Double USB – Ligue o conector USB do lado que quiser

67 Comentários

Todos nós conhecemos certamente a tecnologia USB e os respectivos conectores. Ao tentarem ligar um conector a uma porta USB, provavelmente já vos aconteceu estarem a ligar do lado errado. Experimenta de um lado, experimenta do outro, até que lá conseguimos dar com o lado correcto.

Então e se fosse possível ligar através de qualquer um dos lados’?

usb_3

De forma a ser possível ligar qualquer conector USB, independentemente do lado escolhido, Ma Xi Xuan (artista gráfico) decidiu meter as mãos à obra e desenhar um protótipo daquele que pode a ser a vir o interface USB do “futuro”.

usb_2

Como funcionará?

O conector USB terá duas camadas. Quando é introduzido (independentemente do lado), uma das camadas é empurrada, enquanto a outra disponibilizará os contactos metálicos para estabelecer a ligação

usb_4

Por enquanto este projecto é apenas um protótipo. No entanto, apesar de não ser uma “super” funcionalidade, o conceito está interessante e certamente que dará jeito. Qual a vossa opinião  relativamente a este projecto?

Homepage: Double USB

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Ideia interessante e muito util na hora do encaixe 🙂

  2. Avatar de Aphex Twin
    Aphex Twin

    Acho parvo…. custa muito acertar com a coisa??
    Creio que todas as chaves ou cabos usb têm aindicação de qual é o lado correcto.
    Mas, sem duvida de que para quem não tem jeito para a coisa, isto dará certamente jeito

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      O amigo de certeza é daqueles que usa dispositivos USB de cor branca e no momento do encaixe das mesmas nos computadores e adaptadores utiliza também uma lanterninha para ter a certeza que enfia a coisa na posição certa…

    2. Avatar de carlos
      carlos

      concordo
      é mais uma inutilidade para aqueles que nao sabem o que fazer ao dinheiro.
      se encaixa a primeira custa muito rodar e voltar a encaixar?
      outra maneira para saber como encaixar o cabo usb é pela ranhura da shell que fica sempre para baixo

      1. Avatar de Marcelo Ribeiro
        Marcelo Ribeiro

        Não acho que seja inutilidade. Antes pelo contrário, acho que é uma coisa que deveria ter sido pensada mais cedo.

        Nunca lhe deve ter acontecido andar às voltas com a ficha e o cabo nunca entrar? É que se for num portátil é pacífico. Agora num computador de secretária / monitor, onde não temos a certeza da posição correcta, é complicado.

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        …quando não fica para os lados…

        1. Avatar de Wilson Silva
          Wilson Silva

          Hahahaha isso já são outros problemas 😛

    3. Avatar de Zé Miguel
      Zé Miguel

      Já alguma vez tiveste de encaixar um dispositivo USB numa porta que está numa zona quase inacessível? Se sim saberias como dá jeito uma porta destas. Isto é válido principalmente nas PEN’s.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Isto parece-me mesmo uma coisa muito frágil. Com o uso acabávamos como no início, a só conseguir usar um dos lados. Mais tarde nenhum dos lado ia funcionar bem. Peças móveis em cabos: não obrigado. Cabos robustos se faz favor.
        Alias, cabos wireless se faz favor lol

        1. Avatar de Rui Costa

          “cabos wireless ” ehehehehe

          Bem visto!

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      o prático não é inutil!
      o prático faz com que tenhas de pensar menos!
      o prático faz com que tenhas de tentar menos!
      o prático faz com que percas menos tempo*!
      o prático não é inutil! É fixe! ; )

      *com coisas que são, estas sim, inuteis!

  3. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Sinceramente…. tanta confusão com uma simples posição de encaixe, ainda bem que antes não havia estes problemas… os meus pais ainda andavam as voltas com a posição e eu cá não estava -:)

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Isto é um argumento falacioso, o USB só tem uma maneira de encaixe, já os teus pais são mais como um jack, funcionam em 360 graus.

      1. Avatar de Carlos Nascimento
        Carlos Nascimento

        Claro que é falaciosa, o humor é baseado nisso e ainda bem que captaste.

