Gorilla Glass não é assim tão essencial para a protecção de ecrã

59 Comentários

A protecção dos ecrãs dos smartphones, e mesmo das suas capas, tem merecido especial atenção por parte dos fabricantes e a Corning, com a sua protecção Gorilla Glass, tem sido a marca que mais contribuiu para este desenvolvimento.

Marcas como a Samsung, LG ou Motorola confiam a resistência dos seus smartphones à marca e os consumidores já se renderam aos seus atributos. Mas será que a protecção Gorilla Glass é assim tão essencial para a protecção de um smartphone? A Xiaomi acha que não e prova-o.

gorilla glass


Depois de lançar o Xiaomi Redmi Note 3, a Xiaomi foi alvo de inúmeras reclamações por parte dos utilizadores, que não entenderam o facto deste não vir com protecção da marca mais conhecida do mundo.

Para acabar com este burburinho em volta da resistência do novo Redmi Note 3, Hugo Barra decidiu submeter o smartphone a uma verdadeira tortura para explicar que, não é por este não vir com a protecção Gorilla Glass que não é tão ou mais resistente que os outros que a têm.

The Ultimate Redmi Note 3 Glass Test

Segundo explica Hugo Barra, o ecrã do Redmi Note 3 é o resultado de vários testes de impactos, tendo sido classificado como “resistente” pelo teste resistência Vicker. Esta classificação coloca o ecrã do Redmi Note 3 em pé de igualdade com os ecrãs com protecção Gorilla Glass 4.

YouTube – Xiaomi India

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pllz
    Pllz

    No video ouviu-se o vidro a estalar quando o carro lhe passou por cima e se repararem,a parte de tras do telemovel ficou com marcas depois do primeiro pneu lhe passar por cima. O telemovel que eles mostram no fim não tem nenhuma dessas marcas. Nice try xiaomi, nice try.

    1. Avatar de jdoe
      jdoe

      é incrivel as tretas que postam, deviam ir para bollywood aprenderem a fazer filmes

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    E tem razão… os vidros ao mínimo partem e riscam na mesma.

  3. Avatar de Flavio Ferreura
    Flavio Ferreura

    Tudo encenado, no carro ouvi um barulho de rachar mas pronto

    1. Avatar de renato
      renato

      nao sei onde mas ok lol

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Foi o carro que cedeu ahaha

      1. Avatar de renato
        renato

        sim eu tambem achei ou pedras no chao ou na roda mas ok

  4. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Na cena do carro ouve-se o display a partir. Mas com uns cortes aqui e uma edições ali está good to go

    1. Avatar de rand
      rand

      Não sei se terá sido o display a partir mas não acredito que não tenha sofrido dano nenhum

    2. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Mesmo já no comentário em cima mencionei isso mas o pessoal começa logo com coisas, eu gosto do gorila glass por isso

  5. Avatar de João
    João

    Ouviu-se claramente a estalar. Mas não vejo sentido em esconder a verdade num teste tão out do uso do dia a dia.

  6. Avatar de Pedro Marques
    Pedro Marques

    Quando é feito o primeiro teste o ecrã tem uma película, dá para ver as bolhas no ecrã….

  7. Avatar de Tiago Batista
    Tiago Batista

    Eu com o Lumia 920 não tinha qualquer película nem nada, confiava na protecção, e o ecrã, salvo um ou outro risco mas leve, nunca teve stress no ecrã.
    Com o 950 acontece o mesmo, se pago a protecção de ecrã, não quero cá películas.
    O próprio nexus 7 de 2013 que tenho também não tem película.

  8. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Aqui é só audiófilos, toda a gente ouviu o ecrã a partir!

  9. Avatar de Andre
    Andre

    Eu não ouvi a partir mas não deixa de ser um telefone da treta. Querem testes reais não vejam os dos fabricantes…

  10. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    No teste do carro eles colocam o telemóvel virado para cima, quando o carro passa esta virado para baixo (e sim ouves se bem ele a estalar) e depois o telemóvel ja está virado para cima.

