GoTenna – Comunicações onde não há rede

31 Comentários

…mesmo estando o smartphone em modo voo

Apesar das infra-estruturas de suporte as redes móveis estarem hoje por quase todo o lado, a verdade é que existem ainda locais onde simplesmente não há rede e daí não ser possível a comunicação. É claro que podemos sempre usar uns Walkie-Talkies mas o ideal mesmo era usar o nosso smartphone.

Foi a pensar neste tipo de situações que foi criado o dispositivo GoTenna.

GoTenna_0

Montanhas, desertos, muitas aldeias, etc., são alguns exemplos de locais onde a rede móvel simplesmente não chega. Mas agora há uma solução, o GoTenna. Na prática, este novo dispositivo rádio funciona como um autêntico hotspot podendo dar cobertura num raio até 80 Kms.

how-it-works_dec76a56-8100-48bc-9fc2-de26e583b87a

A ligação do GoTenna ao smartphone (seja um iDevice ou Android) é feita via Bluetooth-LE e, desta forma, é possível comunicar com com outros colegas que tenham também um smartphone e um dispositivo idêntico.

De referir que, com o GoTenna, passa a ser possível:

  • Enviar e receber mensagens
  • Partilhar a localização
  • Mensagens em grupo e individuais
  • Descobrir localização de colegas que andam por perto
  • Chat para situações de emergência
  • Compatível com iOS e Android

GoTenna_01

O GoTenna é constituído por uma antena, um conector Micro-USB, suporte para BluetoothLE, interface rádio de 2W, e muito mais.

Actualmente um par destes dispositivos custa $149.99, mas sabe-se que, quando chegarem ao mercado, vão custar o dobro.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    E para aumentar o sinal da rede móvel, existe alguma solução do género, porque onde trabalho a rede Vodafone é muito pouca ?

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      A vodafone costuma ser a que tem mais sinal em todo o lado.

      Usa ampops xD

      1. Avatar de zeca
        zeca

        Vail la pro interior e vais ver…

        1. Avatar de Porttugal
          Porttugal

          Eu tenho um Vodafone e um TMN e a Vodafone nunca deu problemas de rede ao contrario do TMN que por vezes não tem rede e a rede ás vezes bloqueia!Outro pormenor,que não faço ideia quem é que devia resolver, é o 112,faço normalmente chamadas para esse numero e os TMN é difícil conseguir uma ligação.Alguem devia ver isto, é por causa destas situações que depois dizem que mais de metade das chamadas são falsas,não são,a segunda rede maior do país é que não funciona para o numero que devia ser o mais operacional!

          1. Avatar de Zap
            Zap

            Na verdade, o teu problema é do teu telemovel e não da rede.

          2. Avatar de NT
            NT

            Podes até tirar o cartão de operadora que para o 112 ligas de qualquer telemóvel… (desde que o mesmo tenha qualquer rede em portugal disponível e alguma bateria é certo…)

      2. Avatar de btxeize
        btxeize

        Estranho é ter um DualSim, com 2 cartões Vodafone e:

        – um tem sempre rede
        – outro tem sempre pouca rede

        E ambos da mesma operadora, cartões iguais (4G ready)

        Alguma explicação?

        1. Avatar de José
          José

          Um pode estar em 2G ou 3G e o outro em 4G. Tem de verificar que tipo de rede está configurado o que apanha melhor e configurar o outro da mesma forma.

    2. Avatar de Sérgio Gomes
      Sérgio Gomes

      Pensei exactamente no mesmo, dava-me jeito era algo para aumentar a rede, dentro de casa chego a ficar sem rede, só apanho junto às janelas, se existisse um dispositivo barato para deixar junto à janela e espalhar o sinal para dentro de casa é que era.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Eu tinha o mesmo problema em casa e encontrei um aparelho que se chama repetidor e que aumenta o sinal wireless da (T.Plink).Vai ao site deles e encontras penso que o preço ronda os 40 euros.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Existe, masa é muito caro (acima de 500€)

      1. Avatar de Sérgio Gomes
        Sérgio Gomes

        500€? Que exagero, o mais barato que encontrei foi a 121€

        Vodafone Sinal Max

        http://negocios.vodafone.pt/voz/movel/sinal-max.htm

        1. Avatar de Bruno Marques
          Bruno Marques

          Esse da Vodafone já conhecia, queria era algo idêntico mas da MEO

    4. Avatar de José
      José

      Eu tenho um que amplifica o sinal das 3 redes em 2G. Tinha muito pouca rede dentro de casa e agora tenho rede no máximo e falo sem qualquer problema. Tenho para venda um equipamento desses (NOVO).

