E se o futuro das comunicações não estivesse nem no Wi-Fi nem nas redes móveis?

19 Comentários

Hoje, ao pensar em comunicações, pensamos essencialmente em Internet, nas suas várias formas. Mas será que não há nada que a substitua?

A Oppo apresentou recentemente uma tecnologia capaz de fazer ligações que dispensem Internet, Bluetooth ou rede móvel.

E se o futuro das comunicações não estivesse nem no Wi-Fi nem nas redes móveis? - imagem freepik


O Protocolo MeshTalk da Oppo

A Oppo deu a conhecer recentemente uma nova tecnologia projetada para permitir que as pessoas comuniquem, através de mensagens ou voz, em distâncias médias. A questão que se coloca aqui é que estas ligações não dependem nem de redes móveis, Internet ou Bluetooth.

O protocolo é apelidado de MeshTalk e baseia-se num sistema ponto a ponto descentralizado. Segundo a Oppo este será capaz de cobrir 3 quilómetros ao ar livre, ou ainda em ambientes onde a rede móvel poderá estar sobrecarregada.

E se o futuro das comunicações não estivesse nem no Wi-Fi nem nas redes móveis?

A Oppo está a projetar este protocolo para os seus dispositivos móveis. Assim, poderão criar áreas de comunicação apenas com smartphones, sem necessidade de estações de rede específicas.

Relativamente aos consumos de bateria impostos por esta tecnologia, a Oppo refere que não são significativos. Além disso, a marca tem planos para que a MeshTalk funcione mesmo 72 horas em modo de espera, para casos de emergência.

A Oppo prevê que o MeshTalk seja utilizado em situações em que não existe acesso à Internet ou quando as redes móveis estão congestionadas demais, como espetáculos ou depois de pousar em um aeroporto estrangeiro. A empresa não referiu, no entanto, quais os dispositivos que vão, no futuro, suportar este protocolo.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Qual a gama de frequência utilizada ? Power?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      por hora não revelaram nada sobre specs, apenas que os seus smartphones suspensos e com a mesh activa devem aguentar 72h de bateria.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        por ora

  2. Avatar de Joselito
    Joselito

    Walkie-Talkie?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      não é bem, a vasta maioria dos Walkie-Talkie não pode ser usada para aumentar o tamanho do alcance.

      Isto é, se cada um der para 1km, existem equipamentos Walkie-Talkie que permitem fazer relay da frequencia, e tens entao malta a falar a muito mais que 1km

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Sinais de fumo

      Ja não é o primeiro a querer criar uma rede mesh com os dispositivos dos utilizadores mas infelizmente nunca passaram para o grande publico.

      1. Avatar de Joaquim Alcobia
        Joaquim Alcobia

        “(…)infelizmente nunca passaram para o grande publico.”
        Mas há-de chegar o dia. Eu já defendo essa teoria há muito tempo.
        Com tecnologias que vão naturalmente aparecendo que melhoram o consumo/segurança/velocidade comunicações sem fios , o passo seguinte é, naturalmente esse. (Minha opinião , claro!)

        1. Avatar de gemario
          gemario

          A Blackberry tinha algo parecido.

  3. Avatar de Cristiano Quintela
    Cristiano Quintela

    Vai ser muito bom para se fazer ataques de man-in-the-middle…

  4. Avatar de Movimento Português de Prevenção do Electrosmog
    Movimento Português de Prevenção do Electrosmog

    Ideias idiotas não faltam, mas quem paga os danos da irradiação compulsiva das pessoas com e sem o smartphone? As seguradoras das seguradoras não cobrem riscos EMF de operadores nem fabricantes, o risco é ‘alto’, segundo a Swiss Re. Até quando é que os senhores vão continuar a divertir-se como se isto tudo fosse um jogo virtual?

    1. Avatar de System 99
      System 99

      … mas isto é mesmo tudo um jogo virtual 🙂

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      existem frequências e frequências…

  5. Avatar de RJ45
    RJ45

    E eu, feito parvo, a pensar que a notícia era mesmo sobre o futuro mas afinal é sobre o passado. Boa…!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Hahahahahahaah

  6. Avatar de paulex
    paulex

    Boa alternativa ao SIRESP 🙂

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Como pode ser o futuro das comunicações se tem um alcance tão limitado?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      é mais para o caso de não existir infraestrutura, como em areas rurais ou em caso de desastre onde as antenas dos operadores não estejam todas funcionais.

  8. Avatar de crazytechman
    crazytechman

    Não me importava de ter um desses no meu carro de trabalho, com um pequeno painel solar aposto que o consumo de bateria seria quase zero. Os carros já estão obrigados a ter sistema de comunicação em caso de acidente, porque não potenciar o carro como relay destas redes. Normalmente encontro-me a menos de 3 km do meu carro, logo tinha um alcance extra garantido.

  9. Avatar de André lima
    André lima

    Tecnologia como essa se liberadas para a massa podem revolucionar as comunicações entre as pessoas e dispositivos, será ué vão deixar ir a frente. Desde o início do lançamento dos smartphones isto já deveria ser possível, enfim, são “smart” fones