43% dos smartphones de todo o mundo usam um processador MediaTek

37 Comentários

A MediaTek soma e segue líder no segmento de SoCs para smartphones. Recentemente foi revelado que a fabricante taiwanesa continua a ser a mais forte neste segmento no segundo trimestre de 2021.

Mas os dados mais recentes fortalecem ainda mais esta realidade e indicam que 43% dos smartphones em todo o mundo vêm equipados com um processador MediaTek.



MediaTek está em 43% de todos os smartphones

A recente análise da empresa Counterpoint Research comprova que a MediaTek foi a principal fornecedora de chips para smartphone em todo o mundo durante o segundo trimestre que acabou em junho de 2021. De acordo com os dados apurados, a fabricante taiwanesa conquistou uma participação de mercado de 43%, quase o dobro da norte-americana Qualcomm que ficou no segundo lugar com 24%.

Através dos resultados, verifica-se o significativo crescimento da MediaTek neste segmento, uma vez que no mesmo período do ano passado apresentava uma quota de 26%.

A medalha de prata pertence então à Qualcomm com 24% de participação, uma percentagem abaixo dos 28% obtidos no mesmo período de 2020. O terceiro lugar é ocupado pela Apple que detém 14% do mercado, um valor que não alterou numa comparação ano a ano.

A chinesa UNISOC fica em quatro lugar com 9% de todos os SoCs para smartphone, um aumento de 4% em comparação com o ano passado. Segue-se a Samsung que desceu de 12% em 2020 para 7% no segundo trimestre deste ano. Por fim fica a HiSilicon com apenas 3% contra anteriores 16%, uma clara consequência das sanções dos EUA à Huawei.

Qualcomm domina nos SoCs com tecnologia 5G

O caso muda de figura se falarmos apenas nos smartphones com suporte à conectividade 5G. Neste mercado, a Qualcomm lidera o primeiro lugar com uma espantosa participação de 55%. No mesmo período do ano passado, a empresa detinha ‘apenas’ 29%.

A MediaTek desce para o segundo lugar com 30%, um aumento face aos 11% conseguidos em 2020. O terceiro lugar é ocupado pela Samsung, um valor menor do que os 18% conquistados no ano passado.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    É a China a conquistar o mundo

      1. Avatar de Felipe Cardoso
      2. Avatar de antoniofdf
        antoniofdf

        Contudo não deixa de ser China, sendo Taiwan oficialmente a República da China.
        Wikipédia:
        “Taiwan[nota 2] (em chinês: 臺灣 ou 台灣 (tradicional), 台湾 (simplificado)), oficialmente República da China, é um Estado insular localizado na Ásia Oriental, que evoluiu de um regime unipartidário com reconhecimento mundial e jurisdição plena sobre toda a China para uma república com reconhecimento internacional limitado e com competência apenas sobre a ilha Formosa e outras ilhas menores, apesar de usufruir de relações de facto com muitos outros países. Até 1949, foi o governo chinês reconhecido internacionalmente e, como tal, foi um dos membros fundadores das Nações Unidas[6] e um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da organização, até ser substituído pela República Popular da China em 1971.”

        1. Avatar de Fusion
        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Faltou a parte onde em 1980 houve reformas democráticas e que em 1992 foi eleito um presidente!! Os EUA reconhecem Taiwan como um país.

        3. Avatar de Vítor M.

          Estás a confundir República da China com República Popular da China. São coisas diferentes. O país é uma democracia semipresidencialista e com sufrágio universal. O presidente atua como chefe de estado e a Assembleia Nacional serve como órgão legislativo. Considerado um dos quatro “tigres asiáticos”, Taiwan é a 21.ª maior economia do mundo. Não é China, é Taiwan.

          1. Avatar de Outro José
            Outro José

            Nem mais. Merece ser reconhecida como um país. O habitantes da Ilha Formosa não se identificam como chineses, nem estão interessados nisso pois é uma população que teve outras influências, positivas e negativas, nomeadamente do Japão.

          2. Avatar de Antóniogdg
            Antóniogdg

            Não confundi nada, pois sei bem as diferenças das duas.
            Apenas referi o que consta na wikipedia, que é facto e não opinião. E não é por ser Taiwan, que deixa de ser China, pode ser as duas coisas perfeitamente.
            Eu não referi Taiwan pertencia a República Popular da China, como muitos países para ter relações com diplomáticas com RPC foram coagidas a cortar relações diplomáticas com Twain. Apenas referi informação factual, e deixei opiniões de lado, contudo apenas 17 países segundo o DN é que mantêm relações diplomáticas com Twain, outra informação factual e não opinião!
            https://www.dn.pt/edicao-do-dia/22-ago-2018/so-17-paises-resistem-a-china-e-mantem-relacoes-diplomaticas-com-taiwan-9744400.html

          3. Avatar de Vítor M.

            Twain é independente da China, não China. A China não tem la qualquer jurisdição, são factos.

