Drone da Força Aérea cai em Beja e já é o segundo desde setembro

20 Comentários

No início do mês de setembro um drone da Força Aérea Portuguesa caiu em Alcácer do Sal. Agora, passado pouco mais de um mês, um outro drone também da Força Aérea caiu na zona de Beja.

O drone estaria a realizar um voo de testes quando se despenhou na cidade alentejana, mas sem provocar estragos.



Drone da Força Aérea caiu em Beja

Um drone da Força Aérea Portuguesa (FAP) caiu nesta quinta-feira em Beja, enquanto realizava voos de testes. O equipamento encontrava-se a operar a partir da base da cidade alentejana quando caiu mas sem provocar estragos. De acordo com a Força Aérea, o drone passou por uma “aterragem forçada” e os voos foram suspensos.

O Diário de Notícias teve acesso a um registo de voo, onde indica que o drone saiu da base de Beja e começou a perder altitude a cerca de 23 quilómetros, já perto da EN2, a oeste da barragem de Odivelas. Tudo aconteceu nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, pelas 15h30.

Drone OGASSA VTOL da Força Aérea Portuguesa

Uma fonte oficial da FAP explicou ao DN que:

Uma aeronave não tripulada numa missão de treino e a operar a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja, realizou esta tarde uma aterragem forçada junto à Barragem de Odivelas, não tendo colocado em risco população ou habitações.

Este voo, inserido nos voos de certificação e validação dos requisitos operacionais do UAS de configuração de asa fixa, tinha como objetivos testar os parâmetros de precisão do sistema de navegação e efetuar um teste à endurance da aeronave. No decorrer do mesmo, verificou-se uma falha no sistema de propulsão, que levou à interrupção da missão, obrigando à identificação de uma zona desabitada para efetuar a aterragem forçada.

As circunstâncias em que esta ocorreu estão sob investigação da Comissão Central de Investigação (COCINV) da Força Aérea e as operações destas aeronaves suspensas.

Drone custou cerca de 375 mil euros

Este era um dos 12 drones VTOL (vertical take-off and landing, ou descolagem e aterragem vertical) que a FAP comprou por 4,5 milhões de euros destinados à vigilância florestal, nomeadamente no período mais crítico de incêndios. Feitas as contas, cada um destes drones custou cerca de 375 mil euros.

Relembramos que do total, apenas 4 destes drones estavam operacionais, devido a ‘dificuldades de ordem técnica’. A particularidade destes equipamentos da Força Aérea é que são capazes de levantar e aterrar na vertical.

Também a Marinha Portuguesa comprou recentemente um modelo destes drones, por 858 mil euros, mas que não funciona.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Brinquedos…

  2. Avatar de Almaister
    Almaister

    Não fui eu!!!

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isso devia era cair em São Bento…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Portugal é assim , drones 4,5 milhões + 858mil o primeiros para florestas, reformas = 10euros .
    Bombeiros nicles , lixaste no meio do monte e levas um obrigado.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vergonha………Tantos milhares desperdiçados em brinquedos

  6. Avatar de airtup
    airtup

    Onde anda o ministério publico? Toca a investigar estas negociatas

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Para evitar os incêndios não é preciso estes brinquedos de preço absurdos.
    Que obriguem os presos a limpar as matas e colocam guardas florestais nos pontos mais críticos no verão.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Outro ?? Enfim,é uma “comédia”,se me entendem. 😐

  9. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Não metam esses politicos no lugar não….

  10. Avatar de Black Russian
    Black Russian

    375.000€ por cada drone é pouco ……é o que dá comprar barato …………….

  11. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    😉 Afinal 😉 Afinal de contas foi só uma “aterragem forçada” menos mal.

  12. Avatar de Anon
    Anon

    LOL! O meu faz melhor figura por 300€..

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Sim mas o teu não aparece nas noticias se cair 🙂

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Depende onde cair, se ele se esforçar aparece! xD

  13. Avatar de Vitor
    Vitor

    Se avaria tem garantia ou reembolso do fabricante.so se for mais uma conveniência de quem deu ordem para os comprar com uma comissão

  14. Avatar de Vitor
    Vitor

    Eu tenho um matavish l109 pro por 160 euro com três baterias.FANTASTICO.
    RECOMENDO PARA COMECAR

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Foi abatido por malware ! kkkkkkkk

  16. Avatar de Almaister
    Almaister

    Eu tive um colega de trabalho que contava a história que quando ele era novo e foi tropa, que mandava parar os aviões para se identificarem. Se recusassem ele manda-os abater com as anti aéreas. Na volta já nem digo nada… 😀 😀 😀 😀 😀

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Uma coisa é cair outra coisa é uma aterragem forçada. São coisas completamente diferentes. Em que é que ficamos?