A Google terminou de forma silenciosa a venda do Nexus 5

41 Comentários

O Nexus 5 é um dos equipamentos da Google que mais se destacou no mercado e mis utilizadores escolheram como smartphone para uso no dia-a-dia.

Lançado em 2013, esta máquina conseguiu de forma unanime mostrar o que a Google entendia ser um equipamento equilibrado e pronto para enfrentar a concorrência.

Depois de ter sido dado como certo o seu fim de vendas em Dezembro passado, o Nexus 5 conseguiu manter-se activo até agora, altura em que a Google decidiu terminar a sua comercialização.

nexus_5_1

O tempo que o Nexus 5 esteve presente no mercado dos smartphones mostra bem da aceitação que teve e do valor que os utilizadores lhe atribuíram.

Sendo uma máquina muito equilibrada e com uma dimensão de ecrã que agradou particularmente aos utilizadores, acabou por ser a ofertada Google mesmo depois do Nexus 6 surgir no mercado.

Esta preferência pelo modelo de 5 polegadas prendeu-se principalmente pelo tamanho do ecrã e pela ergonomia que oferece, face ao modelo de 6 polegadas do Nexus 6.

Apenas por esta razão foi mantida a comercialização dos dois modelos em simultâneo durante vários meses, sendo ambos vendidos e validados como oferta da Google.

Mas em Dezembro do ano passado surgiram as primeiras notícias do fim da comercialização do Nexus 5, algo que a Google desmentiu e garantiu que iria manter esta oferta até ao final do primeiro trimestre de 2015.

nexus_5_2

Apesar de ter terminado a sua venda na loja da Google, a empresa admite que ainda existem muitos dispositivos espalhados pelos diversos parceiros e operadores. É por isso natural que o Nexus 5 seja ainda visto durante algum tempo no mercado.

Chega então agora ao fim a vida util de comercialização deste Nexus, abrindo caminho para a focalização da Google no Nexus 6 e nos modelos que se vão seguir.

Existem já vários rumores de que surgirá em breve um modelo de dimensões similares, mas de um novo fabricante, possivelmente a Huawei. Esta é ainda uma informação muito preliminar, mas parece estar a ganhar força.

As fracas prestações do Nexus 6, muito por culpa das suas dimensões, levaram a Google a repensar a sua oferta e a voltar aos modelos de 5 polegadas.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pato Soler
    Pato Soler

    foi um flop de vendas é normal. Nao deviam haver nexus mas sim updates para todos os modelos com android. A google foca se em coisas sem importancia e por isso vemos o ios na frente e o WP na eminencia de ultrapassar android a curto-medio prazo

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Não sei como há pessoas que ainda conseguem dizer que a falta de updates nos telemóveis android é culpa da Google. Entende que a culpa é das marcas e não da Google, são elas que têm a responsabilidade de lançar os updates para os seus próprios terminais. A google liberta o update para as empresas, se elas optam por não lançar o update para os terminais a culpa não é da google.
      Olha o caso da Motorola, desde que passou pelas mãos da Google mudou completamente a sua orientação no que toca às versões que apresenta, android (quase) puro e updates.

    2. Avatar de brmim
      brmim

      É para ter graça certo? flop de vendas? E como queres que a google se responsabilize por update em versões de android alteradas pelos fabricantes?

      Venham mais nexus como o 5 isso sim, pois qualidade preço era imbatível na altura que saiu.

      1. Avatar de FATiago
        FATiago

        +1 Não o troco tão depressa.. Continua super fluído..

    3. Avatar de K
      K

      O modelo de negócio da Google não está errado. Eles fazem o produto e usam no no equipamento deles. Eles disponibilizam no gratuitamente a quem o quiser usar. O que os outros fazem com isso não é responsabilidade deles.

      É uma questão das pessoas votarem com a carteira, não de o Google corrigir o modelo de negócio deles.

      Agora, tenho um problema quando o único telemóvel que a Google disponibiliza é o monstro do n6. Nem toda a gente quer/precisa duma telha e aí sim, vejo me obrigado a olhar para outros lados.