          4. Avatar de Antóniogdg
            Antóniogdg

            Quem não tem jurisdição em Twain é a República Popular da China!!! Isso sim é facto!!! Agora dizer apenas China é errado, pois Taiwan é oficialmente República da China!! SIM É FACTO!!!

          5. Avatar de Vítor M.

            Mas eu explico isso no meu comentário anterior. Não vejo novidade no que estás a Dizer. Resumindo, A China é um país e Taiwan é outro.

        4. Avatar de Antóniogdg
          Antóniogdg

          A forma como escreve é que esta incorreta ou incompleta .A República Popular da China, é um país. Twain, é oficialmente República da China, sendo considerado apenas por 17 países, um pais autónomo segundo o DN. Independentemente das diferenças entre as dois territórios, não deixam de ser China, uma República Popular da China e outra República da China(Taiwan).

          1. Avatar de Vítor M.

            Pronto, Taiwan é um país. Não depende da República Popular da China para nada.

          2. Avatar de Antóniogdg
            Antóniogdg

            “Pronto, Taiwan é um país.”
            Isso é a uma opinião/convicção sua e de outros pelos 17 países, que não discuto e que também acho que deva ser considerada um país autónomo.
            Contudo não é isso que estamos a discutir, mas sim a questão de Taiwan ser ou não China.

            Segundo a Wikipédia Taiwan é China, https://pt.wikipedia.org/wiki/Taiwan
            “Taiwan[nota 2] (em chinês: 臺灣 ou 台灣 (tradicional), 台湾 (simplificado)), oficialmente República da China, …”
            “A República da China é classificada como desenvolvida em termos de liberdade de imprensa, saúde, educação pública, liberdade econômica, entre outros indicadores sócio-econômicos.”

            Não é por ser Taiwan que deixa de ser China, pois Taiwan é oficialmente República da China.
            A Coreia do Sul, não deixa de ser Coreia, apesar das diferenças relevantes entre as duas Coreias.
            E Taiwan não deixa de ser China, contudo é uma China diferente da China continental, sendo a continental República Popular da China, e Taiwan , oficialmente chama-se República da China.

          3. Avatar de Vítor M.

            Pronto. China é uma coisa, Taiwan é outra. Aliás, desde início desta discussão.

          4. Avatar de antoniosousafbc
            antoniosousafbc

            “China é uma coisa, Taiwan é outra.”
            Você não é capaz de aceitar que a sua afirmação está pelo menos incompleta.
            Taiwan também é China, segundo o Wikipédia, oficialmente República da China, mas você continua a dizer que Taiwan não é China, e são efetivamente territórios relativamente diferentes para pelo menos 17 países e também na minha opinião.
            A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, também têm diferenças nos seus territórios, contudo não deixam de ambas ser “Coreia”, independentemente das diferenças entre as duas.
            A questão a aqui prendesse na sua afirmação a dizer que China é uma coisa e Taiwan outra, pois a afirmação está incompleta.
            Teria de dizer pelo menos que a China continental(República Popular da China) é uma coisa e Taiwan(ilha/República da China) é outra.

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Eu tento não ter nada com mediatek

  3. Avatar de Amaral
    Amaral

    Ele deve ter lido só o título.

  4. Avatar de Amaral
    Amaral

    O Oscar deve ter lido apenas o título, pq está escrito logo abaixo que a mediatek é taiwanesa

  5. Avatar de Pastilhas
    Pastilhas

    Não consigo entender a disparidade dos números….
    Em alguns artigos A Apple vende muito e muita vezes dizem ser líder, neste artigo só 14% dos chips é Apple.

    1. Avatar de TRaveller
      TRaveller

      e no 5G nem aparece 🙂

    2. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      Quantos iphones vao ser lançados este ano e quantos androids ja foram lançados este ano?

  6. Avatar de dqdq
    dqdq

    a maior parte das pessoas gosta do Marco Paulo e Tony Carreira. vale o que vale…

    1. Avatar de Pastilhas
      Pastilhas

      Aqui não se fala de um gosto mas sim de um facto. “USAM” e não gostavam de ter.

