GPD Pocket – um (muito) pequeno e poderoso computador portátil

29 Comentários

Disponível com o sistema operativo Windows 10 ou Ubuntu.

Quando pensamos num equipamento com ecrã de 7 polegadas a primeira ideia que nos surge será a de um tablet e nunca de um PC. Mas a verdade é que essa é uma oferta que existe e é um destes que hoje aqui damos a conhecer.

Vai surpreender-se com as características e interfaces de comunicação que o GPD Pocket integra.


O GPD Pocket surgiu de uma campanha de crowdfunding com o objetivo de ser uma alternativa robusta, poderosa, mas em tamanho reduzido comparando com os grandes computadores portáteis como o Macbook ou o Surface. Além disso, este pequeno computador ainda oferece ao utilizador a possibilidade de escolher de origem o seu sistema operativo, Ubuntu 16.04 LTS ou Windows 10.

 

Especificações

Em termos de especificações técnicas, o GPD Pocket conta com 8 GB de memória RAM e 128 GB eMMC de armazenamento interno, com um processador Intel Atom x7-Z8750 e com uma placa gráfica Intel HD Graphics.

O ecrã tem apenas 7 polegadas com uma proporção de 16:10 e uma resolução de 1920 x 1200 píxeis. Este ecrã é tátil e ainda tem a particularidade de ter proteção Gorilla Glass 3.

Tem disponível Wi-Fi a 2,4 e 5,0 GHz (802.11a/b/g/n/ac) e Blutooth 4.1. Como interfaces de comunicação, conta ainda com uma porta USB Tipo-C e uma USB Tipo-A 3.0, tem uma porta HDMI e ainda porta de áudio para jack de 3,5 mm.

O teclado é QWERTY e tem um trackpoint integrado. No que respeita à bateria, é de 7000 mAh, não removível e, segundo o fabricante, deverá ter uma autonomia até 12h.

 

As pequenas dimensões

O grande trunfo deste computador é o facto de poder ser transportado para qualquer lado com grande facilidade e de poder caber até num bolso (um bolso grande). Pesa 480g e tem dimensões de apenas 180 x 106 x 18,5 mm. É certo que tem uma espessura maior que o habitual, mas todo este hardware necessita de algum espaço.

 

Preço e disponibilidade

O GPD Pocket encontra-se em fase de pré-venda por um preço promocional de 437,86€ com Windows 10. Com Ubuntu o preço é de 441,39€.

GPD Pocket


Poderá ainda aproveitar as promoções disponíveis em vários produtos Xiaomi. Se utilizar o método de envio “SF Express” não terá custos de alfândega (não disponível para armazém HK), embora também possa adquirir alguns produtos a partir do armazém de Espanha (ES) e Alemanha (DE).

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DoContra
    DoContra

    Há alguma razão lógica para ser mais caro com Ubuntu do que com Windows?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Além da justificação que o kekes disse abaixo, o modelo com Windows 10 está a um preço promocional.

      1. Avatar de Jose Leal
        Jose Leal

        Não existe promoção que melhore um preço de zero euros.
        Nem que o windows estivesse com 100% de desconto ficaria mais barato (custaria o mesmo que o linux – zero euros).

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Não percebo o porquê de complicarem…
          O vendedor decidiu colocar um valor mais baixo nos modelos com Windows 10. Qual é o problema?
          Se calhar espera ter mais unidades de Windows 10 e quer vendê-las mais rapidamente… ou outra coisa… sei lá!

          Sinceramente não percebo.

          1. Avatar de Kekes
            Kekes

            As vezes custa perceberem que em termos logísticos uma versão extra acarreta mais custo. Empresas como a Dell cobram mais dinheiro em Linux que Windows por esse mesmo motivo, é muito mais caro configurar um sistema linux que Windows.

            As pessoas não percebem que o facto de ser grátis não significa nada, pois o real custo está na assistência e manutenção de compatibilidade. A MS dá aos fabricantes assistência, e trabalham com eles nas máquinas. Não é tudo linear como muita gente pensa e que é tudo gratis.

    2. Avatar de Zeque Tefodd
      Zeque Tefodd

      Pelos vistos o Ubuntu vai passar a ser pago. LOL

      1. Avatar de Zeque Tefodd
        Zeque Tefodd

        Para quem nao consegue entender, estou apenas a ser sarcastico e a brincar com a situacao.

  2. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Para fotógrafos pode ser uma boa alternativa para fazer backups dos cartões de memória, ver algumas fotos tiradas… Pode ser uma boa solução para um público muito restrito. Não sei é se valerá o dinheiro gasto!

  3. Avatar de Popopo
    Popopo

    Não consigo ninguem para quem isto possa ser útil. Além disso, como é possivel a variante com Ubuntu ser mais cara que com W10?

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Fácil, se o ecrã é de 7 ou menos pulgadas, senão me engano, não se paga licença. Devido a isso é muito mais caro manter uma versão Ubuntu que Windows, que neste caso já trás de origem as drivers todas necesarias para um bom funcionamento.

      Daí o facto de linux ser mais barato que Windows por vezes er um mito, pois há outros custo associados.

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Sim, kekes, é isso tudo, só acima de determinado tamanho é preciso uma licença paga.
        Obrigado.

      2. Avatar de Jose Leal
        Jose Leal

        Isso é ridículo. Não existe “muito mais caro” quando o custo é zero.
        Se no windows não pagam licensa, no linux tb não.

