Chrome OS melhor que Windows e macOS? A Google explica!

29 Comentários

Vírus, erros, ecrãs azuis, lentidão na instalação de software, são alguns dos problemas que se encontram nos sistemas operativos para computador. É certo que as coisas estão muito diferentes daquilo que encontrávamos há uns anos, mas também é certo que alguns dos sistemas conseguem ser mais simplistas, intuitivos e automatizados.

A Google, numa tentativa de mostrar o poder e simplicidade dos Chromebook, mostra alguns dos problemas que assolam (ou assolavam…) os sistemas macOS e Windows.


A Google lançou há poucas horas um vídeo promocional ao Chromebook onde, num minuto, ridiculariza os seus concorrentes com o objetivo de mostrar o quão simples pode ser o Chrome OS.

Mensagens de erro no Windows e no macOS ao tentar instalar software, vírus que atacam os sistemas, lentidão na instalação de software, ecrãs azuis do Windows são alguns dos problemas abordados num vídeo que consegue ter alguma graça.

https://youtu.be/2xryaZF1Z4w

A mensagem da Google é clara: os seus Chromebooks vêm com proteção contra vírus, atualizações automáticas, têm autonomia para um dia inteiro e muitas aplicações úteis Android.

Publicidade tardia, Google?

A verdade é que tanto a Apple quanto a Microsoft já oferecem sistemas muito mais completos atualmente e muitas das críticas que surgem neste vídeo parece que já nem fazem muito sentido.

É certo que os Chromebooks oferecem um sistema simplificado, no entanto, a forma como a Google escolheu mostrar tal simplicidade acaba por estar descontextualizada com a atualidade de ambos os sistemas retratados.

macOS Apple dark mode

Com o aproximar do novo ano letivo, é natural que comecem a surgir campanhas por parte das várias marcas voltadas para os estudantes e professores. A Microsoft e a Apple são as próprias a já estar no ataque, a Microsoft com o seu Surface Go e a Apple com oferta dos seus headphones Beats na compra dos MacBooks.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Heldr
    Heldr

    Dá para programar para Android?

    Correr o Android Studio?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Android? Qual é o interesse disso?

      1. Avatar de Engenheiro Antonio
        Engenheiro Antonio

        A malta de linux e preguicosa, ja deviam ter implementado apps android a correr no ubuntu mas nao. A apple ja faz isso ha anos com ios

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          A Apple faz há anos o que?
          Corre apps do iOS em Linux ou Apps do Android no iOS, Ou será apps do iOS em Android?

          Agora fiquei confuso

    2. Avatar de Celso R
      Celso R

      A Google está neste momento a implementar a funcionalidade correr aplicações Linux nos Chromebooks (Project Crostini), de forma semelhante ao que fez com apps Android.

      O Android Studio foi precisamente demonstrado a correr num Pixelbook no último Google I/O.

      Neste momento esta funcionalidade está no Developer Channel, mas deverá chegar a versão estável até ao final deste ano.

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Se esse projeto for um sucesso o Chrome OS terá não apenas a biblioteca de aplicações Android, como a de aplicações Linux, tornando-se um sistema operacional bastante atrativo.
        A principal crítica, referente à excessiva dependência de conexão com a rede e consequente falta de aplicações locais, estará superada.
        Para isso é necessário que rode as aplicações Linux com boa performance e sem limitações funcionais.

    3. Avatar de Ivan Ribeiro
      Ivan Ribeiro

      O homem da maçã vem falar mal do Google. Provavelmente usa o como motor de busca…

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já tenho um computador para brincar – é o meu Windows e tem a Steam instalada. Não preciso de ter um segundo.

    1. Avatar de Engenheiro Antonio
      Engenheiro Antonio

      Anda uma pessoa a doar 2 euros e a comunidade linux ainda nem photoshop consegue correr…n levam mais nem um centimo

      1. Avatar de andre
        andre

        a culpa não é da comunidade do linux, mas sim da própria adobe que não faz transcode para linux.

  3. Avatar de Celso R
    Celso R

    É pena Portugal continuar a ser ignorado pelos fabricantes destes meninos…

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      mercados como o nosso nao valem a pena o investimento…
      se houver suporte para garantia já eé bom… tipo comprar online e ter garantia a nivel nacional

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Aqui em Portugal só existe mercado para 2 marcas: Samsung, Apple.