        Mas a tua analogia não deixa de ser interessante… nunca tinha visto a coisa como um jack 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 excelente 😉

          Gostei da vossa imaginação e simplificação do acto acoplar…

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            acoplar Vs a…copular

            se o jack é falacioso, logo o falo é jackoso! 😮

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Não funciona em 360º de certeza isso te juro 😛
        Posição de encaixe só a uma com mais ou menos espaço de manobra para erro… de pernas para o ar não encaixa de ambos não tiverem em sincronia 😛

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          A tua vida sexual deve ser um tédio…
          Deixa me adivinhar estas casado há mais de 10 anos…

        2. Avatar de RaCcOn

          é tudo uma questão de engenho… 😉

    2. Avatar de Conimbrigae
      Conimbrigae

      Hehehehehe…

  4. Avatar de cf
    cf

    Vejamos, quando rodamos o USB, e ele não encaixa, e voltamos a rodar, varias vezes, até que lá o encaixamos, o mais provável é que com este sistema empurrássemos ambas as partes para dentro, e ao invés de termos de achar a posição, nem sequer o conseguimos usar, pois ambas as partes nos fugiam, visto o USB ter de estar bem encaixado para haver ligação. O que quero dizer é que seria muita coisa, em redor de algo tão pequeno, será isto necessário? e assim tão útil? provavelmente dentro de poucos anos, nem os cabos usamos =)

    1. Avatar de Zé Miguel
      Zé Miguel

      Nunca vais conseguir empurrar os dois pinos para dentro porque o encaixe só consegue entrar em duas posições.

  5. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Uma ideia que vem tarde, e acaba(rá) por ser desnecessária… Não vamos usar tecnologia usb para o resto da vida, e com o cloud computing a desenhar-se como se está, para breve estão as pen drives ditas virtuais…

  6. Avatar de JS
    JS

    Aprendam a ligar a porra de uma fixa usb.

    Desvantagem óbvia: Preço e tamanho.

    1. Avatar de humm
      humm

      Aprende a escrever FICHA…. Povinho atrasado, só sabem pôr defeitos ás coisas novas… é inveja por nunca se terem lembrado disto? ou é mesmo só tacanhez? enfim… se toda a gente fosse assim nem sequer estaríamos em frente a um computador…

      1. Avatar de JS
        JS

        Na minha opinião atrasado é quem não sabe ligar uma fixa usb.

        És capas de montar um pc se te der o hardware todo necessário? Este onde escrevo foi montado por mim.

        Nunca me ter lembrado? Desculpa, mas de certo que a maioria das coisas que usas foram pensadas por pessoas diferentes muito antes de terem sido inventadas.

        Não vejo a ligação entre uma usb para moucos e um computador…

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          és um verdadeiro campeão… que coisa fantástica a de saber montar um computador e nem sequer saber escrever palavras tão simples como “ficha” e “capaz” !!! Realmente a evolução das coisas só tem de ser nas complexas!? Os pequenos pormenores contribuem para a evolução das coisas. Não vejo qual o problema de terem pensado nisso.

  7. Avatar de Luis Carlos
    Luis Carlos

    isto é desnecessário ..

    já agora um OFF TOPIC , acham que poderiam arranjar/dar uma opinião sobre varios leitores de RSS para windows ?

  8. Avatar de Dr1ver
    Dr1ver

    Não creio que seja uma má invenção, afinal a tecnologia é feita para nos facilitar a vida, e por estúpido que pareça, isto acaba por ser util sim….Será que o usb ainda vai andar por ca tempo suficiente para isto dar jeito, aí já não digo nada…
    Mas convenhamos, todas as guerras são feitas de pequenas batalhas…É um pormenor, mas é um pormenor de “classe”, pensem bem, quando surgiram os primeiros telemoveis(não bem os primeiros, mas quando a coisa começou a massificar) toda a gente que não tinha criticava, diziam coisas do genero “deve-se achar um empresário…”, mas hoje toda a gente tem, até pessoas que nem sabem trabalhar com aquilo….Alguns mais que um…
    Não vamos criticar só porque sim, foi uma boa ideia, e por mim é aplaudida. Não somos capazes de inventar, não vamos criticar quem o faz…Pra mim sim senhor, excelente ideia

  9. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    Na minha terra diz-se uma coisa: “Se não é boi, é vaca.”
    Será assim tão exigente rodar a ficha 180º se ela não entrar? É preciso acrescentar partes desnecessárias e frágeis (como molas) num conector?

    Há várias maneiras de identificar a maneira correcta de ligar uma ficha usb:

    -> A ficha tem 4 buracos (2 tapados e 2 destapados) basta olhar e confirmar se os destapados estão para cima (na grande maioria dos pc’s)

    -> O famoso ícone “pseudo-tridente” (fica do mesmo lado que os buracos destapados)

    -> Os mais distraídos podem até pintar um dos lados do conector para os ajudar a distinguir.

