3 nm? Apple e TSMC podem estar já a trabalhar no desenvolvimento de chips de 2 nm

13 Comentários

A evolução ao nível da litografia no processo de fabrico dos chips tem avançado a olhos vistos. Tal como sabemos, atualmente os processos de 5 nm e 7 nm são os mais recentes no mercado, estando as fábricas a trabalhar a todo o gás na sua produção.

No entanto desde o ano passado que cada vez mais se fala no processo de 3 nm, cuja produção em massa está prevista para breve. Mas parece que a Apple e a TSMC não se ficam por aqui e alguns rumores apontam que as duas potências já estão mesmo a preparar o desenvolvimento dos chips de 2 nm.




Tal como já aqui falámos, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) poderá iniciar a produção dos chips de 3 nanómetros ainda neste ano. No entanto, e para já, o processo de 5 nm e 7 nm lideram no campo da inovação ao nível da litografia destes componentes.

Um das estrelas é o processador M1 da Apple, sendo o primeiro chip de 5 nm lançado no mercado dos computadores pessoais.

Apple e TSMC podem estar a trabalhar no processo de 2 nm

Tanto a Apple como a fabricante taiwanesa parecem querer ir mais longe no que respeita à evolução dos chips. Nesse sentido, e de acordo com rumores recentes, ambas as empresas podem já estar juntas a trabalhar no desenvolvimento de chips de 2 nm.

Segundo o site taiwanês United Daily News, a Apple está a trabalhar em parceria com a TSMC para o desenvolvimento de um novo processo de fabrico. O site adianta que as empresas já estão focadas na transição do processo de 3 nm. No entanto, e para já, a prioridade é cumprir com os prazos estabelecidos para a entrega dos chips de 3 nm.

Dessa forma, os planos para o desenvolvimento de chips de 2 nm estará apenas no início. Mas a fabricante de Taiwan já terá iniciado os primeiros contactos com as fábricas envolvidas neste novo processo.

Estas informações vão ao encontro de outros rumores anteriores de que a TSMC teria já celebrado um acordo de produção de 2 nanómetros com uma empresa desconhecida.

Para já o foca são então os chips de 3 nm, sendo que a Apple é a responsável por uma das maiores encomendas deste processo.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ff
    ff

    Cada vez gosto mais de TAIWAN!

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Em vez de estarem preocupados em aumentar a capacidade das baterias…

    1. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      fica aqui uma ideia para ruminares!
      o que importa é o intervalo de tempo entre carregamentos! aumentar a capacidade da bateria não é a única maneira de conseguir.

      1. Avatar de PORTUGAL
        PORTUGAL

        … Não.
        Quando tas na rua nao tem como carregares o telemóvel . Para nao falar que carregamento rapido diminui a vida da bateria a longo termo.

        1. Avatar de eurodoid
          eurodoid

          ?????????????????????????????????????????????????????????????
          intervalo de tempo entre carregamentos = autonomia do aparelho

    2. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Um processo de fabricação de 3nm ou 2nm ja daria uma maior autonomia de bateria comparada a qualquer smartphone com processador 5nm e especialmente 7nm.

    3. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Se a capacidade de baterias te preocupa então foca-te nos telemóveis da samsung da linha M e F.
      Galaxy M51 com 7.000mah de bateria.
      Galaxy F62 com 7.000mah de bateria
      Etc…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Com esses mah preocupo-me é com o tamanho e peso do smartphone…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Ou queres dia ou queres noite. Os dois ao mesmo tempo é que já é difícil…

  3. Avatar de carlos
    carlos

    Temos na Europa (Holanda) o principal fabricante Mundial de equipamentos para os processos de litografia: ASML

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Os equipamentos de litografia EUV da TSMC, pelo que sei devem ser da ASML

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Neste momento a ASML domina o mercado no que toca a tecnologia EUV. E sim, a TSMC usa equipamento da ASML.

        Também tens a ASM International que também é um player de referência na área de semi condutores. Aliás, a ASML é uma antiga divisão da ASM

      2. Avatar de Milhais
        Milhais

        Verdade, no momento a ASML tem o monopolio dos EUV, e os clientes principais sao a TSMC e a Samsung, a Intel tem muito poucas maquinas. Com os chineses a tentar comprar estas maquinas mas devido a algumas patentes da Source estarem nos USA eles bloqueiam essas vendas a China.