      Espero que eles voltem a reconsiderar telefones de 5 ou até menos.

    4. Avatar de amlcosta
      amlcosta

      Nexus 5, flop de vendas? Lol, não estarás a falar do 6? A única critica que tenho a apontar é o facto de restringirem quem quer Android puro a um ecrã de 6 polegadas, já nem falo dos preços porque a qualidade paga-se, e se compararem com outras marcas e modelos, os preços são equivalentes, as specs são brutais, só acho que podiam ter aguentado mais um ou dois meses e ter colocado o novo processador qualcomm octa Core para competir com a nova geração que vai sair, nomeadamente, m9, g4, z4, já nem falo de s6 que com o Nox, apenas processador exynos e os preços que praticam vai ser mais um flop, esse sim vai ser um flop lol.
      Enfim, continuo a aguardar um Nexus 5 2015.

    5. Avatar de LP
      LP

      Sabes que “o ios na frente e o WP na eminencia de ultrapassar android a curto-medio prazo” é só na tua cabeça, certo?

  2. Avatar de Romeu
    Romeu

    Na minha modesta opinião, é um equipamento fantástico. Acrescente-se o facto de ser Nexus – updates.
    Cumps

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      +1 é o meu tel, não troco por outro

      1. Avatar de Ricardo Correia
        Ricardo Correia

        Que tens a dizer acerca do tamanho?
        É um problema, tal dimensão?
        Ou vai lá com o hábito?

        Cumps

        1. Avatar de Stan
          Stan

          Depois de te habituares, garanto-te que não o vais considerar um telemóvel grande.

  3. Avatar de Rui C
    Rui C

    Pois convinha fechar as portas na venda do Nexus 5, senão ia desviar atenções ao lançamento do Nexus 6.
    E eles neste momento interessa-lhes que os clientes Android se foquem apenas no novo modelo, evitando qualquer distracção por questões de “preço”.

  4. Avatar de Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    O melhor telemóvel que alguma vez tive…

    1. Avatar de joao
      joao

      Nc usaste mtos então. Iphone 6 plus e um sonho de tlm

      1. Avatar de Fabio Pisco
        Fabio Pisco

        João nem vou comentar esse idiotice…Eu podia dizer “Epá o Golf 6 foi o melhor carro já tive” e tu vens dizer “Nunca usaste mts então. O Porsche 911 Turbo é um sonho de carro”…Acho que nem preciso de dizer mais nada.

        1. Avatar de Pato Soler
          Pato Soler

          realmente o iphone e um porche, os androids sao um fiat 600

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Looool, eu considero mais o Android como um Nissan Gtr, é melhor e mais rápido que o porsche mas custa 3 vezes menos

      2. Avatar de Rjreis
        Rjreis

        não sejam assim, já tive iPhone e faz este final de mês um ano que mudei para Android e não estou nada arrependido, muito pelo contrário. Eu sou daqueles que não usa Windows nem osx, uso no dia a dia Linux, e fui forçado a mudar para um sistema livre que me permitisse ter o controlo no equipamento. as dores de cabeça que passei para tentar em Linux meter músicas no iPhone. todos os sistemas têm os seus pontos forte e fracos. gosto do iPhone, mas acho que têm uma política de preços algo elitista. estou muito contente com o meu one plus one e mais recentemente no trabalho com um Asus zenfone 5.

      3. Avatar de Filipe Santos
        Filipe Santos

        Nexus 5
        Lançado em 2013 a 350€

        Iphone 6
        Lançando em 2104 (1 ano depois) a 700€ (dobro)

        ainda bem que há diferença não?
        agora se és Pato para pagar essa diferença…fica ao teu critério
        Agora que foi um bom telemóvel isso ninguém pode negar, independentemente dos gostos.

