Elephone C1X por 80€, será que vale a pena?

39 Comentários

Com tanta oferta e tantos preços, nem sempre é fácil escolher o smartphone certo, principalmente quando não há muito dinheiro para investir.

Algumas das perguntas que mais recebemos no nosso Consultório Pplware são a questionar se determinado modelo vale ou não a pena, se o preço é justo ou não. A mais recente perguntava isto mesmo: será que o Elephone C1X vale a pena? É a essa questão que vamos responder.


Antes de mais, é importante referir que este artigo não se trata de um teste ao equipamento, mas sim de uma análise às suas especificações, face àquilo que existe atualmente no mercado, para a mesma gama de preços.

A marca Elephone é uma das marcas chinesas que mais se destaca no mercado e, do que já tivemos oportunidade de testar, nem o desempenho, qualidade de construção e ou qualidade fotográfica desiludiram.

Mas será que o Elephone C1X vale a pena?

O preço do Elephone C1X na maioria das lojas online ronda os 100€, mas encontrámo-lo na loja Igogo.es por 80€ e será com base nesse preço que vamos tecer as nossas considerações.

 

Mais memória RAM e armazenamento interno

O Elephone C1X é considerado neste momento um smartphone de entrada de gama. O seu processador é o mesmo que equipa o mais recém lançado Nokia 3, o MT6737 da MediaTek. Este é um processador com 4 núcleos a 1,3 GHz.

No que respeita a memória RAM este conta com 2 GB, o valor justo para um atual smartphone desta gama, e de armazenamento interno tem 16 GB. Pelo que foi possível verificar, existem outros modelos entre os 80 e os 90€ que conseguem apresentar os mesmos valores, no entanto, a maioria apenas oferece 1 a 1,5 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno.

 

Sensor de impressões digitais integrado

Hoje em dia são já inúmeras as marcas que lançam smartphones de entrada de gama com sensor biométrico e o futuro parece estar virado para a câmara dupla traseira.

Este ainda não inclui câmra dupla mas traz sensor de impressões digitais e, por incrível que pareça, não são assim tantos os modelos, pelo preço em análise, que o trazem.

Além deste sensor, tem ainda os outros mais comuns como proximidade, luminosidade e giroscópio.

 

Será que suporta a rede 4G?

A questão do 4G, no caso português, pode não ser simples de perceber. Há muitas marcas que referem que os seus smartphones suportam esta rede, mas depois só nos grandes centros urbanos é que conseguem garantir esta velocidade mais rápida. Isto acontece porque as marcas se “esquecem” de referir que não suportam a banda 20 de 800 MHz, que garante o acesso a esta rede numa área mais abrangente, simplesmente porque não é um smartphone fabricado especificamente para o nosso mercado… mas que ainda assim se adequa quase na perfeição.

Isto é algo que vemos muito nos smartphones da Xiaomi, que claramente também não são projetados para o mercado ocidental. Neste caso, no Elephone C1X o acesso à rede 4G LTE é garantido para as frequências 800/1800/2100/2600 MHz. Portanto, sim, suporta todo o 4G LTE existente em Portugal.

 

Câmaras

Já se sabe que estes smartphones não fazem milagres no que respeita a fotografia, mas até conseguem resultados muito aceitáveis (tendo como base outros modelos da mesma gama já aqui analisados).

O Elephone C1X tem uma câmara de 8 MP traseira e uma frontal de 5 MP.

 

A capacidade da bateria não surpreende

A bateria do Elephone C1X tem apenas 2500 mAh. A credito que seja suficiente para um dia inteiro de utilização moderada a intensiva, mas este é um parâmetro que se gosta de ver sempre maior, e a concorrência até o oferece, comprometendo obviamente o design do equipamento.

Já que se falou de design vale a pena referir que a marca lançou o Elephone C1X em 3 cores diferentes, preto, dourado e azul, no entanto, parece que ainda só está à venda o modelo em preto. O ecrã deste Elephone é de 5,5 polegadas, com resolução HD e as dimensões são de 153 x 77,5 x 8 mm com um peso de 117 g.

Resta referir que o Elephone C1X vem equipado com o Android 6.0. É o ideal? Não, mas infelizmente ainda são muitas as marcas a lançar smartphones com esta versão do Android.

 

E então, vale a pena?

Perante as suas especificações, pelas imagens que revelam um design simples e bonito, e o preço de 80€, esta é uma boa opção, sim.

