GoPano Micro – Uma lente especial 360º para iPhone

21 Comentários

A GoPano Micro, uma lente especial 360º para iPhone, está já disponível no mercado nacional. Este equipamento, compatível com iPhone 4 e iPhone 4S, recorre a um software próprio para gravar vídeos em 360º.

Os smartphones da Apple têm um mercado muito próprio, é um mercado atraente às empresas que criam dispositivos únicos para resultados inovadores. Este é o caso da GoPano. Vamos saber um pouco mais sobre este gadget.


GoPano é mais que uma lente, actualmente é uma referência a um conceito onde o alvo são gravações quer no âmbito profissional quer no âmbito doméstico. É nesse segmento, doméstico, que vamos analisar a proposta dedicada, a GoPano Micro. Uma lente com um conceito fabuloso e que pode fazer as delícias do seu verão.

Vamos analisar este dispositivo sob os seguintes parâmetros:

  • Qualidade do material de construção
  • Facilidade e segurança de utilização
  • Tecnologia envolvida
  • Software para iOS
  • Rede Social de partilha dos vídeos
  • Preço do equipamento

Estes parâmetros são básicos e dão rapidamente uma panorâmica do valor acrescentado numa tecnologia simples mas muito bem posicionada no segmento smartphone.

 

Qualidade do material de construção

O material plástico que serve de base para a estrutura e para a lente é robusto. Além disso confere à lente um peso pluma que ajuda na utilização da mesma. É um ponto favorável pois como está sujeita ao ambiente exterior e, muito provavelmente, a ser usada em locais mais “inóspitos”, se não fosse de bons materiais facilmente poderia partir.

 

Facilidade e segurança de utilização

É simples de colocar mas difícil de ter segurança no equipamento colocado na estrutura. É uma case dividida em dois, onde a lente encaixa num formato tipo “lego”. Esta ligação é muito frágil o que confere pouca segurança à utilização. Confesso que tive várias vezes de colocar uma borracha para me certificar que não a iria perder durante a utilização ou que não a iria apanhar ao chão por diversas vezes.

Na minha opinião é um ponto bastante negativo, principalmente porque este tipo de gadget convida a usar em desportos e aventuras mais radicais, dados os efeitos fantásticos conseguidos, mas com esta fragilidade de ligação ao smartphone… não é nada convidativo.

 

Tecnologia envolvida

A GoPano Micro usa um espelho especialmente curvo que concentra a luz proveniente de todas as direcções como um funil onde tudo é vertido na lente do iPhone. Depois, a aplicação desenvolvida para tratar este fluxo de luz, converte esta imagem numa cena interactiva com possibilidade de interagir num formato de 360º.

Recorrendo à capacidade giroscópica do iPad ou iPhone, podemos rodar o iDevice e ver a cena que se está a desenrolar em qualquer dos ângulos da filmagem. No computador podemos usar o rato para rodar a imagem recorrendo às capacidades da tecnologia Flash.

Eis um exemplo dos muitos existentes na página do GoPano:

 

Software para iOS

anterior próxima
A aplicação é o interluctor entre a lente e o iOS. Desta forma o software permite várias coisas ao utilizador: criar um perfil onde pode reunir as suas criações, permite partilhar as suas produções e ter acesso aos vídeos de terceiros e permite interpretar a imagem recolhida pela lente, caso contrário era uma amalgama de movimentos, cores e luz que nada fazia sentido.

Depois a questão da partilha no Twitter e no Facebook aproxima esta aplicação ao conceito global: partilhar tudo no mundo das redes sociais. A aplicação é gratuita e muito interessante, do ponto de vista gráfico.

Download: GoPano 1.5.3 [3.3MB]

 

Rede Social de partilha das criações

Aqui é mais um ponto positivo da aplicação e, por acréscimo, do produto GoPano em si. Depois de nos registarmos, depois de registarmos o nosso produto, recorrendo a um código QR ou introduzindo um ID, podemos ter uma área de partilha entre os nossos dispositivos e até ter acesso online às nossas criações e podemos partilhar com o mundo os vídeos que fazemos.

Os vídeos podem ser comentados, podem ser assinalados e este local permite mesmo que o utilizador siga um determinado autor caso das suas obras publicadas. É uma forma de motivar a criar. Todos temos um pouco de loucos e artistas e todos temos vaidade no que fazemos, guardar para os amigos já é pouco, cada vez mais o mundo é a nossa plateia. Assim permite o GoPano.

 

Preço do equipamento

O equipamento está disponível em Portugal pelo preço de 105.99 euros.

Este preço enquadra-se num produto recente no mercado com uma penetração ainda precoce, pode ser aproveitado para muitas e proveitosas cenas lúdicas, pode ser feito o uso para criar os nossos vídeos e até ter uma área mais criativa/publicitária. O preço, no meu entender, está um pouco acima do que o produto vale actualmente no mercado, isto porque tem pouca penetração e porque não há ainda tradição. Também acho que a resolução ainda não merece um preço destes, se bem que concordo que o conceito se pague para que seja aumentada a oferta.

