Flipper Zero: A ferramenta “hacker” para roubo de carros (e não só)

11 Comentários

O nome Flipper Zero é provável que não seja desconhecido de todos. No Pplware já escrevemos sobre este perigoso equipamento que agora foi declarado como o inimigo número um pelo Canada no roubo de carros!


No ano passado o Brasil alertou para um dispositivo com o nome Flipper Zero. Na prática, trata-se de um equipamento capaz de colocar dispositivos com sinal RFID e NFC. Este gadget tem a capacidade de clonar o sinal NFC de comandos de garagem, comandos dos veículos, entre outros meios de autenticação pessoal.

Flipper Zero: Canada refere que gadget hacker é inimigo nº1 no roubo de carros

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, referiu esta ferramenta “hacker” é um inimigo público no roubo de carros.

Na quinta-feira, a agência de Inovação, Ciência e Desenvolvimento Económico do Canadá referiu que “tentará todos os meios para proibir dispositivos usados ​​para roubar veículos, que copiam os sinais sem fio como o Flipper Zero.

Uma publicação nas redes sociais de François-Philippe Champagne, ministro dessa agência, disse que, como parte do esforço, “estamos a proibir a importação, venda e utilização de dispositivos de hacking de consumo utilizados para cometer estes crimes”.

Este dispositivo tem vindo a ser apelidado de “Tamagotchi”. No TikTok, existem já muitos vídeos que mostram pessoas a usar o Flipper Zero para clonar crachás de NFC e abrir garagens, identificando e retransmitindo o sinal de radiofrequência do controlo remoto – pode ver aqui.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Poio
    Poio

    Quem é que usa comandos de garagem em que o código não é um novo a cada clique?

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Tantas gente…. Muitas pessoas compram tecnologias e usam tecnologias que não sabem a complexidade que há por de trás.

      Há coisas simples que são bastante complexas por trás, é depois perguntam porque no chino custa 10€ e na EU custa 50€.

      Ou mesmo no chino, porque há uma coisa que faz exactamente igual que a outra e uma custa 10x mais

  2. Avatar de Medina
    Medina

    É por isso que não uso NFC nos cartões dos Bancos. Basta alguém com um aparelho similar encostar-se a mim e copiar o sinal.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se ao menos existissem soluções para isso…

    2. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      No cartão bancário isso não chega. Pode é encostar um TPA…

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      E então?
      Achas que podes mesmo copiar o “contactless”?

      No máximo tiras o número e a data( que serve ainda em muitos sítios mesmo sem o cvv)

  3. Avatar de AJMS
    AJMS

    Os portões à muito que encostei os comandos, é tudo via telemóvel , mas segurança 100% não existe em lado nenhum

  4. Avatar de luisa
    luisa

    Exacto vamos culpar um dispositivo que é opensource e pode ser construído por qualquer um com 20€ e deixar as grandes marcas passear e reclamar que os sistemas de segurança que vendem á mais de 10 anos pouco ou nada e evoluíram!!!

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Assim como os corretores ortográficos…

  5. Avatar de CarlosC
    CarlosC

    Sobre a mesma noticia outros media publicaram informação mais completa e relevante.
    Vejam por exemplo aqui:
    https://arstechnica.com/security/2024/02/canada-vows-to-ban-flipper-zero-device-in-crackdown-on-car-theft/

  6. Avatar de nobody
    nobody

    O Código de abertura pode ser diferente, mas a chamada é sempre igual.. senão teria que sincronizar o comando a cada abertura… é logica!