Este é um mercado muito competitivo e existem modelos como o Oukitel U7 Plus que acaba por ser muito idêntico ao Elephone C1X, mesmo em termos de preço, e pode ser também uma opção a ter em conta.

Elephone C1X

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diniz R.
    Diniz R.

    Comprei um Elephone e em 2 meses parou de funcionar. pfff

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      tem um ano de garantia

      1. Avatar de RF
        RF

        Pois pois.. “garantia”

  2. Avatar de NT
    NT

    É capaz… Já agora loja física para comprar um novo telemóvel? Que acham qual é que poderá ser melhor?

  3. Avatar de LR.
    LR.

    nem dado, tenho um P7000 e as chatices que tem dado e todo o dinheiro que já gastei dava para ter comprado um outro telefone . Eu pessoalmente não recomendo. Já foi a arranjar 4X e voltou sempre na mesma, actualmente é o ecrã, já levou 3 baterias…. Boa sorte a quem adquirir .

  4. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Eu por 100 vendo um Lenovo vibe k5 em caixa, garantia 2 anos nacional

    1. Avatar de Antonio Martins
      Antonio Martins

      Boas por 80€ ficava com ele.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Por esse preço compro um novo!

  5. Avatar de Cesário Garcia Mil-Homens
    Cesário Garcia Mil-Homens

    Não recomendo Elephone a ninguém! Comprei um Vowney e é para esquecer!

  6. Avatar de Bs
    Bs

    Em tempos comprei 1 Elephone p10c.
    A nível de preço foi barato, mas passado 1 ano a bateria inchou e queimou.
    Por sorte não estava a fazer nenhuma chamada senão tinha tido problemas.
    Não tenho nada contra a marca, mas na altura contactei o representante em portugal na qual não demonstrou interesse no assunto . Fiquei um bocado desapontado , não por tentar recuperar o dinheiro mas pela atitude da pessoa em si.
    Loja em Lisboa.

    Cmpts

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    És mesmo cro###, não existe outro nome. “Quem não estuda compra chinecises”? Está aí o intelectual doutor que não sabe escrever… chama todos de burro e tem a mania que é doutor. Mais respeito…

  8. Avatar de Diniz R.
  9. Avatar de urms
    urms

    és re tar da do

  10. Avatar de Nitroglycerine
    Nitroglycerine

    Pinto calçudo!
    Compras quilo de que não precisas, com o dinheiro que não tens, apenas para impressionar quem não interessa….
    Isso é que é status!!!

  11. Avatar de vnzz
    vnzz

    produtos martelados em lojas de chineses e não passam de isso mesmo. Só cai na asneira quem quer… tem medo de largar a nota e depois choram. Tudo bem que muitas marcas tem preços altamente ridículos mas o que é bom paga-se

  12. Avatar de J. Santos
    J. Santos

    Tenho um Elephone P9000 desde Jun 2016. Ate agora tem sido impecável. Apenas o sensor impr. digitais, tem algumas dificuldades em funcionar. De resto, bom investimento.

  13. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Aminha irmã tem um elephone c1 e por 120 euros não tem sido mauzinho…. 2gb ram , 16 gb memoria interna …ecran 5.5 720p…. foi na phonehouse em promoção

  14. Avatar de jaquim
    jaquim

    As entradas USB da elephone são mto fracas. 2 elephones cá em casa, ambos são chatos para carregar. É preciso meter o telemóvel em posições estranhas para ir carregando às mijinhas

  15. Avatar de Miguel Madeira
    Miguel Madeira

    Não percebo porque se continua a publicitar estes meios que em nada contribuem para:

    1 – A continuidade do capital no sistema bancário nacional

    2 – Receita fiscal em Portugal

    Comprem em Portugal caraças. depois não se queixem que somos pequenos e temos dividas…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Achas que ia mudar alguma coisa? A diferença é que alguém ia ficar mais rico, e quem compra mais pobre.

      1. Avatar de Pinto
        Pinto

        com tlms chinocas perde Portugal e perde o cliente que fica com lixo e gastou dinheiro..mais vale samsung ou iphone

        1. Avatar de Existencia
          Existencia

          A opção é a seguinte, queres o teu dinheiro no teu bolso ou no bolso do estado?
          É a única diferença, pois a fatia que tem de sair do pais vai sair, seja pelas nossas mãos ou pelas mãos das grandes empresas.