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Afinal está para cima, mesmo assim, tb trocam de posição quando passa a “motinha”

  11. Avatar de onike
    onike

    O que eu mais gostei foi de ver ele com o dardo a dar no ecrã, e a notar-se que ficou picado e depois mostram um ecrã sem nada. Este pormenor, entre outros, tornam o video completamente legitimo.

    1. Avatar de Marc Pereira
      Marc Pereira

      Também reparei nesse pormenor….

      1. Avatar de Big Boss
        Big Boss

        Aos 1:56 ->Vê-se apicada feito pelo dardo.
        Aos 2:08 ->O estrago da tesoura.
        Aos 2:35 ->Risco da chave.

        Passo no teste da moeda, no teste 2(ninebot), no teste do martelo(peso).
        No último pelas sombras(hora do dia) dos pilares, a posição da seta, risca no chão, o Fiat ao lado esquerdo, conclui-se que o este foi efectuado em tempo real mas poderá ter sido adulterado pois o sujeito Indiano possui alguns aparelhos no bolso ou podia estar alguém atrás do carro a alterar o cenário como em Bollywood.

        1. Avatar de eltonada
          eltonada

          Na realidade no primeiro teste parece-me legitimo… As marcas que se vêm da seta, tesoura, etc, são do ecrã por dentro a ser influenciado pela pressão. Com a força aplicada no vidro curvou para dentro e aplicou pressão no lcd que criou aquele efeito que após se tirar a pressão, se o ecrã for bom, recupera e desaparece após uns segundos. Isto é visível se tocarem com alguma pressão em qualquer lcd antigo que não tenha vidro a frente, ou se tocarem num ecrã de telemóvel desmontado sem o vidro a frente para proteger.

          é claro que devem existir ali pequenos riscos que não se notam no vídeo (é markting estão a espera do que?), no entanto aquele efeito no LCD só prova que existe uma certa margem para o vidro vergar e não partir, que é um factor bom.

          No entanto, na parte do carro, realmente pelo som, algo estalou algures… Ai já me faz questionar até que ponto é verídico ele ter sobrevivido ao carro… e sem danos naquele cimento no chão.

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Esse do carro pode muito bem ser som de pedrinhas

  13. Avatar de Jls
    Jls

    Pareceu-me um bocado exagerado e com bastantes cortes na edição, não me parece que o aparelho aguente tanta agressão assim. Acredito que alguns youtubers irão tentar fazer o mesmo e aí veremos se houve aldrabice neste vídeo ou não.

  14. Avatar de JoaoVaz
    JoaoVaz

    Nao acredito. Ja tive telemoveis com e sem gorila glass e é uma diferença abismal, tanto em riscos como em quedas

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Não sei se percebeu a noticia. Não estão a falar de telemóveis sem gorila glass. Estão a falar da proteçao a xiaomi da aos seus telemóveis. Dito isto. Ja tiveste algum xiaomi com problemas de riscos? A mulher tem um e não há razoes de queixa.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Essa do Gorila glass ser uma diferença abismal é que me partiu todo, a mim e ao meu telemóvel que partiu o ecrã quando lavava os dentes e o deixei cair.. para o lava mãos, de uma altura de 30cm. De facto o Gorila Glass é realmente uma diferença abismal em termos de resistência.

  15. Avatar de Telmo Martins
    Telmo Martins

    Bem ou quem fez a ediçao do video fez uma boa montagem ou entao a malta por aqui anda com muitas ideias… E com ou sem gorilla basta uma simples queda e ja foste… Por isso e tudo muito bonito mas chega a hora da verdade e é mais do mesmo

    1. Avatar de MJSantosLx
      MJSantosLx

      O meu Lumia 920 esta farto de cair ao chão e o ecrã está bom.