      Tanto é que a HTC, LG estavam disponiveis para venda nas operadoras antigamente, hoje ainda se encontra mas muito raro e os modelos não são novos… Tanto é que essas deixaram de marcar presença aqui.

      A HTC é uma boa marca, em termos de ROM e ser um telemóvel que se pode praticamente colocar de tudo, no entanto é caro. Mas mesmo assim, deixaram de vender como antigamente vendiam em Portugal.

      Não é os fabricantes que ignoram, são as pessoas. Se não há procura no mercado = Não existem lucros nas vendas para que continuem a investir cá.

      Não havendo lucro / vendas -> Não há investimento. Ponto. É assim tão díficil? Podes investir e por cá, mas se não tiveres o retorno do investimento é dinheiro perdido e mal investido e claro consequentemente pode levar a um passo da falência.

      Capitch?

      1. Avatar de Celso R
        Celso R

        Huh?

        Estamos a falar de Chromebooks não de telemóveis.

        Quase todas as marcas que comercializam PCs em Portugal (Samsung, Lenovo, Acer, Toshiba, HP…) também comercializam Chromebooks lá fora, aqui em Portugal é que népia.

        E mesmo em termos de smartphones, o teu comentário não faz sentido. Huawei, Xiaomi, Nokia, Wiko, não te dizem nada?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Se pelo menos soubesses o tema sobre o qual escreves,…..calado eras um pota!

  4. Avatar de Antonio Salaraz
    Antonio Salaraz

    Acho que a google esta a falhar no suporte para os desenvolveres. Podermos usar estas maquinas para programar em php, java, suporte de motor de base de dados

  5. Avatar de eu
    eu

    Acredito que daqui a um par de anos, estas máquinas que nunca vimos, portanto em vias de extinção desde que surgiram, estejam extintas.

    Consigo usar ferramentas de produtividade, como por exemplo o MS Office completo => Não.
    Consigo programar com IDE ricos e uma comunidade com ano (ex: Visual Studio, IntelliJ, etc …) => Não.
    Consigo usar ferramentas de design completas da Adobe => Não.

    Para ir ao gmail e google chrome, um smartphone chega e sobra.
    Fail.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      nao sei do que choras:

      https://blog.google/products/chromebooks/linux-on-chromebooks/

      quanto ao office nao faco ideia para que o precisas…no meu pc nao o tenho instalado. uso versao gratis online quando preciso de ler algum ficheiro que precisar para fazer algo no office nao preciso.

      quanto ao adobe:

      http://blogs.adobe.com/contentcorner/2017/03/27/install-adobe-apps-on-your-chromebook/

      mas sinceramente nao faco ideia quem usaria um portatil e trabalhar em design a 100%. é que quem nao tem dinheiro para um desktop de jeito para trabalhar, nao tem dinheiro para as licencas da adobe que sao carissimas.

    2. Avatar de Celso R
      Celso R

      Vê a minha reposta ao Hélder acima.

  6. Avatar de Manuel Antonio
    Manuel Antonio

    Compatibilidade com jogos… vulkan driver, só pode, não deve correr DirectX 9.0c, DirectX 11 e 12… lol

    Esperar para ver, coloquem o Crisis a correr a 4k, depois falamos ou antes corre o Crisis?

  7. Avatar de bola
    bola

    Visual Studio, SQL Server, SAP ERP, Primavera ERPS, Photoshop, Primiere, Autocad…
    Certo sem dúvida a melhor escolha para……. Web browsers…..

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Dá para jogar o GTA?

  9. Avatar de pia
  10. Avatar de Engenheiro Antonio
    Engenheiro Antonio

    Se n da para jogar tomb raider nem lineage n quero. Meu rico ipad

  11. Avatar de Ze
    Ze

    O que eu gosto no meio disto tudo é que ninguém vê os problemas a longo prazo. A Google com estes sistemas operativos “gratis” ou baratos, está a criar um monopólio imenso e está a conseguir, devagar, mas a conseguir. Quando não houver mais nada senão Google a controlar o mercado, quero ver todos os adeptos do free software, do open source e demais virem aplaudir…

  12. Avatar de Danny
    Danny

    Isto é o que as empresas querem te esconder, principalmente pra quem usa Windows e macOS:

    https://www.youtube.com/watch?v=BpmAFwZy0Gg

  13. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Os Chromebooks são quase inúteis sem uma ligação permanente à internet. É o portátil menos autónomo que existe.
    Publicidade triste mesmo…