Estranho, porque tenho 2 canons, uma fotográfica (10 anos) e uma Office (6 anos) e uma brother laser monocromática (1,5 anos) e nunca comprei tinteiros / toners oficiais e não tenho razão de queixa, quer na durabilidade quer na qualidade.

      1. Avatar de frango assado
        frango assado

        deves ter um patamar de exigencia 0 so isso….

        1. Avatar de Paulop Baptista
          Paulop Baptista

          Cheira-me a batatas fritas nesse comentário.

    2. Avatar de GM
      GM

      Tenho 2 BROTHER MFC, uma com 12/13 anos (A4) e outra a fazer 11 anos (A3). Quer numa quer na outra, uso tinteiros compatíveis. E duram, duram, duram…..
      Relacionado com o artigo em questão, mais uma razão para não comprar HP. É o mesmo que dizer, comprando determinado carro, só poderia usar combustível da marca do carro, se existisse. Já acontece com os lubrificantes, mas é algo mais específico.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É isso mesmo. E nisso as Brother são imbatíveis, os tinteiros vão ficando cada vez mais baratos, ao fim de anos, custam 1€ ou menos.

    3. Avatar de Lopes
      Lopes

      3 anos uns tinteiros, não deves printar quase nada, quanto a tinteiros de marca branca nunca tive problemas, gasto muitos por ano, pois a utilização é intensiva, o problema pode ser da impressora e não dos tinteiros…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        2 ou 3 prints por dia, outras vezes mais. Dava para uns 1500 prints. No verão passado comprei uns tinteiros marca branca, (uma vez que deixou de haver aqueles tinteiros na minha localidade, e encomendar online ficavam uns 200€ só os originais), e não tenho impresso quase nada, uma vez que deixei de utilizar, mas precisei imprimir um documento, e já são com riscos brancos, o preto desaparece, fica meio esverdeado azulado.

    4. Avatar de Sandro
      Sandro

      Posso te dizer que a HP utiliza taticas para que os tinteiros funcionem mal.

      Não é dificil de o fazer… Se conseguem detectar, quem te garante que não conseguem fazer com que os tinteiros de marca branca sejam maus?

      Já tive HP e usei tinteiros brancos, ok a qualidade não é das melhores. Mas sempre durou..

      Tambem nunca mais usei. Cá para mim é uma tática da HP.

      Não comprem HP. Se querem qualidade (haja é dinheiro, Epson é top!)

    5. Avatar de Carlos Manuel
      Carlos Manuel

      ERRADO!!! Pelo menos e desde que me desliguei do serviço HP Instant Ink, comecei a utilizar numa impressora HP tinteiros de linha branca que imprimem com a mesma qualidade dos originais… Até estive para comprar uma impressora de outra marca mas esta apesar de já ter uns aninhos, vai dando para o pouco que necessito dela. É que pelo preço de dois tinteiros HP é quase o preço de uma impressora da mesma marca nova! Baixem os preços porque parece que é nos consumíveis que esta empresa gera lucros.

      1. Avatar de frango assado
        frango assado

        wowo descobriste agora ke é nos consumiveis ke vivem…..wowowowowo

        1. Avatar de Carlos Manuel
          Carlos Manuel

          ERRADO!!! Não sendo tão “esperto” como tu, sempre soube dessa particularidade mas ok, tinhas de lavrar a tua esperteza na matéria. Fica bem.

    6. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Esse problema das cores manhosas acontece muito é com refills, se forem tinteiros OEM é raro acontecer.

    7. Avatar de RazorPT
      RazorPT

      Falta de uma tenho 3 em casa todas elas com tinteiros marca branca, 1 deles e bastante utilizada para fotos, onde se requer uma qualidade boa, e 0 problemas, nem riscos ou pouca durabilidade, aconselho a pensar trocar de impressora pois o problema não está nos tinteiros

  2. Avatar de Burru
    Burru

    Solução fácil…. não comprem HP

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      A EPSON é uma das melhores em termos de qualidade, os tinteiros é que são caros…

      Optem pela CANON caso não tenham muito € (budget)

      1. Avatar de Carlos Manuel
        Carlos Manuel

        Tive várias Epsons do tempo das matriciais… Excelentes!

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E gastam muita tinta. A impressora manda-te substituir os tinteiros e ainda tem muita tinta lá. Além disso gastam imensa tinta com processos de limpeza. Mas com compatíveis baratos, também não fica caro.

  3. Avatar de Lopes
    Lopes

    A HP tem de aprender que com estas atitudes não vão longe, só estão a dar tiros nos pés.

    Se querem que as pessoas comprem tinteiros originais baixem os preços para valores da concorrencia, então não faltaria eu estar a pagar 100€ por 4 tinteiros enquanto a concorrência vende os mesmo tinteiros por pouco mais de 18€…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A questão é que é nisso que eles ganham, não nas impressoras. E pelo número de clientes que paga os originais, devem ser os suficientes. É um pouco como a Apple, podia baixar o preço para vender mais, mas prefere manter-se nicho de mercado.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    No meu caso os tinteiros da concorrência também deram asneira …
    Até admito a possibilidade da HP via firmware promover estas “broncas” com tinteiros não HP.

    A 120€ o pack de tinteiros HP optei por desistir da HP8650 e passar para uma EcoTank 5850 da Epson.

    Alerto que a EcoTank precisa de “x em x kms” de trocar uma peça usada na limpeza pós impressão (25€).
    As EcoTank trabalham com “bidões” de tinta 🙂
    Ainda assim as impressões saem bastante mais baratas quando em comparação com a HP8650.

    Off Topic: para quem como eu também faça impressões em folhas de gramagem elevada, este modelo da Epson (há outros de outras marcas) tem também um terceiro alimentador de folhas atrás, o que permite que as folhas entram e saem sem nunca serem dobradas.