É sempre uma decisão que o utilizador terá de tomar, se pretende algo inovador, mesmo com algumas “dores de crescimento” então o preço não é problema. Se, por outro lado, procura algo barato, então esqueça, pois o desenvolvimento desta tecnologia ainda não permite uma lente barata.

 

Conclusão

Não é difícil ter logo aqui o bom e o menos bom deste equipamento: facilmente vemos nos pontos negativos a qualidade menor de vídeo gravado e a falta de segurança na adaptação da câmara ao smartphone, com pouco esta despende-se e a queda pode fazer grandes danos. O preço é um entrave e pode ser considerado um ponto negativo.

Como pontos positivos deixo a inovação e o conceito, por norma vemos isto em trabalhos profissionais, hoje já podemos ter efeitos fabulosos, gravações com outro requinte… ao virar de um iPhone com uma lente GoPano.

Homepage: GoPano

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Não é por nada mas por esse preço, prefiro ser eu mesmo a dar uma volta de 360º…

    Agora para falar a sério não vejo muita utilidade para este equipamento.

    1. Avatar de Redin

      Sim… dás a volta, e depois… achas que vais conseguir o mesmo resultado. Nem de perto nem de longe.

    2. Avatar de Vítor M.

      Atenção que o conceito, a experiência, o resultado tem um valor e não podes negar que é precioso.

      1. Avatar de Redin

        Completamente de acordo.
        Torna-se muito frequente existirem pessoas que vêm apenas o que a vista alcança. Para se obter sucesso é necessário que se possa ver para além do horizonte.
        Com isto acaba-se por quebrar inúmeros paradigmas.
        😉

  2. Avatar de Ikari-pt
    Ikari-pt

    Onde andavam estas lentes quando eu fazia robos para RoboCup…

  3. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Muito bom mas esse preço é um bocado alto mas bom conceito

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite o conceito é interessante , mas necessita muito de melhorar a qualidade das imagens , e não me refiro só as que estão aqui neste post , eu conheço que tenha em IOS com jailbreak uma aplicação que faz um filme a 360º mas que tem de fazer o gesto de dar a volta no final fica tudo colado como se de uma montagem se tratasse e a qualidade de imagem é bem superior .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de r0ckf3l3r
      r0ckf3l3r

      É normal que assim aconteça. Neste caso, a lente do iPhone está a captar toda a imagem de 360º com uma câmara apenas, e isso coloca entraves ao nível técnico. A única forma de alcançar uma qualidade óptima seria se o dispositivo tivesse um array de lentes integradas, mas isso elevaria o custo numa proporção, no mínimo, épica.

  5. Avatar de João
    João

    Esta espectacular mas sim o preço é um pouco alto para a qualidade de gravação

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Não sei como é a qualidade de imagem, mas só pelo tamanho do acessório ganha logo muitos pontos!
      Tem é o contra de termos de agarra o telemóvel com o ecrã para baixo!

  6. Avatar de springfield
    springfield

    Acho que a aposta deles não foi na qualidade da imagem nem na segurança de saltar fora… Não se vê pelo nome que a aposta deles foi no pano?! Aliás, parece ser do melhor que isso traz… Agora fora de brincadeiras, vale mais pela ideia do que pela aplicação prática!

  7. Avatar de Bruno Contente
    Bruno Contente

    Acho o conceito bastante interessante e o preço, apesar de alto, não me surpreende tendo em conta o publico alvo do iPhone.
    Acredito que este produto terá muito sucesso junto do público mais irreverente e inovador.

    Sendo o iPhone direccionado para as classes mais altas acredito que o preço será irrelevante na hora de adquirir este produto.

  8. Avatar de jorge
    jorge

    já vi coisas dessas à muito tempo.. ainda pensei que fosse um apoio, e quem rodasse fosse o tlm, e o software construísse a imagem.
    Isso sim, mantinha boa qualidade.
    Agora mais de 100e para uma cagada de imagem?!

  9. Avatar de Queda
  10. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    A qualidade de imagem deixa muito a desejar, mas que é um conceito inovador e com pernas para andar, lá isso é!

    Quem sabe se o iPhone 7 ou 8 não trará uma câmara deste estilo já embutida no telemóvel 😉

  11. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Fabuloso, estava mesmo á procura de uma peça destas. Para mim é ouro esta lente. O preço não é nada de especial se tivermos em conta o que se pode fazer.

    Obrigado Pplware por esta apresentação, de facto aqui aparece tudo do melhor.

  12. Avatar de Masahiro
    Masahiro

    Sou so eu que tenho arrepios a ouvir o hino nacional?