        Quanto a “outros custos”: não existem.
        O custo em tempo (busca de drivers, configurações, etc..) é o mesmo.
        Não, o windows não tem os drivers todos “por defeito” para um bom funcionamento.
        O que tem é drivers genéricos da microsoft, que não têm as mesmas funcionalidades das nativas do fabricante. Mas isso, o linux também as tem.
        Uma gráfica NVIDIA funciona com os drivers Nouveau (open source) mas não tem a mesma performance e funcionalidade com os drivers nativos (closed source) da NVIDIA.

        Qualquer OEM perde exactamente o mesmo tempo a instalar e configurar windows que a instalar e configurar linux.
        Depois de essas horitas iniciais, faz uma imagem do disco mestre e clona para todos os PCs que fabrica.
        Ou seja: se um demorar 3 horas e o outro 10 horas (estou a exagerar, claro) isso não é nada quando diluido nos 500 mil discos que demoram 3 minutos a clonar.

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          A diferença é que esse teste tem que ser pago. Se demoram 200 horas a testar um sistema, por exemplo, e pensam que vão vender 1000 windows e 100 Ubuntu, o custo por unidade é superior em Linux.

          Para tua informação o Windows agora instala drivers de fabricantes. No outro dia o Windows instalalou automáticamente as drivers da minha nvidia.

          Além que é mais que sabido que nestas coisas os técnicos de Linux cobram mais caro que de Windows. Isso a dividir por menos vendas faz com que Linux muitas vezes seja mais caro que Windows. Além que muitas vezes necesitamos de hardware específico pois não tem compatibilidade com Linux, usando-se hardware Intel que por vezes é mais caro.

          1. Avatar de Jose Leal
            Jose Leal

            Ainda bem que o windows agora instala drivers da NVIDIA.
            Já está ao nivel do linux. Bravo.

            O que a assistencia pos-venda tem a ver com o custo inicial do produto?
            Se já pagas mais por essa assistencia no linux (segunto as tuas palavras, não os factos) então porquê castigar ainda mais o cliente com um custo inicial superior?

            Aliás: a garantia não cobre software.
            Que culpa tem o fabricante do PC se o cliente não consegue instalar um programa que adquiriu depois ou se ele apanhou um virus?
            Quer tenha sido comprado com windows ou linux, a assistencia do fabricante do PC não te vai ajudar.
            Tens de ligar para a assistencia do windows ou do ubuntu.

            Podes dar um exemplo de um problema de software que tenhas e que o fabricante seja obrigado a dar assistencia gratuita?

  4. Avatar de Jose Leal
    Jose Leal

    “O GPD Pocket encontra-se em fase de pré-venda por 437,86€ com Windows 10. Com Ubuntu o preço é de 441,39€”
    Uaaauu, a microsoft agora paga para os OEMs instalarem windows?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Por acaso sim. E fazem um forcing gigante de os meter fora do mercado se não o fizerem. Foi parte da estratégia que os tornou “líderes” de mercado.

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Muito interessante conseguirem algo assim, no entanto para mim um aparelho com menos de 10″ não serve para trabalhar. À distância dum portátil o mínimo dos mínimos são 10″ e só a partir de 12 começa a ser confortável (já nem falo do teclado minúsculo)

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O método de envio que evita a alfândega funciona para os Açores/Madeira? Ou é como o da Gearbest que só funciona para o continente?

  7. Avatar de NelsonZed
    NelsonZed

    É realmente muito pequeno e caro!!
    Acabei de instalar linux num HP Stream 13….top!!!

    1. Avatar de Andy
      Andy

      Também tenho esse portátil. Qual foi a distro que instalaste?

      1. Avatar de NelsonZed
        NelsonZed

        Mint 18.1 xfce….com alguns tweaks e troca de driver wifi…..ficou perfeito!!

    2. Avatar de Insider
      Insider

      Já sabes se alguém conseguiu aumentar o HD desse portátil?

      1. Avatar de NelsonZed
        NelsonZed

        Simples, adiciona um sdcard com 64gb classe 10 e passas tudo o q não seja do sistema

  8. Avatar de RM
    RM

    Isto é um PC para pigmeus!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Há uns anos era o que todos queriam.

  9. Avatar de Mestre Yoda
    Mestre Yoda

    Sem crise, só pegar a versão com o Windows 10 e instalar o Debian Jessie, problema resolvido… kkk

  10. Avatar de Carvalho
    Carvalho

    Curioso como o Kekes mistura certas inverdades para defender a discrepância de valores…
    – O dispositivo foi desenvolvido tendo em vista o Ubuntu, Windows era um adicional previsto;
    – Ser hardware Intel não significa que não há suporte para os drivers no Ubuntu (é exatamente o contrário) a intel faz parte da Linux Foundation e fornece drivers abertos.
    – A razão para a versão Linux ser mais cara é simples:
    Linux é um SO de nicho, quem quer um GDP Pocket com Ubuntu aceita pagar um pouco mais
    – Quem mais financiou no Inde GoGo foram utilizadores a pedir uma versão com Windows, logo, eles imaginam que há uma demanda maior pela versão com Windows
    – A nível de software e hardware é tudo a mesma coisa (talvez o windows até seja mesmo gratuito para OEM em dispositivos de até 7 polegadas, tenho minhas reservas), não há questões técnicas, ainda mais as absurdas que o utilizador citado levantou, é uma questão de mercado, para não verem encalhar o produto com Linux e terem um lucro maior nas unidades menos vendidas

  11. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    450 brasas por um PC miniatura? Fonix… 😈

  12. Avatar de Edson
    Edson

    e onde se pode comprar esse brinquedo?