    😉

    1. Avatar de Zé Miguel
      Zé Miguel

      E quando a porta USB está num pc, por exemplo de uma faculdade, que está chumbado à mesa e encostado a uma parede. Já não fica tão fácil de acertar com o lado pois não?

      1. Avatar de José Sousa
        José Sousa

        Usa a dropbox que ja nao tens esses problemas 😉

        1. Avatar de Zé Miguel
          Zé Miguel

          Eu tenho dropbox, mas há trabalhos que não podem ser feitos com esse serviço.
          A começar pelo facto que não podes instalar o programa no pc da faculdade, por motivos de privacidade e talvez de privilégios de administrador (nunca experimentei).
          Mas ainda podes argumentar que posso fazer o upload de download directamente na página, mas isso demora muito tempo, e a internet nem sempre está disponível…

      2. Avatar de Zé Miguel 2
        Zé Miguel 2

        Nesse caso já se torna bem mais difícil… Deve ser preciso uma meia hora para encaixar isso

  10. Avatar de Rente
    Rente

    Já alguem pensou que, apesar de neste momento se apenas para facilitar a colocação, poderá no futuro virmos a utilizar os 2 lados para comunicação?
    Maior envio de energia via USB? É uma boa invenção que poderá trazer mais novidades num futuro próximo!

    Já pensaram que este protótipo pode ser um mini avanço de um projecto maior?

    1. Avatar de Freitas

      Claro que é uma boa invenção, se todos pensassem como alguns de vocês, olha, não existia o Computador Pessoal …

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim isso é verdade. O pior dos cegos é o que não quer ver e tapa os olhos dos outros.

        Como disse o Rente e muito bem, este pode ser o principio de algo grande…

  11. Avatar de Fabio
    Fabio

    ACho util e acho tambem tardio 🙂 Com a pratica ou em sitios escondidos ou em portas que tao de lado, assim encaixamos bem.

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Falta acrescentar, esta utilidade, nao vai aumentar o preço assim tanto para nos preocuparmos com isso. se uma pen custar mais 5 a 20 cent, nao ser por isso que deixemos de comprar.

  12. Avatar de maximilian
    maximilian

    É impressionante os comentários negativos a uma coisa simples. Anda por ai muito povo triste com o mundo e critica tudo. Isto é uma ideia, se fosse algo que servi-se para piorar a nossa vida, ainda aceitaria as criticas, mas não, é apenas uma ideia, útil ou não. Mal não fará certamente. Não critiquem à toa. Abram a vossa mente e tenham bom senso.

  13. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    O ideal seria eliminar os encaixes.
    As conexões deveriam se fazer por simples indução.

    1. Avatar de Bruno Carvalho
      Bruno Carvalho

      tb concordo, podiam colocar um simples magnetico e era so encostar.

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    uma boa ficha ve-se pela robustez. Alem do metal ser de boa condutividade, todo o resto da ficha deve promover um bom contacto. E isso deve ser feito tanto na primeira utilizaçao como na milésima.
    Esta proposta é a antítse de tudo isso.

  15. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    A questão que se coloca é tão simples quanto isto: É tudo muito bonito mas estamos a entrar no mundo da USB 3.0 e não vejo os novos contactos nesta ficha…
    Além de que como já foi dito, se não encaixa de uma forma é porque é da outra.

  16. Avatar de Dr1ver
    Dr1ver

    Com pensamentos assim, ainda me pergunto porque é que alguns de vós não voltou ainda para a màquina de escrever….

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      A questão não é ser do contra ou se a ideia seria útil ou não. Estamos a falar da praticabilidade da proposta. Esta proposta, simplesmente pertence aquelas coisas do reino dos gadgets, do ,mastiga e deita fora: muito engraçado, muito útil, mas ao fim de algum tempo está avariado.
      Nós estamos a desenvolver um novo produto e se há coisa que já decidimos que vamos investir é nas fichas. Porque não nada mais frustrante do que fazer dezenas ou centenas de kms, para chegar lá e ser uma simples fichas.

  17. Avatar de PGR
    PGR

    Grande ideia.
    Poupa-se tempo e paciência, nalgumas situações de inacessibilidade…

  18. Avatar de Deus
    Deus

    Tambem acho que é um desperdicio de tempo e dinheiro investir nisso…
    Acho que deviam investir na velocidade de transferencia e não nisto…

  19. Avatar de josé
    josé

    Pelo que vejo nos comentários, grande parte é de gente iluminada que nunca teve problemas ao colocar uma pen ou outro dispositivo USB.
    Logo se depreende que são os chicos espertos.
    Bats ter 2 palmos de testa para reconhecer que embora practico, o conector está longe de ser perfeito.
    Basta olhar para os famosos “jacks” de som e logo se percebe que a evolução não é perfeita.
    Alguém se engana a introduzir uma ligação de som ?
    Claro que não e olhem que já tem muitos anos.

