GoPro Hero4 poderá ter gravação 4K

33 Comentários

A GoPro tornou-se num fenómeno de popularidade no mundo onde os desportos extremos e os momentos de lazer adoptaram esta câmara. Esta pode ser vista nos mais exóticos sítios, nas mais fantásticas proezas do homem na terra e mesmo já para lá desta. É, portanto, uma câmara com presença quer na água, ar, terra o espaço!

Agora para se tornar ainda mais fantástica poderá, no seu próximo modelo HERO 4, gravar tudo o que lhe passa pela lente nuns estonteantes 4K.

imagem_gopro4_00_small


Segundo o site DGISE, a próxima GoPro irá oferecer aos seus utilizadores e fãs a experiência 4K mais completa que actualmente se consegue.

A GoPro Hero 4 poderá mesmo gravar vídeo numa resolução 4K a uma velocidade de 30 frames por segundo, 1080p a 120fps e 720p a 240fps, sendo possível devido à chegada do novo SoC Ambarella A9 (dual A9 ARM Core ® processador CortexTM-A9 de 1GHz com acelerador FPU) para uma aplicação avançada, ligação wireless e streaming do vídeo nas redes sociais.

imagem_gopro4_01_small

A nova GoPro Hero 4 trará também um foto-sensor de 13 megapíxeis e uma novíssima lente para fotografar no escuro.

O novo processador Ambarella A9 irá também ser capaz de gerar imagens com uma mais ampla gama dinâmica e oferecer múltiplas exposições combinadas.

imagem_gopro4_02_small

A câmara tem a capacidade de capturar imagens estáticas durante a gravação de vídeo e realizar a codificação H.264 / BP / MP / HP Nível 5,1 e MJPEG. Além destas novidades, ainda há outras que são solicitadas pelos utilizadores, como a estabilização electrónica. Existem, contudo, duas novidades que ainda não havia eco delas nos muitos rumores que foram aparecendo: a nova lente para filmar em ambientes escuros e a capacidade de capturar fotos com 13 MP de resolução.

Este equipamento poderá chegar ao mercado no final deste ano de 2014 e “herdar” o preço dos modelos anteriores, ou seja um preço por volta dos 340 dólares.

Será esta a melhor solução que o mercado tem para oferecer para este tipo de câmaras?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Trocava 4k por 720p durante 10h!

    Estas cams têm uma bateria péssima! (e as go pro são das piores…)

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      *poderá gravar em 4k durante 15min xD

      Só devem conseguir os 30min, para a autonomia que elas têm a 1080p…

      A Hero3+ segundo eles grava 4k http://pt.gopro.com/cameras/hd-hero3-black-edition#technical-specs -.’

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Grava 4K mas só com 15fps. Já a Hero 3 Black gravava…

        A Hero 3+ a bateria dura para 2H, parece-me normal.

  2. Avatar de Alexandre Ornelas
    Alexandre Ornelas

    A GoPro Hero 3+ Black Edition já grava em 4K…
    Se houver novidade poderá ser a nível de FPS.

    1. Avatar de Novidades so no continente...
      Novidades so no continente…

      A minha GoPro 3 Black também já grava a 4k… Não percebi o titulo realmente…

      1. Avatar de Vítor M.

        Alguma vez gravaste a 4k? Sabes a diferença entre gravar a 12,5 fps e gravar a 30 fps?

        Depois perceberás qual o salto neste novo processador e nas novidades, em geral, com relevância nos 4k.

        1. Avatar de Fábio Eliseu
          Fábio Eliseu

          vem a arrogançia de sempre deste senhor, titulo muito mal escolhido. 4k é 4k, entao devias ter metido 4k a 30fps em vez de 12,5.

          resposta sarcastica em 3 2 1

          1. Avatar de Novidades so no continente...
            Novidades so no continente…

            +1

        2. Avatar de Novidades so no continente...
          Novidades so no continente…

          Claro que gravei não é?
          Gravei em todos os modos disponíveis ora essa. Se não tivesse conhecimento não tinha feito o comentario…

        3. Avatar de Novidades so no continente...
          Novidades so no continente…

          E mais…
          Se falas em 12.5 (arredondado para 12) frente aos possiveis 30 também não e a melhor comparação possível visto que os 30 seram NTSC e os teus 12 seriam PAL.
          Sei perfeitamente o que são FPS, half frame rates, p, i, etc o mestrado em engenharia de computadores serviu para alguma coisa…
          E se e para ver se os 4k a 12.5 servem para alguma coisa não sei, para isso temos mesmo de estoirar 15k euros numa TV 4k não e? A utilidade de video a 4k seja a que frame rate for e duvidosa…

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Embora seja a 30fps em NTSC, os rumores dizem que em PAL é 25fps.

            Não precisas de uma televisão 4K para saber se um vídeo a 12fps serve para alguma coisa. 12fps está no limiar de detecção de imagens individuais do sistema visual humano.

        4. Avatar de Malic X
          Malic X

          Será assim tão difícil admitir que o título é no mínimo infeliz?

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Ate a GoPro3

    3. Avatar de Vítor M.

      Sim, mas na realidade não tinhas um 4K real, ninguém usava com a gravação a 12,5 frames por segundo.