      1. Avatar de João
        João

        A maior parte das pessoas nem sabe o que é um processador

  7. Avatar de Manekas
    Manekas

    99% das pessoas nem sabem que processador vem com o telemóvel que usam.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Há uma coisa que é preciso aprender com a cultura asiática. Eles são rápidos a adaptar-se e evoluir. Enquanto Europa, USA e outros tentam evoluir, as grandes empresas asiáticas já estão preparadas ou até já evoluíram.
    Até à uns anos a mediatek não era vista com bons olhos porque faltava suporte por parte dos fabricantes de OS/Interfaces já que a mediatek não fornecia informação e ferramentas aos fabricantes.
    Ora a Mediatek soube reagir e adaptar-se sendo que agora um grande player com soluções boas é competitivas. Aliás em alguns casos comparando chips dentro da mesma gama a mediatek consegue bater a qualcomm sem qualquer problema.
    O que estamos a assistir no mercado global é ao crescimento das empresas asiáticas que sem dúvida vão dominar os mercados mundiais, destronando por completo os USA.
    Não nos adianta criticar a China só porque os USA não querem passar para segundo lugar.
    A China consegue facilmente parar todo o mundo.

    1. Avatar de GM
      GM

      Consegue….enquanto se der corda, apesar de reconhecer ser difícil fazer o contrário.

    2. Avatar de antoniofdf
      antoniofdf

      Não confunda República Popular da China(continente), país com uma ditadura totalitária, com Taiwan(estado insular/ilha), oficialmente República da China, país democrática, com quem as relações dos USA são muito boas, com acordos de cooperação.

    3. Avatar de JCR
      JCR

      Sim, os chinos conseguem parar o mundo, porque todos nós alimentamos a porcaria da tecnologia que eles fazem, e depois pagam-nos com vírus! Continuem assim que eles agradecem…e estou a meter Taiwan, em Português Ilha Formosa, à parte, que é de origem china, mas que se afastaram e bem deles, e daqui se mostra o perigo que vem dos ditadores comunas criadores do vírus…

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        JCR, Se calhar está a escrever o seu comentário, num equipamento que só consegui comprar porque foi em parte ou até totalmente fabricado na china, senão teria de pedir um bruto empréstimo ao banco para comprar o mesmo.
        Quanto ao vírus, sim surgiu na China mas não quer dizer que tenha sido produzido pelos chineses.
        O laboratório de Whuan também tem participação de outros países incluindo os USA.
        O maior problema nem é o sars-cov-2 mas sim a ignorância das pessoas e a crescente falta de cultura das mesmas. Infelizmente a maioria da população portuguesa cada vez está mais desinformada e estupida. Afinal para a maioria dos Portugueses o importante é o clube do futebol. Não importa se os membros do (des)governo roubam descaradamente, se os impostos sobem, etc…

  9. Avatar de João Lemos
    João Lemos

    Para que serve ter 5G num telemóvel?

    1. Avatar de traveller
      traveller

      comentário igual aos comentarios quando apareceu o 4G “O 3g funciona mal (uso com alguma frequência por questões profissionais)!
      Falar em 4G é pura publicidade ENGANOSA (também referido no artigo). Se tivéssemos uma ANACOM que funcionasse não permitia as aldrabices que temos que apanhar com anúncios na TV e outros meios a anunciar o céu ali ao virar da esquina.”
      “…Já compensa utilizar 4G?!
      .
      Para mim não. Tanto que já tendo cartão e pen 4G quando decidi comprar o NOTE 2, em vez do LTE N7105, preferi comprar o 3G N7100. Não se vende cá mas a minfo.pt manda-os vir de Espanha e custam 200 € menos. Uso agora o cartão 4G neste 3G e tenho velocidades de 12 a 14 Mb/s.”
      “A única parte boa da 4G, é que parece-me que as operadoras acabam por melhorar a sua rede para implementar esta cobertura, beneficiando assim, quem ainda mal tem a 3G. Nos últimos meses passei a ter 3G onde resido, embora ainda com sinal fraco. Mas antes, nem vê-la.”

      1. Avatar de João Lemos
        João Lemos

        pois… continuo sem saber para que serve ter 5G num telemóvel

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O grande problema da Mediatek é o fraco suporte a nível de drivers e kernel, rapidamente deixam de atualizar, e os fabricantes dos equipamentos deixam de conseguir lançar novas versões de Android. E só isso é logo um grande senão. A Qualcomm nesse aspeto está 1000x à frente.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não deixam de ser processadores fraquissimos, com uma péssima gestão da memória e sobre-aquecendo mesmo com tarefas mais básicas.