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Não concordo contigo, toda a gente já se enganou a introduzir um pen mas se ves que não encaixa viras ao contrario e já encaixa…
      Eu apenas dei a minha opinião, não pagava mais por uma pen que encaixa dos dois lados…

  20. Avatar de Nuno

    Dá jeito! 😀
    De vez em quando falhamos as entradas USBs precisamente por decorar que no PC X é assim, mas no PC Y é assado… e depois, enganamos-nos várias vezes.
    Seria uma boa solução!

  21. Avatar de Dias

    “Por amor da Santa”… a quantidade de comentários para uma coisa tão inútil!

    O sub título do site “Pplware, No Comments” … no comments…

    1. Avatar de Marcelo Ribeiro
      Marcelo Ribeiro

      Se a quantidade de comentários a uma inutilidade incomoda, porquê ainda vir aumentar a contagem com comentários… inúteis?

  22. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Bem a ideia não é má de todo, mas reparem numa pen teria que “engordar” para isso ficar tudo dentro do dispositivo acho que ao irá muito longe…

  23. Avatar de FS
    FS

    Pessoalmente não acho muito vantajoso, mas ainda ninguém pensou nos invisuais que hoje em dia cada vez mais utilizam os computadores e toda a tecnologia envolvida. Seria bastante utíl para uma pessoa invisual.

  24. Avatar de RaCcOn

    Excelente, haja criatividade 🙂

  25. Avatar de night
    night

    até achei interessante. mais do que o método, achei interessante a ideia.
    é pena já não ter sido pensado e feito assim de origem a porta usb.
    às vezes andamos ali às voltas a tentar… dava muito jeito. é obvio que para quem está a tentar meter uma pen numa porta usb frontal bem visivel, isto não diz nada. mas quando se trata de uma porta usb escondidada atrás ou por debaixo de “tampas”… etc.. dá muito jeito.

  26. Avatar de dajosova
    dajosova

    A verdade é que isto dá mesmo jeito. imensas vezes não se acerta nem à primeira nem à segunda!! Sobretudo na parte de trás dos pcs’s.

    Bem apanhado! 😉

  27. Avatar de ALF
    ALF

    Ora ai está a USB Hermafrodita… macho e femea no mesmo corpo…..

  28. Avatar de Redin
    Redin

    Falando em praticabilidade…
    E aquela da Microsoft que criou um suporte para pilhas onde as mesmas possam ser colocadas de qualquer maneira?
    Já viram?
    Coloquemos as polaridades da forma que colocarmos, à saída vai estar sempre a polaridade correcta.

    São os chamados “ovos de colombo”.
    “É pá, espera aí… isso também eu fazia…”

  29. Avatar de João Ramiro

    não dou grande importância a isso… ora se não encaixa de uma maneira encaixa de outra… como o USB, existem outras 1001 entradas em que isto daria muito jeito, para quê só mudar nesta?

    cada “coisa” tem o seu jeito de entrar 😛

  30. Avatar de Fernando
    Fernando

    A questão é: imaginem que os novos usb já são assim, o que preferiam, os antigos? porquê? eu cá acho que é uma boa ideia, pena não ter feito parte logo do início senão ninguém imaginava um usb que encaixa-se apenas de um dos lados.

  31. Avatar de Rodrigo

    É mais uma idéia para quem quer ganhar dinheiro com invenções mirabolantes para facilitar o dia a dia.
    Parece ser até simples e fácil de ser realizada.

  32. Avatar de aver
    aver

    Isto é assim, geralmente:
    – Se a porta USB é horizontal, na nossa ficha para encaixar a placa de contacto fica da parte de baixo (e a ranhura e o símbolo USB estão na parte de cima);
    – Se a porta é vertical, roda-se a ficha 90º para a direita.

    A chatice é que não é sempre assim. Acho que era mais simples estabelecer uma norma obrigatória sobre as portas USB, em vez das fichas com duas placas de contacto deslizantes.

  33. Avatar de Kim
    Kim

    Simplesmente útil!! Principalmente quando a porta USB está oculta e temos de ligar o “dispositivo às cegas”!!