          1. Avatar de Zacarias
            Zacarias

            Por todos quererem fugir aos impostos é que isto tá como tá! Andam uns a pagar pelos outros! O barato sai caro!

    2. Avatar de joao adalberto
      joao adalberto

      Deviam ser muitos mais a comprar fora de Portugal, para ver se os preços baixavam cá e não se praticassem as roubalheiras que vemos. E não venham com desculpas de custos de produção porque já está mais que provado que o custo não é assim tão grande face aos lucros.

    3. Avatar de David
      David

      Devia era dar para fazer descontos para outro pais, tipo países virtuais.
      Andar a manter ladroes e corruptos….

  16. Avatar de Nelson R.
    Nelson R.

    Uma simples questão. Este tipo de marcas mantém actualizações de software ou não?
    Quando saem novas versões de Android, surgem actualizações para este tipo de equipamentos?

    1. Avatar de Cesário Garcia Mil-Homens
      Cesário Garcia Mil-Homens

      Bom dia Nelson, infelizmente não existe suporte para novas atualizações. É mais um dos problemas a somar, desde a temperatura da bateria e desligamento automático do telemóvel até ao sensor de impressão digital que por vezes tem alguma dificuldade na leitura.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não se preocupam com isso porque os equipamentos geralmente não duram tanto

    3. Avatar de Lowtech-pt
      Lowtech-pt

      Boas Nelson. Ao contrário do que foi dito existe algumas marcas que fazem atualizações. Não são todas mas algumas fazem com alguma frequência.

  17. Avatar de Bluboo
    Bluboo

    Cá em casa existe 1 Elephone, 1 Doogee e 1 Bluboo.
    O Elephone insiste em ficar com o Andr. 4.2 ou outros vinham com o 5.0 e já voaram para o 6.
    Portanto actualizações no Elephone….

  18. Avatar de miguel
    miguel

    juntei dinheiro e comprei o oneplus 3 … ja tive samsung e iphone e outras marcas manhosas tambem e depois desta compra difilcimente troco de tlmv ! roms aos montes ,tudo o que preciso..uma comunidade brutal tou mais que satisfeito ! recomendo

  19. Avatar de Existencia
    Existencia

    Eu ando pensando em comprar um novo, não preciso de um topo de gama, nem de gama média nem baixa. Preciso de um que seja eficiente e que valha o preço e para mim, dar mais de 200 por um teleleco é uma das coisas mais burra que se pode fazer. Actualmente tenho um lumia 530 valeu os 80€, antes tive um sapoA5 não valeu os 120€

    1. Avatar de Existencia
      Existencia

      Actualmente tenho andado a ver alguns, desde o blacberry Z10 que encontrei por 90€ aos xiomi de 200, passando pelo NUU X4…….a oferta é tanta, a obsolescência programada é tanta que até pagar 20€ por uma coisa qq custa….nunca se sabe se dura 1 dia ou 2 anos!

      1. Avatar de Existencia
        Existencia

        No meio de tanta indefinição chego a conclusão, o meu lumia 530 e o NokiaX4 ou 5, nem sei, chegam perfeitamente, a vontade de comprar não é mais do que o fruto da publicidade que é orientada para mim!

  20. Avatar de miguel
    miguel

    a comunidade e muito importante acredita …

  21. Avatar de djofight
    djofight

    e ya, touchscreens.. mesmo protegidos com capa silicone e tela, fartam-s d dar problemas.

  22. Avatar de Élvio
    Élvio

    Adquiri um Cubot Manito desde Novembro 2016 e foi sugerido pela pplware. Estou muito satisfeito, comprei-por um preço reduzido 70€ com 4G, 16rom e velocidade 3gram. Em Fevereiro fez uma atualização de fábrica. É uma excelente marca para vender em Portugal pela faculdade, women ou mediamarket.!

  23. Avatar de Aurelio Bogalho
    Aurelio Bogalho

    Alguem tem opinião sobre o oukitel U20 plus?
    Obrigado

  24. Avatar de Tiago Beirao
    Tiago Beirao

    Tenho um elephone C1X dei 83€ não esperava maravilhas mas até agora tem sido tudo impecável. Em termos de desempenho para uma utilização normal de um telemovel chega perfeitamente!! E não temos de estar sempre com medo de partir um telemovel de 200-300€!!