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      Isso é porque ainda não tiveste um iPhone , e o utilizaste a sério. 🙂

      1. Avatar de Yordanov
        Yordanov

        pra quem fala de ios e depois tem imagem da nokia é do best…omfg!

        putos…

      2. Avatar de Ruben
        Ruben

        uso android no dia a dia mas tenho tablet ios… ao ver um simples video ate o consigo reiniciar sozinho… Maravilha. O único que gosto na Apple é o design e bateria. Sim, muito bom.

  5. Avatar de Sérgio S
    Sérgio S

    Durante muito tempo andei tentado a comprar um Nexus 5. Excelente máquina para o preço. Só não fiz porque o meu smartphone ainda faz o que preciso e seria apenas por capricho.
    Agora, andar um “tablet” no bolso ainda por cima àquele preço… Se depender de mim não vendem nem um.

  6. Avatar de Dav7

    “Existem já vários rumores de que surgirá em breve um modelo de dimensões similares, mas de um novo fabricante, possivelmente a Huawei. Esta é ainda uma informação muito preliminar, mas parece estar a ganhar força.”

    Espero bem que sim, só não avancei do N5 para o N6 por causa do tamanho do ecrã :\

  7. Avatar de Aybara
    Aybara

    RIP

    Um sucesso.

    Espero que voltem com um Nexus 5 2015 e deixem cair o flop que foi o Nexus 6.

  8. Avatar de Pato Soler
    Pato Soler

    se acham este nexus 5 bom nunca experimentaram o iphone 6..isso sim

    1. Avatar de LP
      LP

      Não vale a pena desvalorizar outros para justificar o roubo do preço do iPhone, se estás contente com ele e está pago, ótimo, keep it!

  9. Avatar de Zefra
    Zefra

    O projecto Nexus seria muito melhor se houvesse enfim um modelo unico. Ou seja “copiem” o que a Apple faz com os updates do iPhone. Sai um update e todos os aparelhos tem de o ter ao mesmo tempo. O Nexus 5 e dos melhores telemoveis do mercado em termos de specs precisou de um modelo de negocio e suporte mais claro.

  10. Avatar de Marco Soler
    Marco Soler

    so digo uma coisa iphone 6 tem barometro. androids? o barometro do note 4 dizia altitude 120 metros e eu estava na praia.

    1. Avatar de Marc
      Marc

      escreveste mal o meu nome…

    2. Avatar de LP
      LP

      O que seria de ti sem um barometro no bolso…

      1. Avatar de SSaraiva
        SSaraiva

        deve precisar do “barometro” para medir a que profundidade de terra ele se enterra.

        e falando de coisas sérias, o barometro serve para medir a pressao atmosférica … génio

    3. Avatar de José Pires
      José Pires

      Huh

      Um barómetro que mostra altitude?

      Troca essa coisa a que chamas smartphone

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      O barómetro não é aquele cantor de ópera com voz grossa?

    5. Avatar de Stan
      Stan

      Somos todos Charlie, sim. Mas estes comentários, pelo bem do tópico, nem deviam aqui aparecer.

  11. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Primeira linha: “…destacou no mercado e MIS utilizados escolheram…”
    Novo acordo ortográfico? :p

  12. Avatar de ed
    ed

    pararam de o vender porque provavelmente vem aí um novo Nexus 5

  13. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Discordo que o Nexus 6 não se venda por causa do tamanho… eu acho que é o preço. Para cobrar altos preços já basta a Samsung, Sony, LG e outros… o Nexus 5 era um excelente smartphone para o preço que tinha. O Nexus 6 seguiria pelo mesmo caminho se tivesse o mesmo preço!!

    Eu queria um, e esperei que o Nexus 6 saísse para o comprar… quando vi o preço, comprei um OnePlus One, e não me arrependo nem um bocadinho!

  14. Avatar de Lorenzo
    Lorenzo

    Único motivo pra google encerrar a venda do n5 é pra não atrapalhar as vendas do n6, até porque o 5 é bem mais interessante pelo preço, tela do tamanho certo e por ter praticamente o mesmo desempenho

  15. Avatar de Future Boy
    Future Boy

    Flop de vendas? Eu conheco umas 7 pessoas que compraram, eu inclusive…