    1. Avatar de GM
      GM

      BROTHER MFC, …

  5. Avatar de mb
    mb

    A minha epson só levou os tinteiros originais que vinham com ela. A partir dai sempre levou os compatíveis. Têm optima qualidade e os 5 tinteiros custam 10€ no total. Já funciona assim à mais de 6 anos.

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      que epson tens e ke linha “branca” compras? ja comprei uns para a minha workforce e sao uma valente bosta…..supostamenta davam qualidade igual a original mas longe disso..metade das vezes “secavam” e tinha ke imprimir bastantes ate voltar a imprimir direito….voltei aos originais.

      1. Avatar de mb
        mb

        Tenho uma xp-630. Compro os tinteiros na onbit mas penso que se encontra a mesma marca ( ou marcas – por vezes vai mudando) noutras lojas. Já recomendei outros modelos da epson a várias pessoas e todas estão contentes). Existem é certos cuidados a ter (sendo tinteiros originais ou não). Como as cabeças de impressão são na impressora, é recomendado imprimir com regularidade.

  6. Avatar de Elektro
    Elektro

    Sai mais barato comprar uma impressora nova do que comprar tinteiros HP. Viva o E-Waste!

    1. Avatar de frango assado
      frango assado

      so te eskeces ke nas novas os tinteiros estao quase a zero…antigamente era a 100%….bons tempos

  7. Avatar de Costa Rica
    Costa Rica

    HP tinteiros muitos caros de pouca durabilidade … dar 2x 80€ por ano , mais vale comprar 1 EPSON de 200€ que dura 2 anos sem stress e de boa qualidade 🙂

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É completamente verdade.Tenho uma impressora HP PSC 1410(já com uns bons anos),e se vocês soubessem o preço que custam os 2 tinteiros até se passavam !! Há uns poucos anos comprava um pack dos 2(um em preto e o outro a cores),a cerca de 45 euros.Agora ?? Agora,o tinteiro HP 21(preto) original,custa,no mínimo,mais de 36 euros.Quanto ao tinteiro HP 22(a cores),custa para cima de 55 euros !! De notar que por causa desta restrição da HP em só aceitar tinteiros originais nas suas impressoras é a mais pura verdade.O incrível é que durante bons anos consegui comprar e utilizar tinteiros compatíveis,quer de um quer de outro,e desde há um bom tempo que me vejo impedido. 🙁

  9. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu já tive HP, Epson, Canon (2) e atualmente tenho Brother MFC J8950DW ,mas a próxima vou para MAXIFY GX6050, um super tank e as recargas bem baratas

  10. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Ufa livrei-me de boa… tenho uma canon wireless num sistema linux em casa e para papelada chega e muito bem.

  11. Avatar de PJA
    PJA

    A pagar multas 1,35 milhões é evidente que não mudam o seu comportamento. Ou seja para estas grandes empresas multas a brincar para o cidadão multas pesadas. Está certo.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    A Brother faz igual!!!!

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Não faz não, a brother é a marca mais aconselhada para recorrer a tinteiros de marca branca, tenho cá uma sem problemas alguns a relatar. Já a HP tenho uma multifunções já com 10 anos e nunca tive problemas, simplesmente a HP é a pior neste ponto.

      Querem ganhar dinheiro na impressora e nos tinteiros em que uma recarga dá para comparar outra impressora, isto é mesmo gosar com os clientes.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Quer dizer, tu não tens problemas, então mais ninguém tem!!!!

        Estou a dizer-te que tenho uma 3770 e aceitou toners de marca branca, 1, 2 e 3, mas quando um deles acabou, nunca mais funcionou, dizia sempre que faltava o toner!!!!!

        Só consegui resolver o problema quando passou a ter os 4 toners originais da Brother. Aí passou a reconhecer novamente os tinteiros.

        Mas o que sei eu, tu dizes que não é possível, é porque não é!

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Hp? Nunca mais! Minha rica brother que come tinteiros de 1.5€ cada e imprime praticamente como original!

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aderir ao instant ink resolve.

    1. Avatar de Carlos Manuel
      Carlos Manuel

      Infelizmente aderi mais de um ano ao Instant Ink e a HP não foi honesta quando quis obrigar-me a pagar, pela segunda vez, a mesma mensalidade! Desliguei-me do serviço. Compatíveis servem perfeitamente e muito mais económicos.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu não tenho razão de queixa e por 0,99€ por mês nem se sente.

  15. Avatar de HP
    HP

    Pesquisem no google – hp downgrade driver… e puf…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é problema de driver, mas sim de firmware…

  16. Avatar de Akiruim
    Akiruim

    Claramente o negócio rentável da HP são os tinteiros, pena, vou evitar todos os produtos da HP.
    Só para curiosidade o meu pai tem uma Lexmark, e para espanto os tinteiros estão completamente esgotados nos Açores, felizmente encontrei um loja de esquina” literalmente” 🙂 https://goo.gl/maps/i4tGNrgdLEDdTS6A9 uma recarga de 6€ e o problema ficou resolvido

  17. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    Eu recarrego os meus tinteiros da minha CANON. por 25 € vem o kit completo com 2 frascos de 100 ml de tinta pretos , 1 de cada cor.

    Para carregar cada tinteiro leva 8 ml de preto e no de cores leva 3ml de cada cor. Podem ver para quantos tinteitos isto dá.

    Fiquei rendido a esta solução.

  18. Avatar de Moimeme
    Moimeme

    Digo aqui mais uma vez que HP não é credível. Desde que uma impressora deles não aceitou um novo portátil há muitos anos, nunca mais… Nunca outra marca me fez isso.

  19. Avatar de Saiyajin
    Saiyajin

    epson ecotank e problema resolvido