      Como referi no texto e isto sim será a novidade, a GoPro Hero 4 poderá mesmo gravar vídeo numa resolução 4K a uma velocidade de 30 frames por segundo.

      Ora faz toda a diferença, diria mesmo que é o que faz haver ou não a gravação a 4K.

      Experimenta usar a tua Hero 3 e gravar a 12 frames por segundo! Não terás um resultado que espelhe o verdadeiro 4K.

  3. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    E ainda usam o Cortex A9…

    1. Avatar de monk
      monk

      qual é o problema? é eficiente na tarefa… pa usar armv8 ou cortex a15?
      prefiro um cpu que eu tire todo o proveito do qe um que sobre demaseado

  4. Avatar de Malic X
    Malic X

    A minha gopro 3 black já grava a 4k.
    Agora a estabilização de imagem e melhor duração das baterias, isso é que era.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas grava a uns escassos 12,5 fps, que na realidade não é a verdadeira experiência 4k.

      1. Avatar de Vagueante
        Vagueante

        Ò Vitor, metade desta malta anda distraída, o 4K que existia não servia para nada, agora melhorou um bom bocado. Melhor ainda e que ninguem fala é gravar full hd a 120fps isso sim é fantástico (e os 720p a 240 fps)

        1. Avatar de Vítor M.

          E serão esses atributos que valem a pena investir, não será o 4k de certeza, pelo menos para já.

  5. Avatar de Sal
    Sal

    A gravação a 4K já vem desde a Hero3 ( eu tenho uma) mas como o 4K era coisa muito desconhecida passou ao lado de muita gente, depois passou também pela Hero3+ e agora a Hero4 deixando assim de ser novidade. A qualidade da coisa é que pode ser superior neste novo modelo.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Passou ao lado de toda a gente porque a opção do 4k foi colocada na GoPro Hero 3 apenas para marketing. O 4K da GoPro Hero 3 não tem utilidade absolutamente nenhuma numa action cam, pois filma a uns míseros 12.5 fps.

      1. Avatar de Vítor M.

        Exactamente. É mesmo isso Nuno.

      2. Avatar de Sal
        Sal

        Pois mas quer gostem ou não, filma 4k.

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu tenho todas cameras para uso profissional, A hero 3+ black edition ultimo lançamento já grava em 4k, nada de novidade, apenas a bateria seria melhor com energia solar, já que este equipamento e muito usado em locais onde a sol! Eu mandei um projeto meu para eles patentiado, mas até agora nada!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Se usas as GoPro3 para uso profissional a resoluções de 4k a 15fps, deve ser cá uma qualidade nos teus filmes upa upa.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        4K não digo, mas 2.7K a 30FPS consegue-se fazer produções profissionais.

        Tudo depende é depois do trabalho de edição e capacidade para saber configurar a camera em Protune. 😉

    2. Avatar de Nicolinx

      Se tem isso tudo e fez isso tudo, por favor não maltrate a língua portuguesa.

  7. Avatar de Miguel Reis
    Miguel Reis

    Amigos, 4k só será interessante para produções para cinema. Como calculo que não seja o caso de ninguém que por aqui ande, não considero isso uma mais valia.

    A nível de consumo, é verdade que já existem écrans 4k, mas obviamente a preços proibidos, e o Full HD ainda nem sequer chega a toda a gente. Reparem que as televisões nacionais ainda produzem grande parte dos programas em SD.

    Depois para editar vídeo em 4k,se já o HD exige uma boa máquina, imaginem para o 4k.

    Eu pessoalmente produzo conteúdos para televisão, e espero que o 4k não comece a aparecer em qualquer camara de supermercado pois irá fazer lembrar a guerra dos megapixéis.

    Primeiro gostava de ver o HD plenamente difundido por toda a população, e depois sim, passado uns anos do mercado estabilizar poderíamos falar em evolução.

    Por enquanto 4k é para o cinema digital, e nisso a goPro poderá ajudar nalgumas produções!

  8. Avatar de Alex
    Alex

    Aqui ainda rula a hero 2 e a qualidade em full hd não fica tão atrás da hero 3 Black para que justificasse a troca. A bateria consegue pouco mais de 2,5 horas em full hd, o que nem é mau. E de certeza que esta nova trará uma bateria com capacidade à altura para manter ou mesmo aumentar estes valores.
    E a ergonomia pode não ser a melhor mas em assistência, actualizações do sistema e qualidade dos clips de acção, fica uns pontos acima de toda a concorrência.

  9. Avatar de fred
    fred

    4K mesmo a 30 fps ja nao “cheira nem fede” porque ate um simples galaxy note 3 n9005 o faz! 4K a 48fps ou ate mesmo a 60fps é que era!!! FHD a 200/240fps, HD a 300/360fps e WVGA a ~500fps. isso sim!!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Para que queres 4K a 48fps ou 60 fps? Tens tv para desfrutar disso? E máquina para editar?
      Eu cá estou-me cagando para o 4k, para mim o Full HD é mais que bom para os próximos anos. Melhorem é a bateria da câmara e o framerate e compressão/qualidade da GoPro. A nível de bateria, ainda deixa muito a desejar principalmente para quem a usa intensivamente. A Gopro 3+ já e muito boa mas sinceramente nunca gostei muito do design.