  16. Avatar de User
    User

    Acho uma piada esta gente a criticar tudo no vídeo mas ninguém põe em causa que o telemóvel foi testado a um limite exagerado até porque não acho que ninguem vá deixar o telemóvel para ser passado por baixo de um carro ou espetar com um dardo muito menos com aquela força a menos que seja estúpido e não tenha amor a suas coisas. Mas como as pessoas só gostam de criticar ta tudo dito.

    1. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Sim… Mas então façam testes reais que pessoas reais o fazem…

    2. Avatar de Marc Pereira
      Marc Pereira

      Não deves ter filhos……

    3. Avatar de af
      af

      Cuidado/ Fake … Eu sou Fa da Xiaomi, já tive 2, e em Dezembro o 3º, Redmi Note 2 PRIME (que no essencial é igual a este Note 3) dias depois, num jantar de família, cai-lhe um saca rolhas em cima e o vidro partiu… Ainda mais caricato, é que tinha uma protecção de vidro temperado, e o saca rolhas caiu de uma altura de cerca de 20 cm… Por isso, e por o que aqui foi exposto, duvido deste video…
      PARA MIM É UM CLARO FAKE ! ( E NÃO ESPERAVA ISTO DA XIAOMI…)

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já vários sites e alguns vídeos do youtube confirmam a resistência do Redmi Note 3 😉
    Tenho o 2 Prime e foi a melhor coisa que podia ter arranjado, 5*

  18. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Só sei que há mais de 1 ano que ando com o meu telemovel dentro do bolso, juntamente com as chaves, moedas e tal…e nem um risco no ecra…:) Por isso, seja lá o que estão a usar…continuem! 😀

  19. Avatar de AlexX
    AlexX

    Isto é sempre factor sorte ou azar. O gorila pode cair 100 vezes e não partir a correr bem mas também pode partir à primeira queda a correr mal. Riscar o gorila é ainda mais fácil por quem usar anéis com diamantes a toda a volta ou eventualmente o esfregue num passeio com areia solta… Nesse caso acho que uma película de vidro temperado pode ser mais resistente que o gorila. Mesmo assim numa queda o gorila pode rachar e a película permanecer intacta.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      E este Redmi é a mesma coisa. Gostava mais ter visto como ficava depois de passarem um diamante no vidro ou passado por cima dele virado ao contrário numa estrada de paralelos…

  20. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Video mais fake…
    No teste da “motinha” notou-se claramente um ligeiro entortar do telemóvel e no teste do carro, só não ouviu o vidro a estalar quem nem quiz… Ou se calhar, como se diz aqui, foi o carro que cedeu… Esperava mais do Hugo Barra…
    Que decepção…

    1. Avatar de Botas
      Botas

      Ades me explicar em que parte ouviste o vidro a estalar?? o que ouves é o barulho de pequenas poeiras “pedrinhas” debaixo do tlm k fazem esse barulho a serem esmagadas. Esperimenta por um objecto num parque de estacionamento com piso em cimento/betao e aplica pressao aos poucos de um lado e de outro do objecto e irás ouvir esse “vidro a estalar”. Voçes sao todos uns especialistas em som, mas ve-se claramente que não pescam nada do assunto.

  21. Avatar de João Cerqueira
    João Cerqueira

    A gorilla glass, mesmo com a sua versão 4 está muito atrás da protecao da Motorola.
    Quem tem tendência para deixar cair o telemóvel, essa será a melhor aposta.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      A Motorola é uma das fabricantes que mais utiliza Gorilla Glass no seus equipamentos. Pode ver aqui.

      1. Avatar de João Cerqueira
        João Cerqueira

        Então pode ver o novo Moto X com vidro fabricado pela própria Motorola que é muito mais resistente que o Gorilla Glass em todas as comparações.

        Usava nos modelos antigos…mas irá deixar de usar pelo menos nos modelos topo de gama.

        1. Avatar de João Cerqueira
          João Cerqueira

          Então pode ver o novo Moto X com vidro fabricado pela própria Motorola que é muito mais resistente que o Gorilla Glass em todas as comparações.

          Usava nos modelos antigos…mas irá deixar de usar pelo menos nos modelos topo de gama.