      1. Avatar de Bruno Marques
        Bruno Marques

        Tem algum anuncio publicado José? Até posso estar interessado

        1. Avatar de José
          José

          Tenho no OLX:
          “Recetor e amplificador de redes de telemóvel (zonas fraca receção)”.

          1. Avatar de Tiagonogueira
            Tiagonogueira

            e isso funciona bem?

          2. Avatar de Duarte
            Duarte

            Não encontro, poderia disponibilizar o link.

            Estou interessado.

          3. Avatar de José
            José

            Em minha casa funciona na perfeição, quem me liga até já perguntou se houve reforço de rede por parte das operadoras.
            Tenho desde Abril deste ano e estou muito satisfeito.

      2. Avatar de ricardo
        ricardo

        boa noite Sr José., estou interessado nesse aparelho que aumenta a rede tmn entre em contacto comigo para o 925471240

        1. Avatar de José
          José

          Bom dia Sr. Ricardo, não consigo entrar em contacto consigo, p.f. indique um mail. Obrigado

          1. Avatar de Jose Pedro Lima Gonçalves
            Jose Pedro Lima Gonçalves

            Boa tarde, S. José pode identificar o aparelho para um poder encontra um para comprar uma vez que sofro do mesmo problema ca em casa?

  2. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Interessante, mas não entendi como funciona, ele detecta as redes moveis e partilha com o telemóvel? é isso?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não, é apenas um dispositivo que comunica com outros na area, e cada dispositivo comunica com um smartphone por bluetooth
      Assim quando mandares uma mensagem é assim:
      smartphone 1 -> GoTenna ———> GoTenna -> smartphone 2

    2. Avatar de João
      João

      Não.

      Na realidade para funcionar, tem de haver outra pessoa com outra GoTenna nas redondezas.

      Não é possivel portanto, ir para a selva sozinho e usar isto para comunicar com o resto do mundo ” GSM “

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Basicamente isto cria uma rede local entre 2 telemóveis-dispositivos.

      Em vez de usares o bluetooth (que tem alcance de 20 a 30 metros) ou o wifi (que tem alcance até 500 metros) ou a rede móvel (que tem alcance de 4 a 5 km), passas a poder usar o telemóvel como se fosse um rádio para comunicar com outro.

      É uma função parecida com um walkie talkie. Vais para um sítio onde não há rede móvel, alguém que tenha este sistema detecta o outro parceiro. Para um situação de emergência, pode ser um excelente suporte.

      É que a maioria das pessoas acha que o mundo todo tem cobertura móvel… quando menos de 2% do mundo têm cobertura móvel. Para aventuras em muitas zonas, isto poderia ser uma opção mesmo que a curto prazo, pois o telemóvel ficaria sem bateria em menos de 12h de utilização e o aparelho dura pouco mais que isso.

      1. Avatar de Nuno Goncalves
        Nuno Goncalves

        Wifi alcance ate 500 metros? pergunta la ao teu amigo google e vais ver q existe pra mais de 50 kms. ainda ha uns dias instalei num cliente que queira partilhar a net entre 2 casas separadas por quase 5 kms.

  3. Avatar de Joao Araujo
    Joao Araujo

    Não entendo, se a potência é de 2w então deve ser considerado ilegal, pelo menos em Portugal. Portanto ele custa 10x mais que um simples router porque emite numa potência que os outros não podem emitir porque seriam de imediato apanhados … será ?

    1. Avatar de Joao Araujo
      Joao Araujo

      Resposta encontrada 🙂 nas FAQ do site.

      Is goTenna FCC licensed?

      Delivery of goTenna is dependent on FCC approval. At this very moment, goTenna is undergoing FCC testing and we expect to complete this process in a couple of weeks.

      Em Portugal não será certamente 🙁

      https://gotenna.myshopify.com/pages/faqs

  4. Avatar de Ze da esquina
    Ze da esquina

    Pois… Joao Araujo estás enganado. A potencia é 4W e dependendo da frequencia. Há frequencias interditas seja qual for o potencia, pois estam reservadas para actividades especificas. Outras frequencias nao tem limite de potencia. Se é 2.4Ghz o que duvido pois a essa frequencia uma arvore é um obstaculo e nao daria para andar no campo