É até rebentar! Carregamento de baterias nos smartphones vai chegar aos 150W (em breve)

31 Comentários

Se até há poucos anos carregar a bateria de um smartphone a uma potência de 18W estava associado a carregamento rápido, hoje o padrão está nos 33W. As baterias com uma capacidade a rondar os 4500 mAh ficam carregadas, com esta potência, em cerca de 45 minutos a 1 hora.

Ainda assim, há marcas que, principalmente nos seus topo de gama, já elevaram bastante a fasquia e vemos baterias a carregar a 120W. Aqui, 4500 mAh são carregados em apenas 15 minutos, dos 0 aos 100%. Mas esta fasquia poderá ser ultrapassada em breve.

É até rebentar! Carregamento de baterias nos smartphones vai chegar aos 150W


Tecnologias de carregamento de baterias continuam a evoluir

As tecnologias associadas às baterias dos smartphones têm evoluído bastante nos últimos anos. Há uma limitação física no seu tamanho, o que limita o aumento da autonomia, sem colocar em causa a dimensão do smartphone. Assim, as fabricantes mudaram o seu foco para a velocidade de carregamento.

Durante algum tempo ouvíamos falar que potências de carregamento mais elevadas, estariam para chegar, no entanto, os problemas de sobreaquecimento e durabilidade da bateria foram aspetos que acabaram por pesar no adiamento de alguns lançamentos.

A verdade é que hoje, qualquer bom smartphone já carrega a bateria a 33W ou 25W, modelos de gama baixa a 18W e há uns tantos de topo que já têm velocidades de carregamento muito mais rápidas, superiores a 60W, sendo que o máximo está estabelecido nos 120W/125W, pela Xiaomi ou pela OPPO.

A degradação da bateria é algo que continua a preocupar fabricantes e consumidores, no entanto, têm-se vindo a provar que o impacto não é assim tão relevante quando comparado com velocidades de carregamento mais lentas.

Carregamento rápido faz mal às baterias? Xiaomi já respondeu e não são boas notícias

Neste desenvolvimento, também já sabemos que a Xiaomi estará a desenvolver o seu HyperCharge a 200W, mas o seu lançamento poderá demorar ainda um ou dois anos até estar pronto e seguro para ser colocado nos smartphones.

Até aos 150W e mais além!

Agora a questão é que durante os lançamentos da próxima temporada que começa já em dezembro, podemos mesmo vir a assistir à apresentação de uma tecnologia de carregamento a 150W! Numa publicação que pouco revela, o leaker Digital Chat Station, deixou apenas a seguinte mensagem: 150W⚡

No entanto, nos comentários é revelado que esta tecnologia estará para breve. Não se sabe associada a que fabricante poderá estar nem em quanto tempo será capaz de carregar uma bateria de 4500 mAh, mas será certamente menos que os 15 minutos.

Os consumidores continuam céticos quanto a estas velocidades de carregamento e quanto à sua durabilidade. O sobreaquecimento é outra das questões que sempre se levanta. Estaremos atentos para perceber o que está a ser preparado.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Nitpick: há uma gralha no texto. “séticos” escreve-se com “c” => “céticos”
    Em “Os consumidores continuam séticos (…)”

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Cépticos, talvez?

  2. Avatar de HB
    HB

    Eu tenho o Xiaomi 11T Pro que carrega a 120W. Simplesmente brutal e não sobreaquece.
    Em 17 minutos carrega dos 0 aos 100%.

    1. Avatar de Francisco Esteves
      Francisco Esteves

      Acho que a Apple daqui a 5 anos vai chegar aí

      1. Avatar de Porto
        Porto

        Para que? Dormes 17 minutos por dia? Eu ca durmo 9h e chega perfeitamente para o tlm carregar.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Nao se deve carregar o telemóvel durante a noite. Faz mal ‘a bateria tal como esta moda de carregamentos ultra-rápidos faz mal ‘a bateria.

          1. Avatar de Tiago r
            Tiago r

            Faz nada, a apple faz optimizacao do carregamento sabendo a que horas e que acordas e carregando apenas quando precisas

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Faz sim senhor. Por muito que a Apple tente, nao consegue mudar a composição química das baterias ou como funcionam internamente.

            Alias eu e a minha esposa ambos temos iPhones comprados na mesma altura. Ela carrega quando lhe apetece ate aos 100% e eu tenho mais cuidado com a bateria. Agora imagina quem tem melhor ‘battery health’?

        2. Avatar de HB76
          HB76

          Quando me levanto e reparo que me esqueci de carregar o telemóvel, ele carrega em poucos minutos.