          Pode ver aqui: http://www.theguardian.com/technology/2015/dec/21/motorola-moto-x-force-review-great-phone-screen-cant-break

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Atenção aos leitores, não é a gama toda do Moto X mas sim o Moto X Force. Unica e exclusivamente (até à data), o Moto X Force.

  22. Avatar de zefra
    zefra

    Com ou sem o gorilla os smartphones actuais tem protecao de ecra muito boa. Chaves, moedas e seja o que for parece inquebravel. o problema e… quando da uma daquelas quedas quem nem precisa de ser muito grande e telefone cai com a cara no chao…. ai parte e risca a serio. Aconteceu-me isso com iPhone e com um android topo de gama. portanto por muito bom que seja a protecao este teste deixa muito a desejar…. e no mundo real as coisas sao um pouco diferentes desta alucinacao.

    1. Avatar de rudua
      rudua

      O meu já me caiu 3 vezes, uma delas foi do bolso e só ficou marcado do lado e da outra vez deslizou com o ecrã para baixo uns 2 metros pois tentei aparar a queda com o pé mas foi pior a emenda e apesar disso não tem um risco. Se calhar tive sorte. Lumia 930

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      O Gorilla Glass aumenta a resistencia a riscos mas 1) é raro o telemóvel que tem toda a superficie com Gorilla Glass 2) mesmo na última versao comecam a aparecer micro-riscos 3) quando cai amassa, racha e estraga-se como os outros. Além disso há modelos em que a camara/sensor cardíaco/Oxigénio nao estao cobertos, e se andamos com chaves ou moedas passado uns meses o telemóvel já parece velho.

      Até ao momento eu continuo a ver vários iPhone com vidros rachados, metal amassado e parecerem velhos; e vejo telemóveis antigos de plástico mas com capa de proteccao e estao como novos. Daí que cada um decida o que prefere. Eu continuo a usar uma capa “slim-fit” de silicone para a traseira/rebordo e uma película de proteccao para o ecra. Até agora está como novo.

  23. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Pessoalmente não acho que seja fake, por uma razão. Se metem um vice presidente a fazer um vídeo destes e descobrirem que é fake, como é que fica a credibilidade desta empresa? Não acredito que a xiaomi tivesse feito isso…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Hahahahahaha… Claro, é legitimo porque o Vice Presidente aparece no video… Pelo menos já convenceu um..

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Claro que acrescenta credibilidade ao vídeo, é a reputação da empresa que está em jogo! Mas também não é por ele aparecer que vou passar com um carro por cima do meu

    2. Avatar de Af
      Af

      Cuidado/ Fake ?!?… Eu sou Fa da Xiaomi, já tive 2, e comprei em Dezembro o 3º, Redmi Note 2 PRIME (que no essencial é igual a este Note 3) e dias depois, num jantar de família, cai-lhe um saca rolhas em cima e o vidro partiu… Ainda mais caricato, é que tinha uma protecção de vidro temperado, e o saca rolhas caiu de uma altura de cerca de 20 cm… Por isso duvido e por o que aqui foi exposto, deste video…

  24. Avatar de José Machado
    José Machado

    Eu tambem ouvi o barulho identico a rachar. quando ambas as rodas passam por cima do telemovel. e mais a mudanca de frame entre o carro passar por cima do telemovel e eles sairem do carro e bastante suspeita.

  25. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Á parte da polémica do vídeo, ensinem o homem que um carro de 1a tonelada = 1000kg, com 4 rodas, distribui o seu peso pelas 4 rodas, portanto cada pneu aplica CERCA DE 250kgs de força, e não 1000kg como ele refere. e o CERCA DE, é mesmo para acautelar efeitos de suspensão, e distribuição das massas do carro.

    Outra, os pneus são de borracha, não riscam nem plástico quanto mais vidro. No máximo com a pressão pode partir… Querem fazer esse teste? Virem o telemóvel para baixo e coloquem grãos de areia no chão, passem-lhe com a roda por cima, e travem nessa altura de forma a arrastar o telemóvel com areia entre o chão e o visor.

    Até que um telemóvel aguente este teste, para mim é tudo mais do mesmo, uma questão de sorte e nada mais, até porque de nada serve um ecrã sobreviver a uma queda se o telemóvel depois não ligar… E não vi o telemóvel ligado depois da ultima queda.

  26. Avatar de rui
    rui

    O meu galaxy s duos 2, que é uma valente bosta, mas para mensagens, chamadas e 3 ou 4 apps essenciais serve-me muito bem, não tem nada dessas coisas, e já me caiu por duas vezes de uma altura considerável e só tem uma marca da última queda que teve pois foi na rua e nem preciso de dizer mais. Mas confesso que fiquei na mesma com o coração nas mãos porque quando o fui apanhar estava sempre de ecrã virado para baixo. Já o meu nokia n81 bem antiguinho, pode muito bem ser o orgulho do 3310 visto que já lhe aconteceu tanta coisa e funciona impecável (os únicos dois problemas que teve foram: um bug no sistema que me impossibilitava de apagar mensagens ou outros registos e deixava-me o telemóvel inutilizavel pois nem chamadas me deixava fazer ou receber – empancava no aviso, e nos serviços da garantia fizeram-me um reset e instalaram o sistema de novo e ficou impecável; e o outro problema foi a bateria que tive de comprar outra depois e teve de ser uma de marca branca pois da marca já não existe nada para aquele modelo). Tenho saudades daquele telemóvel de guerra (comparado com estes smartphones agora que à mínima queda, se batem com a parte certa no chão, tanto dá gorilla glass como “nenhum-animal” glass que parte na mesma. É esse o meu receio em investir num melhor).

  27. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tenho um Galaxy Note 2 que caiu uma vez do bolso das calças quando circulava de moto. Quando parei o voltei para trás à procura do telefone arrepiei-me todo ao vê-lo todo desmontado, tampa da bateria para um lado, bateria par o outro, e o mai assustador – o ecrã virado para baixo num contacto imediato com o alcatrão… apanhei-o a medo porque imaginava o ecrã feito em 2 milhões de pedaços! Para minha enorme e agradável surpresa o ecrã estava inteiro e se o mínimo risco!!

    (Nota – o telefo tinha e ainda tem uma película dessas mais baratas compradas no ebay)

  28. Avatar de Af
    Af

    Cuidado/ Fake ?!?… Eu sou Fa da Xiaomi, já tive 2, e comprei em Dezembro o Redmi Note 2 PRIME (que no essencial é igual a este Note 3) e dias depois, num jantar de família, cai-lhe um saca rolhas em cima e o vidro partiu… Ainda mais caricato, é que tinha uma protecção de vidro temperado, e o saca rolhas caiu de uma altura de cerca de 20 cm… Por isso duvido deste video…

  29. Avatar de tiago
    tiago

    Nada melhor que os nokias antigos… lol

  30. Avatar de simoes
    simoes

    Incrivel, pois tinha pelicula, a tecnologia gorila glass é capaz de atenuar os risco mas não é a prova de riscos, para isso existem as peliculas, eu tenho um DOOGEE TITANS 2 e realmente tem gorila glass 3 e ja o deixei cair de quedas de 3 metros inclusive passou-lhe mesmo um empilhador por cima e algumas vezes submerso em àgua, apenas numa dessas vezes o telemovel reiniciou, é realmente um telemovel todo o terreno, mas não quer dizer que não tenha mossas visiveis nas laterais. Mas para mim interessa que tenha um smartphone funcional mas que resista minimamente a alguns impactos devidamente a natureza do meu trabalho. isto aplica-se a muitas pessoas que trabalham em serralharia, ou obras, fabricas de vidro, ou que lidam com agua ou simplesmente se fores fazer desportos radicais

  31. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    A brigada do 3º mundo pensa que engana alguém, lol.
    Nunca vi tanta treta junta, só mesmo juntando brasucas com indianos!