      2. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Onde? Aos 33W? 🙂 🙂

    2. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Não sou entendido na matéria, mas diz me o senso comum que enviar energia para a bateria com essa intensidade não será a melhor maneira de a preservar..
      Mas posso estar enganado.

  3. Avatar de Golo
    Golo

    E mesmo ate rebentar! 150W para que? A malta carrega o smartphone a dormir durante 8h…20w chegam e sobram. Mas o meu iphone 13 pro dura 3 dias de bateria , incrivel autonomia!

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Podes deixar o telemóvel a carregar durante a noite sem problema nenhum. As baterias são de lítio, não são de níquel como as antigas.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Ha problema sim. Existem duas coisas que afectam a saúde da bateria – temperaturas extremas e estar sempre a 100% ou a 0%.
        Idealmente a beteria deveria estar entre 40 a 80%.

    2. Avatar de HB76
      HB76

      E quem tem utilização intensiva durante o dia e precisa de o carregar novamente? Espera mais 8h?

  4. Avatar de RM
    RM

    Eu acho que as mascas não vão ganhar para as substituições de bateria. A partir do ano que vem na europa as garantias vão passar a ser de 3 anos. Com este andamento a bataria não dura 2…

    1. Avatar de Gil Reis
      Gil Reis

      Tenho ideia que as garantias das baterias são apenas 6 meses por ser um “consumível” portanto ser 2 ou 3 anos, no caso das baterias, nada se altera

      1. Avatar de Porto
      2. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        Isso dos “consumíveis” foi uma falácia que algum espertalhão lançou e que depois alguns pouco elucidados como tu replicaram como se fosse verdade.

        A Lei, em termos de garantias, faz apenas duas distinções, bens móveis e bens imóveis. Ponto final, parágrafo.

        Agora, em terra de cegos que têm olho é rei. Por isso haverá sempre alguém que rejubila de alegria por haver anjinhos como tu.

      3. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        Consulta o Centro Europeu do Consumidor

        https://cec.consumidor.pt/gestao-ficheiros-externos/guia-das-garantias-versao-atualizada-2015-pdf.aspx

        Guia da Garantias da Compra e Venda


        11. E aos bens perecíveis e outros bens consumíveis?

        O diploma aplica-se a todos os bens de consumo, mesmo os bens perecíveis e consumíveis.
        No entanto, a aplicação do diploma terá de ser adaptada à natureza destes bens.

        Exemplos:

        – Bens perecíveis: aqueles que têm uma duração limitada, como o iogurte, que tem prazo de validade, ou a fruta.

        – Bens consumíveis: aqueles cujo uso regular implica a sua destruição ou alienação, como o óleo ou as pastilhas dos travões.

        Portanto, a não ser que estejas convencido que o uso regular de uma bateria implica a sua destruição ou alienação, como bem móvel que são, todas elas são abrangidas pelos actuais dois anos de garantia.

        Quem te disser o contrário está a ver se te come por parvo!

  5. Avatar de Porto
    Porto

    Tanta coisa e dps toda a gente deixa o tlm a carregar durante a noite…..coisas a chinesa so para dizer que tem numeros grandes e dps nem as cameras de 108 megapixels chegam para fazer concorrencia aos 12 megapixeisl dos iphones de 2015.

    1. Avatar de HB76
      HB76

      A ignorância é atrevida…

  6. Avatar de Porto
    Porto

    Tanta coisa e dps toda a gente deixa o tlm a carregar durante a noite…..coisas a chinesa so para dizer que tem numeros grandes e dps nem as cameras de 108 megapixels chegam para fazer concorrencia aos 12 megapixeisl dos iphones de 2015.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Continua nesse teu mundo de ilusão. Não acordes para a realidade porque vais precisar de apoio psicológico para ultrapassar a depressão 😀

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Não vejo necessidade de tanta velocidade de carregamento, se não carregar 100% carrega 60% ou80% ,para mim 18w está bom.
    Se for como no galaxy s8 que o utilizador tem a opção de escolher a velocidade de carregamento nas definições, tudo bem,agora obrigar o utilizador a usar essas velocidades é para bateria não durar 2 ou 3 anos.
    E existe powerbanks.

    1. Avatar de HB76
      HB76

      O mundo não gira à volta das suas necessidades.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Não se sabe associada a que fabricante poderá estar nem em quanto tempo será capaz de carregar uma bateria de 4500 mAh, mas será certamente menos que os 15 minutos.” Então não é evidente que será a Xiaomi ?? Ai,ai,ai… 🙂 (P.S.-já agora a construção da frase está errada).

  9. Avatar de Zé

    Daqui a pouco o carregador é maior que o telemóvel.

  10. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Depois a bateria degrada-se mais rapidamente.